5 dicas para ter sucesso ao escolher um sistema de gestão no seu negócio

Escrito em: 01/10/19
Início 9 Empreendedorismo 9 5 dicas para ter sucesso ao escolher um sistema de gestão no seu negócio

Teste Grátis

A rotina de uma empresa, independentemente do ramo de atuação, não é nada fácil. São muitos processos que devem ser feitos diariamente. Nas organizações de grande porte, esses processos devem ser mais controlados ainda. Mas, muitas vezes, o empreendedor não está atento a eles, o que demanda um grande número de funcionários para supri-los.

Lidar com todos os detalhes relativos às finanças da empresa, como contas a receber e pagar, por exemplo; enviar documentos e dados ao contador; monitorar, repor estoques e compras; monitorar os processos operacionais; gerar e analisar relatórios; controlar o fluxo de caixa; emitir notas fiscais; são algumas das inúmeras atividades que uma empresa precisa executar frequentemente.

Dessa forma, vemos que o tempo gasto para executar essas tarefas burocráticas é muito grande. E não importa quem a faça, isso os desfoca de ações mais estratégias e analíticas necessárias para a empresa. Além disso, a probabilidade de algum item passar desapercebido, por conta do volume de dados e trabalho, ou de algum outro erro humano acontecer, é grande. Isso pode vir a prejudicar toda uma linha de trabalho e controle da empresa.

Todas essas atividades, entre outras não citadas, podem ser otimizadas através do processo de automação. E, para isso, escolher um sistema de gestão para o seu negócio se faz necessário. Com ele, a empresa otimiza essas atividades mais “mecanizadas”, oferece uma visão melhor sobre o seu negócio através de gráficos e análises prontas. Além disso, possibilita uma economia financeira considerável.

O tecnologia do sistema de gestão é bastante simples de ser compreendida. Mas, como existem diversas opções de softwares de gestão empresarial disponíveis, muitas vezes a escolha da melhor opção fica difícil. Por isso, separamos algumas dicas que servirão para te guiar!

Tipos de softwares de gestão

Antes de escolher um sistema de gestão empresarial, é preciso conhecer os tipos que existem atualmente no mercado.

Esses variam de acordo com o porte, segmento e necessidades da empresa. Os principais são:

  • Enterprise Resource Planning (ERP): Tem como tradução sistema integrado de gestão empresarial. Esse é o sistema mais usado pelas empresas e é bastante útil no setor financeiro. Seu maior destaque está relacionado aos recursos gerenciados, que asseguram a melhoria do controle fiscal, financeiro e contábil do negócio. Além disso, auxilia no controle do estoque e gera relatórios práticos. A solução também é disponível em nuvem, o que garante maior segurança para os dados lançados no sistema.
  • Business Process Management (BPM): No português: gerenciamento de processos de negócio. Sistematiza processos organizacionais, através da coleta e organização de informações. Esse software reúne dados sobre a execução de atividades rotineiras da empresa, o que permite visualizar melhor o fluxo de trabalho e, posteriormente, possíveis gargalos.
  • Customer Relationship Management (CRM): Pode ser traduzido como Gestão de Relacionamento com o Cliente. Esse software é focado nos dados dos clientes da empresa. Ele trabalha para reunir o máximo de informações dos clientes, a fim de criar estratégias para atração e retenção dos mesmos.

Em meio a essas opções, diversas empresas oferecem diferentes softwares, com promessas de desempenho e diversos tipos de funcionalidades. Leve em conta alguns fatores para não errar na escolha:

Banner Guia Otimização de Processos

Pense na necessidade da empresa

Podemos observar que a escolha de um bom sistema de gestão empresarial começa com a percepção da empresa em relação às suas necessidades. Não adianta nada contratar um software de gestão CRM, se o principal desafio da sua empresa está relacionado ao financeiro.

Por isso, pense junto com a sua equipe. Baseie-se em dados e percepções cotidianas, o que ela mais precisa aprimorar e agilizar em seu dia a dia. Pense em quais são os setores mais deficientes, as tarefas que necessitam de mais agilidade. E, sempre tenha em mente o quanto pode gastar para investir em um sistema como esse.

Pesquise

Antes de sair para o mercado, a fim de escolher um sistema de gestão, pesquise muito bem. Pesquise as empresas que oferecem esse tipo de serviço, a reputação das mesmas, a avaliação dos usuários do sistema. Veja se realmente essa será a opção mais indicada para a demanda da sua empresa.

Opte pela praticidade

Na hora de partir para a escolha, opte sempre por softwares simples e práticos. O ideal são os programas que podem ser usados intuitivamente. Isso, porque um sistema de gestão empresarial tem como intuito facilitar e agilizar o cotidiano da empresa, e não confundir.

De nada adianta o sistema ter diversas funções e opções, se o mesmo é difícil de ser compreendido e manuseado pelos funcionários. Dessa forma, nada irá ser aprimorado, mas ao contrário, tornará tudo ainda mais moroso. Quando muito complexos, a usabilidade gera até mesmo resistência por parte da equipe.

Além disso, é importante considerar sistemas que integrem departamentos. Afinal, diante de qualquer tomada de decisão, as informações gerenciais estarão acessíveis para serem analisadas.

Banner Manual de Gestão Empresarial

Mobilidade

O aumento do uso da internet, através de smartphones, tablets, entre outros dispositivos móveis, fez com que as empresas expandissem suas operações e atividades para fora da empresa. Um bom software de gestão deve acompanhar essa tendência, proporcionando mobilidade.

Por isso, avalie se o sistema tem capacidade para funcionar em dispositivos móveis, e se consegue integrar informações tanto fora, como dentro da empresa em tempo real. Isso facilita negociações e dinamiza a tomada de decisão.

Analise o suporte

Como em qualquer tecnologia, falhas podem acontecer. Por isso, um software que ofereça um bom suporte quando necessário, é essencial. Se o sistema parar de funcionar ou tiver um sério problema, é preciso que este seja resolvido rapidamente, para não afetar as operações da empresa.

Realize testes

Antes de começar a usar no dia a dia da empresa, faça testes do software. Isso permitirá que você tenha um feedback em relação à usabilidade do sistema, as funcionalidade positivas e negativas, a aderência da equipe ao software e como ele poderá ser útil no cotidiano.

Através de um período de testes, será possível mensurar as principais funções que o sistema deve lhe oferecer:

  • diminuição do tempo gasto com operações básicas;
  • redução de custos;
  • eliminação de retrabalhos;
  • aumento da eficiência do atendimento aos seus clientes e, consequentemente, da competitividade no mercado.
Banner Sistema de Gestão eGestor
<a href="https://blog.egestor.com.br/author/pedro-henrique-escobar/" target="_self">Pedro Henrique Escobar</a>

Pedro Henrique Escobar

Pedro Henrique Escobar é formado em Administração e gerente de marketing no eGestor. O eGestor é uma ferramenta online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: eGestor.

Você também pode gostar…

Planilha de Ponto de equilíbrio Excel – Download Grátis 2021

Download Grátis Uma boa gestão empresarial é indissociável de uma boa contabilidade. Por isso, empresas que desejam crescer devem sempre aplicar métodos contábeis para poder ajustar as contas. Um desses é o ponto de equilíbrio, que ajuda...

Planilha de preço de venda [Download Grátis]

Download Grátis Se você é empreendedor e está começando um novo negócio, já sabe que inúmeros desafios te esperam. Assim, uma das dúvidas mais frequentes de novos empresários é em relação aos lucros.  Vários fatores influenciam no...

Planilha de Custo Médio: Download Grátis

Download Grátis Quando falamos em gestão eficiente de empresas, não podemos deixar de falar em controle de estoque. Quem entende que um bom gerenciamento de produtos armazenados é fundamental para o sucesso, está no caminho certo. Afinal,...

Planilha de estoque mínimo: Como calcular [Download Grátis]

Download Grátis O estoque mínimo também é conhecido como estoque de reserva, estoque de segurança e estoque de proteção. Mas, todos esses conceitos se referem ao mesmo indicador e têm o mesmo objetivo: evitar que a empresa perca cliente...

Planilha de Produtos: Baixe agora [Download Grátis]

Download Grátis Sempre se fala na importância de se ter um controle de estoque e de ele ser organizado. E realmente, esse controle é imprescindível. Acontece que há algo que pode facilitar um pouco mais esse controle e trazer ainda mais...

Planilha 5W2H: baixe grátis e aumente sua produtividade

Download Grátis O nome pode soar um pouco estranho, mas o 5W2H nada mais é do que uma ferramenta usada no gerenciamento de projetos. Quando estamos diante de um grande plano a ser realizado, é muito comum o surgimento de dúvidas,...

Planilha de custo de funcionário: Como realizar o cálculo

Download Grátis Quando decide contratar um funcionário, o empreendedor costuma pensar no salário que terá que pagar todos os meses, mas nem sempre se dá conta do custo total deste colaborador para a empresa. Você também é assim? Pois...

Planilha de Cadastro de Clientes em Excel [Download grátis]

Download Grátis Todos os dias passam por uma empresa diversos dados. Acontece que, independente do tamanho dela e da quantidade de dados, estes devem ser registrados. Essa organização pode trazer grandes benefícios para a empresa tanto no...

Planilha de Balanço Patrimonial Download Grátis [+DRE integrado]

Download Grátis O balanço patrimonial de uma empresa nada mais é que uma verificação do capital da empresa, sendo eles os ativos e passivos. Assim, de tempos em tempos é necessário fazer esse levantamento e analisar as informações do...

Planilha de Curva ABC: Download Grátis

Download Grátis A Curva ABC é uma técnica para entender o grau de importância de um produto dentro da empresa. Esse processo define quais produtos trazem mais retorno, os que trazem um retorno médio e os que trazem retorno baixo. Mas para...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

error: Conteúdo protegido.