Quanto vale minha empresa: Você sabe quanto e como calcular?

Escrito em: 01/07/21
Início 9 Sistema de Gestão 9 Controle Financeiro 9 Quanto vale minha empresa: Você sabe quanto e como calcular?

Você sabe quanto vale sua empresa? Normalmente o empresário sabe se sua empresa está lucrativa ou não. Mas isso não significa que conheça seu valor justo no mercado. O que é muito razoável, já que esse tipo de cálculo requer o uso de um processo especializado.

Afinal, o valor de uma empresa vai muito além de seu patrimônio ou de seu faturamento. Os ativos intangíveis, por exemplo, costumam esconder muita riqueza em potencial.

Por isso, nesse artigo vamos falar sobre como se avalia uma empresa e sobre a importância desse tipo de cálculo para o rumo dos negócios, ou seja, o enorme significado de um valuation (avaliação de empresas). Confira!

O que é avaliar uma empresa?

Avaliar uma empresa, no sentido econômico e financeiro, é calcular seu valor de mercado. O processo especializado de apuração do valor de um negócio chama-se valuation ou avaliação de empresas. Esse tipo de cálculo tem percursos próprios que permitem saber o valor real e justo da empresa.

Como fazer a avaliação de uma empresa?

A avaliação de uma empresa é feita por meio de métodos próprios para o valuation. Cada método representa um caminho a ser seguido. Existem vários, mas um dos mais populares é o Fluxo de Caixa Descontado.

Esse método projeta os fluxos de caixa da empresa no futuro a partir de sua taxa de crescimento histórico e das perspectivas de mercado de seu segmento. Depois, traz essa projeção ao valor presente para mensurar exatamente o atual valor correspondente a esse potencial. O valor presente é mensurado por meio da aplicação de uma taxa de desconto, que representa o custo de capital da empresa ou taxa de retorno esperado pelos investimentos feitos no negócio. E, dessa forma, é possível aplicar diferentes taxas de desconto que representem os cenários otimista, realista e pessimista. Dessa forma tem-se uma faixa de valor para a empresa aumentando a precisão da informação.

Assim o valor da empresa reflete não apenas sua circunstância atual, mas também seu potencial de geração de riqueza.

A escolha pelo fluxo de caixa como base de cálculo é justamente porque ele representa a movimentação da empresa em certo período. Esse dado financeiro é muito mais fidedigno do que faturamento ou lucro. O primeiro não representa o potencial do negócio e uma empresa lucrativa pode precisar de alto investimento para operar, então o lucro não demonstra realmente seus recursos.

Valuation por comparação

Outra forma comum de valuation é por meio de múltiplos de mercado, como o Ebitda. Nesse caso, calcula-se o valor da empresa em comparação com outros negócios a partir desses indicadores. Por exemplo: o valor das empresas- referência fica em torno de 5 vezes seu Ebitda, então esse é o fator de multiplicação usado para a empresa em avaliação também.

O Ebitda costuma ser muito utilizado porque é um indicador financeiro muito próprio para medir o desempenho e o crescimento dos negócios.

Outro indicador que costuma ser levado em consideração no valuation por comparação é o preço de venda de outras empresas semelhantes. Nesse caso estamos falando do método Transações Comparadas.

Embora esses métodos (múltiplos e transações comparadas) não reflitam o potencial da empresa para o futuro, são considerados seguros porque dão uma noção exata de sua realidade atual no mercado. E, não raro, usam-se o FCD e o valuation por múltiplos ou por transações comparadas de forma conjunta para aumentar a precisão do valor.

E como mencionamos existem muitos outros métodos de valuation. Aliás, determina-se de forma profissional o seu valuation até mesmo quando a sociedade empresarial tem dívidas e não possui expectativa de lucro, ainda que pelo valor contábil ou patrimonial, ou mesmo por liquidação.

Saiba porque avaliar uma empresa

Você pode estar se perguntando se o valuation só se aplica a grandes negócios, e a resposta é não. É possível fazer a avaliação de empresas de qualquer porte e segmento. O que é determinante para o valuation é a disponibilidade de informações financeiras da empresa.

Então, quanto mais organização de dados a empresa tiver, maior é a flexibilidade do avaliador para a escolha do método de valuation. O Fluxo de Caixa, por exemplo, é um desses caminhos.

Saber o valor de uma empresa pode te ajudar em negociações de compra, venda ou fusão. O mercado atual tem estabelecido muitas dessas operações, especialmente entre pequenas empresas, como forma para crescer ou mesmo preservar-se no mercado. E a melhor maneira de garantir equidade e fluidez para a negociação é ter uma informação credível e defensável quanto ao valor da empresa.

Além disso, ao avaliar a empresa, também é possível chegar a indicadores próprios para fazê-la aumentar seu valor em médio e longo prazos. Isso porque no percurso da avaliação, especialmente pelo método de Fluxo de Caixa Descontado, o avaliador acessa dados estratégicos da empresa. E, a partir de sua experiência, pode apontar pontos fortes e fracos para serem considerados na estratégia de crescimento do negócio.

E há até casos de empresários que usam o laudo de valuation para comprovar a solidez da empresa e negociar taxas de juros menores para financiamento bancário.

Em suma, conhecer o real valor de sua empresa pode abrir muitas oportunidades daqui para frente. Mas o valuation pode contribuir também em outras situações mais desafiadoras e até desagradáveis, como, por exemplo:

  • dissolução societária, quando é preciso conhecer o valor das cotas empresariais;
  • separação de bens ou divisão de herança, em que saber o valor da empresa pode facilitar um processo por si só já bastante delicado.

Conclusão

Nesse artigo tratamos sobre a importância de conhecer o valor da empresa. E apresentamos o melhor meio para fazer isso, que é o valuation (avaliação de empresas).

Esse cálculo é feito por meio de métodos especializados que permitem chegar a um valor real e justo da empresa. Falamos especialmente do Fluxo de Caixa Descontado, do Valuation por Múltiplos (em especial pelo Ebitda), e também Transações Comparadas. Existem outras formas de saber o valor de um negócio, mas esses são os caminhos mais consagrados pelo mercado.

Vimos também como essa informação sobre o real valor é decisiva para aproveitar oportunidades de mercado, como investimento, fusões, aquisições ou mesmo para identificar meios de crescer. Esperamos que esse artigo te ajude a pensar mais sobre esse assunto e tomar boas decisões para sua empresa.

<a href="https://blog.egestor.com.br/author/pedro-henrique-escobar/" target="_self">Pedro Henrique Escobar</a>

Pedro Henrique Escobar

Pedro Henrique Escobar é formado em Administração e gerente de marketing no eGestor. O eGestor é uma ferramenta online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: eGestor.

Você também pode gostar…

Planilha de preço de venda [Download Grátis]

Download Grátis Se você é empreendedor e está começando um novo negócio, já sabe que inúmeros desafios te esperam. Assim, uma das dúvidas mais frequentes de novos empresários é em relação aos lucros.  Vários fatores influenciam no...

Planilha de Orçamento Empresarial [DOWNLOAD GRÁTIS]

Download Grátis Orçamento, segundo o dicionário é o ato de orçar, ou seja, fazer um cálculo para chegar a estimativa de gasto de um projeto. Esse projeto pode ser de vários tipos. Ele pode ser orçamento para uma viagem, para um casamento,...

Planilha de Controle Financeiro Empresarial – Download Grátis

Download Grátis Um bom controle financeiro é imprescindível para a sobrevivência das micro e pequenas empresas. É essencial que os empresários tenham absoluta noção de que o caixa de suas empresas não pode ser propriedade individual. Não...

Planilha de estoque mínimo: Como calcular [Download Grátis]

Download Grátis O estoque mínimo também é conhecido como estoque de reserva, estoque de segurança e estoque de proteção. Mas, todos esses conceitos se referem ao mesmo indicador e têm o mesmo objetivo: evitar que a empresa perca cliente...

Planilha de Ordem de Serviço: Download do Modelo Grátis!

Download Grátis A planilha de ordem de serviço é um dos documentos mais comuns entre as empresas prestadoras de serviço. Ela é uma forma de organizar e distribuir os pedidos recebidos pelo setor comercial da organização, repassando-os...

Planilha de Cadastro de Clientes em Excel [Download grátis]

Download Grátis Todos os dias passam por uma empresa diversos dados. Acontece que, independente do tamanho dela e da quantidade de dados, estes devem ser registrados. Essa organização pode trazer grandes benefícios para a empresa tanto no...

Planilha financeira Excel: Download Grátis – Atualizada 2022

Download Grátis Uma planilha financeira pode melhorar o resultado de sua empresa? É de conhecimento geral que toda empresa precisa de um plano de contas, controle de gastos, controle de estoque e de um controle de fluxo de caixa. Empresas...

Planilha de Frente de Caixa: Baixe o modelo grátis agora!

Download Grátis Você sabe o que é frente de caixa e por que ela é importante para o seu negócio? Apesar de muitos gestores não darem atenção a esse setor da empresa, a verdade é que a frente de caixa é um dos pontos principais da...

Planilha de Controle de Vendas: Download Gratuito 2022

Download Grátis O faturamento gerado pelas vendas certamente é a principal fonte de receita das empresas. Tanto em relação às empresas que trabalham com produtos, quanto em relação aquelas que são prestadoras de serviços. Sendo assim, uma...

Planilha de DRE: Modelo para download [Grátis]

Download Grátis A Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) faz parte da gestão financeira de empresas e empreendedores. A sigla é bastante conhecida em escritórios de contabilidade por ajudar a manter um controle periódico de todas as...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

error: Conteúdo protegido.