Com atuação em mais de 20 estados brasileiros, a CONAJE (Confederação Nacional de Jovens Empresários) é uma entidade sem fins lucrativos que há 16 anos atua na disseminação do empreendedorismo e no fortalecimento, geração e estabilização de novas empresas no mercado, além de divulgar práticas que visam fortalecer os novos negócios no Brasil.

A CONAJE também trabalha com algumas parcerias em torno da realização de políticas públicas institucionais que englobam tanto os micro quanto os pequenos empreendedores. A entidade possui um foco maior para os jovens empreendedores através da criação de diversos projetos, eventos e ações que possibilitam a capacitação técnica e uma série de experiências voltadas para o desenvolvimento de jovens líderes, gerando novas oportunidades no mercado.

Atualmente, mais de 36 mil jovens empreendedores e empresários brasileiros possuem uma relação com a CONAJE, através da divulgação e articulação das práticas realizadas pela entidade. 

A CONAJE apresenta forte atuação nos Conselhos Temáticos da Confederação Nacional Indústria (CNI) e no Fórum Permanente de Micro e Pequenas Empresas, dentre outros órgãos. O papel da entidade não se restringe somente ao âmbito nacional, já que a CONAJE também atua na expansão do empreendedorismo para outros países por meio da sua participação na Aliança de Jovens Empreendedores do G-20, além de também fazer parte da Federação Ibero-Americana de Jovens Empresários, a FIJE, e também do Bloco Mercosul, BRICS Jovens Empresários e Países Lusófonos.

Saiba as atuais entidades parceiras da CONAJE:

  • MDIC (Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior)
  • Brasil Júnior (Órgão Nacional do Movimento Empresa Júnior)
  • Sebrae Nacional
  • Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário
  • Movimento Brasil Eficiente
  • CNI (Confederação Nacional da Indústria)
  • CACB (Confederação das Associações Comerciais do Brasil)
  • Fórum de Líderes
  • Endeavor
  • OPEE (Orientação Profissional, Empregabilidade e Empreendedorismo

Missão da CONAJE

Representar, integrar e inspirar os jovens empresários e suas organizações, com o intuito de fortalecer o ambiente empreendedor no Brasil, além de desenvolver novas lideranças e contribuir para o crescimento do País.

Visão

Em 2020, a CONAJE será reconhecida pelos joven empresário brasileiro como o seu principal representante, através de forte articulação com o ecossistema empreendedor e uma grande capacidade de realização junto à sua rede de associados.

Valores

Empreendedorismo, ética, espírito jovem, interindependência, pluralidade, patriotismo, transparência e colaborativismo.

Eventos realizados pela CONAJE

Alguns dos eventos de grande relevância nacional voltados para o empreendedorismo são realizados pela CONAJE. O Feirão do Imposto, o Conaje Capacita, o Congresso Nacional de Jovens Empreendedores, a Semana Global de Empreendedorismo e o Concurso Nacional de Startups são somente alguns dos muitos eventos desenvolvidos pela entidade. Saiba mais informações sobre alguns dos eventos promovidos pela CONAJE:

Congresso Nacional dos Jovens Empreendedores

Realizado através de uma parceria entre a CONAJE e a Assembleia de líderes do G20, o Congresso Nacional dos Jovens Empreendedores vai para a sua vigésima terceira edição neste ano de 2017, que será realizada entre os próximos dias 21 e 24 de novembro no Hotel Sibara, em Balneário Camboriú-SC. A programação completa e informações referentes a inscrição no evento você confere no site!

Assembleia Geral Ordinária Nacional

Com a presença de empresários de todas as partes do Brasil que estão associados a CONAJE ocorrerá a 82ª Assembleia Geral Ordinária Nacional entre os dias 23 e 26 de agosto em Manaus. Mais informações na fan-page oficial do evento! 

A 81ª edição da Assembleia Geral Ordinária Nacional foi realizada em Natal-RN durante os dias 1 e 2 de junho deste ano de 2017.

G20 YEA 2017

A CONAJE participou entre os últimos dias 15 e 17 de junho em Berlim, na Alemanha, da reunião que ocorre anualmente entre a Cúpula da Aliança dos Jovens Empreendedores que integram o G20. Este evento é sem dúvidas uma excelente oportunidade para ficar por dentro das políticas econômicas globais que geram um aumento na igualdade de emprego e crescimento econômico.

O G20YEA também possibilita a realização de negócios com diferentes organizações dos mais variados lugares do mundo, além de proporcionar uma grande troca de experiências e informações sobre o que está acontecendo no ambiente empreendedor dos países participantes da reunião.

A edição de 2017 do G20 YEA 2017 teve diversas palestras, debates, painéis e sessões plenárias, além de um evento de integração entre os países participantes. Além do Brasil, a edição deste ano teve a participação de países como Austrália, Canadá, China, França, Alemanha, Índia, Indonésia, Itália, Japão, México, Rússia, Coréia do Sul, Arábia Saudita, Turquia, Reino Unido, Estados Unidos, Argentina e África do Sul.

Projetos

Conheça alguns dos projetos desenvolvidos pela CONAJE:

CONAJE Agro

Criado em 2013, o CONAJE Agro é um projeto que tem como objetivo levar para o meio agrário algumas importantes iniciativas estratégicas de capacitação, representatividade e geração de negócio.O CONAJE Agro tem desenvolvido suas atividades em diversos estados do país como Bahia, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul, Tocantins, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Maranhão, Goias e Pará.

Desde a sua criação, o projeto já envolveu mais de 2.300 jovens com interesse em buscar mais conhecimento sobre o agronegócio e se capacitar através de palestras, encontros e uma série de outras ações desenvolvidas pelo CONAJE Agro.

CONAJE Capacita

O Projeto CONAJE Capacita é desenvolvido em todas as regiões do Brasil e tem o objetivo de capacitar e oportunizar troca de experiências entre os participantes através de palestras sobre os mais variados temas que envolvem o empreendedorismo. O projeto tem a participação de uma série de palestrantes e especialistas dos mais variados campos de atuação.

Empreendedores do futuro

Estimular a cultura empreendedora nas instituições de ensino públicas e privadas em todos os níveis de ensino, seja fundamental, médio ou superior. Este é o objetivo do projeto Empreendedores do futuro, desenvolvido pela CONAJE em parceria com a OPEE (Orientação Profissional Empregabilidade e Empreendedorismo) e também com a Junior Achievement, através do projeto Empresário-Sombra.

O “Empreendedores do futuro” busca preparar e capacitar uma série de jovens a escolha do seu futuro com uma visão empreendedora, que é desenvolvida ao longo de todo o processo de formação de cada um deles. O projeto reúne três ações de capacitação empreendedora que envolvem o incentivo ao comportamento empreendedor, vivência no ambiente do empreendedorismo, além de outros quatro preceitos de educação defendidos pela UNESCO, que são: aprender a conhecer, ser, conviver e fazer.

A partir destas práticas, os jovens conseguem aprimorar o seu processo de tomada de decisão, trabalho em equipe e a busca por solucionar problemas. Com este projeto, a CONAJE  já conseguiu impactar e envolver cerca de 565 jovens.

Programa Minha Primeira Empresa

Com início em agosto de 2013, no estado de Goiás a partir de uma parceria entre a Associação de Jovens Empreendedores e Empresários de Goiás (AJE Goiás) e a Secretaria de Indústria e Comércio de Goiás (SIC), o programa “Minha Primeira Empresa” é voltado para a capacitação de empreendedores e para auxiliar no processo de abertura de novos negócios, através não só da formalização, como também nos processos de planejamento e acompanhamento do desenvolvimento das novas empresas. O programa  integra os projetos que são realizados pela CONAJE.

Desde o seu surgimento, o “Minha Primeira Empresa” já alcançou mais de 4 mil empreendedores em todo o estado de Goiás e formou 50 turmas. Assim como a Associação de Jovens Empreendedores e Empresários de Goiás, outras Instituições que fazem parte da CONAJE , como a AJE Amazonas, AJE Piauí, AJE Fortaleza, CJE MS e AJE Bahia já estão em processo de estudo e avaliação do projeto e também estão em busca de parceiros para viabilizar o projeto em seus respectivos estados.

O programa foi finalista do 4º Prêmio Fecomércio de Sustentabilidade, na categoria Órgãos Públicos e serve de inspiração para outros países como o Paraguai, por exemplo, que está estudando a sua implantação.

Quem é o atual presidente da CONAJE?

Atualmente a entidade é presidida por Guilherme Gonçalves. Guilherme é sócio do escritório Moraes & Gonçalves Advogados e possui atuação em assessoria jurídica empresarial, propriedade intelectual e regularização fundiária; Ele também é sócio da Chicken Way, empresa de alimentação baseada em frango e sócio da G4 Empreendimentos Imobiliários.

EGestor - Software online de gestão empresarial para pequenas empresas

eGestor

O eGestor é o sistema de gestão empresarial totalmente fácil e online, perfeito para a sua micro ou pequena empresa. Com ele você pode realizar de uma forma automatizada os processos de controle de estoque e controle financeiro, além de poder registrar todas as suas compras e vendas, ordens de serviço, cadastro de seus clientes, dentre muitas outras funções como a emissão de nota fiscal eletrônica e boletos bancários para os seus clientes.

Ficou interessado? Que tal realizar os testes gratuitos no sistema durante 15 dias? Basta acessar o site!

Por Gabriel Pfeifer, em 20/07/2017

Escrito por eGestor
O eGestor é um software online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em http://www.egestor.com.br