Nos dias atuais, o comércio eletrônico representa uma das formas mais populares de empreendedorismo. O amplo acesso aos clientes, a simplicidade de administrar um negócio pela internet e o elevado faturamento do setor são pontos muito atrativos.
O faturamento das empresas de e-commerce, somente no primeiro semestre de 2017, foi de R $21 bilhões, com expectativa de aumento até o final do ano. É fácil perceber que o prospecto positivo estimula pequenas e médias empresas a investirem no setor.
A logística para e-commerce é um dos desafios mais relevantes atualmente, pois a velocidade da entrega dos produtos é um dos fatores que sustentam o aspecto da satisfação dos clientes.
Para os consumidores, as compras online têm diversas vantagens como maior variedade de produtos, preços mais acessíveis e a comodidade de receber os produtos em casa. Por outro lado, o empreendedor do varejo virtual enfrenta obstáculos que não estão presentes no comércio tradicional e que tornam a gestão de seu negócio mais complexa.
Acompanhe a seguir os principais tópicos para a prestação de serviços logísticos para empresas dedicadas ao e-commerce.
Importância da logística
A confiabilidade da entrega de produtos é uma das maiores preocupações para os empresários, pois tem impacto direto na imagem que a empresa deseja construir perante os clientes.
O comércio eletrônico se diferencia do comércio tradicional por sua intangibilidade. O consumidor não pode vivenciar a mesma experiência oferecida pela loja física, como a possibilidade de ver os produtos, fazer testes e se comunicar com um vendedor.
Essa desvantagem precisa ser compensada para que o comprador considere que está obtendo vantagens ao realizar suas compras pela internet. Por isso, a disponibilidade de produtos e a rapidez no processo de entrega são fundamentais.
Por configurar um novo modelo de negócio, o varejo online depende da percepção favorável do consumidor para expandir suas operações e criar oportunidades tanto para os empreendedores, quanto para os compradores.
Qual a importância da logística no e-commerce?
Uma empresa de comércio eletrônico tem como um dos principais deveres tratar a entrega dos produtos comprados com todo o cuidado. Principalmente, em caso de entrega por transportadoras de terceiros.
É preciso saber as avaliações e as impressões dos consumidores sobre as transportadoras e a qualidade do serviço. Imagine uma empresa que comercializa bens que são frágeis.
Se não houver bastante cuidado, eles podem chegar quebrados. Isso é ruim não só para o consumidor, mas também para a empresa, que fica com a imagem de não ser cuidadosa.
Saiba quais são os desafios da logística para e-commerce
Pequenos empresários deparam-se constantemente com problemas na gestão de sua empresa. É muito comum o acúmulo de funções administrativas como negociar com fornecedores, lidar com as demandas dos clientes e também participar do processo produtivo.
São diversas responsabilidades que consomem maior carga de tempo e impedem que o gestor tenha tempo de se dedicar ao planejamento da empresa.
Para contornar esses desafios, o administrador precisa conhecer a fundo o sistema de logística para e-commerce e formular estratégias para aprimorá-lo.
Como funciona a logística para e-commerce?
Desenvolvimento de estratégias
É preciso estabelecer os objetivos da empresa de maneira clara, mesmo para empreendedores iniciantes. Um propósito deve nortear as ações do gestor e orientar a criação de estratégias. No que se refere ao processo de logística para e-commerce é preciso criar indicadores de desempenho para avaliar frequentemente o andamento das atividades.
Nesse ponto, é muito importante ouvir a opinião dos clientes, por isso canais de comunicação e feedback devem estar sempre disponíveis. As dúvidas, comentários e reclamações ajudam a identificar quais práticas têm obtido resultados benéficos e quais requerem revisão.
Planejamento de vendas
Um dos aspectos mais interessantes para o atendimento ao consumidor é que a loja funciona 24 por dia, todos os dias da semana. Não há barreiras físicas que limitem a experiência dos clientes. Por outro lado existem barreiras para levar a loja virtual até o conhecimento dos potenciais compradores.
Empresas de variados portes podem realizar investimentos para oferecer mais opções de produtos para os indivíduos, aumentando o volume de negócios e, consequentemente, a rentabilidade.
Isso quer dizer que para obter o sucesso de vendas é fundamental tornar a sua marca conhecida e aumentar a visibilidade. A presença online gera resultados positivos para divulgar produtos e promoções.
Processo de entrega
Empresas atuantes no mercado de e-commerce precisam oferecer opções de envio dos produtos de maneira ágil e de baixo custo. O processo de entrega de mercadorias aos clientes deve ser prioridade, pois é uma característica chave para a eficácia do comércio eletrônico.
É necessário manter o preço do frete justo e acessível para o cliente, mas que ao mesmo tempo seja capaz de cobrir os custos de entrega. A política de frete em vigor deve considerar o design da embalagem, as variações de peso e regras de acondicionamento para garantir que os produtos cheguem ao destinatário em perfeito estado.
É possível contratar transportadoras terceirizadas desde que o volume de vendas justifique o investimento. A análise de viabilidade é fundamental para determinar se a empresa possui os recursos financeiros para assumir os valores.
A realidade de pequenas empresas é diferente quanto ao processo de chegada do produto na mão do comprador. É muito comum a utilização dos serviços dos Correios para a realização de entregas.
Por um lado, os preços são muito atrativos, porém o cliente fica sujeito a contratempos, como atrasos, paralisações do serviço e extravio de encomendas. Ferramentas que permitam consultar e rastrear o pedido online são requisitos indispensáveis em todas as lojas virtuais.
Serviços de entrega na loja virtual
- Correios
- Empresas de logística terceirizadas
- Transportadoras
- Motoboys (em caso de entrega na mesma cidade)
Controle de estoque
A preocupação com os níveis de estoque é uma constante para empresas virtuais e tradicionais. Estoque parado representa dinheiro que não circula, compromete as finanças e o espaço físico da empresa. É preciso evitar o excesso de produtos armazenados e ao mesmo tempo garantir que os mesmos não faltem no momento da compra.
É preciso estabelecer um equilíbrio delicado entre a demanda do consumidor e frequência de reposição dos itens em estoque. Para isso, é necessário estudar o comportamento do consumidor e se programar para os períodos de vendas sazonais de acordo com o mercado.
Controle financeiro
Uma característica vantajosa das compras online é que a inadimplência por parte dos clientes é quase nula. Isso é possível pelo fato de os produtos somente serem enviados após a confirmação de pagamento, seja via boleto, cartão de crédito ou débito em conta.
Essa medida de segurança beneficia o vendedor que tem controle sobre as suas entradas e garante que os clientes recebam as mercadorias adquiridas.
Essa previsibilidade dos pagamentos permite que o planejamento financeiro seja realizado de maneira apropriada para cobrir os custos com fornecedores, folhas de pagamento e outras obrigações.
Para que a apuração dos resultados contábeis ocorra de maneira adequada é preciso conhecer todos os valores que incidem sobre a operação. Os gastos com embalagem e frete consomem uma grande parcela do orçamento e devem ser minimizados sempre que possível.
Mantenha a comunicação com seus clientes
Mesmo após o envio do produto, mantenha a comunicação com seus clientes. Ainda, é de extrema importância que o método que você escolheu tenha alguma forma de rastrear o produto.
Caso o serviço seja feito dentro da cidade, por um motoboy, por exemplo, envie um e-mail ou uma mensagem ao cliente avisando que o produto saiu para a entrega.
Dessa forma, se cria uma conexão com seus consumidores, aumentando as chances de ele comprar novamente.
Como a tecnologia pode ajudar na logística para e-commerce?
Pequenos empresários frequentemente não têm a oportunidade de contar com sistemas de gestão para controlar a operação da empresa e isso tem impacto no gerenciamento. A tecnologia ajuda a poupar tempo, reduzir custos e permite o controle de todos os processos, em especial a logística para e-commerce.
Quando o gestor pode contar com ferramentas facilitadoras, ele obtém flexibilidade para se dedicar a criação de estratégias para aumentar as vendas, garantir a satisfação do cliente e o desenvolvimento da marca.
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