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Como usar os recursos visuais para fidelizar clientes

Escrito em: 30/03/21

O custo de aquisição de um novo cliente costuma ser alto, e não fazer os esforços adequados para fidelizá-los definitivamente não é uma boa ideia. Com as ferramentas de marketing de conteúdo, você conta com diversas opções para manter o cliente próximo da sua empresa e satisfeito com o seu produto ou serviço. Especialmente os recursos visuais são cada vez mais um grande aliado para educar, construir relacionamentos, dar suporte, engajar e, como resultado, fidelizar clientes.

Mas como exatamente o uso dos recursos visuais certos pode ajudar a fidelizar clientes e fazer com que eles continuem interessados na sua empresa? Estatísticas mostram que 91% das pessoas preferem conteúdo visual do que apenas escrito, e isso já é motivo suficiente para levá-los em conta ao tentar engajar os seus clientes.

Em uma época em que o conteúdo visual cresceu e se tornou parte integrante das estratégias de marketing, é importante pensar em maneiras criativas de aproveitá-lo para engajar os clientes e aumentar as vendas. Você deve usar recursos visuais para inspirar o seu público e motivá-lo a comprar, ao mesmo tempo que exibe seu produto e oferece uma experiência personalizada.

Uma das ideias por trás do uso de recursos visuais é preencher a lacuna entre as expectativas do cliente e a realidade, resultando em satisfação, aumento nas conversões e vendas. Portanto, vá além das fotos básicas do produto, por exemplo, e aposte em conteúdos criativos.

Você pode usar os recursos visuais em momentos tão diversos quanto:

  • Apresentar produtos e serviços de forma simples, didática e atraente
  • Ao manter os clientes constantemente informados
  • Construir confiança e engajamento usando as redes sociais
  • Suporte de qualidade através de processos de trabalho claros

Recursos visuais para ajudar o cliente a entender o seu produto

Como foi dito acima, uma das possibilidades de uso dos recursos visuais é no alinhamento entre a expectativa do seu cliente e a realidade do seu produto. Ao deixar muito fácil de entender o que de fato o serviço oferece você ajuda o cliente a usufruir melhor dele e não esperar algo que não que não vai encontrar. Saber usar adequadamente um produto faz com que o cliente extraia todos os seus benefícios e não tenha expectativas que estão fora da sua proposta.

Não criar expectativas que não serão atendidas e não deixar que uma comunicação falha leve os clientes a não ter uma visão clara sobre o que vão encontrar é o primeiro passo para ter usuários satisfeitos e fidelizar clientes.

Existem várias formas de tornar uma informação agradável e fácil de compreender usando recursos visuais. Um exemplo é quando você precisa ajudar o cliente a decidir qual é a solução mais adequada para a sua necessidade. Nesse caso, os infográficos de comparação, que ajudam o usuário a entender rapidamente e de forma visual os diferenciais de cada opção e as vantagens e desvantagens de cada escolha.

Com o infográfico abaixo, o consumidor consegue visualizar rápida e claramente as diferenças entre duas cafeteiras e escolher a que realmente vai lhe servir melhor. Comparar e contrastar várias opções é ideal quando você apresenta diversos produtos com finalidades semelhantes.

Um infográfico de comparação é uma maneira visual de comparar produtos, planos, argumentos e ideias. Muitas páginas de produtos exibem uma série de imagens acompanhadas de uma longa descrição explicando benefícios e atributos. Mas quantas pessoas chegam a ler essa descrição quando há tantas imagens chamando mais a sua atenção ao redor? Ao visualizar duas opções apresentadas com um infográfico, é muito mais fácil fazer a escolha adequada.

Os infográficos podem ajudar até mesmo os mais confusos e indecisos a descobrir o seu produto e podem explicar um processo complexo de uma forma bastante simples. Eles permitem que você comunique de forma mais rápida o que quer dizer sobre o seu produto, e ao destacar, contrastar, comparar e organizar informações usando recursos visuais, você não precisa que o seu cliente faça esforço para aprender, basta um olhar e a mensagem está dada.

Recursos visuais para suporte ao cliente

Os recursos visuais também são excelentes para simplificar fluxos de decisão e promover a estabilidade de processos de trabalho de diversas maneiras, entre elas o suporte ao cliente. Ao apoiar o treinamento de equipes com o uso de job aids, por exemplo, os recursos visuais são uma grande ferramenta para proporcionar um suporte profissional e estável ao seu cliente. Veja esse infográfico de processo, no caso um fluxograma de atendimento, por exemplo.

Ele torna o processo de decisão fácil e simples de ser repetido. Os job aids são instruções simples sobre como fazer uma tarefa e ajudam os funcionários a lembrar como realizá-las sem cometer erros. Estudos indicam que, ao substituir alguns dias de treinamento por job aids, o rendimento dos funcionários aumentou em 50%.

Os infográficos de processos são ideais para servir de apoio durante o onboarding de novos funcionários, assim como na criação de job aids eficazes, pois são desenvolvidos para resumir, simplificar e tornar mais visuais os fluxos de trabalho. Veja abaixo algumas dicas de como criar o seu:

Além dessas dicas, ao criar um infográfico de suporte ao cliente, lembre-se de destacar um problema comum para seus usuários.

Recursos visuais no engajamento e relacionamento nas redes Sociais

A mídia social hoje está altamente focada na comunicação entre todas as partes envolvidas no processo de compra, e a qualidade dessa comunicação depende de como as marcas usam as plataformas. Os principais canais de mídia social – Facebook, Twitter e Instagram – são usados principalmente para fins pessoais, e as empresas aproveitaram esse espaço para se aproximar do seu público.

Por isso, é extremamente importante personalizar sua estratégia de marketing digital com um ângulo mais pessoal. Para marcas, vender um produto ou serviço é uma prioridade, e ao construir um relacionamento com clientes há uma chance melhor de ver o engajamento do público se converter em vendas e fidelizar os clientes.

Os recursos visuais são o tipo de conteúdo que atrai maior engajamento. Pesquisas apontam que a performance de um conteúdo visual, seja um gráfico, vídeo, fotografia ou gif, é entre 120% e 180% maior em relação ao conteúdo puramente escrito.

E a melhor forma de conseguir isso são com conteúdos originais que permitem concentrar grandes volumes de informação de forma sucinta, simples e atraente. Aqui entram os infográficos novamente, que além de serem visualmente atraentes a altamente informativos, estimulam o compartilhamento espontâneo e podem servir para atrair os leitores para um texto no seu blog ao serem compartilhados no seu perfil em uma rede social, por exemplo.

Usando a mídia social regularmente, as marcas podem construir um relacionamento com seus clientes e até mesmo fazer seu público sentir que a marca é como uma pessoa. Embora algumas empresas optem por fazer o mínimo com a mídia social – simplesmente postar em horários específicos do dia usando ferramentas de gerenciamento de mídia social – as marcas que estão usando a mídia social de forma eficaz são as que tentam ativamente encorajar a fidelidade à marca.

Com essa abordagem, as empresas não parecem mais entidades separadas, mas uma extensão da vida das pessoas. A abordagem pessoal faz uma grande diferença na esfera digital e costuma ser a chave para o sucesso de uma marca.

Para visuais que atinjam esses objetivos nas redes sociais, alguns pontos para se ter em mente são:

  • Mantenha seu conteúdo escrito breve e informativo
  • Use recursos visuais úteis, como ícones, gráficos e ilustrações
  • Não inclua mais de 10 etapas ou ideias
  • Torne o seu texto fácil de ler em qualquer tela

Conclusão

Em um momento em que o conteúdo visual se tornou parte integrante das estratégias de marketing, é importante pensar em formas criativas de aproveitar o potencial dos recursos visuais para fidelizar clientes e inspirá-los a interagir com a sua marca. Proporcionar uma experiência de compra em que o cliente se sinta seguro ao saber sobre o seu produto e contar com um bom suporte são fatores fundamentais para isso. Então se você quer usar esses recursos, existem ferramentas online que permitem a personalização de centenas de templates adequados aos mais diversos fins.

Pedro Henrique Escobar

Pedro Henrique Escobar

Pedro Henrique Escobar é formado em Administração e gerente de marketing no eGestor. O eGestor é uma ferramenta online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: eGestor.

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1 Comentário

  1. Luan Lima

    Ótimo blog, matérias muito boas super relevantes e atualizadas, vou sempre acompanhar as dicas.

    Responder

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