O que são vendas online?
As vendas online são vendas realizadas de forma totalmente digital, normalmente através de plataformas online ou de lojas virtuais. Elas também podem ser chamadas de e-commerce, ou comércio eletrônico.
Esse tipo de venda possui diversos benefícios para quem quer implementar seu negócio no mercado digital.
Afinal, o e-commerce está cada dia se desenvolvendo mais no mercado digital, atraindo muitos comerciantes que possuem o desejo de ampliar o acesso aos seus produtos. Visto que um dos benefícios da venda digital é a realização do pagamento de forma totalmente digital, ela facilita a relação compra e venda.
Essa implementação das vendas online é muito importante para o crescimento de empresas, pois faz parte da rotina da população comprar online.
Devido ao aumento de plataformas e ferramentas online nas redes sociais, a internet está repleta de ofertas de produtos escolhidos diretamente para cada pessoa.
Quais os produtos mais vendidos na internet?
- Eletrônicos.
- Moda e acessórios.
- Móveis e eletrodomésticos.
- Calçados.
- Cosméticos.
- Produtos para cabelo.
- Brinquedos infantis.
- Livros.
- Itens de decoração.
- Acessórios.
- Itens de papelaria.
Qual o melhor produto para vender na internet?
Vender na internet é se jogar no mundo de oportunidades que está repleta de alternativas de vendas para desenvolver seu negócio.
Assim, não é impossível estabelecer apenas um produto como o melhor para vender, tendo em vista que existe uma infinidade de opções de produtos que podem ser investidos e desenvolvidos no mercado digital.
Desse modo, é importante realizar uma pesquisa sobre quais produtos melhor se encaixam no objetivo de cada empresa e no seu modelo de negócio.
Dentre os produtos que possuem uma alta taxa de vendas online, estão:
- Eletrônicos: Esses tipos de produtos possuem uma alta taxa de procura, visto que o mercado eletrônico está em constante mudança com novos dispositivos a cada momento. Assim, a venda de eletrônicos movimenta cerca de R$450 Bilhões durante os anos de 2021 e 2022, segundo o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC).
- Brinquedos: O mercado de venda de brinquedos é uma ótima opção para quem quer deslanchar nas vendas digitais. Afinal, segundo o Sebrae, no Brasil, temos 369.254 lojas de brinquedos ativas, um mercado com crescimento de 16,11% nos últimos 5 anos.
- Livros: Atualmente, a procura por livros aumentou 43% depois da pandemia da Covid 19. Tendo em vista a necessidade da leitura para aliviar momentos de ansiedade que esse momento de crise trouxe.
- Cosméticos: Segundo dados recolhidos pelo Sebrae, o Brasil ocupa o terceiro lugar no ranking mundial de gastos com cosméticos. Assim, sendo uma ótima oportunidade de investimento para empreendedores que desejam investir nesse mercado.
Como realizar vendas online?
1. Crie um plano de vendas
O plano de vendas é a primeira parte essencial para iniciar com as vendas online, pois é ele que irá definir como sua loja irá atuar dentro do mercado digital.
Assim, para fazer o plano de vendas é preciso o estudo de fatores essenciais, como estudo do mercado, marketing digital, perfil do consumidor e abordagem de vendas.
Assim, poderá ser definido pontos importantes, como:
- O que será vendido.
- Qual será o público alvo.
- Definição de metas.
- Estudo do nicho que envolve seu produto.
- Estudo do mercado.
- Planejamento financeiro.
- Estratégias de marketing que serão abordadas.
O estudo desses fatores é essencial para guiar seu plano de negócios, facilitando o reconhecimento do que será primordial para o desenvolvimento da sua empresa.
Quais são os tipos de vendas online?
O sistema de vendas online possui alguns tipos específicos de formatos que podem se encaixar nos diferentes tipos de negócios, como, por exemplo:
- Business to Business (B2B): São aquelas vendas que são realizadas de empresas para empresas. Desse modo o modelo B2B possui uma maior exigência em relação a prazos de entrega, pelo fato da relação ser de empresa para empresa
- Business to Consumer (B2C): O modelo B2C é aplicado quando a venda é feita diretamente para o consumidor.
- Consumer to Consumer (C2C): Nesse caso, é realizada a venda de um serviço ou de um bem pessoal para outra pessoa.
- Consumer to Business (C2B): Esse caso de venda online ocorre quando pessoas que vendem produtos ou serviços para outras. Sendo mais comum em vendas físicas.
- Business to Customer (B2C): Esse é o tipo de venda mais conhecida, nesse caso a relação de venda é feita entre empresa e pessoa jurídica.
- Business to Government (B2G): Esse modelo constitui-se pela relação empresa-governo. Assim permitindo que ocorra o fornecimento de produtos ou serviços para as entidades governamentais.
2. Definição de orçamento
Após planejar o que será feito e vendido na sua loja, você deve definir um orçamento adaptável para evitar possíveis imprevistos. Ele deve levar em consideração as dificuldades iniciais que poderá enfrentar até consolidar o negócio.
Outro ponto importante a considerar em relação às vendas online é a realização de reservas no caso de alguma emergência, caso haja a necessidade de um maior investimento ou a reposição de mercadorias.
3. Faça a escolha de uma marca
Estude primeiro o público alvo e os resultados que deseja atingir para definir uma marca.
É fundamental que cada empresa possua sua marca própria, pois é esse fator que fará que seu consumidor reconheça seu negócio e se conecte com ele.
É rotineiro ver pessoas comprando produtos mais pela marca do que pelo valor do produto. Isso se deve ao fato de muitas marcas passarem boa impressão e segurança para seus consumidores.
É importante ter em mente que possuir uma marca poderá ajudar o empreendedor na sua estratégia de marketing. Visto que possibilita a atribuição de personas, logotipos, cores e formas que irão fazer com que sua marca estabeleça um local no mercado digital.
Assim, podemos citar algumas marcas que investiram na criação de uma marca para vendas online e obtiveram sucesso:
- Apple
- Samsung
- Magazine Luiza
- Amazon
- Mercado livre
- Coca-cola
4. Regularização
Regularize as partes burocráticas antes de lançar seu produto no mercado, verificando toda a documentação exigida para o seu tipo de comércio. Afinal, é essa documentação que irá garantir a seguridade do seu produto e que não aconteça nenhum imprevisto que irá prejudicar o seu negócio futuramente.
O registro de marca, por exemplo, garantirá que ninguém poderá utilizar sua marca ou os direitos sob ela. Esse registro é primordial no processo de criação de um comércio digital.
5. Definir um canal de venda online
Após a formulação de um plano de negócio é necessária a definição de um canal de vendas. Utilize esses meios para oferecer o produto e serviços, de forma que possa alcançar cada vez mais clientes.
Assim, escolha por qual meio realizará as vendas online no mercado digital atual, entre amplas formas como plataformas de venda, sites, redes sociais, marketplace ou pelo Whatsapp. E é de extrema importância se incluir em diferentes mecanismos de venda para um maior alcance de público.
Você pode desenvolver uma loja virtual própria e adquirir a vantagem de centralizar todos os seus produtos em um só lugar.
Alguns fatores devem influenciar a sua escolha do canal de vendas, por exemplo:
- Possuir facilidade de acesso e cadastro de produtos.
- Ser uma plataforma estável e rápida.
- Poder fazer o controle de estoque.
Onde começar a vender online?
Você pode utilizar diversas ferramentas para realizar as vendas online, podendo implementar esses produtos em sites que oferecem a oportunidade de realizar vendas de forma mais fácil, como:
- Shein
- Shoppe
- Aliexpress
- Mercado livre
- Amazon
Você pode desenvolver uma loja virtual para iniciar as suas vendas online e inserir todos os seus produtos. Assim, possuindo alguns benefícios como:
- Maior segurança para os clientes.
- Possibilidade de definir um designer próprio.
- Maior alcance dos produtos.
- Vender em qualquer horário.
6. Defina bons fornecedores
Um bom comércio depende de possuir bons fornecedores. É essencial que esses servidores mantenham uma boa qualidade na sua prestação de serviço.
Esses fornecedores precisam estar de comum acordo com o negócio, se comprometendo com datas, organização e qualidade.
O fornecedor precisa ter características que facilitarão o fluxo de vendas online da empresa, trazendo uma melhor experiência para o consumidor, visto que um mau funcionamento pode trazer consequências permanentes para a reputação da sua empresa.
Para ser possível concretizar uma boa escolha de fornecedores, é recomendável criar processos para realizar essa escolha. Assim, prezando por alguns fatores essenciais, dentre eles estão:
- Compromisso e agilidade na entrega
- Comprimento de leis, normas de segurança, saúde e meio ambiente
- Comprimento de prazos
- Disponibilidade de produtos
- Manter informações atualizadas
- Possui boa estrutura
- Preço justo
- Possuir um bom histórico
7. Faça um planejamento de estoque
Você deve planejar o estoque que será utilizado antes de iniciar suas atividades. Assim, se evita a compra exagerada de produtos que não tem certeza que terão saída.
É possível também, aperfeiçoar a análise de planejamento de estoque com o tempo, alinhando as prioridades de produtos ao decorrer do tempo.
Podendo ser analisados alguns fatores, como:
- Entrada e saída de produtos
- O que não está sendo procurado pelos consumidores e o que está sendo
- Quais produtos não possuem mais relevância no mercado
Lembre-se também de definir um preço de venda justo, que atraia o seu cliente, mas que também traga lucro para o negócio. Esse pode ser um processo complicado, mas é de extrema importância.
8. Logística
Uma boa gestão de logística traz uma boa experiência para seu consumidor. Antes de tudo, realizando uma boa escolha de parceiros para o transporte, como correios e transportadoras.
Dessa forma, as entregas de produtos chegarão da forma mais rápida e o valor de frete não será tão alto. Afinal, valores altos de entrega podem ocasionar na desistência da compra.
Como vender online?
Vender online parece simples, mas para obter sucesso nas suas vendas é necessário adaptar alguns processos.
Desse modo, podemos citar a importância de ter um caminho planejado na hora de vender digitalmente. Tendo em vista que algumas vendas possuem públicos específicos e formas diferentes de lidar.
A seguir vamos apresentar alguns processos que vão te auxiliar em como vender online.
- Crie uma boa estratégia para atingir seus clientes.
- Defina os produtos a serem vendidos
- Escolha uma boa plataforma ou desenvolva uma loja online
- Utilize as redes sociais para divulgar seus produtos e serviços
- Estabeleça uma boa experiência na entrega
- Desenvolva um bom relacionamento com seus clientes
- Invista em propagandas pagas
Canais de venda online
Os canais de vendas são as plataformas utilizadas para as ofertas de produtos. Eles necessitam de um planejamento estratégico para atingir da melhor forma o público que a empresa deseja destinar o seu produto ou serviço.
Sendo necessário realizar a análise de qual é o seu público alvo, assim filtrando quais plataformas farão sentido para o seu objetivo.
Alguns canais de venda levam os clientes diretamente ao ato da compra. Assim, separamos qual canal melhor se encaixa no seu negócio.
Marketplaces
O marketplace é um modelo de negócio digital onde são feitas as compras e vendas de diferentes produtos. O marketplace possui diversas categorias de vendedores, sendo mais versátil comparado a outras plataformas de vendas online.
Outra vantagem de vender em marketplace é a facilidade em obter informações sobre o produto, visto que a plataforma possui avaliações relacionadas ao produto. Dessa forma, pode ser avaliado se a compra vale a pena.
A plataforma de marketplace também oferece ao consumidor a variedade de preços de entrega, afinal, dentro dela estão diferentes fornecedores com diferentes valores de frete.
Vantagens do Marketplace
- Baixo investimento inicial.
- Maior visibilidade.
- Facilidade de vendas.
- Redução dos custos de propagandas.
- Aumento de vendas.
- Feedbacks dentro da plataforma.
Desvantagens do Marketplace
- Maior concorrência.
- Não é possível realizar a customização da loja.
- Comissão da plataforma.
Custos do Marketplace
Os custos do Marketplace podem variar de acordo com a plataforma e o plano de venda, visto que quando é realizado um acordo, é atribuído benefícios para ambas as partes.
Desse modo, existe uma ampla variedade de opções de marketplaces para você inserir seus produtos, com taxas variadas de comissão.
- AliExpress: Taxas variam de 5% a 10% de acordo com o produto.
- Amazon
- Plano profissional: Mensalidade grátis por um ano e após o período o custo mensal é de R$19,99.
- Plano individual: Custo de R$2,00 por item vendido.
- Comissão: A comissão é tarifada por cada item vendido, variando de 8% a 15%, dependendo da categoria.
- Mercado Livre
- Plano gratuito:
- Custo para anunciar grátis: Grátis.
- Visibilidade de produtos: Baixa.
- Duração: 60 dias.
- Tarifa de venda: Grátis
- Plano Clássico:
- Custo para anunciar grátis: Grátis.
- Visibilidade de produtos: Alta.
- Duração: Ilimitada
- Tarifa de fenda: 10 a 14%, variando de acordo com a categoria do produto.
- Plano premium:
- Custo para anunciar grátis: Grátis.
- Visibilidade de produtos: Máxima.
- Duração: Ilimitada
- Tarifa de fenda: 15 a 19%, variando de acordo com a categoria do produto.
- Plano gratuito:
Loja virtual
A loja virtual é um modelo de negócio voltada para apenas uma marca, sendo direcionada a um público alvo. Nessa loja o vendedor poderá apresentar seus produtos e serviços com fotos e descrições dos mesmos.
Além disso, a loja pode possuir as características da marca, contendo uma identidade visual que levará a sua fácil identificação.
As lojas virtuais possuem a vantagem de centralizar os produtos em um só portal, facilitando o acesso de informações dos clientes.
Outro ponto importante é a facilidade de realização de pagamento que a loja virtual oferece ao consumidor. De modo que ele pode optar por diferentes tipos de pagamento e envio, visto que é possível a consulta do valor do frete ao digitar o CEP.
Como criar uma loja virtual
Para criar uma loja virtual é necessário seguir alguns passos para consolidar sua marca de forma segura, evitando possíveis transtornos futuros.
Dessa forma, pode ser levado em consideração algumas etapas, como:
- Escolha os produtos que serão vendidos.
- Defina o investimento inicial.
- Faça um plano de negócio.
- Escolha bons fornecedores.
- Registre um domínio da posse da marca na internet.
- Realize a regularização de partes burocráticas, como: registro de marca, logo, patentes ou programas de computador.
- Escolha uma plataforma para desenvolver sua loja.
- Invista em uma boa identidade visual.
- Organize um bom mecanismo de entrega.
- Decida as formas de pagamento.
Como divulgar a loja virtual?
Realizar a divulgação da loja virtual é de extrema importância, visto que de nada adianta montar um bom modelo de negócio se ele não é divulgado como deveria.
Desse modo, podem ser utilizadas algumas estratégias de divulgação para atrair os olhares curiosos para seus produtos.
- Produção de conteúdo para as redes sociais: Focar na produção de conteúdo para redes como, instagram, facebook, whatsapp e Tiktok. De forma, que sua loja possa ser vista e reconhecida, levando aos consumidores uma sensação de proximidade com sua marca.
- Contrate em anúncios pagos: É possível realizar o investimento em anúncios através de plataformas específicas para isso, como Google Ads, Meta Business, Facebook Ads, etc.
- Crie um blog: Desenvolver conteúdos interessantes relacionados a sua loja, é uma forma muito interessante de desenvolver a visão das pessoas sobre sua marca. Desse modo, podem ser inseridos no blog conteúdos como, resenhas sobre seus produtos e curiosidades sobre assuntos do nicho.
Redes sociais
Atualmente, é muito mais fácil usar as redes sociais a favor do seu comércio, visto que possuem diversas alternativas que facilitarão a divulgação do seu produto.
Entretanto, é importante visar que diferente do marketplace, não é possível realizar vendas de forma segura dentro das redes sociais. Assim, servindo mais como um canal de demonstração de produtos.
Podendo ser elaboradas estratégias de marketing para a atração de clientes. Como o desenvolvimento de publicações, vídeos de apresentação de produtos e hashtags que se vinculam ao tema.
Esses investimentos digitais facilitarão que os possíveis consumidores sejam atraídos até o produto final, podendo ser estabelecida uma relação com o possível cliente.
Dito isso, separamos algumas ferramentas de marketing dentro das redes sociais que poderão ser utilizadas para promover seu produto.
- Facebook: Anúncios, Marketplace, catálogo de produtos e Facebook Business.
- Instagram : Reels, publicações com palavras chaves, Stories.
- Email: Emails de conversão, Email promocionais.
- Whatsapp: Divulgação de conteúdos, avisos de promoções por mensagens automáticas.
Vantagens das redes sociais
- Maior visibilidade.
- Baixo custo de divulgação.
- Facilitar o acesso aos seus produtos.
- Melhor comunicação com seus clientes.
- Divulgação de novos produtos.
Quais são os benefícios da venda online?
As vendas online oferecem muitos benefícios para quem deseja iniciar um comércio digital.
Tendo em vista a grande evolução do mercado digital nos últimos anos, muitos comerciantes migraram para essa modalidade de venda com o objetivo de alcançar mais consumidores.
Desse modo, separamos alguns dos benefícios que as vendas online trazem para os comerciantes, com o objetivo de inspirar empresas a introduzir essa modalidade.
Redução de custos
As vendas online possuem uma grande diferença de custo comparado a uma loja física, tendo em vista a demanda de mais investimentos e uma boa manutenção.
Já virtualmente, é muito mais fácil manter o comércio em “pé”, visto que uma plataforma não precisará de uma manutenção física. Assim, esses investimentos podem ser aplicados em outras coisas que irão facilitar o desenvolvimento da sua empresa.
Divulgação
Enquanto para negócios físicos a divulgação é mais complexa, para negócios digitais, esse processo pode ser mais simples. Existem muitas plataformas que podem auxiliar no alcance do público-alvo, mas além disso, qualquer campanha pode direcionar o cliente diretamente para a loja. Já um negócio físico, existe o esforço de levar o cliente até o negócio, por exemplo.
Atualmente as redes sociais são ferramentas essenciais para quem quer atrair mais compradores para os seus produtos. Mas atenção: existem redes sociais diferentes e cada uma tem um público e um conteúdo diferente. Busque entender qual é o seu público, em que rede ele está e como criar conteúdo para essa rede.
Portanto, poderão ser utilizadas estratégias de marketing que chamem a atenção do seu público alvo, como:
- Utilização de redes sociais para promover a marca, desenvolvendo vídeos, fotos, publicações com palavras chaves, Hashtags e stories.
- Inserir seus produtos em marketplaces.
- Promover apresentação de produtos por emails, whatsapp, lojas virtuais.
- Desenvolver uma loja virtual.
Alcance de público alvo
O planejamento para alcançar seu público alvo é fundamental para que sua empresa tenha uma melhor performance de vendas.
Esse público alvo é medido pelas características que a empresa quer atingir, podendo ser determinadas por idade, sexo, gostos pessoais, etc..
Deve ser definido quais métodos serão utilizados para atingir esses clientes, de forma que pavimente o caminho para que eles consigam chegar até o produto final e realizem a compra.
Qual a melhor estratégia para vender online?
Existe uma grande variedade de estratégias para deslanchar nas suas vendas online. Desse modo, para ser possível se destacar diante dos inúmeros canais de comércio digital, é necessário aplicar mecanismos que alcancem o seu público de forma mais fácil.
- Invista em conteúdo nas redes sociais: Desenvolver conteúdos para as redes sociais auxilia na relevância da sua marca no mercado. Desse modo, investir em materiais de qualidade que atraiam a curiosidade das pessoas é muito positivo, consequentemente resultando em uma maior visibilidade para os seus produtos.
- Diversificação de canais de vendas : Inserir os produtos em diferentes canais de vendas como, canais de e-commerce, Redes sociais e Lojas virtuais, possibilitam o aumento de buscas dos seus produtos. Tendo em vista que alcançara diferentes tipos de pessoas e nichos diferentes.
- Anúncios e mídia paga: Investir em mídia paga é uma ótima alternativa de otimização dos seus conteúdos nas redes. Visto que se o seu público alvo não possui conhecimento sobre seu negócio, ele nunca poderá adquirir.
- Utilize email marketing: Essa estratégia é uma das melhores para nutrir possíveis novos clientes, pois auxilia na criação de um relacionamento com esses usuários. Assim, possui a vantagem de ser mais econômico e fácil de desenvolver.
Diferença de e-commerce e loja virtual
O e-commerce está relacionado a diversas plataformas de vendas que possuem diversos produtos de ampla variedade. Assim, elas têm uma maior visibilidade e oportunidade de vendas, pois abrangem diferentes públicos alvos, não se limitando a apenas um.
Já as lojas virtuais possuem a mesma funcionalidade que uma loja física, mas com o benefício do meio virtual, tornando a atividade de compra e venda muito mais prática.
A diferença entre as duas plataformas é que o e-commerce consiste em um aglomerado de lojas e marketplaces, diferente das lojas virtuais que é uma marca própria destinada a um público alvo, de um nicho específico.
Marketing digital
O marketing é um conjunto de ações que envolvem o estudo do mercado, incluindo as necessidades e desejos do público alvo.
Desse modo, são pensadas formas de melhorar a imagem da marca do ponto de vista do mercado. Isso, consequentemente, melhora sua visibilidade e seus resultados com os possíveis consumidores.
Essas ações normalmente são realizadas dentro da internet, através de redes sociais, como Instagram, Facebook, Whatsapp, email, dentre outros.
Desse modo é necessário ter em mente que o marketing é um processo contínuo, que demanda altas pesquisas diárias sobre estratégias que podem ser aplicadas a seu planejamento.
O marketing possui uma grande importância para manter o controle sobre as insatisfações dos clientes, levando em consideração seus gostos e necessidades. Dessa forma é possível estabelecer relações duradouras, fornecendo segurança aos clientes para realizar a compra do seu produto.
Desde de quando existem vendas online?
O sistema de vendas online, mesmo parecendo recente, já está incluído na sociedade há alguns anos..
As vendas online tiveram seu início aproximadamente pelos anos 1960, sendo seu primeiro objetivo a troca de arquivos relacionados a solicitação de pedidos.
A troca de informações tinha o objetivo de facilitar a relação de vendas entre empresas e consumidores, mostrando que determinada pessoa possuía o interesse em determinado produto. Essa ferramenta era chamada de Eletronic Data Interchange, utilizada por empresas telefônicas e de internet.
Assim, foi despertado o interesse de empresas como Ebay e Amazon para utilizarem dessa ferramenta, para ampliar seu reconhecimento dentro do e-commerce. Além disso, com o desenvolvimento da internet muitas empresas decidiram ampliar seus negócios para outros países.
No Brasil, o sistema de e-commerce surgiu aproximadamente no final da década de 90, mas só se consolidou por volta dos anos 2000.
Com o desenvolvimento da internet foi criado o Submarino, uma das pioneiras do e-commerce no Brasil,sendo referência em vendas de livros, CDs e brinquedos.
A prática de compras virtuais também foi ampliada pela criação da livraria Booknet, em 1995. Desse modo, era realizada a venda de produtos pela internet com a possibilidade de pagamento na entrega.
Com o tempo, marcas como Mercado livre, foram ampliando seus negócios no Brasil e na América latina, aumentando cada vez mais o alcance da população com as vendas online.
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