fbpx

Quanto vale minha empresa: Você sabe quanto e como calcular?

Você sabe quanto vale sua empresa? Normalmente o empresário sabe se sua empresa está lucrativa ou não. Mas isso não significa que conheça seu valor justo no mercado. O que é muito razoável, já que esse tipo de cálculo requer o uso de um processo especializado.

Afinal, o valor de uma empresa vai muito além de seu patrimônio ou de seu faturamento. Os ativos intangíveis, por exemplo, costumam esconder muita riqueza em potencial.

Por isso, nesse artigo vamos falar sobre como se avalia uma empresa e sobre a importância desse tipo de cálculo para o rumo dos negócios, ou seja, o enorme significado de um valuation (avaliação de empresas). Confira!

O que é avaliar uma empresa?

Avaliar uma empresa, no sentido econômico e financeiro, é calcular seu valor de mercado. O processo especializado de apuração do valor de um negócio chama-se valuation ou avaliação de empresas. Esse tipo de cálculo tem percursos próprios que permitem saber o valor real e justo da empresa.

Como fazer a avaliação de uma empresa?

A avaliação de uma empresa é feita por meio de métodos próprios para o valuation. Cada método representa um caminho a ser seguido. Existem vários, mas um dos mais populares é o Fluxo de Caixa Descontado.

Esse método projeta os fluxos de caixa da empresa no futuro a partir de sua taxa de crescimento histórico e das perspectivas de mercado de seu segmento. Depois, traz essa projeção ao valor presente para mensurar exatamente o atual valor correspondente a esse potencial.

O valor presente é mensurado por meio da aplicação de uma taxa de desconto, que representa o custo de capital da empresa ou taxa de retorno esperado pelos investimentos feitos no negócio. E, dessa forma, é possível aplicar diferentes taxas de desconto que representem os cenários otimista, realista e pessimista. Dessa forma tem-se uma faixa de valor para a empresa aumentando a precisão da informação.

Assim o valor da empresa reflete não apenas sua circunstância atual, mas também seu potencial de geração de riqueza.

A escolha pelo fluxo de caixa como base de cálculo é justamente porque ele representa a movimentação da empresa em certo período. Esse dado financeiro é muito mais fidedigno do que faturamento ou lucro. O primeiro não representa o potencial do negócio e uma empresa lucrativa pode precisar de alto investimento para operar, então o lucro não demonstra realmente seus recursos.

💡 Você também pode gostar: Controle financeiro empresarial: Como fazer passo a passo

Valuation por comparação

Outra forma comum de valuation é por meio de múltiplos de mercado, como o Ebitda. Nesse caso, calcula-se o valor da empresa em comparação com outros negócios a partir desses indicadores. Por exemplo: o valor das empresas- referência fica em torno de 5 vezes seu Ebitda, então esse é o fator de multiplicação usado para a empresa em avaliação também.

O Ebitda costuma ser muito utilizado porque é um indicador financeiro muito próprio para medir o desempenho e o crescimento dos negócios.

Outro indicador que costuma ser levado em consideração no valuation por comparação é o preço de venda de outras empresas semelhantes. Nesse caso estamos falando do método Transações Comparadas.

Embora esses métodos (múltiplos e transações comparadas) não reflitam o potencial da empresa para o futuro, são considerados seguros porque dão uma noção exata de sua realidade atual no mercado. E, não raro, usam-se o FCD e o valuation por múltiplos ou por transações comparadas de forma conjunta para aumentar a precisão do valor.

E como mencionamos existem muitos outros métodos de valuation. Aliás, determina-se de forma profissional o seu valuation até mesmo quando a sociedade empresarial tem dívidas e não possui expectativa de lucro, ainda que pelo valor contábil ou patrimonial, ou mesmo por liquidação.

💡 Você também pode gostar: Indicadores de valuation: Confira os principais

Saiba porque avaliar uma empresa

Você pode estar se perguntando se o valuation só se aplica a grandes negócios, e a resposta é não. É possível fazer a avaliação de empresas de qualquer porte e segmento. O que é determinante para o valuation é a disponibilidade de informações financeiras da empresa.

Então, quanto mais organização de dados a empresa tiver, maior é a flexibilidade do avaliador para a escolha do método de valuation. O Fluxo de Caixa, por exemplo, é um desses caminhos.

Saber o valor de uma empresa pode te ajudar em negociações de compra, venda ou fusão. O mercado atual tem estabelecido muitas dessas operações, especialmente entre pequenas empresas, como forma para crescer ou mesmo preservar-se no mercado. E a melhor maneira de garantir equidade e fluidez para a negociação é ter uma informação credível e defensável quanto ao valor da empresa.

Além disso, ao avaliar a empresa, também é possível chegar a indicadores próprios para fazê-la aumentar seu valor em médio e longo prazos. Isso porque no percurso da avaliação, especialmente pelo método de Fluxo de Caixa Descontado, o avaliador acessa dados estratégicos da empresa. E, a partir de sua experiência, pode apontar pontos fortes e fracos para serem considerados na estratégia de crescimento do negócio.

E há até casos de empresários que usam o laudo de valuation para comprovar a solidez da empresa e negociar taxas de juros menores para financiamento bancário.

Em suma, conhecer o real valor de sua empresa pode abrir muitas oportunidades daqui para frente. Mas o valuation pode contribuir também em outras situações mais desafiadoras e até desagradáveis, como, por exemplo:

  • dissolução societária, quando é preciso conhecer o valor das cotas empresariais;
  • separação de bens ou divisão de herança, em que saber o valor da empresa pode facilitar um processo por si só já bastante delicado.

Conclusão

Nesse artigo tratamos sobre a importância de conhecer o valor da empresa. E apresentamos o melhor meio para fazer isso, que é o valuation (avaliação de empresas).

Esse cálculo é feito por meio de métodos especializados que permitem chegar a um valor real e justo da empresa. Falamos especialmente do Fluxo de Caixa Descontado, do Valuation por Múltiplos (em especial pelo Ebitda), e também Transações Comparadas. Existem outras formas de saber o valor de um negócio, mas esses são os caminhos mais consagrados pelo mercado.

Vimos também como essa informação sobre o real valor é decisiva para aproveitar oportunidades de mercado, como investimento, fusões, aquisições ou mesmo para identificar meios de crescer. Esperamos que esse artigo te ajude a pensar mais sobre esse assunto e tomar boas decisões para sua empresa.

Início 9 Sistema de Gestão 9 Controle Financeiro 9 Quanto vale minha empresa: Você sabe quanto e como calcular?
Escrito em: 01/07/21
<a href="https://blog.egestor.com.br/author/pedro-henrique-escobar/" target="_self">Pedro Henrique Escobar</a>

Pedro Henrique Escobar

Pedro Henrique Escobar é formado em Administração e gerente de marketing no eGestor. O eGestor é uma ferramenta online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: eGestor.

Comentários:

Compartilhe seu comentário, dúvida ou sugestão!

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar…

Faturamento: O que é, como calcular e aumentar o seu

Porque o faturamento é tão importante para a empresa? O faturamento é importante para a empresa porque ele é o valor, em dinheiro, que a empresa recebeu em um período. Assim, ele demonstra se o resultado foi satisfatório ou não. Com o...

Gestão empresarial: guia definitivo para o sucesso do seu negócio

Toda empresa precisa ter um objetivo, uma missão maior que guie todas as suas atividades. Independente de qual for esse objetivo, ele tem tudo a ver com a gestão empresarial. Isso porque é através de uma gestão empresarial competente e...

Controle financeiro empresarial: Como fazer passo a passo

Passo a passo para fazer o controle financeiro da sua empresa Faça o controle do fluxo de caixa Separe custos e receitas Planejamento de recebimentos e pagamentos Registre todas as operações financeiras Tenha um orçamento bem estruturado...

NFC-e (Nota fiscal de consumidor eletrônica) [Atualizado]

Emitir NFC-e Todo produto ou serviço vendido, deve ter sua comprovação fiscal e um dos meios de atestar essa transação é a nota fiscal. Afinal, ela dá segurança tanto à empresa que vende o produto, quanto ao consumidor que o compra....

Nota fiscal eletrônica: tudo o que você deve saber [ATUALIZADO]

A Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) é um documento cuja função é atestar a venda de um produto ou a prestação de um serviço. Ela foi desenvolvida com o objetivo de substituir alguns sistemas de impressão de documentos fiscais em papel. Assim...

Controle de Estoque: Como fazer um controle profissional

Porque o controle de estoque é tão importante para a empresa? O estoque é o principal ativo de uma empresa, sendo a forma mais importante de fazer dinheiro. Por isso, ter total atenção a gestão do estoque é de extrema importância. Se a...

Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFS-e): o que é e quem emite

A NFS-e, ou Nota Fiscal de Serviço Eletrônica, é um dos tipos de notas fiscais que existe juntamente com a nota fiscal, a nota fiscal do consumidor e o conhecimento de transporte. Elas são úteis para empresas que tem como uma das funções...

Fluxo de Caixa: Guia de como fazer o da sua empresa

O que é o fluxo de caixa?O fluxo de caixa é o controle de todos os valores que entram e saem do financeiro da empresa. Qual o objetivo do fluxo de caixa?O objetivo do fluxo de caixa é garantir a saúde financeira do negócio, assegurando...

ERP: O que é e vantagens [GUIA COMPLETO]

Teste Grátis A administração de uma empresa acontece diariamente, com processos e controle que devem ser feitos a todo momento. Esses processos são o que mantém a empresa funcionando, e esse controle é o que mantém as contas em dia e os...

Guia do MEI: Tudo sobre o MEI – Blog do eGestor

O MEI (Microempreendedor Individual) é um tipo de empresa voltado para formalização de profissionais autônomos. O custo para abrir um MEI é zero. Os impostos pagos pelo MEI são o ICMS, pela venda de mercadorias, o ISS, por prestação de...