8 Ideias para tornar a empresa mais atrativa para colaboradores

Escrito em: 18/09/19
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O sonho de todo gestor é ter a equipe dos sonhos. É claro que isso exige esforço: tornar sua empresa mais atrativa para colaboradores é uma tarefa que demanda atenção a detalhes, capacidade de captação e, acima de tudo, habilidade de manter os colaboradores satisfeitos com o próprio trabalho, o ambiente e a sensação de valorização.

Muitas pessoas ainda pensam que tudo se resume ao salário mais alto. No entanto, quanto mais especializada é a atividade de uma empresa, mais os colaboradores buscam por satisfação durante as horas de trabalho e oportunidades de crescimento e desenvolvimento de ideias próprias.

Aliar isso às atividades da empresa pode fazer toda a diferença. É por isso que elaboramos essa lista com ideias para tornar sua empresa mais atrativa para colaboradores! Confira:

1. Tenha um plano de investimento em treinamentos e capacitações

Um local que valoriza seus colaboradores não está apenas interessado em utilizar o conhecimento e as habilidades que eles têm a oferecer. Ele oportuniza o desenvolvimento em uma relação de aprendizado que beneficia o funcionário e a empresa de forma mútua.

Isso pode envolver treinos em equipe, acesso a plataformas de ensino e, até mesmo, estímulos financeiros para o aperfeiçoamento em educação formal ou cursos específicos. Os resultados são observados não apenas no desenvolvimento das habilidades: pessoas em aprendizado tendem a aplicar e sugerir as novas técnicas dentro do ambiente de trabalho, estimulando um ambiente de melhorias constantes.

2. Abra espaço para o desenvolvimento interno de ideias

Poucas ideias são tão poderosas para tornar sua empresa mais atrativas para colaboradores quanto o oferecimento de oportunidades para desenvolver novos projetos dentro da própria empresa. As ideias podem dizer respeito a melhorias dentro do processo produtivo atual, ou em áreas distintas.

Oferecer essa autonomia com segurança, preferencialmente com regras claras sobre as possibilidades é um estímulo não apenas para a manutenção de uma equipe de elite. Deste tipo de incentivo, podem surgir novas oportunidades de negócio, capazes de alavancar ainda mais o faturamento da empresa.

3. Dê atenção para as demandas dos funcionários

Quando reclamações e pedidos se tornam repetidos por vários colaboradores diferentes, é hora de dar atenção para isso. Não significa que você precisará concordar ou atender cada um deles em sua integralidade. Trata-se de mostrar ao colaborador que você dá atenção e valoriza aquilo que ele tem a dizer.

Sentir que sua voz é escutada é um sinônimo de valorização, e evita o processo de insatisfação que normalmente resulta na busca por novas propostas. Essa mudança simples na forma de lidar com demandas pode influenciar significativamente na rotatividade de colaboradores.

4. Desenvolva espaços de descanso e integração

Parte da satisfação com o ambiente de trabalho surge da sensação de conforto, de sentir-se “em casa” mesmo no ambiente profissional. Ao mesmo tempo, sentir-se “parte de um grupo” é essencial para criar um pertencimento do colaborador com a empresa e seus colegas.

Por isso, espaços que favoreçam descansos nos intervalos e integrações na equipe são capazes de unir esses dois benefícios. A troca de ideias e a formação de laços também favorece o desenvolvimento de trabalhos conjuntos, que elevam a satisfação.

5. Invista em qualidade nas pequenas coisas

Poucas coisas são mais frustrantes para um colaborador do que perceber que a empresa busca economizar nas coisas mais básicas. Histórias de funcionários que se sentem ofendidos por coisas simples, desde o papel higiênico até o tipo de café rondam bares e happy hours por todos os cantos.

E o pior de tudo: a economia real nestes itens é baixíssima em comparação à insatisfação gerada. Em uma conversa recente, nossos parceiros da Baristo Café contaram que é cada vez mais comum que empresas invistam em máquinas de café profissionais, com cafés premium, e disponibilizem para as equipes.

Além de gerar a sensação de valorização, este tipo de produto demonstra a confiança na equipe, sugerindo que eles valem o investimento. Isso gera pertencimento e, por consequência, atrai bons colaboradores de outras empresas, interessados na satisfação que observam na sua equipe.

6. O equipamento de trabalho precisa dar conta do recado

Essa é uma dica óbvia, mas nunca é demais reforçar a importância que ela tem para tornar sua empresa mais atrativa para colaboradores. Imagine uma conversa entre funcionários de diferentes empresas, falando sobre o trabalho: um deles menciona que o computador fica travando o tempo inteiro, e que perdeu horas de trabalho por um problema no equipamento.

É provável que os demais participantes da conversa não tenham muita vontade de trabalhar em sua empresa em um futuro próprio. Se a conversa tivesse tomado rumos opostos, é possível que você até mesmo recebesse alguns currículos no dia seguinte! O equipamento não diz respeito apenas à produtividade: ele também afeta a maneira como sua empresa é vista.

7. Vá com calma nas exigências baseadas em opinião

Já é passado o tempo em que as empresas exigiam coisas sem precisar dar explicação alguma à sua equipe. Atualmente, os profissionais respondem muito melhor a demandas que apresentem um motivo para existirem.

Exigir códigos de vestimenta restritos sem explicação, ou certos comportamentos sem um motivo claro são o caminho inverso a tornar sua empresa mais atrativa para colaboradores novos ou já atuantes há algum tempo. Isso não significa que você não possa ter regras dentro do local de trabalho: trata-se apenas de justificá-las para que todos se sintam parte do processo!

8. Deixe que os colaboradores cresçam junto com a empresa

Se a rotatividade é um dos maiores pesadelos dos gestores de equipe atuais, a falta de perspectivas certamente é sua contrapartida no lado dos trabalhadores. Não saber se é possível seguir um caminho de crescimento dentro da empresa é um cenário assustador para qualquer um.

Por isso, é importante deixar claro o plano de carreira e as possibilidades de crescimento dentro da empresa. Mas isso não é suficiente: é necessário que existam histórias de crescimento, de pessoas em quem a empresa investiu e chegaram a pontos mais distantes!

<a href="https://blog.egestor.com.br/author/pedro-henrique-escobar/" target="_self">Pedro Henrique Escobar</a>

Pedro Henrique Escobar

Pedro Henrique Escobar é formado em Administração e gerente de marketing no eGestor. O eGestor é uma ferramenta online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: eGestor.

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