Há muitas décadas, diversas empresas utilizam a terceirização como ferramenta de produção. Ela possibilita que as organizações aumentem seu lucro através da delegação de atividades a empresas especializadas. O procedimento se dá através de uma gestão administrativa-operacional.
O processo de terceirização é muito comum em países industrializados e altamente competitivos. Teve origem nos Estados Unidos logo após a Segunda Guerra Mundial. Como as indústrias bélicas precisavam concentrar-se na produção de armamento, elas passavam algumas atividades de suporte a outras empresas. Tudo isso passou a ser feito mediante um contrato entre sociedades jurídicas.
Continue lendo para saber mais sobre a terceirização, as vantagens e desvantagens do processo.
O que é e como funciona a terceirização?
A terceirização é feita quando uma empresa contrata uma prestadora de serviços para realizar determinada atividade do seu processo de produção. A parceria é firmada através de um contrato, que impõe uma relação entre o trabalhador e a empresa que presta o serviço. Ou seja, a empresa contratante não tem qualquer ligação com o realizador da mão-de-obra.
Basicamente, a função de uma prestadora de serviços é intermediar o interesse do contratante da atividade com o interesse do trabalhador. Devido ao fato do procedimento servir para repassar atividades a terceiros, ele leva o nome de terceirização.
Vantagens da terceirização
Foco
A vantagem mais evidente é o foco que a empresa contratante pode ter na sua atividade principal. Isso aumenta a especialização do negócio, garantindo menor esforço no treinamento e no desenvolvimento dos profissionais. Disso advêm as outras vantagens que abordamos abaixo.
Simplificação
O empresário que adota a terceirização garante uma estrutura administrativa mais simplificada, com a redução de contratos profissionais e dos níveis hierárquicos. E o processo enxuga a organização da empresa na medida em que reduz as áreas de responsabilidade dos profissionais.
Competitividade
Há maior agilidade nas decisões do negócio, o que colabora para aumentar a competitividade e aquecer a economia de mercado. As organizações experimentam um poder maior de negociação com seus clientes e fornecedores. Pequenas e médias empresas veem sua área de abrangência crescer sem muitos investimentos.
Economia
A economia se dá através da redução do desperdício e do custo dos estoques e da diminuição das atividades da empresa. As ações se tornam mais flexíveis e isso possibilita um aprimoramento do produto sem qualquer investimento. O maquinário tem um tempo de ociosidade reduzido, e a empresa só passa a ter gastos com os materiais úteis na sua especialidade.
Produtividade
A produtividade tende a aumentar, pois toda a organização estará concentrada na realização da atividade-fim. Além de aumentar o ritmo e o volume de produção, até mesmo a qualidade do trabalho tende a melhorar.
Integração da empresa
O corpo de funcionários se manterá unido para entregar o que a empresa promete. Isso é visível até mesmo na participação dos dirigentes da organização, que podem focar nas demandas principais da empresa.
Desvantagens da terceirização
Qualidade do serviço
Por mais que os funcionários da empresa aumentem a qualidade da produção, o serviço contratado nem sempre estará à altura. Por isso, é extremamente importante conhecer a qualidade da empresa a ser contratada. É fundamental fiscalizar os serviços para garantir que ele esteja de acordo com o que foi solicitado.
Problemas com a legislação
Existem terceirizados que fornecem serviços sem estarem registrados ou de acordo com as normas da legislação. Em razão disso, você e sua empresa podem ser afetados por ações trabalhistas ou autuados diretamente pelo Ministério do Trabalho. É primordial que se conheça bem a legislação trabalhista antes de contratar qualquer serviço.
Dificuldade de encontrar bons colaboradores
Em algumas atividades terceirizadas há muitas empresas atuando, o que facilita a contratação. Mas nem sempre é assim. Muitas vezes as empresas gastam muito tempo na procura de um parceiro ideal. E a falta de cuidado na escolha de fornecedores pode garantir um serviço aquém do realizado por sua empresa.
Perda do contato com o empregado
Se há vantagens em não contratar funcionários, há a desvantagem de perder o vínculo com o trabalhador que realiza o serviço. Seu negócio não terá poder de influenciar seu trabalho, e qualquer movimentação nesse sentido pode lhe trazer problemas com a justiça trabalhista.
Perda da originalidade
Isso tende a acontecer com algumas empresas. Principalmente se ela já possui uma estrutura e decide terceirizar atividades que influenciam diretamente na identidade do produto. E em longo prazo, parte dos funcionários pode perder completamente a identidade cultural da empresa como um todo.
Demissões
É possível que a empresa passe por demissões nas fases iniciais, o que pode despender bastante custo. Para o empregador, isso gera muita dor de cabeça, principalmente se ele acaba entrando em conflito com sindicatos. E o risco de desemprego tende a crescer quando não há uma absorção da mão-de-obra na mesma proporção.
Mudanças abruptas na empresa
Se não for realizada com um planejamento detalhado, a terceirização pode gerar problemas internos. O primeiro é relacionado aos custos, que não terão parâmetros para um cálculo de longo prazo. As mudanças na estrutura de poder podem colocar interesses em conflitos, e isso prejudica diretamente a empresa. Ela também pode se tornar dependente dos serviços dos terceiros, e corre até o risco de “ser administrada”. Tudo isso é somado à dificuldade em se aproveitar os empregados que já passaram por treinamentos.
Conclusão
As atividades terceirizadas para sua empresa precisam ter a qualidade que teriam se fossem feitas pela sua equipe. Por isso, é essencial que o contratante tenha atenção e fiscalize o andamento dos trabalhos. Só isso garantirá que o serviço esteja de acordo com o que foi estabelecido previamente no contrato.
aprendi que ao contratarmos um prestador de serviços temos que olhar e se enformar de que o serviço dele è de qualidade.
A terceirização é feita quando uma empresa contrata uma prestadora de serviços para realizar determinada atividade do seu processo de produção.
Suas vantagens: Mais evidente é o foco que a empresa contratante pode ter na sua atividade principal.
Suas desvantagens: São de perder o vínculo com o trabalhador que realiza o serviço.
Muito util gostei
Percebemos a forma que são os atributos trabalhistas
É a transferência de serviços e funcionários de uma empresa para outra. Tecnicamente, esse conceito é definido como um modelo de gestão e organização administrativa que permite que um determinado serviço seja executado por terceiros, que terão autonomia técnica e jurídica.
Na minha opinião terceirização precisam ter a qualidade que teriam se fossem feitas pela sua equipe. Por isso, é essencial que o contratante tenha atenção sobre os andamento dos servidores . Só isso garantirá que o serviço esteja de acordo com o que foi estabelecido previamente no contrato.
aprendi que temos que olhar tudo o que o trabalhor ta fazendo para ele nao fazer nada de errado fora do contrato
eu aprendi que devemos fazer o que ta no contrato que o nosso chefe mandou a gente fazer
Mais uma vez vemos as vantagens e as desvantagens da tercerizaçao, que todas as empresas quie contratem esse serviço devem estar atentam quanto a esse serviço
a tercerização é feita por uma prestadora de serviços que contrata funcionarios e envia para realizar trabalho em outra empresa. todo cotrato de trabalho é feito pela prestadora pela com funcionario, sendo que a empresa que recebe este funcionario não vinculo com o mesmo. e todo pagamento é feito para a prestadora e esta realiza o pagamento dos funcionarios
A definição de terceirização de acordo com o texto é a transferência de determinada função de uma empresa a outra.
Existe suas vantagens que é diretamente para empresa pois aumenta o lucro deles.
Eu pensava que a terceirização beneficiava a nós trabalhadores, mas não, tem causado muito sofrimento em todos os lugares que já foi implantado esse projeto.
Devemos dizer NÃO e lutar para que isso não aconteça aqui e conosco, porque isso é uma escravidão disfarçada.
a terceirizaçao teria que ser feita por cada equipe com direitos iguais
A terceirização é o meio pelo qual a empresa, denominada tomadora dos serviços, contrata outra empresa para desenvolver as atividades meio de seu empreendimento, as chamadas prestadoras de serviços.
A terceirização é feita quando uma empresa contrata uma prestadora de serviços para realizar determinada atividade do seu processo de produção.
entendi que tercerizanda tem que toma cuidado e presta atençao em tudo
Para uma empresa contratar um serviço de terceirização deve ser bem pensada antes pois tem as vantagens e desvantagens, depois de bem observada a ideia e fiscalizada terá mais segurança no serviço pedido
Eu entendi que a tercerização tem seus lados bons, mas, também tem seus lados ruins.
A terceirização é uma maneira de reduzir custos na empresa. Acredito que na terceirização deveria haver ordenamento jurídico especifico. Ou seja, uma empresa brasileira pode contratar outra empresa para executar funções necessárias ao desenvolvimento do seu negócio, desde que este seja um meio de produção e não o produto final.
a terceirizaçao é um fenômeno através do qual uma empresa contrata um trabalhador para prestar seus serviços a uma segunda empresa – tomadora. A tomadora se beneficia da mão-de-obra, mas não cria vínculo de emprego com o trabalhador, pois a empresa-contratante é colocada entre ambos.
ENTENDI QUE SE VOCÊ NÃO TIVER MUITO CUIDADO A TERCEIRIZAÇÃO PODE SE TORNAR UM PROBLEMA MUITO GRANDE PRO CONTRATANTE
A terceirização teria que ser feita por cada equipe com direitos iguais.
gostei da saber foi muito útil
e legal ter mais conhecimento
Na minha opinião terceirização precisam ter a qualidade que teriam se fossem feitas pela sua equipe. Por isso, é essencial que o contratante tenha atenção sobre os andamento dos servidores . Só isso garantirá que o serviço esteja de acordo com o que foi estabelecido previamente no contrato.
Gostei muito do texto ensina coisa que agente ainda não saber
O texto ressalta vantagens e desvantagens de algo que até então é bastante comum em nosso país, tanto para uma certa agilidade no serviço, quanto para melhorar a organização empresarial.
Ainda que o curso tendencie a ser contra, minha perspectiva continua sendo a favor da terceirização. É um meio de se buscar maior eficiência produtiva. Essa maior eficiência permite que as empresas possam ser proficientes e continuem a oferecer empregos, além de elevarem a produtividade da mão de obra. E isso, por sua vez, ”é um dos fatores-chave para elevar os rendimentos do trabalhador”.
Bom dia
Gostaria de saber se tem a parte contabilize
Vanize
Bom dia, Vanize!
Desculpe, não consegui compreender sua dúvida. Poderia explica-la mais detalhadamente?