outsourcing e terceirização

Out” que traduzido significa “fora” ou “de fora”. E “source” cuja tradução é “origem” ou “fonte”. Assim, na tradução literal, outsourcing é uma fonte de fora. Ou também conhecida como terceirização. E é a forma que muitos empresários usam para contratar uma ajuda de fora da empresa para determinada área.

O que é

O outsourcing é uma prática onde a empresa realiza a contratação de serviços especializados de fora. Ou seja, tarefas que normalmente não são executados dentro da empresa. Ou então, funções que já não se encaixam na proposta inicial da empresa e deverão ser cessados.

Assim, o outsourcing se refere mais a processos ligados a administração da empresa. Como marketing, recursos humanos ou contabilidade, por exemplo. 

Normalmente, essa contratação acontece visando uma melhor lucratividade dentro da empresa. Isso por se tratar da admissão de pessoas ou empresas que são capacitadas para o serviço.

Esse tipo de serviço não deve estar ligado ao propósito inicial da empresa. Assim, se você tem uma empresa de sistemas de gestão negócios, você não pode contratar alguém para fazer o sistema. Mas pode ter uma empresa de fora fazendo sua contabilidade, por exemplo.

Vantagens

  • Melhor resultado: por serem empresas especializadas no assunto, o resultado será o esperado. Terminado em menos tempo e não utilizando os recursos da sua empresa.
  • Aumento da produtividade: com a contratação de uma empresa de fora, é possível investir maior concentração para as atividades realizadas. Assim aumentando a eficiência de suas atividades. Podendo focar em tarefas que irão gerar receita. 
  • Redução de riscos: qualquer erro decorrente de pouca experiência ou falta de atenção não irá ocorrer. Afinal, a empresa contratada será especialista no ramo.
  • Redução de despesas: se é necessário criar uma equipe dentro da empresa para tal área, há necessidade de treinamento especializado e diversos outros gastos derivados da contratação. Ao empregar um serviço de outra empresa, esses custos desaparecem. Podendo assim transpor esse valor para outros setores mais importantes.

Desvantagens

O outsourcing é considerado uma das ferramentas mais importantes dentro da gestão empresarial. Ainda assim, é necessário muita atenção, para que de forma alguma essa prática prejudique seu negócio. Algumas desvantagens desse método:

  • Perda de controle: apesar de todo propósito do outsourcing ser de não precisar realizar a tarefa na sua empresa, é preciso que haja algum controle para com a empresa prestadora do serviço. Sendo assim, é preciso um contrato bem específico e que seja cumprido sempre.
  • Fechamento de vagas: com o cessamento de alguma área da empresa, existe chance que algumas pessoas sejam dispensadas do cargo. E isso também irá causar um impacto na opinião da comunidade sobre a empresa.
  • Problemas na segurança: por realizar diversos serviços, a empresa contratada precisará de dados confidenciais e importantes. Assim, é preciso ter uma segurança muito grande ao fazer essa escolha.

Diferenças entre outsourcing e terceirização

O outsourcing pode ser considerado um tipo de terceirização. Explico: terceirização é contratar um terceiro para fazer um serviço. E o outsourcing se refere, principalmente, a funções burocráticas e administrativas da empresa.

Normalmente o termo terceirização é relacionado a tarefas que não estão ligadas a coordenação administrativa da empresa. Entre elas a logística, segurança, transporte, limpeza, entre outros.

Claramente essas tarefas são de suma importância. Como em um restaurante, onde as tarefas que poderão ser terceirizadas serão as de transporte, limpeza e segurança. E não as funções ligadas a cozinha, por exemplo. 

No Brasil

Esse tipo de atividade deve estar regularizado. E no Brasil, a Súmula 331 do TST torna esse processo mais fácil e legal.

Como especificado no item III: “Não forma vínculo de emprego com o tomador a contratação de serviços de vigilância (Lei nº 7.102, de 20.06.1983) e de conservação e limpeza, bem como a de serviços especializados ligados à atividade-meio do tomador, desde que inexistente a pessoalidade e a subordinação direta. “

Que áreas podem ser terceirizadas

Como explicado, não é possível contratar empresas terceirizadas para a realização de atividades ligadas a função principal da empresa. Isso pois seu fim é justamente o de auxiliar em áreas que a empresa não é expert.

Assim falaremos da terceirização de algumas áreas. Assumindo que sua empresa não seja prestadora desses serviços.

Marketing

Talvez a contratação de uma empresa de marketing, publicidade e propaganda ou relações públicas seja necessária para sua empresa. Isso porque ela passará uma perspectiva diferente da que já existe na sua empresa.

Isso também se dá pois para uma empresa que não tem tanto foco em elaborar uma estratégia de marketing, formar uma equipe para tal é sair do seu planejamento.

A empresa contratada também pode fazer a criação de logos e de imagens. Além de todo marketing digital e físico.

Contabilidade

Esse tipo de terceirização é um dos mais utilizados. Eles servirão como auxiliares em questões como relatórios e balanço patrimonial. Ajudam nas questões legais, mantendo em dia os tributos legais que devem ser recolhidos.

A parte de análise e planejamento também são funções da empresa de contabilidade contratada. Além de ajudar no processo de pagamento da folha de salários dos seus funcionários.

Recursos humanos

Contratar uma empresa para fazer a contratação de seus funcionários pode parecer um pouco ilógico. Mas é o total oposto.

Esse tipo de instituição possui um maior conhecimento nesse ramo, assim, selecionando os melhores candidatos para as vagas disponíveis na sua empresa. Além de dispor de um time com psicólogos e outros especialistas.

Logística

A parte de logística de uma empresa demanda bastante controle. Por isso a opção de outsourcing é uma boa ideia nesse caso.

Se sua empresa precisa de um sistema de controle de estoque, de entregas, de saídas e de entradas mais específico, essa empresa trará apenas vantagens.

Afinal, além desse tipo de controle, é possível garantir que não haverão roubos, perdas, ou extravios durante o processo de deslocamento ou armazenamento.

T.I.

Por essa área necessitar de profissionais especializados, que normalmente custam caro, é muito comum essa terceirização

É possível desenvolver uma parceria da sua empresa com a empresa de T.I. terceirizada. Gerando benefícios mútuos. Sendo o profissional valorizado; e a empresa que necessita desse serviço tendo um suporte constante. Tanto de equipamentos, como de gerenciamento de dados.

Escrito por eGestor
O eGestor é um software online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: https://www.egestor.com.br