Margem de lucro bruta, líquida e de contribuição.

Para que um negócio perdure e se estabeleça no mercado, é necessário que a empresa apresente índices dentro do esperado não somente pelos sócios e proprietários, mas também em comparação com seus concorrentes diretos. O cálculo das margens de lucro (bruta, líquida e de contribuição) em suas diferentes vertentes faz com que um negócio possa ser considerado saudável e duradouro, mas o ideal é que elas sejam analisadas ou calculadas distintamente. Vejamos cada uma das margens em detalhes.

Margem de lucro bruta

A margem bruta mede o quão rentável um negócio é, representado pelos valores percentuais de lucro bruto que um negócio gera em comparação com suas vendas. Normalmente, os proprietários estabelecem quanto querem que um negócio gere de margem bruta, sempre amparados na realidade do mercado consumidor e nos preços praticados por seus concorrentes.

O cálculo é relativamente simples e são necessárias as informações constantes da Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) relativas ao lucro bruto e às vendas realizadas. Por exemplo, se o preço médio de um produto ou serviço é de R$ 60 e os esforços para colocá-lo na prateleira ou para que o serviço seja prestado representam R$ 20, ganha-se R$ 40. Esses R$ 40 representam 66% do preço de venda, sendo a margem de lucro bruta de 66%.

A margem bruta é um dos principais fatores a serem considerados por um empresário para definir seu preço de venda. Os custos a serem levados em conta devem ser somente aqueles ligados à produção ou à prestação dos serviços, sendo os custos administrativos deixados de lado neste momento.

Margem de lucro líquida

Diferentemente da margem bruta, a líquida relaciona o lucro líquido com as receitas geradas, ou seja, o ganho real que uma empresa gera a si mesma em decorrência de seu funcionamento. Pode-se dizer que uma margem de 10% de lucro fará com que a empresa cresça o equivalente a 10% de suas vendas em cada período analisado.

Seguindo o mesmo raciocínio: se o lucro líquido da empresa for de R$ 30, a margem líquida será de 50%, ou seja, a empresa vende o produto ou serviço por R$ 60 e continua com R$ 30, mesmo depois de pagar todas as suas obrigações. Sendo assim, a margem de lucro líquida é um forte indicador de que os preços praticados estão em sintonia com as estratégias empresariais de longo prazo, garantindo sustentabilidade para os negócios.

Margem de lucro de contribuição

Para compreender este índice, é necessário que uma empresa tenha seus custos e despesas separados em fixos e variáveis. A margem de contribuição vai deduzir das receitas os valores de custos e despesas variáveis, ou seja, que estão ligados diretamente à produção ou prestação de serviços. Esse resultado indicará quanto sobra das receitas para que custos e despesas fixos possam ser cobertos.

Este índice tem fundamentação mais gerencial e as empresas que o utilizam querem definir se um produto pode ou não permanecer no mix de vendas com uma análise de curto prazo. Algumas empresas optam por manter produtos mesmo com margens de contribuição baixas ou até negativas. Isso porque alguns produtos, mesmo não sendo muito rentáveis, incentivam (“puxam”) a venda de outros produtos e contribuem para que os clientes adquiram vários outros produtos, inclusive com margem de contribuição mais elevada, o que ajuda o negócio a prosseguir.

Outra variante que deve ser pensada ao calcular as margens de lucro é a opção por reduzir o preço de um produto depois que foi analisada a margem de contribuição e depois da constatação de que os valores já obtidos com receita são suficientes para cobrir custos e despesas fixos. Um bom exemplo são as liquidações fora de época para acabar com os estoques das lojas.

Vídeo do Sebrae sobre Como calcular a margem de lucro de um produto

As margens de lucro bruta, líquida e de contribuição são muito importantes para uma empresa e permitem que um negócio seja analisado e direcionado para o futuro. Que tal clicar aqui e saber mais sobre os principais indicadores financeiros de um negócio?

Escrito por eGestor
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