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O que é miopia em marketing e como evitar em sua empresa

Escrito em: 13/10/17

Muitas empresas ainda insistem em elaborar as suas campanhas de marketing focando única e exclusivamente no produto, sem pensar em satisfazer as necessidades imediatas de seus clientes. Isso pode ser muito prejudicial, levando a perda de possíveis clientes em detrimento de empresas concorrentes que realmente tem como prioridade, a satisfação dos desejos do cliente.

Esse tipo de estratégia voltada especialmente para o produto em si, deixando de lado as necessidades da clientela, é o que chamamos de miopia em marketing. Quer saber mais sobre este conceito e como evitar esse problema em suas estratégias de marketing? Fique com a gente neste artigo!

Afinal, o que é miopia em marketing?

Quando falamos em miopia, estamos falando em dificuldades de enxergar o que está mais distante. O conceito da miopia em marketing foi definido em 1975 pelo economista norte-americano Thedore Levitt, como uma limitação ou visão restrita da empresa em relação ao seu negócio.

Ou seja, é quando as empresas só enxergam o seu próprio produto ou serviço especificamente, mas não se preocupam em satisfazer diretamente a necessidade de seu público. Um exemplo de miopia em marketing é quando uma produtora cinematográfica se denomina como parte do setor cinematográfico, sendo que na verdade essa empresa atua no ramo do entretenimento.

Uma empresa que vende note-books, e que denomina o seu negócio como computadores, também está cometendo uma miopia em marketing. Pois denominando-se uma empresa de computadores ao invés de tecnologia por exemplo, a empresa está focando somente no seu produto e não no que o público está procurando. O mesmo vale para uma empresa que se diz um negócio de carros, ao invés de transporte.

São empresas que focam tanto no seus processos internos, que não conseguem enxergar a realidade ao redor, o que faz com que elas não definam corretamente o seu mercado e não consigam atingir o seu verdadeiro público. Essas empresas não enxergam a necessidade da elaboração de novas estratégias com foco no cliente. Com isso, o potencial cliente verá que aquela marca está preocupada somente em obter retorno financeiro com o seu produto ou serviço, independente de solucionar ou não o seu problema.

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Como evitar a miopia em marketing?

Agora que já falamos um pouco sobre o que é miopia em marketing, e o quanto isso pode ser prejudicial para as estratégias da sua empresa, vamos lhe mostrar algumas dicas que podem te ajudar a evitar esse problema:

Deixe seu produto em segundo plano

É preciso ter em mente que você não está vendendo um produto, mas sim algo que satisfaça os desejos que levam o cliente ao processo de compra. Este é o primeiro passo para não cometer miopia em marketing. Entendendo as necessidades do seu público e passando a imagem de como o seu produto poderá supri-las, sua campanha de marketing tende a ficar muito mais atrativa.

Isso certamente aumenta as chances de despertar o interesse de compra, do que somente focar em seu produto. Para isso, é necessário uma boa capacidade de percepção e criatividade por parte da sua equipe de marketing.

Realize um bom pós-vendas

O processo de vendas não se encerra após a realização da compra por parte do cliente. É preciso um atencioso trabalho de pós-vendas, que pode ser realizado por um departamento específico ou até mesmo pelos profissionais responsáveis pela venda em si. O trabalho de pós-vendas consiste no acompanhamento do cliente após a aquisição de determinado produto, de forma a procurar saber se o cliente teve a sua necessidade satisfeita e até mesmo para solicitar um feedback.

Desta maneira, os cliente poderão fazer críticas construtivas, de forma a tornar o seu produto cada vez melhor e mais completo. Assim como o processo de venda não se encerra no ato da compra, o atendimento pós-venda também é parte da experiência de compra do cliente. Ao receber esse atendimento, o cliente perceberá a preocupação da empresa com ele, ficando com uma imagem bastante positiva.

Faça um acompanhamento das redes sociais

Na era digital, as redes sociais são plataformas cada vez mais utilizadas pelo público como ferramentas não só para pesquisar marcas e produtos, como também para acompanhar as suas novidades,e principalmente: para manifestar-se. As redes sociais podem ser grandes aliadas das empresas para acompanhar a repercussão de determinado produto ou determinada estratégia de marketing.

Se a repercussão for negativa, com comentários críticos, a empresa tem a possibilidade de pensar em novas estratégias que se encaixem com os interesses e gostos pessoais do seu público. A partir desse acompanhamento, é fundamental que a sua empresa procure interagir com o público, respondendo de uma forma ágil e satisfatória as suas dúvidas, mostrando atenção com as críticas construtivas e também agradecendo os elogios. Essa interação ajuda a criar certo engajamento com o seu público.

Observe as ações da concorrência

É fundamental que tanto a sua equipe de marketing, quanto a de vendas atuem de uma forma integrada e realizem uma constante análise da concorrência.

Será que as empresas concorrentes estão conseguindo criar engajamento com o público e estão realmente mostrando interesse em solucionar as suas necessidades? Se a resposta for positiva, procure extrair os pontos fortes que levam a essa identificação com o público.

Por outro lado, se você observar que a concorrência está sofrendo de miopia em marketing, e está focada somente em vender o seu produto, estude formas de supera-lá nesse aspecto com estratégias voltadas especialmente para o público. Assim, sua marca tende a se destacar no mercado.

Crie uma cultura em sua empresa

Para fugir da miopia em marketing, é necessário implementar na sua empresa uma visão única entre todos os setores. Toda a sua empresa, desde o setor do marketing até o financeiro, deve ter em mente que o objetivo da empresa é acima de tudo, agradar o cliente, e as vendas serão apenas consequência disso.

É importante deixar essa filosofia de trabalho bastante clara para a sua equipe e principalmente para possíveis candidatos a ingressarem na empresa. Com a implementação dessa cultura, todas as ações realizadas nos processos internos da empresa serão pensadas para o público!

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Pedro Henrique Escobar

Pedro Henrique Escobar

Pedro Henrique Escobar é formado em Administração e gerente de marketing no eGestor. O eGestor é uma ferramenta online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: eGestor.

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