Não importa em que mercado a sua empresa atua, algo é certo para qualquer tipo de negócio: sempre haverá concorrência. E conforme o processo de abrir um negócio é simplificado, bem como as ferramentas para gerenciá-lo, é de esperar que essa competição só aumente. Mas como você pode se preparar para enfrentar e superar a concorrência, aumentar os lucros e se manter à frente no mercado? Veja algumas dicas a seguir:

Por que vale a pena estudar a concorrência

Como enfrentar e superar a concorrência sem saber como ela pensa, age e cria soluções para atender o mercado? Isso simplesmente não é possível. Sendo assim, é crucial fazer um estudo de como outras companhias que pertencem à mesma área se portam. Dessa forma, você conseguirá:

Entender suas soluções

Mais do que saber qual é a abordagem do concorrente, você será capaz de entender os princípios por trás de cada ação deles e antecipar suas reações a diferentes cenários que surgirem. Ter uma leitura completa sobre tais fatores é ótimo para o seu negócio, pois serve quase como um intercâmbio, no qual você aprenderá com profissionais que usam métodos diferentes para resolver os mesmos problemas.

Entender seu posicionamento de mercado

Por observar de perto como trabalham, você aprenderá também qual é o posicionamento e que tipo de espaço a concorrência deseja ocupar no mercado, qual a imagem que ela deseja passar e o que tem feito para alcançar isso. Informações assim podem ser valiosas tanto para criar uma estratégia mais completa quanto para aprender com os acertos dos competidores.

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Entender melhor o público

A melhor parte de analisar os concorrentes é ver a reação dos clientes, o que eles mais gostam, o que os desagrada e como esperam que os problemas sejam resolvidos. Além disso, é mais fácil se colocar no lugar do consumidor quando vemos os erros de outra empresa. Tudo isso facilita a tomada de decisões mais voltadas para o público.

Como usar as informações encontradas para superar a concorrência

Obviamente, não adianta apenas analisar. É preciso também usar o que foi encontrado para se colocar em vantagem e buscar conquistar os clientes de maneiras que ninguém está tentando. Mas como fazer isso? Existem algumas maneiras muito úteis de colocar isso em prática e superar a concorrência:

Observar brechas não exploradas no mercado

Não importa o quanto a competição esteja acirrada: sempre há espaço para inovação. Por isso, a vantagem é de quem está atualizado com o que está sendo realizado. Somente assim é possível observar brechas não exploradas e apresentar soluções melhores.

Se destacar nos pontos fracos da concorrência

Outra opção é escolher alguns dos pontos em que os competidores enfrentam dificuldades e usá-los como diferenciais para se destacar. Assim, você atrairá muitos clientes que estão insatisfeitos com tais problemas e precisam de algo mais para suprir suas necessidades.

Criar novas oportunidades de negócio

Pode ser que a busca por superar a concorrência resulte não apenas em encontrar pequenas brechas dentro do seu ramo principal, mas em chances de expandir o negócio por adentrar novos mercados, criar produtos diferentes e realizar parcerias, oportunidades que de outra forma não seriam notadas.

Não há dúvidas de que observar e superar a concorrência são tarefas difíceis, mas o risco de não saber como o mercado evolui é muito alto e pode até custar o futuro do negócio. Por isso, vale a pena continuar analisando os competidores e agindo para se tornar referência para o público.

Assista um vídeo do Sebrae sobre concorrência

Como a sua empresa tem enfrentado a concorrência? Como você se coloca em vantagem? Conta para nós! Deixe seu comentário!

Escrito por eGestor

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