fbpx

Robert Kiyosaki: Empreendedores de sucesso

Havaiano, nascido em 1947, autor de mais de 30 livros, empresário e investidor. Esse é Robert Kiyosaki. Autor do livro de grande sucesso “Pai Rico Pai Pobre“, ele é responsável por ensinar toda uma geração a cuidar do dinheiro. 

Quem é Robert Kiyosaki

Robert Kiyosaki é um empresário nascido no Havaí em 1947. Seu sonho era viajar o mundo e conhecer outros mercados e, para isso, se formou na Marinha Mercante. Esta formação rendeu-lhe um emprego na Standard Oil Company, uma das maiores companhias de petróleo.

Com o desmantelamento da Standard Oil Company, Robert passou a integrar o grupo de Fuzileiros Navais da sua região e foi para a Guerra do Vietnã. Lá, ele ficou até 1974, estudando meios de liderança de tropas. Ao retornar, entrou para o quadro de funcionários da Xerox, onde aprendeu técnicas de vendas.

Graças aos conhecimentos adquiridos, fundou a Cash Flow Technologies, tornando-se assim um importante empresário e investidor. Mas, o que tornou Robert um nome conhecido, foi a sua carreira como escritor. Ele é autor de mais de 30 livros, dentre os quais “Pai Rico, Pai Pobre” ganhou grande destaque, tornando-se sua principal marca. Inclusive, a Cash Flow é responsável pela licença da publicação. As vendas de suas obras somam mais de 41 milhões de cópias, tradução para 40 idiomas e circulação em 40 países do mundo.

Robert Kiyosaki defende que a Educação Financeira deveria fazer parte da grade escolar tradicional em todos os países do mundo, pois acredita que é algo que deve ser aprendido desde cedo. Baseado nesse seu princípio, tornou-se criador de alguns jogos de mesa educativos, dentre os quais o famoso Cash Flow.

Por ser escritor, acabou atuando também como jornalista, como quando participou de uma coluna denominada “Por que os ricos se tornam mais ricos?”. Fez também uma participação especial na coluna “10 Questions” (10 Perguntas, em tradução livre) da renomada Time Magazine. Ali, aproveitou o espaço para tirar dúvidas e incentivar pequenos investimentos e falar da importância da educação financeira na vida das pessoas.

Desconfianças

Entretanto, os ensinamentos e histórias da infância do autor contidos nos livros são alvo de muitos questionamentos. A veracidade da existência do pai rico que ele descreve é considerada duvidosa e suas “técnicas” não possuem comprovação científica. Isso leva muitos a considerar que suas obras não têm embasamento teórico para oferecer dicas e conselhos financeiros.

Apesar disso, existem empresários que afirmam que tiveram êxito em suas conquistas a partir do que aprenderam com Robert Kiyosaki. E, portanto, pouco importa se suas histórias de infância são ou não verídicas. Afinal, o foco principal é o papel motivacional e instrutivo que elas podem desempenhar na vida dos leitores.

Robert Kiyosaki desperta questionamentos também por parte da sociedade conservadora, principalmente quando coloca em xeque a teoria para tornar-se um “homem de bem”. Segundo a mesma, é necessário formar-se por uma universidade em um curso que ofereça alto retorno financeiro. Para o autor, a base do sucesso financeiro de um adulto reside na educação financeira que ele recebe quando em idade escolar. Da mesma forma, a falta dessa informação (que normalmente não é oferecida na rede convencional de ensino) é a principal raiz da dificuldade de controle sobre as finanças da qual muitas pessoas padecem.

Por essas e outras, chegou a ser chamado até mesmo de charlatão.

Pai Rico, Pai Pobre

O principal livro de Robert Kiyosaki foi escrito em coautoria com Sharon L. Lechter, pois o empresário admite que escrever não é um dos seus pontos fortes, chegando a fazer piadas sobre suas dificuldades com o inglês.

Sharon escreveu outros 14 livros junto com Kiyosaki, todos dentro de sua principal marca “Pai Rico”. Aliás, ele tem três projetos em sociedade com Sharon e com sua esposa, Kim. Além de “Pai Rico”, sob sua direção, também conta com “Família Rica”, coordenado por Sharon que, segundo ele, é “a única empresária nata que ele já conheceu” e “Mulher Rica”, coordenado por Kim.

Pai Rico, Pai Pobre foi lançado em 1997 e tornou-se o primeiro best-seller de Robert Kiyosaki. Nele, os autores defendem que a melhor forma de construir a independência financeira é tornando-se “patrão”. Comprar imóveis e ter um negócio próprio é uma forma de gerir um sistema de meios de produção. Isso, segundo os autores, funciona melhor do que trabalhar como empregado para outras pessoas.

A ideia por trás de Pai Rico Pai Pobre

O principal foco de análise são as diferenças nos conceitos de ativos e passivos entre pobres e ricos. Os ricos consideram como ativos quaisquer bens que possam produzir renda (casas de aluguel ou ações, por exemplo) e passivos aqueles que geram custos (para eles, casa e automóvel próprios entram neste último grupo). Enquanto isso, os pobres compram bens com baixo valor de mercado e acreditam estar adquirindo ativos. Daí a diferença na forma como um pai rico e um pai pobre educa seus filhos.

Através da abordagem de tópicos como “o valor da inteligência financeira”, “as pessoas pagam impostos antes de gastar e as empresas, depois” e “empresas que são entidades artificiais e podem ser usadas por qualquer pessoa, mas os pobres não ficam sabendo”, os autores pregam que a independência financeira de uma pessoa é medida pelo tempo que a renda de seus ativos é capaz de sustentá-la. Logo, se a renda foi maior do que as suas despesas, ela pode ser considerada financeiramente independente. Mas, infelizmente, a grande maioria das pessoas não aprende isso na escola. E, por isso, acaba trabalhando a vida inteira pelo dinheiro, ao invés de fazer o dinheiro trabalhar a seu favor.

Descrença do método

O livro foi amplamente criticado, e seus conselhos chegaram a ser considerados perigosos por outros investidores. A impressão que os críticos tiveram é que o discurso é motivacional, as pessoas terminam de ler com vontade de mudar de vida, mas sem saber quais diretrizes tomar para colocar esses planos em prática. E os questionamentos sobre a real existência deste seu pai rico foram confirmados pelo próprio autor que, ao ser perguntado, o comparou a Harry Potter, dizendo que se este pode ser um mito, então o seu pai rico também poderia.

Robert Kiyosaki e Donald Trump

Robert Kiyosaki escreveu outros livros em parceria com outros autores no decorrer de sua carreira. E dois deles foram escritos com ninguém mais, ninguém menos do que o atual presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. O primeiro, “Nós queremos que você seja rico” foi publicado em 2007, e o segundo, “O Toque de mídias”, em 2012.

Trump é considerado um grande empresário e investidor, admirado por grande parte da população dos Estados Unidos, inclusive por Robert Kiyosaki. Além de seus numerosos bens, também foi criador e gestor do programa “o Aprendiz”, que visa educar financeiramente os participantes e telespectadores.

Robert Kiyosaki e Trump se conheceram pessoalmente em novembro de 2005, em uma convenção ocorrida em Chicago. E foi nessa ocasião que Trump propôs que eles deveriam escrever um livro juntos. Robert Kiyosaki sentiu-se um tanto constrangido, pois não se sentia à altura de um homem tão rico para desenvolverem juntos este projeto, mas foi encorajado pelo mesmo sob o argumento de que precisaria de sua ajuda para correlacionar alguns fatos históricos ao comportamento financeiro das pessoas atualmente.

O que Robert Kiyosaki e Donald Trump têm a dizer

Nos livros, os dois investidores buscam levar ao entendimento do público o fato de que os principais modelos de investimentos e autores que falam sobre o tema direcionam seu discurso a pessoas que já fazem parte das classes mais abastadas. O questionamento de “Nós queremos que você seja rico” engloba conceitos de que todas as pessoas podem trabalhar para sair da classe média e acumular certas riquezas, tornando-se assim parte de uma solução em andamento e não de um problema mundial relacionado a finanças.

O conflito criado pela globalização, entretanto, é pouco abordado no livro, o que leva a crer que o desaparecimento da classe média poderia levar a existirem mais pessoas de classe baixa, recaindo na máxima de que os ricos se tornam a cada vez mais ricos, e os pobres continuam a empobrecer gradativamente. Este conflito seria capaz de colocar em risco até mesmo o conceito de democracia já estabelecido na sociedade.

Outras Obras de Robert Kiyosaki

Depois do estrondoso sucesso de “Pai Rico, Pai Pobre”, o empresário tornou-se escritor e lançou outros livros.

Livros de Robert Kiyosaki em 2001

“Independência Financeira: o Guia do pai Rico” – Uma espécie de continuação do primeiro, apresenta possíveis respostas do porquê de algumas pessoas trabalharem menos e ganharem mais, enquanto outras trabalham muito e ganham pouco. Além disso, contém dicas para quem quer ser financeiramente independente.

Filho Rico, Filho Vencedor” – Quem é que não quer ver um filho crescer na vida? Através deste livro, o autor ensina como transmitir ao seu filho a mesma educação financeira que o pai rico de Robert Kiyosaki lhe proporcionou. Como o ensino tradicional não oferece este tipo de conhecimento, a regra é aprender em casa e tornar-se uma pessoa feliz e financeiramente independente.

Livros de Robert Kiyosaki em 2002

“Pai Rico: o guia de investimentos” – O livro ensina que existem investimentos diferentes para ricos e pobres. Seguindo estes ensinamentos a longo prazo, você se tornará um investidor rico, e passará a investir naquilo que os ricos investem, obtendo assim chances de multiplicar suas riquezas.

Aposentado Jovem e Rico” – Aposentar-se jovem não tem a ver com o plano de previdência escolhido, mas sim com a sua atitude diante do dinheiro e dos investimentos. Com este livro, você aprende a aumentar suas habilidades para negócios e torna-se responsável pelo seu futuro, e não mais vítima do acaso.

Livros de Robert Kiyosaki em 2003

“Profecias do Pai Rico” – Segundo o autor, o financiamento das aposentadorias é falho, e isso afetará a todos nós de alguma forma no futuro. Neste livro, você aprenderá a se precaver de possíveis eventos e ainda conseguir tirar o melhor de tudo o que estiver por vir.

Histórias de Sucesso do Pai Rico” – O livro funciona como uma espécie de documentário com histórias de pessoas que conseguirem enriquecer colocando em prática os conselhos dos livros anteriores. Lembrando que não existe receita pronta para isso, apenas algumas diretrizes a serem seguidas e sensibilidade para saber como agir.

Livros de Robert Kiyosaki em 2004

Como ficar rico sem cortar os cartões de crédito” – Muitos acreditam que a melhor forma de enriquecer é jogar o cartão de crédito no lixo e não deixar contas para o mês seguinte. Este livro tem como objetivo mostrar ao leitor que não é bem assim que as coisas funcionam: é possível usar o cartão de crédito a seu favor!

Pai Rico, Pai Pobre: Para jovens” – A hora exata de ler este livro é assim que você terminar o ensino médio. Trata-se de uma versão para quem quiser começar a aprender desde cedo que é necessário trabalhar para aprender, e não somente para ganhar dinheiro, além de formas de investir para gerar renda.

“Quem mexeu no meu dinheiro?” – Há investidores que conseguem retornos muito maiores que a média em seus investimentos, sem precisar se sujeitar a altos riscos para isso. Se você quer fazer parte deste seleto grupo, leia e aprenda como.

Livros de Robert Kiyosaki em 2005

“Empreendedor rico: 10 lições práticas para ter sucesso em seu próprio negócio” – Dicas práticas para quem quer perder o medo de arriscar e tornar-se seu próprio patrão, com total liberdade de horários e finanças.

“Como comprar e vender empresas e ganhar muito dinheiro” – Trata-se de um guia prático sobre como não cair nas armadilhas do mercado e fazer bons negócios. A análise de cada caso traz benefícios tanto para quem compra quanto para quem vende a empresa, por isso deve ser levada em conta na hora dessas transações.

“Imóveis: Como investir e ganhar muito dinheiro” – Se você quer comprar um imóvel, encontre neste livro dicas de especialistas para fazer a escolha certa. Você precisa escolher bem o lugar, negociar preços e verificar a documentação, para fazer uma aquisição capaz de gerar renda de fato para você. Após a compra, você entenderá como descobrir se é melhor manter o vender o imóvel comprado.

Pai Rico em Quadrinhos” – Se você gosta de quadrinhos, está aí a oportunidade de ler um livro educativo e divertido.

Livros de Robert Kiyosaki em 2008

Desenvolva sua inteligência financeira: 5 estratégias para aumentar seu patrimônio” – Primeiramente, é necessário entender como suas finanças se movimentam, para então aprender a lidar com elas. Se você está procurando por uma receita pronta, não é neste livro que vai encontrá-la. O principal objetivo do autor é torná-lo competente para analisar cada situação e saber como agir diante dos acontecimentos financeiros.

Livros de Robert Kiyosaki em 2009

“Imóveis: Como gerenciar e ganhar mais dinheiro”– Se você já investe em imóveis, entenda como transformar essa renda em investimentos, que trarão ainda mais resultados para as suas finanças. O segredo consiste em administrar esses lucros.

Como investir em metais preciosos” – Aprenda a gerar renda a partir do investimento em metais que possuem alto valor de mercado.

Irmão Rico, Irmã Rica” – Este livro foi escrito em parceria com a irmã de Robert Kiyosaki, Emi Kiyosaki, e narra fatos reais da infância e da vida adulta destes dois irmãos. Através dos ensinamentos, você chegará ao entendimento que cada um é capaz de encontrar seu próprio caminho para a prosperidade.

Livros de Robert Kiyosaki em 2010

“O segredo dos ricos”– Por meio de interações com o seu público, este livro traz dicas para você investir de maneira certa e conquistar a tão sonhada independência financeira. Para isso, você precisa pensar e agir como os ricos.

Livros de Robert Kiyosaki em 2011

O poder da educação financeira” – Somos educados financeiramente de modo a acreditar que somos menos favorecidos e que, para prosperar na vida, é necessário ter nascido em “berço de ouro”. A implantação de uma educação financeira que leve todos a acreditar que podem enriquecer e que leve ao conhecimento de todos os meios para isso é a principal ferramenta para a construção de uma sociedade com mais ricos.

Livros de Robert Kiyosaki em 2012

O negócio do século XXI” – Se você está cansado da situação financeira em nosso país, de nada adianta reclamar. Você precisa agir para conquistar a vida que sempre sonhou. Neste livro, você aprenderá a desenvolver o seu próprio negócio, a partir do qual você mesmo será o criador do seu futuro.

“Escola de negócios: para pessoas que gostam de ajudar pessoas” – Um dos modelos de negócio considerado perfeito pelo autor é o marketing de rede. Isso porque todos os dias, tendemos a compartilhar informações com nossos familiares e amigos e isso é a prova do quanto essa troca de informações entre as pessoas é importante para o crescimento financeiro. Se você já trabalha com este tipo de negócio, ele poderá ser ainda mais aprimorado a partir da leitura deste livro.

Livros de Robert Kiyosaki em 2013

“Empreendedorismo não se aprende na escola” – Lembra da história de que não recebemos a educação financeira necessária na escola? Por isso, não é o fato de obter boas notas na escola que definirá o sucesso futuro de uma pessoa. As escolas tendem a formar funcionários e não patrões e, por isso, não existe nenhuma relação entre as suas notas e a sua capacidade de tornar-se um empreendedor de sucesso. Os pais devem preocupar-se em encontrar o verdadeiro talento dos filhos e incentivá-los a direcionar este talento para empreender. Como complemento, você conhecerá histórias reais de alunos que não tinham as melhores notas e hoje contratam os “primeiros da classe” para trabalhar em suas empresas.

Livros de Robert Kiyosaki em 2017

“Pai Rico, Pai Pobre 20 Anos” –Edição atualizada e ampliada do livro de 1997.

Livros de Robert Kiyosaki em 2018

Mais Importante Que o Dinheiro” – Aqui, Robert fala da importância do trabalho em equipe. Mostrando o trajeto a ser seguido para que sua empresa encontre a real fonte de riqueza, a equipe do Pai Rico mostra como montar sua equipe com valores e missões pertinentes. 

Por que os Ricos Cada Vez Ficam Mais Ricos” – Nesse livro encontramos a resposta da antiga pergunta “por que os ricos ficam cada vez mais ricos?”. E ela é muito simples: porque eles percebem e se adaptam as mudanças. Mas como fazer isso? É o que Robert Kiyosaki ensina.

Jogos de Tabuleiro

Em um de seus principais jogos educativos, o Cash Flow 101, o participante define um sonho antes de começar a jogar. Ele começa atuando no primeiro circuito do jogo que é a “corrida de ratos”. Seu objetivo nessa fase é “comprar” ativos suficientes para conseguir “pagar suas contas” sem depender de um salário. Quando atingido este objetivo, o jogador avança para a “pista de alta velocidade”, onde deverá apenas conquistar o sonho que definiu no início do jogo.

Após o sucesso dessa primeira versão, surgiu o Cash Flow 202, que é idêntico ao primeiro, com a única diferença de que nesta versão os investimentos variam o tempo todo. Após aprender na versão 101, o jogador terá a chance de vivenciar situações fictícias que muito se assemelham à realidade.

Há ainda o Cash Flow for kids, adaptado para crianças, e o E-cashflow, que seria a versão online do jogo, que também podem ser encontradas nas modalidades 101 e 202. Neste caso, você pode jogar contra um personagem fictício criado pelo próprio jogo no computador, contra adversários reais num mesmo computador ou ainda encontrar adversários online para lançar seus desafios.

Trata-se de uma maneira de aprender a manejar suas finanças com uma dose de diversão e interação com outras pessoas, que podem ser do seu convívio ou meros desconhecidos.

Banner-conversao-eGestor-blog
Início 9 Empreendedorismo 9 Robert Kiyosaki: Empreendedores de sucesso
Escrito em: 10/02/20
<a href="https://blog.egestor.com.br/author/pedro-henrique-escobar/" target="_self">Pedro Henrique Escobar</a>

Pedro Henrique Escobar

Pedro Henrique Escobar é formado em Administração e gerente de marketing no eGestor. O eGestor é uma ferramenta online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: eGestor.

Comentários:

Compartilhe seu comentário, dúvida ou sugestão!

8 Comentários

  1. Henrique

    Muito bom o conteúdo dessa pagina.

    Responder
  2. Madson Nunes

    Parabéns pela matéria a respeito do Robert Kiyosaki.

    Responder
  3. Eliza Alves

    Excelente resumo sobre esse grande empreendedor!

    Responder
  4. Marcos Aleixo

    Dissertação maravilhosa no conceito conhecimento financeiro.

    Responder
  5. Rubens Felipe da Silva Belo

    Conteúdo maravilhoso, gostei muito.

    Responder
  6. Valério Ribeiro

    Eu não conhecia o autor, comecei a ler o livro pai rico e pai pobre por acaso.
    E fui levado pelas afinidades de pensamento e semelhanças em alguns pontos do dia a dia…
    meu resumo desse que chamarei de presente !!
    Amei, agora quero ler ou ouvir outros livros dele.
    Parabéns tbm pelo histórico de vida divulgado…
    Agradeço pelo compartilhamento o qual tbm já o fiz…
    27/08/2020.

    Responder
  7. ADRIANO LUIS FERREIRA

    parabéns!!!!!!!!

    Responder
  8. Oliveira Júnior

    Adorei o resumo sobre o Kiyosaki. Estou organizando a Trilogia do Pai Rico em @o.oliveirajr para que mais pessoas possam colocar em prática uma parte muito legal que ensina em três livros dele.

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar…

NFC-e (Nota fiscal de consumidor eletrônica) [Atualizado]

Emitir NFC-e Todo produto ou serviço vendido, deve ter sua comprovação fiscal e um dos meios de atestar essa transação é a nota fiscal. Afinal, ela dá segurança tanto à empresa que vende o produto, quanto ao consumidor que o compra....

ERP: O que é e vantagens [GUIA COMPLETO]

Teste Grátis A administração de uma empresa acontece diariamente, com processos e controle que devem ser feitos a todo momento. Esses processos são o que mantém a empresa funcionando, e esse controle é o que mantém as contas em dia e os...

Controle de Estoque: Como fazer um controle profissional

Porque o controle de estoque é tão importante para a empresa? O estoque é o principal ativo de uma empresa, sendo a forma mais importante de fazer dinheiro. Por isso, ter total atenção a gestão do estoque é de extrema importância. Se a...

Faturamento: O que é, como calcular e aumentar o seu

Porque o faturamento é tão importante para a empresa? O faturamento é importante para a empresa porque ele é o valor, em dinheiro, que a empresa recebeu em um período. Assim, ele demonstra se o resultado foi satisfatório ou não. Com o...

Controle financeiro empresarial: Como fazer passo a passo

Passo a passo para fazer o controle financeiro da sua empresa Faça o controle do fluxo de caixa Separe custos e receitas Planejamento de recebimentos e pagamentos Registre todas as operações financeiras Tenha um orçamento bem estruturado...

Guia do MEI: Tudo sobre o MEI – Blog do eGestor

O MEI (Microempreendedor Individual) é um tipo de empresa voltado para formalização de profissionais autônomos. O custo para abrir um MEI é zero. Os impostos pagos pelo MEI são o ICMS, pela venda de mercadorias, o ISS, por prestação de...

Nota fiscal eletrônica: tudo o que você deve saber [ATUALIZADO]

A Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) é um documento cuja função é atestar a venda de um produto ou a prestação de um serviço. Ela foi desenvolvida com o objetivo de substituir alguns sistemas de impressão de documentos fiscais em papel. Assim...

Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFS-e): o que é e quem emite

A NFS-e, ou Nota Fiscal de Serviço Eletrônica, é um dos tipos de notas fiscais que existe juntamente com a nota fiscal, a nota fiscal do consumidor e o conhecimento de transporte. Elas são úteis para empresas que tem como uma das funções...

Fluxo de Caixa: Guia de como fazer o da sua empresa

O que é o fluxo de caixa?O fluxo de caixa é o controle de todos os valores que entram e saem do financeiro da empresa. Qual o objetivo do fluxo de caixa?O objetivo do fluxo de caixa é garantir a saúde financeira do negócio, assegurando...

Gestão empresarial: guia definitivo para o sucesso do seu negócio

Toda empresa precisa ter um objetivo, uma missão maior que guie todas as suas atividades. Independente de qual for esse objetivo, ele tem tudo a ver com a gestão empresarial. Isso porque é através de uma gestão empresarial competente e...