Como fazer uma conciliação bancária - eGestor

Realizar o processo de conciliação bancária é importante para todas as empresas, independente do seu porte. A conciliação bancária permite com que se realize o monitoramento do dinheiro das vendas realizadas pelas empresas através de diferentes formas de pagamento, como boletos bancários e cartões de credito, por exemplo.

Com a conciliação bancária é possível fazer uma associação entre as movimentações da conta bancária de uma empresa e as movimentações armazenadas no sistema de controle financeiro interno utilizado pela empresa. Este processo permite identificar uma possível inadimplência de algum cliente, assim como pode precaver a empresa de um possível esquecimento de registro no sistema de controle financeiro, em caso de as informações contidas no extrato financeiro não estarem no sistema de controle interno.

A conta bancária e as movimentações armazenadas no sistema de controle financeiro precisam estar compatíveis. Este processo traz um enorme ganho de eficiência no controle financeiro das empresas. A conciliação bancária pode ser feita através do sistema eGestor de uma forma muito simples e prática. Basta seguir as nossas dicas!

Guia de Gestão Estratégia

Como fazer conciliação bancária no eGestor?

O processo de conciliação bancária no eGestor pode ser feito a partir do menu financeiro. Neste menu, é preciso acessar o item Conciliação e então seguir alguns passos:

Conciliação Bancária - eGestor

Conciliação Bancária – eGestor

Envie o arquivo bancário

No espaço de conciliação bancária, clique em nova. Feito isso, o eGestor irá solicitar que você envie o seu arquivo bancário. Isso pode ser feito a partir da importação do arquivo OFX, que são as informações contidas no extrato bancário e que podem ser lidas pelo sistema.

Este arquivo pode ser obtido a partir de seu home banking. 

Selecione a conta relacionada

Já com o arquivo OFX gerado pelo sistema, você deve selecionar qual a conta caixa que você deseja relacionar com as informações contidas no arquivo. Assim você poderá conferir em qual conta as movimentações financeiras ocorreram!

Escolha e preencha uma das opções do arquivo OFX

Com o arquivo OFX gerado e com a conta selecionada, você terá que escolher uma das opções do arquivo: 

Conciliação Bancária - eGestor

Conciliação Bancária – eGestor

 

  • Novo: nesta opção você pode adicionar uma nova conta como paga ou recebida, que ainda não estava prevista como uma das contas a pagar ou a receber;
  • Buscar: neste caso, a conta selecionada já estava entre as contas previstas a serem pagas ou recebidas. Se esta opção for selecionada, a conciliação bancária vai apenas alterar o status para “paga” ou “recebida” no sistema.
  • Transferência: a opção transferência é escolhida quando se deseja realizar uma movimentação financeira dentro da empresa entre caixa interno e um caixa banco.
  • Sugestão: nesta opção, o sistema tentará identificar a existência de alguma conta prevista que possua as mesmas características da movimentação presente no arquivo OFX.

Confira as informações obtidas

Feito o envio do arquivo bancário e selecionando a conta caixa, o sistema vai fornecer informações referentes a conciliação bancária solicitada, como o código de conciliação para ajuste de algum possível erro no processo, arquivo OFX, banco, identificação, conta caixa, data das informações contidas no arquivo, além do status de andamento da conciliação bancária, que será atualizado a medida em que as informações do arquivo OFX forem relacionadas com a conta caixa selecionada!

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Por Gabriel Pfeifer, em 14/08/2017

Escrito por eGestor
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