Certificado digital: o que é e porque a sua empresa precisa ter um?

Grande parte das trocas de informações, desde as mais simples até as mais delicadas, acontecem através da internet. Afinal, a tecnologia existe exatamente para isso, tornar os processos mais ágeis, convenientes e seguros. Contudo, especialmente para o último ponto, é preciso que as empresas se preparem para a troca de informações. É por isso que existe o certificado digital. Entenda o que ele é, como funciona e porque ele é importante para a sua empresa.

O que é o certificado digital?

O certificado digital nada mais é do que uma identidade para as empresas ou pessoas físicas. É o equivalente da CPF ou do CNPJ, ou seja, um documento único que identifica a sua empresa.

O certificado digital é seguro por usar uma criptografia bem complexa, o que garante a sua autenticidade. Ou seja, mesmo sem uma presença física, é possível saber que sua empresa está lidando com determinado cliente, ou outra empresa, com bastante segurança.

É uma ferramenta que está disponível no Brasil desde 2001, através da ICP Brasil, a Infraestrutura de Chaves Públicas brasileira.

Evidentemente, é uma solução essencial para quem busca fazer qualquer tipo de ação que demanda um certo controle e segurança, pela internet. Por isso, é muito usada para a assinatura de contratos ou outros documentos digitais importantes. Graças a ele, empresas podem firmar acordos sem nem mesmo precisar se encontrar fisicamente.

Quem emite o certificado digital?

A tecnologia permite trazer esta confiabilidade e autenticidade para as transações online. Por isso, o certificado digital é um arquivo eletrônico, que é emitido por uma autoridade certificadora. Esta é uma organização que segue o mesmo papel do Detran no caso das carteiras de motorista. Ou seja, ela emite, renova e organiza as certificações.

O ITI, Instituto Nacional de Tecnologia da Informação é a unidade máxima no assunto, mas você pode escolher outras opções. Seja qual for sua opção, ela irá emitir um arquivo eletrônico que é o certificado digital.

Por que a sua empresa precisa de um?

Como ficou claro, o maior objetivo do certificado digital é trazer mais agilidade e confiabilidade na assinatura de contratos online. Portanto, é uma ferramenta essencial para qualquer empresa que busca negociar através da internet.

Não ter um certificado digital significa estar limitado aos modelos tradicionais de assinatura de contratos. Então, por exemplo, imagine que a sua empresa encontra um fornecedor que oferece um ótimo preço, mas ele é de um local bem distante. Com o certificado digital, a assinatura pode ser feita pela própria rede.

Se o documento for em papel, é preciso passar por toda a burocracia de autenticação do mesmo. Na maioria das vezes, é aplicado um processo de reconhecimento de firma, após uma visita a um cartório. No nosso exemplo, se o fornecedor for mais longe, é perdido muito tempo com estes aspectos burocráticos. O certificado digital elimina isso.

Também existe a questão da segurança, que é ainda mais forte no modelo digital. É comum encontrar rasuras, ou sinais de fraude nos contratos em papel. Dado o altíssimo nível de complexidade da criptografia das certificações digitais, qualquer tentativa de fraude ou mudança sem o consentimento de ambas as partes é praticamente impossível.

Além disso, existem diversas outras vantagens que tornam este processo ainda melhor. Por exemplo, não é preciso gastar dinheiro com papel, você pode assinar os documentos de qualquer lugar, de maneira muito mais ágil. É possível também usar as ferramentas online de integração com os certificados, como o Imposto de Renda.

Banner Guia de Nota Fiscal

Como funciona o certificado digital?

A segurança do certificado digital parte da tecnologia que o compõe. Para isso, é usada uma criptografia bem complexa, além de duas chaves, a pública e a digital. Estas chaves são geradas matematicamente e de forma completamente aleatória. Por isso que é praticamente impossível de replicá-las.

Portanto, elas atuam em conjunto. Sua empresa tem a sua chave privada, que deve ser sempre guardada em um local seguro. Já a chave pública, como o nome indica, é pública. Então, ao assinar algo com a chave privada, a pública irá garantir que as informações batem e que é realmente você quem assina.

Existem diversas formas de guardar a chave privada do certificado digital. Por exemplo, é possível usar certos dispositivos, como um token ou um smart card. O primeiro é semelhante a um pendrive enquanto o segundo é um cartão. Também existe a opção de guardar a chave na nuvem, de modo que ela seja acessada remotamente.

Já em relação aos tipos de certificados certificados digitais, existem dois que são os mais comuns, o A1 e o A3. O primeiro é um pouco mais simples, por isso tem uma validade de apenas 1 ano. Já o segundo é mais complexo, com uma validade um pouco maior, de 3 anos.

Além disso, apenas o segundo pode ser usado em tokens ou smartcards. Já o primeiro deve estar atrelado a um computador.

Para trazer mais segurança, a chave perde a validade se o dispositivo que a contém for perdido ou roubado. Nesse caso, é preciso entrar em contato com a autoridade certificadora imediatamente, de modo a informar o ocorrido. Outra forma de invalidar a chave é caso ela seja digitada de forma errada mais vezes do que o permitido. Portanto, fique bem atento no momento de usá-la.

Quais os usos do certificado digital?

A certificação digital é uma tendência cada vez mais difundida pelo mercado de trabalho. Diversas empresas usam esta solução para:

  • Assinar documentos digitalmente;
  • Emitir nota fiscal eletrônica;
  • Trazer mais agilidade no setor de transporte;
  • Assinar documentos importantes na área de saúde;
  • Trazer mais confiança e agilidade para escritórios de advocacia;
  • Substituir o CPF e CNPJ, em certos casos;
  • Assinar o CDE;
  • E diversos outros.

Como ficou claro, o certificado digital é uma tecnologia bem difundida, que deve ser adotada ainda mais por empresas dos mais diversos segmentos. Portanto, se você busca aumentar o alcance do seu negócio, torná-lo mais moderno ou possibilitar fazer acordos de maneira mais simples e rápida, o certificado digital pode ajudar a sua empresa a ter uma presença de mercado ainda mais forte.

Banner eGestor - Certificado Digital

Escrito por eGestor
O eGestor é um software online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: https://www.egestor.com.br