reposição de estoque

Tanto para empresas que trabalham com a comercialização, quanto as que trabalham com a produção, realizar uma reposição de estoque eficiente para evitar rupturas e não perder oportunidades de venda, é essencial. 

Mas ao mesmo tempo, é necessário analisar a demanda para cada produto, pois determinados itens não necessitam de uma reposição tão imediata e podem vir a ficar estagnados na prateleira dependendo da quantidade armazenada gerando um grande desperdício do capital que foi investido.

Portanto, uma reposição de estoque bem feita garante um melhor aproveitamento de recursos e ao mesmo tempo mantém as prateleiras sempre prontas para atender a demanda. Neste artigo vamos listar algumas estratégias de reposição de estoque, para que você possa realizar este processo de uma forma equilibrada e não sofrer com a falta e nem com o excesso de produtos. Siga com a gente!

1- Analise a rotatividade de seus produtos

Antes de saber o momento certo de solicitar reposições de estoque e estabelecer quais os produtos merecem uma maior atenção neste sentido, é absolutamente essencial com que você estude minuciosamente o histórico de vendas da sua empresa e a demanda para cada produto nos períodos analisados.

A partir dessa análise é possível se ter uma ideia a respeito de quais produtos devem ser repostos de uma forma mais imediata e quais deles não necessitam de tanta urgência de reposição.

Sabendo exatamente a data em que um determinado produto saiu de seu estoque e saber o dia que este produto foi reposto, também é importante para verificar os prazos de entrega por parte de seus fornecedores. 

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2- Faça o método de previsão de demanda

A partir da análise do histórico recente de vendas da sua empresa, é possível identificar um certo padrão e de certa forma, realizar uma projeção futura da demanda, a partir dos produtos mais e menos vendidos. Na previsão de demanda também é preciso considerar períodos de sazonalidade de mercado. Lojas de presentes, por exemplo, devem ficar atentas a datas comemorativas como dia das mães, dia dos pais e dia dos namorados, dentre outras, já que são períodos em que certamente haverá uma maior demanda e os estoques devem ser repostos com uma maior agilidade.

3- Utilize um bom sistema de controle de estoque

A partir do cadastro de vendas em um sistema de controle de estoque como o eGestor, a ferramenta gera importantes relatórios sobre seus produtos de uma forma totalmente automatizada. O relatório de curva ABC de produtos, classifica os seus itens dos mais aos menos vendidos e em relação aos que geraram um maior faturamento.

A partir do relatório de estoque mínimo, o sistema emite avisos em relação aos produtos que se encontram em uma quantidade abaixo do padrão e que estão em falta no estoque, indicando o momento certo para a reposição.

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De que forma estabelecer o tempo de reposição de estoque?

A definição do tempo de reposição de estoque vai depender muito do volume e frequência de vendas do seu negócio. Se você percebe um volume de vendas de certa forma padronizado ao longo de todos os meses, a reposição de produtos a cada saída pode ser feita a partir de intervalos fixos pré-estabelecidos.

Já no caso de empresas que apresentam significativas variações de um mês para o outro, talvez a melhor alternativa seja formar parcerias com os fornecedores, de forma a solicitar reposições de acordo com a necessidade e ter acesso a uma entrega mais ágil por parte desses fornecedores.

Para ambos os casos, é de extrema importância se preparar e precaver-se contra períodos de sazonalidade conforme falamos anteriormente, que podem gerar um impacto positivo ou negativo nas vendas de acordo com a situação. Podemos citar como exemplos de sazonalidades positivas, algumas datas comemorativas como dia dos pais e dia das mãe, que apresentam um grande aumento nas vendas do comércio varejista.

Já como situações negativas podemos citar o aumento da inflação, dentre outros fatores. A velocidade de reposição também será influenciada significativamente diante destes e outros fatores sazonais de mercado. Afinal, de nada adianta manter o mesmo tempo de reposição em períodos de quedas drásticas nas vendas ou então manter o intervalo padronizado em períodos de aumento na demanda. É preciso adequar as suas estratégias de reposição de acordo com o contexto e as necessidades da sua empresa para um determinado período.

Apesar de possíveis variações decorrentes dos períodos de sazonalidade, entender alguns conceitos pode ser útil para direcionar este processo em sua empresa e tornar a sua reposição de estoque mais eficiente. Entre estes conceitos, estão o de estoque mínimo ou estoque de segurança e o estoque máximo, os quais vamos falar a partir de agora.

Afinal, o que é o estoque mínimo?

Estoque mínimo ou estoque de segurança nada mais é do que uma determinada quantidade reserva de um produto no estoque, de forma a suprir as necessidades da empresa durante o período em que um determinado produto não é efetivamente reposto. É uma quantidade que garante que não haverá falta de estoque durante o período de reposição.

A partir do estoque de segurança, você pode se precaver contra possíveis atrasos nas entregas dos fornecedores e manter o estoque abastecido para atender demandas acima da média de vendas da empresa.

Para estabelecer a quantidade do estoque de segurança, é preciso avaliar os prazos de entrega dos fornecedores e o histórico de vendas de um determinado produto, bem como os períodos sazonais, os quais falamos anteriormente. O estoque mínimo pode ser obtido a partir das seguintes fórmulas:

  • Estoque mínimo= consumo médio diário x tempo de reposição;
  • Consumo médio diário= consumo das mercadorias em um determinado período / dias deste períodos;

E o estoque máximo?

O estoque máximo por sua vez, indica uma quantidade limite, a qual não deve ser extrapolada no momento da reposição, para que não ocorra excedente no estoque. Se um determinado produto possui 60 unidades como estoque máximo e já foram solicitados 40, a empresa só pode solicitar mais 20 unidades.

É importante levar em conta o tamanho do espaço de armazenagem para os produtos e também analisar determinados produtos que não possuem um alto volume de vendas e tendem a estagnar mais facilmente nas prateleiras. Outro aspecto importantíssimo no momento de definir o estoque máximo, é em relação aos produtos perecíveis, que devem ser armazenados somente na sua quantidade mínima para atender a demanda.

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Guia de Controle de Estoque Sazonal

Por Gabriel Pfeifer, em 25/07/2018

 

Escrito por eGestor
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