Se antigamente a percepção da gestão de qualidade focava apenas no produto final, atualmente isso não é suficiente. Todos os processos operacionais da sua empresa devem ser ligados a novas metodologias que garantem a satisfação dos clientes — afinal, o conceito de qualidade está diretamente ligado à sensação agradável dos seus consumidores em relação ao seu negócio. Então leia este post e entenda agora o que é gestão de qualidade e como aplicá-la em seu empreendimento:
O que é gestão de qualidade?
A gestão de qualidade é um conjunto de técnicas com o objetivo de garantir níveis de excelência no produto e no serviço oferecido pela sua empresa visando a satisfação total dos clientes. Para tanto, é necessário definir um planejamento, implementar um mecanismo de capacitação e métricas de mensuração para avaliar os processos e identificar eventuais falhas que diminuam o padrão de qualidade.
Há alguns anos, não havia grande preocupação com as condições de produção e avaliava-se apenas o resultado final do produto ou serviço. Entretanto, a gestão de qualidade ampliou o seu raio de atuação devido ao avanço nas pesquisas no campo dos recursos humanos e da inovação tecnológica.
O resultado é que a gestão de qualidade atualmente deve levar em conta não só a ponta do processo produtivo — o serviço ou o produto final —, mas todas as etapas operacionais da empresa. Dessa forma, garante-se com mais precisão que o objetivo final, o nível de excelência, será alcançado naturalmente. Cria-se, no fim das contas, uma cultura de busca incessante pela qualidade.
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O que é essencial para uma boa gestão de qualidade?
Dentro dessa esfera, a estratégia Total Quality Management (Gestão de Qualidade Total, em português, ou simplesmente TQM) é uma das mais modernas e bem-sucedidas. Basicamente trata-se de uma metodologia de gestão de qualidade na qual todos os colaboradores e diretores da empresa se envolvem diretamente na melhora contínua dos produtos e dos serviços oferecidos.
Contudo, para que essa estratégia se torne um sucesso na sua empresa, existem 2 critérios indispensáveis: comunicação colaborativa e transparência. Trata-se de uma questão óbvia uma vez que, sem esses requisitos, torna-se impossível a participação de toda a sua equipe e a criação de uma cultura empresarial com foco na gestão de qualidade. Então, se quiser que os seus clientes confiem plenamente no seu negócio, é melhor fazer uma boa pesquisa sobre comunicação organizacional, OK?
Como aplicar a gestão de qualidade no meu negócio?
Pergunte o que os clientes acham do seu produto ou serviço
A maior fonte de respostas para a melhora dos seus produtos é o seu cliente. Portanto, pergunte sempre que possível. Existem diversas formas de saber o que eles acharam do atendimento e do serviço oferecidos pela sua empresa. Você pode usar formulários, canais de avaliação física e on-line ou sistema de notas para os produtos, por exemplo. O que você realmente precisa saber é qual o nível real de satisfação dos consumidores e conseguir localizar com exatidão onde estão as maiores falhas.
Analise os processos
A otimização de processos é um passo simples e básico para qualquer metodologia de gestão de qualidade. Torne a parte operacional da sua empresa rápida e precisa. Isso pode ser feito com ajuda de softwares especializados — como um ERP on-line — e até com uma boa distribuição de tarefas. Descubra quais processos demandam mais tempo e geram mais “problemas” para a produtividade da sua empresa e tente corrigi-los.
Converse com a sua equipe
Outra excelente fonte de respostas para desenvolver um nível de excelência no seu negócio é escutar a sua equipe. Pergunte o que eles pensam que precisam para melhorar o produto ou atendimento. Falta material? Recursos? Questione e esteja disposto a ouvi-los sempre! Se quiser, faça reuniões semanais e proponha a troca de ideias colaborativas entre os setores. Aos poucos, você motiva seus colaboradores e ainda constrói uma cultura saudável e sustentável dentro da sua empresa.
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Texto sucinto e bem elaborado
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