Wilmot Reed Hastings

Existem dois períodos distintos tratando-se de assistir programas, filmes, novelas e séries. O primeiro deles é antigo e bastante convencional, conhecido de toda a população mundial. O segundo, por sua vez, é revolucionário e tem caído nas graças de toda a sociedade ao longo dos últimos anos.

“E o que divide estes períodos, afinal de contas?” você pode estar se perguntando. A resposta é bem simples e com certeza você já conhece: NETFLIX! O mundo antes da Netflix era um e agora é outro pós tal criação que tem atraído centenas de milhares de usuários para frente de diferentes telas!

Possibilitando ao telespectador assistir o que quiser, de onde estiver, quando quiser e de qual dispositivo estiver fazendo uso. A Netflix é uma das melhores invenções da humanidade segundo a maior parte de seus usuários que mantém ritmos distintos de vida e trabalho e que mesmo assim conseguem acompanhar seus programas prediletos!

E quem será que está por trás dessa que é uma grande revolução nos meios de comunicação e que tem impactado diretamente ao meio televisivo? Quem são os empreendedores ligados a uma das ditas criações do século a quem todos querem destinar os seus mais sinceros agradecimentos?

Ebook Crescimento Empresarial

Reed Hastings com certeza é um dos grandes nomes por trás da empresa que mudou o jeito da população ver televisão! Fundador e também atual CEO da Netflix, o americano nascido em outubro de 1960 é a mente que originou um dos projetos mais bem aceitos pelo Planeta nas últimas décadas.

Junto a Marc Randolph, outro americano visionário que nasceu em 1958, seu sócio e cocriador da empresa, Reed Hastings lançou em 1997 uma Netflix diferente daquele que hoje é conhecida pela população. Na época a oportunidade de iniciar o negócio surgiu graças a ideia de oferecer o aluguel de filmes através do correio sendo que o cliente pagava pelo serviço um valor fixo mensal.

O boom da ideia empreendedora nasceu frente a uma situação cômica e bastante comum para muitos da era da videolocadora, estabelecimento em que as pessoas alugavam videocassetes e posteriormente DVDs para assistirem aos seus filmes favoritos. Hastings havia perdido uma fita cassete e já estava acumulando uma dívida de $ 40 dólares devido ao atraso na devolução do filme.

Sem querer contar a sua esposa sobre o ocorrido, o empreendedor começou a pensar em como tal situação poderia facilmente ser evitada se outro formato de serviço fosse posto em uso. Além disso, com a experiência de vida de Randolph e sua determinação em reaplicar o modelo de sucesso da grande e-commerce Amazon, a ideia estava devidamente formulada faltando, apenas, o incentivo certo para sair do papel e tornar-se realidade.

Localizada na Califórnia, assim nascia a sede de uma empresa que viria a ser muito impactante e revolucionária, a Netflix! As bases para que o negócio começasse a andar e viesse a dar certo era o fato de não existirem multas tão pouco uma data determinada para vencimento da locação uma vez que o usuário pagaria por mês e poderia ficar todo este tempo com apenas um filme.

Vale destacar que Marc Randolph, após muito contribuir com a criação e com as primeiras grandes expansões da Netflix, tendo sido o seu primeiro CEO, saiu do negócio em 2004. Após ter saído da empresa, o empreendedor se lançou a outros projetos tais como o de ser mentor da Middcore e conselheiro da Looker Data Sciences, ambas empresas importantes dentro dos seus respectivos segmentos.

A gestão inovadora da Netflix

Para Reed Hastings e Marc Randolph a Netflix era mais do que uma simples empresa, era na verdade um grande ensaio de teorias sobre cultura e crescimento empresarial. Graças a isso é comum que se comente nos bancos de aula de administração e empreendedorismo o quanto as ideias inovadoras desses empreendedores fizeram toda a diferença tornando a empresa um renome mundial.

Entre as práticas mais comuns dentro do contexto interno da Netflix vale destacar os salários comumente pagos em piso superior ao da categoria já que a empresa preza pelos melhores talentos dentro do seu setor. Aliás, dentro da Netflix quem escolhe como receber seu pagamento é o funcionário, visto que lhe são dadas as opções de ser em dinheiro ou em ações da organização, outra prática que segundo Reed e Marc ajuda a manter os funcionários mais empenhados e dedicados a fazer a empresa crescer.

Para concluir o jeito inovador com que a Netflix trata seus funcionários é possível destacar a liberdade de cada um gerir o seu horário, desta forma eliminando-se muito mais casos de assiduidade por doenças e até mesmo por férias. Tudo é organizado de modo a não prejudicar a nenhuma das partes, que é o mais importante.

A mente empreendedora de Hastings e seu alto compromisso com a gestão da Netflix levaram a criação de um documento em Power Point com todas as normas da cultura interna da empresa apontadas e explicadas a cada novo colaborador contratado. Este manual foi vinculado a internet em 2009 e já foi visto por mais de 10 milhões de pessoas que entendem que o CEO da empresa realmente sabe o que fala tratando-se de levar uma empresa ao crescimento.

Postura frente às quedas de setembro de 2011

Porém, não só de excelentes quadros positivos se faz toda a história da gigante Netflix. Em setembro de 2011 a empresa viveu uma drástica crise em que muitos acionistas questionavam se não seria o momento de Reed Hastings sair de cena e entregar o cargo de CEO a outro.

Basicamente, a polêmica tratou-se do aumento do valor dos serviços da Netflix, uma porcentagem que para alguns chegou a ser de 60%, assustando e levando muitos usuários a cancelar suas assinaturas e o ritmo de crescimento do negócio simplesmente despencou. Passados menos de dois meses da alteração que derrubou o valor das ações da Netflix, a intervenção veio através de um novo formato em que os serviços da empresa foram divididos a fim que ninguém pagasse mais caro pelo serviço, mas apenas o realmente justo.

Depois dessa ação extremamente rápida e estratégica, a Netflix aumentou ainda mais o seu ritmo de crescimento e ganhou o mundo.

A reformulação bilionária de Hastings

Esse episódio de 2011 marcou e concretizou de vez o nome de Hastings como um dos empreendedores e empresários mais destacáveis dos últimos anos. Formular um negócio não é algo simples, porém reformular uma organização que vale milhões, correndo o risco de atingir ao bolso de muitos investidores de uma só vez, é pura ousadia!

Mas, ao desbravar um pouquinho mais a vida de Reed Hastings é perceptível que fugir do comum sempre foi a sua primeira opção. Por exemplo: quando ainda era bastante novo, em torno de 20 anos, o renomado CEO que o mundo hoje conhece pediu licença ao serviço naval, que estava servindo, para se dedicar a um programa de promoção da cultura norte-americana. O Peace Corps.

Por fazer parte deste projeto, Hastings ministrou aulas de matemática por 2 anos em uma cidade africana. Segundo ele, em várias entrevistas, tal experiência de vida foi a principal percursora do pensamento empreendedor de que hoje ele faz uso a pleno vapor. Formado em Ciências da Computação e líder nato, sob os olhares de Reed Hastings, com certeza a Netflix ainda tem muito a crescer e isso, é claro, satisfaz a todos os seus usuários.

EGestor - Software online de gestão empresarial para pequenas empresas

Escrito por eGestor
O eGestor é um software online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em http://www.egestor.com.br