fbpx

Lucro: o que é e como calcular

Qual é o conceito de lucro?
Lucro é todo valor que sobra depois de descontar todos os custos e pagar as despesas de uma empresa.

Como calcular o lucro?
A fórmula para calcular o lucro é: lucro = receita total – custos totais

O que é o lucro para a empresa?
O lucro de uma empresa é quando os ganhos são maiores que as suas despesas

Qual a diferença entre lucro e faturamento?
Faturamento é o valor total que a empresa recebe com uma venda realizada, seja de produto ou de serviço, e o lucro é esse valor subtraindo os custos da empresa.

Para quem é dono de um negócio, um dos objetivos principais é obter o maior lucro possível. E para chegar nesse lucro, é preciso saber a diferença entre faturamento e receita. Afinal, isso faz muita diferença no final do mês.

Existem vários fatores que influenciam o lucro de um negócio, e uma maior compreensão de cada um deles pode ajudar muito na tomada de decisões. A seguir, esse post vai explicar alguns conceitos chave para entender o que é lucro, quais tipos existem e porque ele não é igual a faturamento.

O que é lucro?

Lucro é um valor ou benefício conquistado. Quando falamos de lucro empresarial, é o valor que resta para a empresa depois de descontar todos os custos e pagar as despesas.

Assim, a fórmula para calcular o lucro é:

lucro = receita total – custos totais

O conceito de lucro também é de ganho, ou vantagem obtido sobre algo. Assim, de uma forma simples, o lucro de um negócio acontece quando os ganhos são maiores que as suas despesas.

Ainda, existem alguns tipos diferentes de lucro, cada um desses tipos traz informações diferentes sobre os valores da empresa.

Por exemplo, no final de um período toda empresa precisa emitir um documento contábil chamado DRE. Nesse documento está detalhado tudo o que entrou e tudo o que foi gasto no decorrer das atividades. Cada um desses fatores afeta o lucro de uma maneira diferente.

Assim, existem os seguintes tipos de lucro em um resultado de uma empresa:

  • Operacional
  • Bruto
  • Antes do Imposto de Renda (LAIR)
  • Líquido
lucro

Qual é o conceito de lucro?

O conceito de lucro é o resultado financeiro positivo que uma empresa ou pessoa física tem depois de subtrair as suas despesas de suas receitas. Ou seja, é a diferença entre a receita total gerada por uma atividade e os custos associados a essa atividade.

O lucro é um indicador importante de desempenho financeiro de uma empresa, porque ele mostra se ela está gerando mais receita do que gastando. Esse valor pode ser usado para reinvestir na empresa, pagar dividendos aos acionistas, pagar dívidas ou acumular valores.

É importante lembrar que ele não é o único indicador de sucesso de uma empresa. Outros indicadores de lucratividade e rentabilidade também têm sua parte na saúde financeira da empresa.

Diferença entre lucro e faturamento

Faturamento é o valor total que a empresa recebe com uma venda realizada, seja de produto ou de serviço. Esse valor não necessariamente entra no caixa da empresa, no caso de uma venda parcelada, por exemplo. É importante entender que esse valor não tem nenhum desconto, ele representa todos os valores gerados a partir de uma venda.

Lucro é o faturamento menos os gastos que foram necessários para vender, sejam eles custos, despesas ou impostos.

Portanto, a fórmula para o cálculo do faturamento é:

Faturamento bruto = preço de venda x quantidade vendida

Mas, a fórmula para calcular o lucro é:

Lucro Líquido = Receita Total – Custo dos Produtos Vendidos (CPV) – Despesas Operacionais – Despesas Financeiras + Receitas Financeiras – Impostos

O que são custos e despesas

Para se ter um conhecimento maior do que é lucro, é preciso também saber claramente o que é custo e despesa de fato. Isso porque todos esses são conceitos que estão diretamente relacionados.

  • Custo: É o valor gasto na produção ou na aquisição de um produto ou serviço. Ele está diretamente relacionado às atividades-fim da empresa e está associado aos bens ou serviços que são vendidos. Ou seja, é todo valor utilizado para chegar à venda do produto ou serviço, seja na produção ou na aplicação. Por exemplo, gastos com matéria-prima ou com a mercadoria adquirida para venda.
  • Despesa: São todos os gastos necessários para a manutenção das atividades da empresa mas, que não estão diretamente relacionados com a produção ou a venda de um produto ou serviço. Exemplos de despesas incluem aluguel, salários administrativos, contas de luz, água e telefone, por exemplo.

Tipos de lucro

A seguir, confira os tipos de lucro que aparecem na demonstração de resultado, o que cada um deles significa, assim como o cálculo para chegar a esse valor.

Lucro bruto

O lucro bruto é toda receita operacional da empresa, ou seja, o faturamento com a venda de produtos ou a prestação de serviços, menos os custos de produção ou aquisição.

Ele é o primeiro a ser evidenciado no resultado, justamente porque ele indica o nível econômico de produção da empresa. Ou seja, o quão efetiva é a sua operação e sua precificação.

Como calcular o lucro bruto

Para calcular o lucro bruto é necessário subtrair o custo dos produtos ou serviços que a empresa presta da receita bruta. Ele é a diferença entre esses dois valores e representa a margem bruta de lucro da empresa. Ou seja, ele é o quanto a empresa está ganhando com suas vendas antes de descontar as despesas operacionais.

A fórmula para calcular o lucro bruto é:

Lucro Bruto = Receita Bruta – Custo dos Produtos Vendidos

  • A receita bruta é o total de vendas da empresa em um determinado período, antes de descontar impostos e outras deduções.
  • O Custo dos Produtos Vendidos inclui todos os custos diretamente relacionados à produção ou aquisição dos produtos, como matéria-prima, mão de obra direta, frete e outros custos relacionados.

Vale ressaltar que o lucro bruto não leva em conta as despesas operacionais, como aluguel, salários dos funcionários administrativos, despesas de marketing, por exemplo.

lucro

Lucro operacional

O lucro operacional é o resultado financeiro obtido após a dedução das despesas operacionais da receita bruta. Ele representa a margem de ganho que a empresa obteve com as suas atividades principais, que são aquelas diretamente relacionadas ao seu objeto social.

Confira como calcular o lucro operacional:

Operacional = Bruto – Despesas Operacionais

Por exemplo, algumas despesas operacionais são: salários e encargos trabalhistas, aluguel, contas de energia elétrica, água e telefone, materiais de escritório, despesas de viagem, publicidade e marketing.

Enquanto o lucro bruto indica a eficiência da empresa em gerar receitas a partir das suas vendas, o lucro operacional mostra como a empresa administrou suas despesas operacionais para obtê-lo.

Lucro antes do Imposto de Renda (LAIR)

O LAIR é o resultado financeiro obtido pela empresa após a dedução das despesas não operacionais e antes da incidência de impostos.

Ele evidencia o lucro obtido pela empresa a partir de suas atividades operacionais e não operacionais, mas ainda não considera os efeitos fiscais.

O LAIR é um indicador importante para avaliar a eficiência operacional da empresa, pois considera todas as suas atividades, incluindo aquelas que não estão diretamente relacionadas à sua principal fonte de receita, como receitas financeiras de investimentos, por exemplo. O LAIR também é utilizado para calcular a base de cálculo do imposto de renda e da contribuição social sobre o lucro líquido.

Lucro líquido

Aparecendo por último na DRE, o lucro líquido é efetivamente o lucro final da empresa, depois de todos os gastos e pagamento de tributos. Assim, para calcular, é necessário descontar despesas operacionais.

Esse é o valor que vai ser repassado como remuneração para os proprietários/acionistas da empresa, ou reinjetado no negócio como investimentos.

O lucro líquido é na verdade o termo correto para o que muitos empresários se referem como o ‘lucro’ da empresa.

Ele também é um dos indicativos mais utilizados para medir a saúde financeira de uma empresa. No entanto, ele deve ser analisado em conjunto com outros fatores e indicativos

Como calcular o lucro líquido

O Lucro Líquido é obtido a partir do resultado financeiro da empresa após a dedução de todas as despesas e impostos da receita bruta. Assim, o cálculo do Lucro Líquido é feito pela seguinte fórmula:

LAIR (Lucro Antes do Imposto de Renda) – IR (Imposto de Renda) e CSLL (Contribuição Social sobre o Lucro Líquido) = Lucro líquido

Essa fórmula também pode ser expressa de uma maneira mais completa, mostrando todos os descontos que a receita total da empresa sofre até chegar no lucro líquido. Fica da seguinte maneira:

Receita Total – Custo dos Produtos Vendidos (CPV) – Despesas Operacionais – Despesas Financeiras + Receitas Financeiras – Impostos = Lucro Líquido

lucro

Como calcular a lucratividade e a rentabilidade

A lucratividade e a rentabilidade de uma empresa são dois conceitos muito importantes quando se trata das finanças e da saúde de uma empresa.

No entanto, primeiramente é necessário esclarecer que existe uma diferença entre a lucratividade e a rentabilidade do capital.

  • Lucratividade: é a relação entre o faturamento total da empresa e o lucro obtido após todos os descontos de custos, despesas e tributos. Assim, ele demonstra o retorno que o faturamento proporcionou para o negócio. Ainda, a lucratividade pode evidenciar o nível de qualidade do processo de precificação com relação aos custos totais dos produtos ou serviços. Pode ser calculada através da seguinte fórmula:

Lucratividade = (Lucro Líquido / Receita Total) x 100.

  • Rentabilidade: essa é a relação entre o investimento feito no negócio e o retorno financeiro obtido por esse investimento. Esse índice pode mostrar que talvez existam problemas com os investimentos iniciais realizados, e que uma correção nos rumos tomados pela empresa seja necessária. Então, para saber a rentabilidade de um período, utilize a fórmula:

Rentabilidade = (lucro líquido / investimento) x 100

O que é margem de lucro e como calcular

Também relacionado com a lucratividade, a margem de lucro é o valor em percentual que é adicionado ao preço de custo de um produto ou serviço para definir o quanto de retorno se deseja obter com a venda, para que assim seja definido um preço final.

A margem de lucro é um dos principais fatores da precificação de produtos e serviços que vai determinar o lucro operacional, relacionado com as atividades principais de uma empresa. Portanto, a otimização dessa margem deve ser muito bem planejada, por meio do cálculo dos custos, ou seja, o quanto a empresa precisou gastar para produzir ou adquirir o produto, ou prestar um serviço, mais o valor que ela deseja ganhar de lucro pela atividade.

A margem de lucro é composta por três elementos principais, sendo eles:

Margem de lucro bruta

A margem de lucro bruta é a diferença entre a receita total de uma empresa e o custo dos bens vendidos necessários para produzir esses produtos ou serviços. Ou seja, ela é uma medida que indica quanto dinheiro a empresa ganhou após a dedução dos custos diretos envolvidos na produção dos bens ou serviços. Assim, a fórmula da margem de lucro bruta é a seguinte:

Margem de lucro bruta = (Receita total – Custo das Mercadorias ou produtos vendidos) / Receita total x 100%

lucro

Margem de lucro líquida

Por outro lado, a margem de lucro líquida é a diferença entre a receita total de uma empresa e todas as despesas e impostos, incluindo os custos diretos e indiretos envolvidos na produção e venda de bens e serviços. A margem de lucro líquida é uma medida mais ampla da rentabilidade, pois inclui todos os custos, tanto os diretos quanto os indiretos. A fórmula é a seguinte:

Margem de lucro líquida = (Receita total – todos os custos e despesas) / Receita total x 100%

A margem de lucro líquida é geralmente considerada uma medida mais importante para os investidores, pois fornece uma visão mais completa da rentabilidade de uma empresa e da capacidade de gerar lucros a longo prazo.

Diferença entre lucro e receita

A diferença entre lucro e receita é que a receita são os valores brutos, sem descontos, que a empresa recebe ao decorrer do período. Além disso, pode ser efetivamente dinheiro entrando em caixa, ou direitos de recebimento que a empresa possui.

A receita pode vir da atividade principal da empresa, seja venda de produtos ou prestação de serviços, ou de outras fontes. Essas outras receitas podem incluir juros de investimentos financeiros, direitos de propriedade, venda de ativos ou participação em outras empresas.

Em contrapartida, o lucro é o que resta da receita após a dedução dos custos e despesas do exercício. Ele é uma medida mais precisa da rentabilidade de uma empresa do que a receita, porque leva em consideração todos os custos associados ao negócio, incluindo custos de produção, despesas gerais, impostos e outros encargos.

É importante notar que uma empresa pode ter uma receita alta, mas ainda assim não ser lucrativa se seus custos forem muito altos em relação à receita.

lucro

Lucro e os regimes tributários

Regimes tributários são diferentes conjuntos de normas e procedimentos utilizados para determinar como uma empresa deve calcular, pagar e declarar seus impostos. Existem diferentes regimes de tributação que podem ser aplicados a empresas, dependendo de fatores como o tamanho da empresa, a natureza das suas atividades e o tipo de lucro que ela gera.

Por exemplo, o Simples Nacional é um regime simplificado para micro e pequenas empresas, que unifica o pagamento de vários impostos em uma única guia. Esse regime é geralmente vantajoso para empresas com faturamento anual de até R$ 4,8 milhões.

Lucro presumido

Qualquer empresa que possua um faturamento anual de até R$78 milhões pode optar por esse tipo de tributação.

No lucro presumido, a empresa paga imposto de renda e contribuição social não sobre o lucro real que teve no período, mas sim de acordo com uma base que é presumida, como o nome indica, que pode variar de 1,6% até 32% do faturamento total.

A partir dessa base de cálculo, é aplicada uma alíquota de imposto de renda de 15% mais 10% sobre os valores que excederem R$20.000 mensais.

Lucro real

Toda empresa que tem um faturamento superior a R$78 milhões por ano precisa obrigatoriamente fazer adesão ao lucro real.

É o regime de tributação mais complexo pelo fato de que nele a empresa determina a base de cálculo e o imposto de acordo com o lucro que realmente teve no exercício. Isso implica na necessidade de um controle muito rigoroso da contabilidade e das finanças da empresa. Dessa maneira, todas as receitas e despesas do período serão devidamente incluídas no cálculo.

A grande vantagem do lucro real é que a empresa que apurar prejuízo no fim do período estará desobrigada de pagar os tributos referentes. Além disso, poderá abater parte desse prejuízo acumulado no lucro do período seguinte, caso houver.

6 dicas para aumentar a lucratividade

Aumentar a lucratividade da empresa depende de alguns fatores como diminuir custos e despesas, aumentar as vendas ou aumentar o preço. Porém esses são elementos que devem ser planejados com cautela, baseados nas estratégias e objetivos para o negócio.

Fazer uma precificação adequada

Definir um preço adequado é fundamental para a lucratividade e sucesso de um negócio. Para fazer uma precificação adequada, é necessário calcular os custos, analisar o mercado, definir a margem de lucro, considerar o valor percebido pelo cliente, testar o preço e ajustar conforme necessário. É importante lembrar que a precificação é um processo contínuo e a empresa precisa revisar ele regularmente para garantir a sustentabilidade do negócio.

Reduzir os custos

Identifique áreas onde é possível reduzir custos, sem comprometer a qualidade dos produtos ou serviços. Isso pode ser feito por meio da otimização dos processos internos, negociação com fornecedores e eliminação de gastos desnecessários.

Fidelize os clientes

Mantenha um bom relacionamento com os clientes e ofereça um atendimento de qualidade. Isso pode ser feito por meio de programas de fidelidade, descontos exclusivos e outras ações que criem uma conexão com o cliente.

Diversifique o negócio

Considere a possibilidade de diversificar o negócio, explorando novos produtos ou serviços que complementam o que já é oferecido.

Invista em tecnologia

Utilize a tecnologia para otimizar os processos internos, reduzir custos e melhorar a eficiência do negócio.

Mantenha um controle financeiro rigoroso

Monitore constantemente as finanças do negócio, analisando os custos e receitas, controlando assim o fluxo de caixa e tomando decisões estratégicas com base nos resultados obtidos.

Início 9 Sistema de Gestão 9 Controle Financeiro 9 Lucro: o que é e como calcular
Escrito em: 24/02/23
<a href="https://blog.egestor.com.br/author/pedro-henrique-escobar/" target="_self">Pedro Henrique Escobar</a>

Pedro Henrique Escobar

Pedro Henrique Escobar é formado em Administração e gerente de marketing no eGestor. O eGestor é uma ferramenta online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: eGestor.

Comentários:

Compartilhe seu comentário, dúvida ou sugestão!

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar…

ERP: O que é e vantagens [GUIA COMPLETO]

Teste Grátis A administração de uma empresa acontece diariamente, com processos e controle que devem ser feitos a todo momento. Esses processos são o que mantém a empresa funcionando, e esse controle é o que mantém as contas em dia e os...

NFC-e (Nota fiscal de consumidor eletrônica) [Atualizado]

Emitir NFC-e Todo produto ou serviço vendido, deve ter sua comprovação fiscal e um dos meios de atestar essa transação é a nota fiscal. Afinal, ela dá segurança tanto à empresa que vende o produto, quanto ao consumidor que o compra....

Fluxo de Caixa: Guia de como fazer o da sua empresa

O que é o fluxo de caixa?O fluxo de caixa é o controle de todos os valores que entram e saem do financeiro da empresa. Qual o objetivo do fluxo de caixa?O objetivo do fluxo de caixa é garantir a saúde financeira do negócio, assegurando...

Controle de Estoque: Como fazer um controle profissional

Porque o controle de estoque é tão importante para a empresa? O estoque é o principal ativo de uma empresa, sendo a forma mais importante de fazer dinheiro. Por isso, ter total atenção a gestão do estoque é de extrema importância. Se a...

Guia do MEI: Tudo sobre o MEI – Blog do eGestor

O MEI (Microempreendedor Individual) é um tipo de empresa voltado para formalização de profissionais autônomos. O custo para abrir um MEI é zero. Os impostos pagos pelo MEI são o ICMS, pela venda de mercadorias, o ISS, por prestação de...

Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFS-e): o que é e quem emite

A NFS-e, ou Nota Fiscal de Serviço Eletrônica, é um dos tipos de notas fiscais que existe juntamente com a nota fiscal, a nota fiscal do consumidor e o conhecimento de transporte. Elas são úteis para empresas que tem como uma das funções...

Gestão empresarial: guia definitivo para o sucesso do seu negócio

Toda empresa precisa ter um objetivo, uma missão maior que guie todas as suas atividades. Independente de qual for esse objetivo, ele tem tudo a ver com a gestão empresarial. Isso porque é através de uma gestão empresarial competente e...

Nota fiscal eletrônica: tudo o que você deve saber [ATUALIZADO]

A Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) é um documento cuja função é atestar a venda de um produto ou a prestação de um serviço. Ela foi desenvolvida com o objetivo de substituir alguns sistemas de impressão de documentos fiscais em papel. Assim...

Controle financeiro empresarial: Como fazer passo a passo

Passo a passo para fazer o controle financeiro da sua empresa Faça o controle do fluxo de caixa Separe custos e receitas Planejamento de recebimentos e pagamentos Registre todas as operações financeiras Tenha um orçamento bem estruturado...

Faturamento: O que é, como calcular e aumentar o seu

Porque o faturamento é tão importante para a empresa? Porque ele é o valor, em dinheiro, que a empresa recebeu em um período. Assim, ele demonstra se o resultado foi satisfatório ou não. Com o acompanhamento se tem uma melhor ideia da...