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Planilhas para distribuidora de bebidas

Já pensou em montar uma distribuidora e fazer deste o seu tão sonhado negócio próprio? A distribuidora é o estabelecimento responsável por levar ao consumidor os produtos desenvolvidos pelos fabricantes. Geralmente, os preços praticados são mais acessíveis do que os demais pontos comerciais, uma vez que as compras em grandes quantidades têm um menor custo e esse desconto é repassado ao consumidor. Portanto, saiba como montar a sua loja com dicas simples e conheça as planilhas para distribuidora que vão facilitar muito o seu trabalho. Então vamos lá?

Como montar uma distribuidora

Uma distribuidora é um negócio como qualquer outro. Assim, exige que você tenha compromisso, organização e planejamento na execução de todas as etapas. Veja a seguir os pontos principais que precisam de sua atenção.

Estudo de mercado

Verifique como está o mercado no qual você deseja investir. Lembrando que você pode montar uma distribuidora de:

  • Bebidas;
  • Água mineral;
  • Medicamentos;
  • Cosméticos;
  • Alimentos para animais domésticos;
  • Produtos de limpeza;
  • Materiais descartáveis;
  • Eletrônicos;
  • Produtos importados e outros.

Formalização

Você deve legalizar a sua empresa, independente do quão pequena ela seja no início. Dessa forma, a opção mais básica é o MEI (Microempreendedor Individual) que permite o faturamento de R$ 81 mil anuais, além da contratação de um único funcionário.

Assim, a outra opção é a ME (Microempresa) que possibilita um faturamento maior, de até R$ 360 mil anuais. Sendo uma Microempresa, você também pode contratar mais pessoas para trabalhar na loja.

Público-alvo

Você já sabe para quem vai vender? A resposta para esta pergunta depende do tipo de produto revendido e de quais pessoas você quer ter como clientes. Por exemplo, consumidores da classe A são mais exigentes do que outros públicos e isso deve ser levado em consideração na hora de definir o seu produto.

Portanto, a primeira coisa a ser definida é sobre seus produtos ou serviços. Assim, você consegue definir não só o público-alvo, mas também a localização do negócio, como será a infraestrutura do mesmo e outros pontos importantes.

Localização

Onde você vai montar a sua loja? Para responder a essa pergunta você deve ter respondido a pergunta anterior. Assim, saber quem é o seu público alvo faz com que você consiga saber onde pode ser a melhor localização.

Portanto, escolha locais de fácil acesso, onde haja movimentação de pessoas, com espaço para estacionamento e que seja possível fazer uma boa distribuição dos itens à venda.

Mas, não se esqueça de levar em consideração o valor do aluguel, os gastos com água, luz, telefone e internet. 

Infraestrutura

A estrutura de uma distribuidora é simples, mas deve ser funcional. Assim, um galpão amplo e espaçoso, com um estoque considerável, são pontos básicos. Além disso, você deve pensar em:

  • Estruturas para a exposição de produtos;
  • Balcão com telefone, máquina de cartão de crédito, impressora e computador;
  • Escritório, banheiro e copa;
  • Espaço para a boa circulação de pessoas;
  • Novidades que atraiam o seu público: formas flexíveis de pagamento, produtos com grande demanda de clientes, horário de atendimento estendido, opções de entrega e outros serviços de destaque.

Plano de negócios e gestão

O plano de negócios é a representação do seu negócio. É uma espécie de dossiê com todas as informações possíveis sobre ele. Quanto mais detalhado for, melhor para a sua empresa, pois favorece o seu domínio sobre ela.

O que você deve responder:

  • Objetivo do seu negócio;
  • Qual será o valor do investimento e quanto você espera receber de faturamento;
  • Definição do que você vai vender;
  • Onde estará localizada a sua loja;
  • Quem será o seu cliente;
  • Quais meios de pagamento utilizará;
  • Quais serão os horários de funcionamento da loja, número de funcionários etc.

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Como fazer a gestão para a sua distribuidora com planilhas

As planilhas são ferramentas essenciais para ajudar a planejar e organizar a sua distribuidora. Veja a seguir como elas funcionam na prática.

Planilha de controle de estoque

A planilha de estoque permite que você saiba com detalhes tudo que está armazenado. Desta forma, você consegue ajustar a aquisição de novos produtos, conhecer a rotatividade deles e descobrir a melhor forma de adquirir outras peças.

Isso significa que nessa planilha estão todos os dados do seu estoque, desde valores até quantidade. Assim, a importância dela só aumenta, uma vez que esses produtos são ativos do seu negócio, o que quer dizer dinheiro.

Com isso, você sabe se está deixando de ganhar dinheiro baseado nos dados do seu estoque. Afinal, ao saber as melhores datas de venda de um produto, é possível criar campanhas para o mesmo, por exemplo.

Ainda, como estamos falando de uma distribuidora cujos produtos possuem data de validade, é necessário usar algum tipo de método de controle, como PEPS. Esse significa Primeiro a Entrar, Primeiro a Sair. Ou seja, esses produtos não perderão a validade e você não perderá dinheiro porque existe um controle.

Potencialize a gestão do seu estoque com a Planilha de Estoque Mínimo e garanta que sempre terá suprimentos para abastecer as prateleiras!

Planilha de controle financeiro

Esta planilha é uma das mais importantes do seu negócio. É ela que dá ao gestor o domínio total sobre as finanças da sua empresa. Até porque, o desequilíbrio financeiro é uma das causas mais comuns da falência dos pequenos negócios, você sabia?

Assim, com uma planilha de controle financeiro você tem todo o controle sobre os gastos e receitas da sua empresa. Isso implica que medidas podem ser avaliadas a partir da planilha. Por exemplo, caso você queira realizar um investimento ou fazer uma compra maior, é possível analisar a possibilidade na planilha de controle financeiro.

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Planilha de fluxo de caixa

Contar com uma Planilha de Frente de Caixa também é essencial para a gentão do seu negócio se você ainda não conta com um software para automatizar esses processos. Confira o modelo que preparamos!

Essa é uma ferramenta dedicada ao controle das despesas e das receitas da sua empresa. Ou seja, o dinheiro que entra e o dinheiro que sai.

Por isso, a planilha de fluxo de caixa é de extrema importância para um negócio. É ela que mostra os valores que você tem em caixa hoje, o que entrou e entrará de dinheiro, o que saiu e sairá de dinheiro. Isso faz com que a análise financeira da empresa seja feita de forma mais simples.

O que acontece muito é que o empreendedor pode se perder em relação aos valores do negócio, e isso é muito comum. Assim, você olha o caixa e o banco, vê o dinheiro e acredita que está tudo ok, mas pode não estar. É esse cálculo que a planilha de fluxo de caixa ajuda. Nela estarão todos os valores para que você saiba com exatidão esses montantes.

Planilha de vendas

Como saber se o seu faturamento foi bom nos últimos tempos? Com a planilha de vendas, você consegue saber como foram as suas vendas e o que fazer a partir disso.

Quando você tem mais de um vendedor, é possível que na hora de realizar uma venda alguém esqueça de inserir o valor total ou a quantidade de produtos nas respectivas planilhas. Isso faz com que seu financeiro ou estoque tenha problemas.

Com uma planilha de controle de vendas, isso não necessariamente acontece. Uma vez que você insere nela os dados da venda, é possível apenas repassar as informações para as outras planilhas, diminuindo a chance de erro.

Se os seus vendedores são comissionados, é importante ter um controle sobre as comissões, para isso use a planilha de comissão de vendas da eGestor!

Planilha de cadastro de produtos

Não precisa usar caderninhos ou guardar tudo na cabeça. Use a planilha para anotar todas as informações pertinentes aos produtos da sua loja.

Assim, quando um cliente pedir um produto específico, você não precisa ficar procurando no estoque ou no caderno. Basta procurar na planilha de cadastro de produtos para saber se você o comercializa.

Planilha de curva ABC

Toda loja tem um produto mais valioso, cuja venda de um único item cobre a venda de várias unidades de outros. Para saber qual é o seu produto, basta utilizar a planilha de Curva ABC. Com ela, basta inserir os valores de faturamento do produto e pronto, ela calculará qual o produto que você deve dar mais importância.

Ou seja, você pode estar até oferecendo mais de um produto para seus clientes, sendo que outro, que você acha que não é tão importante assim, é quem traz mais faturamento.

Assim, a partir desta informação, você pode traçar estratégias para vender mais.

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Planilha de DRE (Demonstração do Resultado do Exercício)

Tem dúvidas a respeito do seu desempenho como pequeno empresário? Avalie a sua gestão com esta planilha de DRE no Excel que apresenta os resultados alcançados durante determinado período.

Planilha de folha de pagamento

A folha de pagamento de um funcionário gera muitas dúvidas. Nela deve ser calculado o valor do salário de um funcionário, portanto, não há possibilidade de erros.

Mas, apesar de serem vários os impostos e descontos, a planilha de folha de pagamento pode ajudar o empreendedor a ter os valores de forma mais simples.

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Planilha de cálculo do preço de venda

Finalmente, uma das partes mais importantes de todo negócio: a definição do preço de venda de um produto. A vantagem da distribuidora são os preços mais atraentes, mas que ainda precisam ser lucrativos para o empreendedor. Por isso, você precisa calcular com precisão os valores de venda dos seus produtos.

Como esse é um processo delicado e em uma distribuidora de bebidas você tem vários produtos, uma planilha para calcular preço de venda de um produto é o ideal para esse cálculo. Assim, a probabilidade de erros é muito menor.

Planilha de ponto de equilíbrio

Essa ferramenta é indicada para identificar aquele ponto em que a empresa alcançou a estabilidade. É quando os investimentos são cobertos e ela começa a gerar lucro, de fato.

A planilha para calcular ponto de equilibrio no Excel ajuda a identificar a quantidade de produtos que precisam ser vendidos para que o seu negócio não tenha prejuízo. Assim, você consegue ter uma visão mais clara do impacto da venda dos produtos.

Considerações finais

Montar uma distribuidora é uma atividade rentável, interessante, que não exige grandes investimentos financeiros e com ótimas chances de se tornar uma empresa de sucesso. Mas, para isso, é necessário que você saiba com clareza quais passos dar em direção a este sonho. Com as planilhas para distribuidoras você chegará ao seu objetivo muito mais rápido e com mais segurança. 

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Escrito em: 27/07/21
<a href="https://blog.egestor.com.br/author/pedro-henrique-escobar/" target="_self">Pedro Henrique Escobar</a>

Pedro Henrique Escobar

Pedro Henrique Escobar é formado em Administração e gerente de marketing no eGestor. O eGestor é uma ferramenta online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: eGestor.

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