fbpx

Reed Hastings e Marc Randolph: Empreendedores de Sucesso

Existem dois períodos distintos tratando-se de assistir programas, filmes, novelas e séries. O primeiro deles é antigo e bastante convencional, conhecido de toda a população mundial. O segundo, por sua vez, é revolucionário e tem caído nas graças de toda a sociedade ao longo dos últimos anos.

“E o que divide estes períodos, afinal de contas?” você pode estar se perguntando. A resposta é bem simples e com certeza você já conhece: NETFLIX! É possível afirmar que o mundo mudou com a Netflix. Afinal, após tal criação milhares de usuários são atraídos para frente de diferentes telas!

Possibilitando ao telespectador assistir o que quiser, de onde estiver, quando quiser e de qual dispositivo estiver fazendo uso. A Netflix é uma das melhores invenções da humanidade segundo a maior parte de seus usuários. Usuários esses que mantém ritmos distintos de vida e trabalho e que mesmo assim conseguem acompanhar seus programas favoritos.

E quem será que está por trás dessa que é uma grande revolução nos meios de comunicação e que tem impactado diretamente ao meio televisivo? Quem são os empreendedores ligados a uma das ditas criações do século a quem todos querem destinar os seus mais sinceros agradecimentos?

O projeto Netflix

Reed Hastings com certeza é um dos grandes nomes por trás da empresa que mudou o jeito da população ver televisão! Fundador e também atual CEO da Netflix, o americano nascido em outubro de 1960. Ele é a mente que originou um dos projetos mais bem aceitos pelo Planeta nas últimas décadas.

Junto a Marc Randolph, seu sócio e co criador da empresa, Reed Hastings lançou em 1997 uma Netflix diferente daquele que hoje é conhecida pela população. Na época, a oportunidade de iniciar o negócio surgiu graças a ideia de oferecer o aluguel de filmes através do correio, sendo que o cliente pagava pelo serviço um valor fixo mensal.

O boom da ideia empreendedora nasceu frente a uma situação cômica e bastante comum para muitos da era da videolocadora.

Hastings havia perdido uma fita cassete e já estava acumulando uma dívida de $ 40 dólares devido ao atraso na devolução do filme. Sem querer contar a sua esposa sobre o ocorrido, o empreendedor começou a pensar em como tal situação poderia facilmente ser evitada se outro formato de serviço fosse posto em uso. 

O início

Localizada na Califórnia, assim nascia a sede de uma empresa que viria a ser muito impactante e revolucionária, a Netflix! As bases para que o negócio começasse a andar era o fato de não existirem multas ou uma data determinada para vencimento da locação, uma vez que o usuário pagaria por mês e poderia ficar todo este tempo com apenas um filme.

Vale destacar que Marc Randolph, após muito contribuir com a criação e com as primeiras grandes expansões da Netflix, tendo sido o seu primeiro CEO, saiu do negócio em 2004. Após ter saído da empresa, o empreendedor se lançou a outros projetos tais como o de ser mentor da Middcore e conselheiro da Looker Data Sciences, ambas empresas importantes dentro dos seus respectivos segmentos.

💡 Você também pode gostar: Descubra como se tornar um empreendedor de sucesso

A gestão inovadora da Netflix

Para Reed Hastings e Marc Randolph a Netflix era mais do que uma simples empresa. Era, na verdade, um grande ensaio de teorias sobre cultura e crescimento empresarial. Graças a isso é comum que se comente o quanto as ideias inovadoras desses empreendedores fizeram toda a diferença tornando a empresa um renome mundial.

Entre as práticas mais comuns dentro do contexto interno da Netflix vale destacar os salários comumente pagos em piso superior ao da categoria. Aliás, dentro da Netflix quem escolhe como receber seu pagamento é o funcionário. Lhe são dadas as opções de ser em dinheiro ou em ações da organização. Essa é uma das práticas que ajuda a manter os funcionários mais empenhados e dedicados a fazer a empresa crescer.

Para concluir o jeito inovador com que a Netflix trata seus funcionários é possível destacar a liberdade de cada um gerir o seu horário, desta forma eliminando-se muito mais casos de assiduidade por doenças e até mesmo por férias. Tudo é organizado de modo a não prejudicar a nenhuma das partes, que é o mais importante.

A mente empreendedora de Hastings e seu alto compromisso com a gestão da Netflix levaram a criação de um documento em Power Point com todas as normas da cultura interna da empresa apontadas e explicadas a cada novo colaborador contratado. Este manual foi vinculado a internet em 2009 e já foi visto por mais de 10 milhões de pessoas que entendem que o CEO da empresa realmente sabe o que fala tratando-se de levar uma empresa ao crescimento.

Postura frente às quedas de setembro de 2011

Porém, não só de excelentes quadros positivos se faz toda a história da gigante Netflix. Em setembro de 2011 a empresa viveu uma drástica crise. Nela, muitos acionistas questionavam se não seria o momento de Reed Hastings sair de cena e entregar o cargo de CEO a outro.

Basicamente, a polêmica tratava do aumento do valor dos serviços da Netflix. A porcentagem que para alguns chegou a ser de 60% assustou e levou muitos usuários a cancelar suas assinaturas. Assim, o ritmo de crescimento do negócio simplesmente despencou. Passados menos de dois meses da alteração que derrubou o valor das ações da Netflix, a intervenção veio através de um novo formato em que os serviços da empresa foram divididos a fim que ninguém pagasse mais caro pelo serviço, mas apenas o realmente justo.

Depois dessa ação extremamente rápida e estratégica, a Netflix aumentou ainda mais o seu ritmo de crescimento e ganhou o mundo.

A reformulação bilionária de Hastings

Esse episódio de 2011 marcou e concretizou de vez o nome de Hastings como um dos empreendedores e empresários mais destacáveis dos últimos anos. Formular um negócio não é algo simples, porém reformular uma organização que vale milhões, correndo o risco de atingir ao bolso de muitos investidores de uma só vez, é pura ousadia!

Mas, ao desbravar um pouquinho mais a vida de Reed Hastings é perceptível que fugir do comum sempre foi a sua primeira opção. Por exemplo: quando ainda era bastante novo, em torno de 20 anos, o renomado CEO que o mundo hoje conhece pediu licença ao serviço naval, que estava servindo, para se dedicar a um programa de promoção da cultura norte-americana. O Peace Corps.

Por fazer parte deste projeto, Hastings ministrou aulas de matemática por 2 anos em uma cidade africana. Segundo ele, em várias entrevistas, tal experiência de vida foi a principal precursora do pensamento empreendedor de que hoje ele faz uso a pleno vapor. Formado em Ciências da Computação e líder nato, sob os olhares de Reed Hastings, com certeza a Netflix ainda tem muito a crescer e isso, é claro, satisfaz a todos os seus usuários.

Banner-conversao-eGestor-blog
Início 9 Empreendedorismo 9 Reed Hastings e Marc Randolph: Empreendedores de Sucesso
Escrito em: 01/02/22
<a href="https://blog.egestor.com.br/author/pedro-henrique-escobar/" target="_self">Pedro Henrique Escobar</a>

Pedro Henrique Escobar

Pedro Henrique Escobar é formado em Administração e gerente de marketing no eGestor. O eGestor é uma ferramenta online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: eGestor.

Comentários:

Compartilhe seu comentário, dúvida ou sugestão!

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar…

Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFS-e): o que é e quem emite

A NFS-e, ou Nota Fiscal de Serviço Eletrônica, é um dos tipos de notas fiscais que existe juntamente com a nota fiscal, a nota fiscal do consumidor e o conhecimento de transporte. Elas são úteis para empresas que tem como uma das funções...

Fluxo de Caixa: Guia de como fazer o da sua empresa

O que é o fluxo de caixa?O fluxo de caixa é o controle de todos os valores que entram e saem do financeiro da empresa. Qual o objetivo do fluxo de caixa?O objetivo do fluxo de caixa é garantir a saúde financeira do negócio, assegurando...

Controle de Estoque: Como fazer um controle profissional

Porque o controle de estoque é tão importante para a empresa? O estoque é o principal ativo de uma empresa, sendo a forma mais importante de fazer dinheiro. Por isso, ter total atenção a gestão do estoque é de extrema importância. Se a...

Gestão empresarial: guia definitivo para o sucesso do seu negócio

Toda empresa precisa ter um objetivo, uma missão maior que guie todas as suas atividades. Independente de qual for esse objetivo, ele tem tudo a ver com a gestão empresarial. Isso porque é através de uma gestão empresarial competente e...

Controle financeiro empresarial: Como fazer passo a passo

Passo a passo para fazer o controle financeiro da sua empresa Faça o controle do fluxo de caixa Separe custos e receitas Planejamento de recebimentos e pagamentos Registre todas as operações financeiras Tenha um orçamento bem estruturado...

Guia do MEI: Tudo sobre o MEI – Blog do eGestor

O MEI (Microempreendedor Individual) é um tipo de empresa voltado para formalização de profissionais autônomos. O custo para abrir um MEI é zero. Os impostos pagos pelo MEI são o ICMS, pela venda de mercadorias, o ISS, por prestação de...

ERP: O que é e vantagens [GUIA COMPLETO]

Teste Grátis A administração de uma empresa acontece diariamente, com processos e controle que devem ser feitos a todo momento. Esses processos são o que mantém a empresa funcionando, e esse controle é o que mantém as contas em dia e os...

NFC-e (Nota fiscal de consumidor eletrônica) [Atualizado]

Emitir NFC-e Todo produto ou serviço vendido, deve ter sua comprovação fiscal e um dos meios de atestar essa transação é a nota fiscal. Afinal, ela dá segurança tanto à empresa que vende o produto, quanto ao consumidor que o compra....

Nota fiscal eletrônica: tudo o que você deve saber [ATUALIZADO]

A Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) é um documento cuja função é atestar a venda de um produto ou a prestação de um serviço. Ela foi desenvolvida com o objetivo de substituir alguns sistemas de impressão de documentos fiscais em papel. Assim...

Faturamento: O que é, como calcular e aumentar o seu

Porque o faturamento é tão importante para a empresa? Porque ele é o valor, em dinheiro, que a empresa recebeu em um período. Assim, ele demonstra se o resultado foi satisfatório ou não. Com o acompanhamento se tem uma melhor ideia da...