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Previsão de demanda: entenda tudo a respeito!

Tomar decisões baseadas em dados e evitando achismos, é absolutamente imprescindível para uma gestão eficiente de qualquer empresa. Sendo assim, a previsão de demanda é uma metodologia bastante eficiente.

Outrossim, utiliza-se para auxiliar as empresas no gerenciamento eficiente de seus estoques. E também na projeção financeira e análise de viabilidade para uma possível expansão do negócio.

Quer saber mais a respeito do método de previsão de demanda? E como realizar esta projeção em sua empresa? Basta continuar a leitura!

Afinal, o que é previsão de demanda?

Conforme o nome sugere, previsão de demanda é uma projeção da demanda futura de uma empresa para um período determinado.

Mais do que direcionar o controle de estoque, analisar a previsão de demanda traz informações relevantes para a gestão financeira de seu negócio. Visto que um estoque desequilibrado certamente vai impactar negativamente nas suas receitas. Estoque excessivo e produtos estagnados nas prateleiras, sem saída de mercado, nada mais é do que dinheiro desperdiçado. Seja no processo produtivo ou na aquisição junto a fornecedores. Da mesma forma, itens em falta podem fazer diferença na hora do cliente optar pelo concorrente e não sua empresa.

A previsão de demanda é, portanto, uma estimativa a respeito do que vai ocorrer com a empresa. Sendo mensurado em um determinado período futuro, o que tende a influenciar o seu processo produtivo. A partir da previsão de demanda, você terá dados para nortear a precificação de seus produtos e analisar a viabilidade de crescimento e expansão do negócio dentro deste período.

Essa é uma análise essencial para que você possa se precaver contra fatores que ocorrerão em um determinado período. Já que podem vir a afetar o seu negócio, como sazonalidades de mercado, por exemplo. Outros aspectos também podem ser avaliados de uma forma bastante segura a partir da previsão de demanda:

  • Necessidade de contratação de mais pessoal, de forma a atender um possível aumento de demanda;
  • Maior investimento em ações de marketing e em matéria prima
  • Projeção de fluxo de caixa;

Mas como realizar a previsão de demanda?

Existem dois métodos que podem ser aplicados na previsão de demanda, vamos falar sobre eles:

  • Pesquisa qualitativa pelo método baseado em pesquisa: Este método é uma pesquisa realizada com o público consumidor de sua marca. E também com um determinado grupo de pessoas que não consomem os seus produtos ou serviços. É um levantamento para entender que motivos levam este público a comprar ou não seus produtos ou solicitar seus serviços. Ela analisa o volume e frequência de compra, identifica aspectos que fortalecem e diferem sua empresa em relação a concorrência. Bem como fatores que de certa forma fazem com que as pessoas não venham a comprar.
  • Pesquisa quantitativa pelo método estatístico: é o contrário do método baseado em pesquisa. O método estatístico não da espaço para a subjetividade da opinião dos consumidores, já que se baseia em dados concretos. A demanda estatística se baseia no cálculo médio das vendas de um determinado produto em determinado período, dentro de local. Com finalidade de identificar será rentável ou não ingressar com o produto ou serviço em questão neste segmento de mercado.

Importância da Previsão de Demanda

Bem, a Previsão de Demanda é muito importante para que a empresa entenda e saiba qual é a sua possibilidade de atuação em um novo mercado. A previsão de demanda não está ligada necessariamente ao número de vendas mas no comportamento do mercado em si, por isso é de muita importância tanto para os fabricantes quanto para os varejistas.

Além disso, permite que a empresa saiba qual será a procura por produtos no futuro. Dessa forma, não irá produzir em excesso (superprodução) e nem em pouca quantidade (subprodução). Este processo evita o desperdício de matéria-prima, fazendo com que a produção seja melhor executada.

Outrossim, essa ferramenta faz com que o gestor tome decisões mais assertivas, de uma forma com que o potencial de mercado e a possibilidade de novos negócios sejam avaliados corretamente.

Não confunda previsão de demanda com previsão de vendas

Apesar de semelhantes e gerarem uma certa confusão, previsão de demandas e previsão de vendas não são exatamente a mesma coisa. É importante ficar atento as diferenças entre estes dois conceitos.

A previsão de vendas é uma avaliação do que a empresa tende a receber em relação aos valores das vendas; propriamente a partir da análise do histórico recente. Já a previsão de demanda traz uma visão mais ampla. E depende também de fatores econômicos e financeiros do mercado.

Por um lado, a previsão de vendas depende exclusivamente da produtividade da empresa. Já a previsão de demanda depende de uma análise mais aprofundada a respeito dos interesses de consumo do público alvo. Isso de forma a identificar a possibilidade ou não de uma possível expansão de mercado.

De uma forma resumida, a previsão de vendas faz uma projeção baseada no histórico recente da empresa. Enquanto que a previsão de demanda avalia as possibilidades de potencialização destes resultados e crescimento do negócio. De forma a atingir um público mais abrangente.

A previsão de demanda oferece alguns aspectos a serem melhorados em relação ao mercado no qual a empresa já opera. E também fornece dados a respeito de outro mercado no qual se pretende atuar.

Portanto, insucesso e baixo volume de vendas pode ser explicado por não ter sido feito um estudo de mercado adequado. A medida em que pode se estar operando em um mercado que não possui as características reais do público consumidor. E que não tem potencial para consumir o produto ou serviço em questão. São estes fatores que serão devidamente avaliados ao se elaborar uma previsão de demanda.

💡 Você também pode gostar: Relatórios gerenciais: Qual a importância no controle de estoque

Entenda o passo-a-passo para realizar a previsão de demanda

Para que você possa aplicar da melhor maneira possível é importante que siga estes passos, é claro que as variáveis também depende de outros fatores, mas esta sistemática pode ser seguida. Confira os passos:

1. Definir o objetivo

A previsão de demanda pode ser feita a partir de diferentes objetivos. Ela pode ser realizada com intuito de analisar a demanda de um produto especificamente, da empresa de uma forma geral.

Ou então a demanda a partir de um segmento específico de mercado. Por isso que definir qual será o objetivo deste processo é o primeiro passo para a previsão de demanda.

2. Definir o tempo

O segundo passo é definir para quanto tempo se deseja saber a previsão de demanda. O qual é chamado de horizonte temporal.Definidos os objetivos e o horizonte temporal, é preciso estabelecer o método de previsão de demanda.

3. Definir o modelo

Por pesquisa ou por estatísticas? Assim, no caso de optar pelo método de pesquisa, é preciso definir um determinado grupo de pessoas para realizar o questionário. Além disso, é necessário delimitar corretamente as questões abordadas neste questionário, em relação as intenções de compra.

O profissional responsável pela Previsão de Demanda é o mais recomendado para escolher a metodologia ideal de acordo com os objetuivos definidos.

4. Analisar dados coletados

Feito os passos anteriores, este é o momento de analisar os dados coletados. Tanto em relação as respostas dos questionários no caso do método de pesquisa; quanto em relação aos números obtidos no estudo de demanda no mercado analisado pleo método estatístico.

Dessa forma, a empresa terá uma previsão de demanda mais precisa e poderá analisar os recursos necessários para ingressar em um novo mercado.

Estes passos são os básicos para a previsão de demanda. Mas, obviamente você não precisa seguir essa estrutura a risca ao estruturar a previsão de demanda em seu negócio. Já que a cada situação deve ser analisada contexto e fatores externos que podem influenciar o rendimento do negócio.

Previsão de demanda e fluxo de caixa: qual a relação entre ambos?

A partir de variações na demanda entre períodos, será possível prever uma oscilação no fluxo de caixa empresarial. Assim, ao se prever sazonalidades você vai saber que haverá um impacto nas receitas relacionadas as vendas de sua empresa. Sejam elas positivas ou negativas.

A partir dessa visão, você deverá armazenar um capital de giro que seja suficiente para manter o seu orçamento estável e preparado para lidar com as despesas em meio a períodos de oscilação. Além de projetar receitas, a previsão de demanda faz um mapeamento a respeito dos custos necessários para otimizar a produção. E com a matéria prima de forma a atender a essa demanda. Receitas essas, que serão geradas pelas vendas em um determinado período.

Tecnologia X Previsão de Demanda

Com o avanço tecnológico ficou ainda mais fácil manter um cenário com informações reais e atualizadas, pois o processo de coleta e armazenamento de dados é simples e sem burocracia.

A tecnologia melhora a eficiência operacional, pois todo esse processo fica otimizado. Além disso, ela também colabora no momento de verificar as demandas futuras. Isso é possível através do algoritmos e métodos que pegam as informações e por meio delas conseguem realizar o cálculo.

A princípio, diversas empresas já tem empregado a tecnologia para melhorar a tomada de decisão, o gerenciamento de estoque e ops cortes de despercdícios.

Quem deve ser responsável por realizar a previsão de demanda em sua empresa?

Em empresas de médio e grande porte, geralmente os setores acabam dividindo as responsabilidades na tarefa de previsão de demanda. Eventualmente sendo os setores de vendas, marketing, financeiro e de produção. A integração de dados referentes ao volume de vendas, com a base de dados da clientela gerenciada pelo time de marketing, aliada aos indicadores financeiros e aos processos de produção, são ótimas ferramentas para se avaliar a capacidade de investimentos da empresa, conhecimento e estudo do público alvo, além de analisar a capacidade de aumentar a produção.

No caso de micro e pequenas empresas, os próprios proprietários podem se encarregar deste processo. Isso, pois já estão habituados a gerenciar as mais diversas áreas do negócio. E também por se encontrarem em um estágio inicial da empresa, a demanda ainda não apresenta uma grande variação.

Também é importante ressaltar que a previsão de demanda em pequenos negócios devem ser feitas para um horizonte temporal curto. Isso se comparado a empresas de maior parte. Porque as pequenas empresas não possuem inicialmente as mesmas condições de aumentar a produção para um longo período!

Esperamos que você tenha gostado do texto e possa aplicar as dicas de previsão de demanda em sua empresa. Deixe um comentário e sinta-se a vontade para compartilhar em suas redes sociais!

Considerações finais

Em conclusao, a Previsão de Demanda proporciona as informações muitoimportantes sobre o mercado em que atuam, e também aquele em que desejam alcança· É por isso que também é conhecida como estimativa de demanda porque consegue prognosticar o que acontecerá no futuro.

Então, sempre que houver alguma dúvida referente à Previsão de Demanda volte aqui neste material e aprimore seu conhecimento, assim sua empresa conseguirá trilhar um caminho de sucesso. Podendo assim, alcançar todos os objetivos desejados.

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Escrito em: 28/06/18
<a href="https://blog.egestor.com.br/author/pedro-henrique-escobar/" target="_self">Pedro Henrique Escobar</a>

Pedro Henrique Escobar

Pedro Henrique Escobar é formado em Administração e gerente de marketing no eGestor. O eGestor é uma ferramenta online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: eGestor.

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