O Marketing Empresarial é um conjunto de ferramentas de marketing utilizadas para potencializar o crescimento e consolidação de uma empresa no mercado.
Assim, fazer uso do Marketing Empresarial é de grande importância para todas as empresas, independente do seu segmento de atuação devido os benefícios que pode proporcionar a curto, médio e longo prazo.
Para melhores resultados, é interessante alinhar as estratégias de marketing com as estratégias da empresa. Além disso, é importante estabelecer o público alvo e a persona, metas e objetivos e ficar atento às novidades de mercado.https://blog.egestor.com.br/empreendedores-de-sucesso-wilmot-reed-hastings-e-marc-randolph/
Em síntese, a evolução do marketing acompanha a evolução tecnológica e ficar atento às inovações e revoluções desses segmentos pode ser um diferencial para sua empresa. No texto a seguir explicamos mais sobre Marketing Empresarial.
O que é o marketing empresarial?
Marketing empresarial é a junção de várias ações feitas pela empresa visando comercializar seu produto ou serviço. Assim, o marketing empresarial se utiliza de ferramentas e de estudos para ofertar produtos e serviços ganhando mercado.
Dessa forma, o marketing empresarial estuda como atender as necessidades da sociedade. Ou seja, faz com que se entenda o que leva um cliente a comprar um produto, para fazer a melhor oferta do mesmo.
Quais os principais objetivos do Marketing Empresarial?
Ao mesmo tempo que os objetivos variam de empresa para empresa, existem alguns objetivos que normalmente são comuns entre empresas, como por exemplo:
- Fidelização de cliente
- Atrair novos leads
- Aumentar as vendas
- Consolidação no mercado que está inserido
Mas, os objetivos do Marketing Empresarial dependem do que a empresa deseja alcançar, variando muito de empresa para empresa.
É importante que os objetivos do marketing empresarial estejam alinhados com o planejamento estratégico da empresa, para garantir o sucesso desejado.
Quais os benefícios do marketing empresarial?
Os benefícios que o Marketing Empresarial pode trazer para uma empresa são diversos, principalmente quando ele está alinhado às estratégias empresariais de uma forma mais específica. Alguns benefícios são:
- Crescimento da marca
- Redução dos custos
- Aumento da confiabilidade entre clientes e consumidores
- Melhora nas vendas
- Assertividade nas decisões
- Melhora nos relacionamentos
- Equipe mais motivada
Quais as ferramentas de Marketing Empresarial?
Existem muitas ferramentas de marketing que podem ajudar a empresa a ter sucesso para montar o melhor Marketing Empresarial:
CRM
O CRM é uma ferramenta de relacionamento com o cliente que envolve o arquivamento de dados, como e-mail e telefone. Nesse sentido, essa ferramenta pode servir para direcionar o gestor na montagem de estratégias.
Google Analytics
O Google Analytics é uma ferramenta gratuita do Google, utilizada para monitoramento de tráfego para sites. A ferramenta mostra os dados principais dos usuários do site, portanto, pode ser uma grande ajuda para empresas que têm e-commerces.
Canva
O Canva é uma plataforma online de design gráfico. Nela o usuário pode alterar e criar diversas imagens. A ferramenta é utilizada para criar imagens para redes sociais, banners para sites e vídeos, por exemplo.
Trello
O Trello é um aplicativo de gerenciamento de tarefas. Nele uma equipe ou uma pessoa pode controlar projetos e realizar planejamentos. A ferramenta utiliza o método Kanban, com cartões e cores, que podem ser editadas conforme o usuário preferir.
Google Analytics
O Google Analytics é uma ferramenta gratuita do Google para monitorar tráfego de site, e-commerce e aplicativo.
Google Search Console
O Google Search Console Também é uma ferramenta gratuita do Google, ela permite ao usuário monitorar o tráfego do site e como está seu posicionamento nas pesquisas. Além disso, quando o seu desempenho nas pesquisas está ruim ele apresenta possíveis soluções para melhorar sua atividade.
Google Tag Manager (GTA)
Assim como as outras duas ferramentas mencionadas acima, o GTA, também é uma ferramenta gratuita do Google. Ele é um gerenciador de TAGs, é compatível em site ou aplicativo e consegue medir a interação e volume de TAGs.
Canva
O Canva é uma ferramenta gratuita de design, nela é possível fazer artes, como, por exemplo, templates para post, infográfico, entre outros.
Quais tipos de Marketing Empresarial?
O tipo de Marketing Empresarial a aplicar pode variar bastante de empresa para empresa. Além disso, o modelo utilizado deve levar em consideração os objetivos, metas e onde a empresa quer estar em curto, médio e longo prazo. Alinhando assim, as estratégias do marketing e as estratégias da empresa.
Quais são os tipos de Marketing?
Existem alguns tipos de marketing que podem ser aplicados em algum segmento dentro da empresa para melhorar indicadores do seu negócio. Abaixo listamos alguns.
Marketing tradicional
O marketing tradicional é o marketing fora da internet, também conhecido como marketing offline. São propagandas na TV, revistas, jornais e panfletos, por exemplo. Aqui também podemos citar as indicações feitas por clientes ou conhecidos. Esse tipo de marketing empresarial é muito eficiente, e por isso diversas empresas estão se utilizando dele.
Marketing digital
O marketing digital é um conjunto de estratégias realizadas na internet. Esse tipo de marketing é normalmente feito em redes sociais, mas por ser online, ele pode alcançar o consumidor de diversas formas. Por exemplo, uma forma comum de entrar em contato com clientes é por e-mail, no marketing digital a empresa se utiliza de uma lista de e-mails para mandar promoções.
No marketing digital é possível acompanhar os resultados das ferramentas em tempo real, por ser online.
Marketing de produto
O marketing de produto são estratégias voltadas para divulgação do produto ou serviço da empresa direcionadas para a persona. Normalmente é um tipo de marketing utilizado para divulgação de novos produtos no mercado recorrente ou em um novo mercado.
Marketing de relacionamento
O marketing de relacionamento pode ser uma ótima ferramenta para a captação e fidelização de clientes. A captação se inicia com a divulgação da empresa até a conclusão das vendas e a fidelização é o pós-venda, acompanhamento do cliente até ele começar a divulgar a marca.
Marketing de conteúdo
O marketing de conteúdo é um marketing empresarial focado em estratégias para conteúdo, buscando produzir conteúdos sólidos que agreguem de forma positiva para o cliente enquanto ele passa pelo funil de vendas.
Inbound marketing
O inbound marketing são estratégias utilizadas para atrair o cliente até a empresa. Ele também é conhecido como marketing de atração, por disponibilizar conteúdos que podem ajudar o cliente que está buscando solução para seus problemas ao chegar até a empresa.
Outbound Marketing
No outbound marketing a empresa trabalha com estratégias mais assertivas. Assim, a empresa foca na busca por novos clientes levando seu produto ou serviços até eles.
Como fazer um bom Marketing Empresarial?
Para fazer um bom Marketing Empresarial é importante definir algumas coisas. Primeiramente, conhecer o público alvo e criar a persona. Ou seja, saber quem é o cliente que irá consumir seu produto ou serviço é imprescindível para direcionar estratégias.
Estratégias Digitais para o marketing empresarial
É interessante criar uma página em cada rede social para o seu produto e marca ter maior alcance, é importante também adaptar a linguagem em cada rede, já que em cada uma delas o perfil de usuário é diferente.
4Ps do Marketing
O primeiro P é sobre o seu Produto. Ou seja, apresentação das características do produto, o diferencial, funcionalidades, o porquê dele ser comprado ao invés do produto concorrente, como ele pode agregar na vida do cliente, entre outras coisas que desperte o interesse de compra no cliente.
Depois, deve estipular o Preço. Para estipular o preço é importante levar em consideração o mercado, principalmente o produto do seu concorrente, para conseguir ter um preço competitivo sem perder a qualidade e conseguir ter uma margem de lucro.
O terceiro P é de Praça, onde você deve identificar seu público alvo, qual é o cliente ideal para consumir seu produto ou serviço. Assim, para identificar o seu cliente ideal, pode fazer uso da persona para direcionar melhor o produto para chegar no cliente corretamente.
A persona é um perfil fictício para representar o cliente ideal, ele possui características reais, como, por exemplo, idade, profissão, hábitos de consumo e preferências pessoais. Fazer uso da persona ajuda a direcionar as estratégias de marketing empresarial, fazendo seu produto chegar na pessoa certa e ter bons resultados.
O último P é a Promoção, para promover o produto e a marca. A promoção traça estratégias que proporcionam visibilidade para o produto e marca. Nesse sentido, é interessante fazer uso das redes sociais, estar presente na internet é imprescindível para maior alcance.
Para traçar qual a melhor estratégia para o seu negócio é necessário definir o objetivo que a empresa deseja alcançar. Essas estratégias de marketing e as estratégias da empresa devem estar alinhadas. Em síntese, as estratégias empregadas nos 4Ps têm em comum o item comercializado, seja ele produto ou serviço.
Link building
É fazer parceria trocando links, por exemplo, ter link da sua marca em outros sites e ter link de outras marcas em seu site. Essa ferramenta visa dar autoridade para sua marca por ser citado em outro site.
Co Marketing
É marketing compartilhado, possibilita fazer webinar com seus parceiros e promover a marca atraindo leads qualificados.
Email Marketing
É ideal para manter contato direto com o cliente em potencial. Você pode fazer email conforme o perfil, e sua principal vantagem é o fato de ter contato com cliente e a possibilidade de uma relação mais próxima.
Call To Action (CTA)
É uma ferramenta para chamar a atenção para realizar uma ação. Pode ser adicionado nos conteúdos produzidos para convidar o leitor a realizar uma ação, ou seja, baixar um eBook, preencher um formulário, entre outros.
SEO (Search Engine Optimization)
É um conjunto de técnicas para aplicar na produção de conteúdo. O SEO ajuda a ranquear o conteúdo nas pesquisas, dando mais visualização, acesso e engajamento.
Anúncios
É uma ótima ferramenta de marketing para aumentar as vendas e atrair novos clientes. Contudo, é preciso fazer um planejamento e conhecer seu público alvo para conseguir ser assertivo com a ferramenta.
Plano de Marketing
Logo após aplicar os 4Ps de marketing e adentrar a sua marca na internet, analise o que obteve de resultados. Os resultados obtidos são importantes para utilizar no plano de marketing.
O plano de marketing é um guia para implementação do planejamento, nele você vai colocar quais são as suas metas, objetivos, público alvo, persona e todas as estratégias que deseja utilizar.
Análise SWOT
A análise SWOT é outra ferramenta que pode ser utilizada para conseguir fazer um bom marketing empresarial, ela também é conhecida como matriz FOFA. Seu uso é comum entre as empresas para identificar possíveis ameaças para o negócio e ajudar a enxergar as oportunidades.
Assim, a análise SWOT pode ser utilizada em qualquer etapa do planejamento e é indicado que seja utilizada com frequência. O preenchimento deve ser feito com base na realidade da empresa.
- Fatores internos
- As forças são os pontos fortes da empresa, o que ela tem de melhor.
- As fraquezas são os pontos que a empresa precisa melhorar.
- Fatores externos
- As oportunidades são as ações que podem ser vistas como oportunidades para o seu negócio.
- As ameaças são tudo que podem representar uma ameaça e dificuldade para a empresa.
Faça o preenchimento deste quadro com sinceridade e busque fazer a análise SWOT com uma determinada frequência, porque o mercado está em constante evolução, e o que hoje pode representar uma oportunidade amanhã pode se tornar uma fraqueza.
A matriz é montada em um quadrado como mostra a figura abaixo.
Benchmarking
O Benchmarking, também é uma ferramenta que pode ajudar muito a empresa a ter bons resultados. Primeiramente, identifique qual tipo de Benchmarking deseja utilizar para o seu marketing empresarial, depois faça uma análise da sua empresa, o diagnóstico situacional para identificar o que sua empresa precisa melhorar, corrigir e afins. Somente através do diagnóstico da sua empresa é que você saberá buscar o que precisa quando for realizar o Benchmarking.
Realizar a pesquisa, análise de mercado e concorrência também é muito importante. Nesse ponto é interessante abrir os horizontes e realizar a pesquisa em várias fontes para ter uma boa referência e saber o que melhor se encaixa no seu modelo de negócio. Assim, a análise deve ser feita tanto qualitativamente quanto quantitativamente, para fins de comparações.
A interpretação dos resultados e análise é outro fator muito importante, onde deve-se apurar com senso crítico para verificar qual melhor se aplica ao seu negócio. Desse modo, também se pode averiguar o que faz uma empresa alcançar metas e indicadores que sua empresa está tentando alcançar e ainda não conseguiu, identificar o que ela fez para alcançá-los é imprescindível.
Teste A/B
O teste A/B é outro item que pode ajudar a identificar as preferências do seu público alvo. Ele é uma ferramenta com duas faces, uma face representada pela imagem que os clientes já conhecem e a outra com ajustes que gostaria de fazer, ao disponibilizar as duas faces para os clientes você consegue mensurar qual foi a que deu maior retorno, assim é possível saber o que seu público mais gosta.
As ferramentas mencionadas aqui são um suporte para você dar o primeiro passo para o seu planejamento de marketing empresarial, existem muitas outras ferramentas que podem ser utilizadas para o seu modelo de negócio. Mas, o fator mais importante é você entender o seu negócio e o mercado que ele faz parte para assim, entender quais as melhores ferramentas e estratégias utilizar.
Qual o futuro do Marketing Empresarial?
Como já mencionado no texto, o marketing acompanha o desenvolvimento da tecnologia, por isso é imprescindível ficar atento a esse mercado.
O futuro do Marketing Empresarial vem prometendo muitas tecnologias partindo de análises complexas com IA, automação, realidade aumentada, consciência ambiental, atendimento por chatbots, machine learning, realidade virtual, entre outros.
A aplicação de algumas dessas tecnologias já proporcionam excelentes resultados.
Como exemplo, podemos citar a Netflix, que tem um perfil em cada rede social e usa uma linguagem diferenciada em cada uma delas. Assim, ela consegue ter um relacionamento de maior proximidade com o cliente.
Os social media da plataforma ficam atentos aos virais, memes, tendências e tudo o que está sendo mais comentado na internet para conseguir que sua comunicação com o cliente fique mais natural e engraçada. Esse método de interação gera como consequência um marketing orgânico, devido ao compartilhamento de suas respostas por todos.
Em síntese, esse exemplo foi uma amostra do que as novas tecnologias podem fazer, aproximando os consumidores das grandes marcas.
Quais dificuldades do Marketing Empresarial?
O Marketing Empresarial possui alguns entraves que podem dificultar o caminho para o sucesso, mesmo que sejam poucos, ainda assim existem.
A implementação do Marketing Empresarial pode ser uma dificuldade no começo. A princípio, compreender como alinhar junto às estratégias da empresa e implementação, pode ser um pouco difícil.
Outra dificuldade pode ser o tempo. É necessário tempo para avaliar os resultados que as ferramentas implementadas estão dando, tempo para estudar o mercado e novas estratégias quando preciso.
Ficar atento às novas tendências do mercado é imprescindível para a empresa se manter ativa com o passar dos anos.
Ao passo que a tecnologia vai evoluindo e o mundo se tornando cada vez mais globalizado, o Marketing Empresarial também evolui junto. Principalmente devido à tecnologias que possibilitam empresas estarem presentes em todos os lugares, mesmo que não seja fisicamente.
Contudo, é preciso ter expertise para identificar o que é viável ou não para sua empresa.
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