fbpx

Vender em Marketplace: Entenda as vantagens dessa modalidade

O Marketplace é atualmente um mecanismo de venda muito promissor para pequenos, médios e grandes empresários. Essa ferramenta dispõe de muitas vantagens e garante um bom retorno financeiro, e na maioria das vezes, requer baixos investimentos.

Mas, você sabe de fato o que são os Marketplaces? O Marketplace faz parte do e-commerce, e um e-commerce é um sistema de vendas via internet.

No entanto, apesar de ser comparada a uma loja virtual, essa ferramenta vai além. Enquanto um marketplace possui vários vendedores em uma única plataforma, as lojas eletrônicas pertencem exclusivamente a uma determinada empresa/site.

No Marketplace os vendedores oferecem seus próprios produtos e realizando vendas simultaneamente. Neste caso, a cada venda feita pelo lojista, há um percentual a ser pago à plataforma de Marketplace, ou seja, uma comissão.

Agora que você já sabe como funciona o Marketplace, que tal aprender as estratégias certas para obter sucesso nessa nova empreitada? Confira as dicas a seguir!

vender em marketplace

Como vender em marketplace

Quando se fala em venda online, estamos falando de usuários que estão em busca de comprar um determinado item. Dessa forma, é preciso manter uma página que acolha os interesses desse cliente e o estimule a fechar uma compra.

Então, caprichar na descrição dos produtos é uma excelente maneira de atrair a atenção dos visitantes. Dispor de boas imagens e vídeos que expliquem as funcionalidades da mercadoria também é válido, tendo em vista que no modo online, não há a possibilidade de o consumidor fazer uma experimentação do produto.

Atente-se também em responder com prontidão às dúvidas e questionamentos dos interessados, pois isso demonstra seu profissionalismo e responsabilidade.

Defina os produtos para vender no marketplace

O primeiro passo para o sucesso de qualquer venda, seja ela presencial ou online, é a apresentação dos produtos.

É importante que o vendedor agrupe as peças de acordo com as categorias as quais eles pertencem. É essencial também que os itens sejam agrupados de acordo com determinadas características, como preço, cor, estoque disponível ou, que tenha filtros, para facilitar a busca.

Após escolher as peças, atente-se para preencher adequadamente a descrição de cada peça para vender em marketplace. Isso equivale ao que chamamos popularmente de “vender o seu peixe”, ou seja, seus diferenciais e qualidades.

Feito isso, fica mais fácil para os clientes acessarem o seu produto de forma mais prática e rápida. Dessa forma, aumentam as chances de fechar negócio.

Escolha da plataforma

A escolha da melhor plataforma para vender em marketplace varia de acordo com o empreendedor, uma vez que cada canal oferece vantagens diferentes. Mas o mais importante: cada uma tem suas exigências legais.

Por exemplo, algumas empresas admitem o cadastro de pessoas físicas, porém, em outros casos, é necessário o cadastro do CNPJ junto à Receita Federal. Portanto, preste atenção às regras de cada plataforma para que você tenha certeza de que ela é ideal para o seu objetivo e condições financeiras.

No Brasil, algumas instituições são referências nesse ramo. Conheça um pouco mais sobre cada uma delas:

Mercado Livre

Esse é o primeiro da lista, e não é por menos. O Mercado Livre é o Marketplace mais conhecido e utilizado pelos brasileiros. Mesmo que você nunca tenha usado, provavelmente conhece alguém que já comprou através do site ou até mesmo alguém que comercialize por ele.

Como o próprio nome sugere, as vendas são livres, sendo possível o acesso a milhares de produtos nas mais diferentes categorias. Entre as vantagens do Mercado Livre, podemos citar que o site conta com um sistema mediador de entregas – o Mercado Envios. Também, a plataforma possui um canal integrado responsável pela gestão do pagamento – o Mercado Pago.

Se você busca por uma plataforma que tem um alto tráfego e é bem popular, o Mercado Livre é uma boa opção para vender em marketplace.

Magazine Luiza

A Magazine Luiza (ou Magalu) é uma empresa do ramo do varejo. Há algum tempo a empresa de Luiza Helena Trajano começou a oferecer oportunidades para pequenos e médios empresários venderem dentro da plataforma. Apesar de a Magazine Luiza ser especialista em eletrodomésticos, nos últimos anos a instituição tem investido em outros setores, como o de tecnologia.

No site da organização, há uma parte dedicada aos varejistas que desejam vender junto da plataforma. A Magazine Luiza também oferece um sistema de envios gratuitos. Juntamente com isso, existe o Magalu Ads, um sistema que promove a página do associado, e consequentemente, eleva o número de acessos à loja personalizada do vendedor.

B2W

A B2W é uma plataforma que permite ao vendedor anunciar seus itens nas Lojas Americanas, Americanas Empresas (compras por pessoas jurídicas), Shoptime e Submarino.

Os shoppings virtuais das lojas da B2W estão entre os mais procurados pelos brasileiros. Eles contam com uma ótima visibilidade e credibilidade perante o público. Para se ter uma ideia, a rede conta com mais de 17 milhões de clientes ativos e mais de 2 bilhões de visitas anuais.

Entre os requisitos para fazer parte da plataforma estão a exigência de CNPJ e uma conta corrente vinculada a esse CNPJ.

Amazon

A Amazon é uma plataforma mais recente no Brasil, mas nem por isso deixa de ter diversos admiradores. Assim como o Mercado Livre, na Amazon também é possível vender produtos seminovos e/ou usados.

Uma das maiores (se não a maior) vantagem dessa plataforma, é que ela é bem conhecida e tem alta credibilidade do público brasileiro. Logo, ao vender no marketplace da Amazon, o cliente sente-se seguro e confiante, dada à qualidade do atendimento e entrega por parte da rede varejista.

Facebook Marketplace

Apesar da popularidade do Facebook, o Marketplace desta plataforma é mais limitado. Isso porque ele não oferece um sistema de compra e vendas diretamente na rede social.

Diferentemente das outras plataformas, que possuem um sistema de pagamento integrado, o Facebook Marketplace oferece mais oportunidades quanto aos anúncios e trocas de mensagens entre usuários. Ou seja, o processo de pagamento e entrega é feito diretamente fora da plataforma.

Organize a logística de entrega

Agora que você já sabe qual a plataforma para comercialização, você precisa decidir como se dará a entrega dos produtos. Para isso, é importante levar em consideração o tipo de produto e o local de entrega. Afinal, você pode fazer a venda apenas para uma localidade e até optar por vender em um marketplace focado na localização, como o Facebook.

Mas o principal ponto a ser pensado é em questão de responsabilidade, uma vez que a empresa escolhida fica responsável por levar o produto do seu cliente. Entenda as restrições e também a reputação do escolhido. Os Correios, por exemplo, tem algumas vantagens de preço e alcance de entrega. Mas ele possui restrições de peso, e o valor pode ser mais caro.

Se optar por uma transportadora, busque por uma que mais se encaixe na qualidade de entrega que seus produtos precisam. Se é algo que precisa chegar em pouco tempo, busque pelas mais rápidas, mas se for algo frágil, busque as que têm mais cuidado com produtos delicados.

Divulgação e Anúncios

A propaganda é, sem dúvidas, a alma do negócio. Assim, não basta criar a sua loja online e ficar esperando os clientes surgirem. Desse modo, investir em propaganda dos seus produtos é um investimento sempre necessário.

Ferramentas como o Google Ads, são um recurso que garante as melhores posições nas pesquisas do Google, o que aumenta os acessos da sua página de vendas.

Contudo, existem outros instrumentos mais viáveis, como os anúncios feitos nas redes sociais, como o Facebook e o Instagram. Investir em marketing de conteúdo também é uma ótima opção de converter visitantes em clientes.

Integração de plataformas

Quem possui apenas uma loja virtual e deseja ter vendas recorrentes, geralmente precisa redobrar o investimento em outros mecanismos de divulgação para alcançar esse feito.

Todavia, quando se vende através de um Marketplace, essa parte dos anúncios já é bem adiantada. Isso porque os sites geralmente disponibilizam gratuitamente uma página personalizada para que o lojista/parceiro possa ofertar seus produtos. Essas contam com a credibilidade do site gerenciador (Mercado Livre, Magazine Luiza, Amazon etc.).

vender em marketplace

Dicas para vender em um marketplace

Existem algumas práticas que podem fazer diferença na hora do cliente escolher o seu produto sobre o do concorrente. Confira algumas práticas para vender em marketplace.

Foque no seu produto

Uma boa descrição e uma boa foto pode ser o diferencial do seu produto. É comum que marketplaces tenham vários do mesmo produto, e para que o cliente escolha o seu, você deve dar atenção a esses pontos. Demonstrar o valor do produto somente na foto pode parecer difícil, mas é essa dedicação que fará a diferença.

Colocar todas as informações do produto no nome, ou até um adjetivo interessante sobre o que ele faz, tirar uma foto boa, com uma boa iluminação, muitas vezes até o usando gera um retorno muito positivo em relação a quantidade de vendas.

Tenha uma marca forte

Muitos marketplaces permitem que o cliente veja a reputação do vendedor e isso é muito importante. Se ele não tem uma boa nota e comentários de reclamação, é bem provável que ele realmente não seja um bom vendedor. E no seu negócio deve ser diferente.

Faça o máximo possível para que seus clientes sejam bem atendidos, que em caso de qualquer problema eles se sintam amparados. Ainda, descreva bem o seu produto e como é o processo de compra na sua loja e de entrega.

Em pesquisa recente foi descoberto que as redes sociais são onde os clientes mais buscam informações sobre uma empresa, por isso, não perca essa forma de publicidade. Mostre a produção do seu produto, o processo de separação, de entrega. Ou seja, faça o máximo possível para demonstrar que você realmente é um bom vendedor.

Faça um bom atendimento ao cliente

Um cliente bem atendido sempre volta. É comum que ainda se tenha receio sobre comprar online, ainda existem muitos golpes por aí. Por isso, faça com que seu cliente tenha segurança em comprar com você, responda suas questões e dê todas as informações possíveis.

Vantagens de vender no Marketplace

De modo geral, vender através de Marketplace oferece diversas vantagens. Entre elas, podemos citar a grande visibilidade que essa ferramenta dispõe e as facilidades nos processos de venda, pagamento e entrega.

A maioria dessas plataformas dispõe de um sistema próprio de gerenciamento e controle dos pagamentos. Ou seja, a parte financeira do seu negócio fica por conta de um sistema financeiro próprio, que realiza todos os procedimentos de recebimentos de valores e, em alguns casos, dos reembolsos, caso necessário.

A parte de entrega e devoluções de produtos também é oferecida pelo sistema do Marketplace, o que facilita bastante a vida dos empreendedores.

Banner-conversao-eGestor-blog
Início 9 E-commerce 9 Vender em Marketplace: Entenda as vantagens dessa modalidade
Escrito em: 19/07/22
<a href="https://blog.egestor.com.br/author/pedro-henrique-escobar/" target="_self">Pedro Henrique Escobar</a>

Pedro Henrique Escobar

Pedro Henrique Escobar é formado em Administração e gerente de marketing no eGestor. O eGestor é uma ferramenta online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: eGestor.

Comentários:

Compartilhe seu comentário, dúvida ou sugestão!

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar…

Controle financeiro empresarial: Como fazer passo a passo

Passo a passo para fazer o controle financeiro empresarial Faça o controle do fluxo de caixa Separe custos e receitas Planejamento de recebimentos e pagamentos Registre todas as operações financeiras Tenha um orçamento bem estruturado...

Guia do MEI: Tudo sobre o Microempreendedor Individual

O MEI (Microempreendedor Individual) é um tipo de empresa voltado para formalização de profissionais autônomos. O custo para abrir um MEI é zero. Os impostos pagos pelo MEI são o ICMS, pela venda de mercadorias, o ISS, por prestação de...

Fluxo de Caixa: Guia de como fazer o da sua empresa

O que é o fluxo de caixa?O fluxo de caixa é o controle de todos os valores que entram e saem do financeiro da empresa. Qual o objetivo do fluxo de caixa?O objetivo do fluxo de caixa é garantir a saúde financeira do negócio, assegurando...

Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFS-e): o que é e quem emite

A NFS-e, ou Nota Fiscal de Serviço Eletrônica, é um dos tipos de notas fiscais que existe juntamente com a nota fiscal, a nota fiscal do consumidor e o conhecimento de transporte. Elas são úteis para empresas que tem como uma das funções...

Nota fiscal eletrônica: tudo o que você deve saber [ATUALIZADO]

A Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) é um documento cuja função é atestar a venda de um produto ou a prestação de um serviço. Ela foi desenvolvida com o objetivo de substituir alguns sistemas de impressão de documentos fiscais em papel. Assim...

Gestão empresarial: guia definitivo para o sucesso do seu negócio

Toda empresa precisa ter um objetivo, uma missão maior que guie todas as suas atividades. Independente de qual for esse objetivo, ele tem tudo a ver com a gestão empresarial. Isso porque é através de uma gestão empresarial competente e...

NFC-e (Nota fiscal do consumidor eletrônica) [Atualizado]

A NFC-e é uma nota fiscal utilizada para registrar vendas de produtos. Ela é emitida diretamente para o consumidor final. Para emitir a NFC-e deve ser utilizado um sistema emissor de notas fiscais. Emitir NFC-e Todo produto ou serviço...

Controle de Estoque: Como fazer um controle profissional

Porque o controle de estoque é tão importante para a empresa? O estoque é o principal ativo de uma empresa, sendo a forma mais importante de fazer dinheiro. Por isso, ter total atenção a gestão do estoque é de extrema importância. Se a...

ERP: O que é e vantagens [GUIA COMPLETO]

Teste Grátis A administração de uma empresa acontece diariamente, com processos e controle que devem ser feitos a todo momento. Esses processos são o que mantém a empresa funcionando, e esse controle é o que mantém as contas em dia e os...

Faturamento: O que é, como calcular e aumentar o seu

Porque o faturamento é tão importante para a empresa? Porque ele é o dinheiro que a empresa recebeu em um período, que mostra se ele foi bom ou não. Acompanhar o faturamento se sabe quanto a empresa pode gerar de capital. Ele também é...