Lucro Líquido: O que é e a diferença do lucro bruto

Escrito em: 18/06/20
Início 9 Empreendedorismo 9 Lucro Líquido: O que é e a diferença do lucro bruto

Você sabe o que é lucro líquido? Apesar deste ser o maior objetivo de praticamente qualquer empresa capitalista, existem muitos gestores que têm uma certa dificuldade em defini-lo.

Esta dificuldade é ainda maior em certas definições um pouco mais específicas, afinal, não existe apenas um tipo de lucro.

Por outro lado, entender cada uma delas é crucial para avaliar a saúde financeira de seu negócio. Conhecer o lucro e todas as suas nuances é essencial para descobrir onde a sua empresa está ganhando dinheiro.

Além disso, o conceito ainda permite identificar onde ela está gastando demais.

Portanto, este post traz tudo que você precisa para entender o que é lucro líquido. Entenda o conceito, a diferença entre lucro líquido e bruto, como calculá-lo e mais.

O que é a receita e lucro?

Antes de mais nada, para entender o que é o lucro líquido, é preciso ir até a raiz dos conceitos financeiros mais importantes. A receita é o mais básico deles, sendo o valor total do quanto uma empresa ganha em um determinado período.

Normalmente, as receitas são divididas em dois tipos. A operacional é a mais direta, e tem ligação com a atividade fim da empresa. Ou seja, são a venda de produtos ou a prestação de serviços.

Por outro lado, as receitas não operacionais pode ser a venda de algum bem. Logo, são aquelas que não tem ligação direta com a produção.

Porém, é evidente que nem tudo aquilo que a empresa arrecada fica para ela. Existe o pagamento de impostos, os custos com a produção e diversos outros aspectos que custam dinheiro.

Afinal, manter uma empresa em um país como o Brasil é algo bem complexo. Além de todos os custos mencionados acima, existe a questão da dor de cabeça em ter que gerenciar um negócio com toda a burocracia que o cerca.

Ou seja, é algo inerentemente arriscado. Portanto, é preciso que haja uma recompensa para que esta prática valha a pena, e o lucro é a resposta. Resumidamente, este é o quanto você ganha, excluindo tudo aquilo que gasta.

Contudo, existem diferentes tipos de lucro. É importante entender cada um deles, pois os conceitos podem dizer muito sobre o desempenho da sua empresa, se você souber interpretá-los da maneira correta.

O que é lucro líquido?

Agora que já ficou mais claro o que é lucro, é possível mergulhar ainda mais nas definições.

Basicamente, o lucro líquido é a diferença entre a receita total e o custo total da empresa. Ou seja, é aquilo que a empresa ganhou, após todos os descontos obrigatórios e os custos com a produção.

Por exemplo, se você tem um negócio é já leu um DRE, sabe o que o lucro líquido é uma das últimas linhas, após a dedução dos impostos e despesas que a empresa teve. Fica mais fácil entender o que é o conceito com um exemplo.

Digamos que a empresa feche o balanço mensal com R$ 100.000. Este não é o lucro, pois ainda é preciso diminuir todos os custos, que podem ser fixos ou variáveis. Os fixos incluem o aluguel, por exemplo, e são aqueles que a empresa terá de qualquer forma, independente de quanto ela vai produzir.

Por outro lado, os variáveis podem ser o material para a produção, ou alguns impostos que variam de acordo com o volume de venda. Ou seja, têm ligação direta com a capacidade de produção da empresa.

Diferença entre lucro bruto e lucro líquido

Agora que você já conhece o conceito básico, é interessante entender a diferença entre lucro líquido e lucro bruto.

O lucro bruto, é aquele em que são descontados apenas os custos variáveis. Também é conhecido como lucro operacional bruto, ou lucro de vendas. Como vimos acima, exclui apenas aquilo que tem ligação com a produção.

Já o lucro líquido, é a receita total menos o custo total, incluindo os fixos e variáveis. Ou seja, é a conta final de tudo que a empresa gastou e tudo que ela arrecadou.

Como calcular o lucro líquido?

Agora que você já entendeu o conceito, vamos entrar na matemática para aprender a calcular o lucro líquido. Na verdade, a forma para ele é bem simples:

Lucro líquido = Receita – Custos Variáveis – Custos fixos

Por que o lucro líquido e lucro bruto são importantes?

Apesar destes dois termos serem parecidos, tanto no conceito como no nome, é crucial entender a diferença entre eles. Já vimos acima que cada um observa um lucro diferente, mas também é importante entender por que ambos existem.

O lucro bruto, em especial, tem um objetivo bem claro. O seu propósito é obter a margem bruta da empresa, que é um indicador financeiro importante. Ou seja, deixa bem claro para a empresa quando os custos de produção estão sendo altos demais. Logo, podem prejudicar o resultado final.

Ao mesmo tempo, o lucro líquido tem a mesma função, com os custos totais. Além de deixar claro o resultado, ajuda a discriminar melhor onde a empresa está gastando muito. Basta comparar os dois resultados, que você vê onde está o problema.

Contudo, é preciso deixar bem claro que lucro não é necessariamente dinheiro em caixa. Muitas empresas vendem a prazo, o que significa que elas vendem o produto, mas não recebem imediatamente.

Neste caso, é preciso implementar outros conceitos como o fluxo de caixa.

O que é margem de lucro?

Por último, é interessante conhecer mais um conceito que está relacionado ao lucro líquido. A margem de lucro é a porcentagem adicionada aos custos, que ajuda a definir o quanto a empresa terá de retorno a cada venda. Ou seja, é essencial na formação dos preços.

Um exemplo, mais uma vez, deixa a definição um pouco mais clara. Digamos que a empresa quer ter um lucro de 10% em cima de todas as receitas. Isso significa que, de maneira muito simples, é preciso que haja um ganho de 10% a cada venda.

Esta é uma das formas mais simples e diretas de calcular o preço, visto que já vem embutido automaticamente o quanto a empresa espera ganhar.

Em conclusão, é vital conhecer cada uma destas definições para gerenciar o aspecto financeiro de uma empresa.

Elas formam uma teia de aranha, visto que uma depende diretamente e complementa a outra. O lucro líquido depende dos preços, que depende dos custos e por aí vai. Portanto, se você quiser fazer uma gestão mais completa e precisa, é preciso entender bem cada um deles.

eGestor - Software online de gestão empresarial para pequenas empresas - lucro líquido

<a href="https://blog.egestor.com.br/author/pedro-henrique-escobar/" target="_self">Pedro Henrique Escobar</a>

Pedro Henrique Escobar

Pedro Henrique Escobar é formado em Administração e gerente de marketing no eGestor. O eGestor é uma ferramenta online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: eGestor.

Você também pode gostar…

Planilha de Ordem de Serviço: Download do Modelo Grátis!

Download Grátis A planilha de ordem de serviço é um dos documentos mais comuns entre as empresas prestadoras de serviço. Ela é uma forma de organizar e distribuir os pedidos recebidos pelo setor comercial da organização, repassando-os...

Planilha financeira Excel: Download Grátis – Atualizada 2022

Download Grátis Uma planilha financeira pode melhorar o resultado de sua empresa? É de conhecimento geral que toda empresa precisa de um plano de contas, controle de gastos, controle de estoque e de um controle de fluxo de caixa. Empresas...

Planilha de Análise SWOT: Baixe agora! [Download Grátis]

Download Grátis Em algum momento da sua vida como empreendedor você já deve ter ouvido falar em análise SWOT. Principalmente se for para falar em como ela é importante para tirar os projetos do papel e fazê-los dar certo. Mas, você sabe...

Planilha de estoque mínimo: Como calcular [Download Grátis]

Download Grátis O estoque mínimo também é conhecido como estoque de reserva, estoque de segurança e estoque de proteção. Mas, todos esses conceitos se referem ao mesmo indicador e têm o mesmo objetivo: evitar que a empresa perca cliente...

Planilha de contas a pagar e receber – Download gratuito 2022

Download Grátis A planilha de contas a pagar e receber do Excel, é de suma importância para planejar o orçamento de sua empresa, de forma que seu caixa esteja preparado para lidar com as despesas, assim como projetar a realização de novos...

Planilha de Controle de Vendas: Download Gratuito 2022

Download Grátis O faturamento gerado pelas vendas certamente é a principal fonte de receita das empresas. Tanto em relação às empresas que trabalham com produtos, quanto em relação aquelas que são prestadoras de serviços. Sendo assim, uma...

Planilha de Margem de Contribuição: Download Grátis

Download Grátis A planilha de margem de contribuição é considerada uma das ferramentas mais importantes dentro de um processo de gestão de empresas. Com ela, é possível fazer o cálculo exato do quanto a empresa tem disponível depois de...

Planilha de Orçamento Empresarial [DOWNLOAD GRÁTIS]

Download Grátis Orçamento, segundo o dicionário é o ato de orçar, ou seja, fazer um cálculo para chegar a estimativa de gasto de um projeto. Esse projeto pode ser de vários tipos. Ele pode ser orçamento para uma viagem, para um casamento,...

Planilha de Ponto de equilíbrio Excel – Download Grátis 2021

Download Grátis Uma boa gestão empresarial é indissociável de uma boa contabilidade. Por isso, empresas que desejam crescer devem sempre aplicar métodos contábeis para poder ajustar as contas. Um desses é o ponto de equilíbrio, que ajuda...

Planilha de Cadastro de Clientes em Excel [Download grátis]

Download Grátis Todos os dias passam por uma empresa diversos dados. Acontece que, independente do tamanho dela e da quantidade de dados, estes devem ser registrados. Essa organização pode trazer grandes benefícios para a empresa tanto no...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

error: Conteúdo protegido.