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Startup: um guia sobre inovação no empreendedorismo

Startup é um assunto que cada vez toma mais espaço em debates sobre empreendedorismo. Isso porque boas ideias de negócios demandam investimento de tempo e capital para tomar forma e poderem ser concretizadas. No entanto, é muito comum que essas idéias venham de estudantes, jovens, ou outros segmentos que não costumam ter a sua disposição muitos recursos financeiros para transformar seus projetos – muitas vezes com capacidade inovadora e podendo transformar a sociedade – em empresas.

E é para isso que servem as Startups, um modelo de negócio que tem como características possuir baixos custos de manutenção, mas com altas possibilidades de escalabilidade e retorno.

O que é uma Startup?

Uma Startup é uma empresa emergente com uma ideia inovadora e algumas particularidades que a tornam diferente de companhias regulares, como:

  • Escalável e com grande possibilidade de crescimento
  • Sobrevive em um cenário de incertezas
  • Baixos custos para se manter funcionando
  • Tem o objetivo de inovar para resolver um problema específico da sociedade
  • Pouca burocracia

Baseado nessas características é possível concluir que Startups facilitam o processo da evolução de idéias com capacidades transformadoras, já que o alto custo de abrir uma empresa tradicional acaba sendo um empecilho para muitas pessoas que têm ótimos projetos. Portanto, uma Startup é um modelo de empresa muito acessível para pessoas que têm idéias empreendedoras, sendo possível buscar.

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Características de um Startup

Além do que já foi citado como características principais de uma Startup, ela se destaca por mais algumas peculiaridades:

  1. Inovação: Startups geralmente se destacam por oferecer produtos, serviços ou soluções inovadoras, que buscam resolver problemas existentes de forma criativa e disruptiva. por exemplo.
  2. Escalabilidade: o modelo de negócio de uma Startup deve ser projetado para permitir um crescimento rápido e escalável. Ou seja, isso significa que a empresa deve ter a capacidade de aumentar sua receita de forma significativa sem um aumento proporcional nos custos.
  3. Agilidade e flexibilidade: Startups geralmente operam em ambientes altamente dinâmicos e incertos. Elas precisam ser ágeis e adaptáveis para responder rapidamente às mudanças no mercado, testar e iterar suas ideias e ajustar seu modelo de negócio conforme necessário.
  4. Modelo de negócio repetível e escalável: uma Startup busca desenvolver um modelo de negócio que possa ser repetido e escalado em larga escala. Isso envolve sobretudo a busca por uma base de clientes ampla e a possibilidade de expansão geográfica.
  5. Cultura de inovação: o ambiente que envolve o mundo das Startups é um de incentivo a inovação, que encoraja a experimentação, o aprendizado rápido e a busca constante por melhorias. Dessa forma, valores como a criatividade, a colaboração e a busca por soluções fora da caixa são os mais incentivados.
  6. Foco no cliente: Startups colocam o cliente no centro de suas operações. Assim, elas buscam entender profundamente as necessidades dos clientes e desenvolvem seus produtos ou serviços com base nessa compreensão.
  7. Potencial de alto retorno: a principal meta de uma Startup é alcançar um alto retorno sobre o investimento para seus fundadores e investidores. Embora muitas ideias para Startups acabam não tendo sucesso, aquelas que têm podem gerar um crescimento exponencial e lucros significativos.

Diferença entre uma empresa tradicional e uma Startup

Em resumo, as principais diferenças entre uma Startup e uma empresa tradicional são as seguintes:

StartupEmpresa tradicional
Escalabilidade e crescimento agressivoCrescimento modesto
Captação externa de investimentosFinanciamentos bancários e empréstimos
Disrupção e inovação, com objetivos de longo prazoObjetivos mais tradicionais, sem revolucionar a curto prazo
Foco no cliente e na resolução de um problemaFoco no produto ou serviço
Riscos maiores em mercados com mais incertezasRiscos moderados

Tipos de Startup

Existem alguns tipos diferentes de Startup, baseadas no seu propósito:

Startup Small Business

Essas Startups são caracterizadas por terem uma escala menor e um foco em atender às necessidades de um nicho específico de mercado. Possuem uma equipe menor e operam em um ambiente local ou regional.

Startup Scalable

Modelo de negócios que permite um rápido crescimento e expansão. Dessa forma, oferecem produtos ou serviços que podem ser facilmente replicados e dimensionados para atingir um mercado maior. Exemplos de Startups escaláveis incluem empresas de tecnologia, como aplicativos de entrega de alimentos, plataformas de comércio eletrônico e software as a service (SaaS).

Startup Large-Company

Essas Startups têm como objetivo se tornar grandes empresas e serem líderes em um mercado específico. Elas geralmente têm uma visão de longo prazo e estão dispostas a enfrentar desafios significativos para alcançar seus objetivos.

Startup Buyable

Startups como essas são criadas com o objetivo de serem vendidas para empresas maiores. Têm o objetivo de desenvolver um produto ou tecnologia inovadora e trabalham para construir valor para seus acionistas. O sucesso dessas Startups é medido pela atratividade para aquisição por parte de empresas estabelecidas. Ademais, é bastante comum que em muitos casos esse tipo de negócio acabe sacrificando lucratividade por um aumento na sua valoração.

Startup Lifestyle

Essas Startups são criadas com o objetivo de proporcionar aos fundadores um estilo de vida específico. Elas são construídas em torno dos interesses e paixões dos empreendedores e são projetadas para oferecer flexibilidade e liberdade.

Startup Social

O objetivo principal desse tipo de Startups é causar um impacto positivo na sociedade ou resolver problemas sociais. Elas geralmente têm uma missão social clara e buscam equilibrar o lucro com a responsabilidade social.

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O que é Startup Unicórnio?

Uma Startup unicórnio é uma empresa que conseguiu atingir o valor de R$ 1 bilhão antes mesmo de realizar a abertura de capital. Alcançar esse feito é algo bastante raro e difícil, já que uma Startup geralmente não possui investimentos de capital de valores expressivos. Logo, o termo “unicórnio” é adequado para definir o negócio que consegue isso.

Exemplos de sucesso

Várias empresas que hoje são referência absoluta nos mercados que atuam começaram como Startups. Essas empresas, que hoje são globalmente conhecidas e referenciadas, começaram com poucos recursos e apostaram em inovação em setores que, para a época, já estavam consolidados. No entanto, conseguiram inovar como poucos no mundo e atingiram o valor de 1 bilhão de dólares em valor (ou mais).

Google

Apesar da empresa que hoje é conhecida como o Google ter sido fundada em 1998, essa história começou vários anos antes com Larry Page e Sergey Brin, dois estudantes de doutorado em ciência da computação na universidade de Stanford. Na época dedicaram esse doutorado ao estudo da internet e aos mecanismos de busca, e assim desenvolveram o Backrub. Esse era um buscador que atribuía a relevância dos sites na internet com base no número de termos pesquisados pelos usuários encontrados no domínio e quantos outros linkavam para o site.

Logo o nome da criação foi mudado para Google e registrada como uma companhia de capital fechado nos Estados Unidos. Em 1999 o Google quase foi vendido por R$ 750 mil para outra empresa, mas o negócio não foi concretizado, e com seu crescimento subsequente, se tornou o que hoje é conhecido como o maior buscador da internet. Logo, o que era inicialmente uma Startup de garagem se tornou umas das maiores empresas de tecnologia do planeta.

Uber

O Uber é uma empresa multinacional de transporte por aplicativo que foi fundada em 2009 por Travis Kalanick e Garrett Camp. A ideia inicial surgiu durante uma conferência em Paris, quando os fundadores tiveram dificuldade em encontrar um táxi disponível. Dessa maneira, eles pensaram em criar, a partir dessa experiência, uma plataforma que conecta motoristas particulares e passageiros através de um aplicativo de smartphone.

O serviço do Uber foi lançado inicialmente em São Francisco, nos Estados Unidos, em 2010. A proposta era oferecer uma alternativa aos táxis tradicionais, permitindo que os usuários solicitassem um carro através do aplicativo e pagassem pelo serviço diretamente pelo celular, sem a necessidade de dinheiro em espécie. Além disso, a ideia era oferecer uma experiência mais conveniente e confortável, com carros mais novos e motoristas avaliados pelos passageiros.

O modelo de negócio do Uber se baseia em conectar motoristas independentes, que utilizam seus próprios carros, aos passageiros que precisam de um transporte. A empresa fica com uma porcentagem do valor da corrida como comissão e os motoristas recebem o restante. Esse formato permitiu que o Uber se expandisse rapidamente para diversas cidades ao redor do mundo.

Em 2019, o Uber realizou sua oferta pública inicial de ações (IPO) na bolsa de valores, tornando-se uma empresa de capital aberto. Desde então, a empresa continua a crescer e a diversificar seus serviços, expandindo para novos mercados e explorando áreas como entregas de mercadorias e aluguel de bicicletas e patinetes elétricos.

A história do Uber enquanto Startup é marcada por um rápido crescimento e disrupção do mercado de transporte. A empresa revolucionou a forma como as pessoas se deslocam em muitas partes do mundo e influenciou a indústria de transporte como um todo.

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Instagram

A história do Instagram como Startup é fascinante e começou em 2010, quando Kevin Systrom e Mike Krieger lançaram a plataforma. Kevin era um engenheiro de software e Mike era um designer, e juntos eles criaram uma das redes sociais mais populares do mundo.

A ideia original do Instagram era fornecer aos usuários uma maneira simples e fácil de compartilhar fotos com amigos. A inspiração para o nome “Instagram” veio da combinação das palavras “instantâneo” e “telegrama”, refletindo a intenção de criar uma plataforma rápida para compartilhar momentos.

Dessa forma, os fundadores começaram a desenvolver o aplicativo em uma pequena Startup em São Francisco, Califórnia. Eles focaram, primordialmente, em criar uma interface de usuário intuitiva e em desenvolver recursos que permitissem aos usuários aplicar filtros nas fotos para torná-las mais interessantes e atraentes.

Em outubro de 2010, o Instagram foi oficialmente lançado. A recepção inicial do aplicativo foi bastante positiva, e os usuários rapidamente começaram a adotar a plataforma. Assim, a interface simples e o foco na compartilhamento de fotos tornaram o Instagram fácil de usar e atraente para uma ampla gama de pessoas.

Em apenas dois meses após o lançamento, o Instagram já tinha mais de um milhão de usuários. Dessa forma, o rápido crescimento do Instagram chamou a atenção do Facebook, que viu o potencial da plataforma. Em abril de 2012, o Facebook adquiriu o Instagram por cerca de 1 bilhão de dólares, uma das maiores aquisições da época.

O Instagram se tornou uma plataforma extremamente popular, com mais de um bilhão de usuários ativos mensais em todo o mundo. Além disso, muitas empresas e influenciadores utilizam o Instagram como uma poderosa ferramenta de marketing e comunicação.

Como criar uma Startup

Criar uma Startup é algo que depende, principalmente, da disposição do empreendedor de encarar desafios e incerteza em mercados pouco explorados. Isso porque esse é um tipo de negócio baseado em uma proposta de criar algo diferente e inovador.

Algumas dicas que podem ajudar a estruturar uma Startup são os seguintes:

Ideia inovadora

Identifique uma ideia de negócio inovadora que resolva um problema real ou atenda a uma necessidade do mercado. Faça pesquisas com a finalidade de validar sua ideia e entender o potencial de mercado.

Pesquisa de mercado

Analise o mercado em que sua Startup vai atuar. Identifique concorrentes, avalie as tendências do setor, identifique seu público-alvo e entenda suas necessidades e preferências.

Plano de negócios

Desenvolva um plano de negócios detalhado. Isso inclui definir sua proposta de valor, estratégias de marketing, análise financeira, projeções de receita e despesa, estrutura organizacional e recursos necessários para começar.

Formação da equipe

Monte uma equipe forte e diversificada. Identifique pessoas com habilidades complementares às suas e que compartilhem da visão e dos valores da Startup.

Financiamento

Avalie suas opções de financiamento. Você pode buscar investidores, procurar por programas de aceleração em incubadoras, que são lugares especializados em incentivar a criação e crescimento de negócios como Startups, ou até mesmo recorrer a outras fontes de financiamento, como a realização de empréstimos. É importante também preparar um pitch convincente para apresentar sua Startup a potenciais investidores.

Desenvolvimento do produto ou serviço

Comece a desenvolver seu produto ou serviço. Realize testes e obtenha feedback dos usuários para fazer melhorias iterativas. É importante lançar uma versão inicial do seu produto o mais rápido possível para validar sua proposta de valor no mercado.

Marketing e estratégia de vendas

Elabore um plano de marketing e uma estratégia de vendas para alcançar seu público-alvo. Utilize canais de marketing digital, como mídias sociais, conteúdo online, publicidade paga e SEO (otimização para mecanismos de busca) para aumentar a visibilidade da sua Startup.

Lançamento e iteração

Faça um lançamento oficial do seu produto ou serviço no mercado. Acompanhe de perto o feedback dos clientes e faça iterações contínuas com base nesses insights. Esteja disposto a adaptar sua estratégia conforme necessário.

Escala e crescimento

À medida que sua Startup ganha tração, concentre-se na escalabilidade e no crescimento. Isso pode envolver a expansão para novos mercados, aquisição de talentos, aumento da base de clientes e busca de novas oportunidades de investimento.

Iniciar uma Startup é um processo desafiador e requer perseverança, habilidades empreendedoras e estar disposto a aprender com os erros e ajustar sua estratégia conforme necessário ao longo do caminho.

Como conseguir investimento para uma Startup?

Um dos principais desafios de abrir uma Startup é conseguir investimentos para poder tirar a ideia de negócio do papel. Isso porque geralmente quem dá início a uma Startup não dispõe de um alto volume de capital como acontece com grandes empresas.
Logo, o idealizador da startup precisa recorrer a outras maneiras de conseguir capital para financiar sua ideia.

Bootstrapping

O Bootstrapping é uma forma de uma Startup conseguir recursos para financiar o seu crescimento, sem a interferência de investidores externos. Nessa forma de iniciar o negócio, o idealizador do investimento utiliza os recursos gerados pela própria Startup para alavancar suas atividades. Quando ele realiza essa escolha, precisa saber que vai precisar abrir mão da lucratividade da sua empresa, seja em parte, ou até mesmo totalmente.

Uma das grandes vantagens de realizar Bootstrapping e financiar o seu próprio crescimento, é que, utilizando apenas o seu próprio caixa para pagar suas contas e investir no negócio, o empreendedor acaba ficando livre do peso que a taxa de juros cobrados por bancos por empréstimos. Além disso, com o Bootstrapping o empreendedor acaba tendo maior liberdade nas decisões gerenciais da Startup, já possui controle total sobre a empresa, já que não há percentual de participação externa,

Investidor-anjo

Investidores-anjo são pessoas físicas que se utilizam dos próprios recursos para investir em empresas com ideias inovadoras e alto potencial de crescimento – startups. Essas pessoas geralmente são empresários com grande capital e experiência no mundo do empreendedorismo. Além disso, visto ao conhecimento que possuem, têm também uma alta aptidão a risco e estão dispostas a injetar dinheiro em pequenos negócios nos quais acreditam ter ideias valiosas e com grande potencial.

O grande benefício para uma Startup de ter um investidor anjo é que, além do investimento financeiro que irá receber para financiar o crescimento, receberá também o capital intelectual, experiência de mercado, networking e carga de conhecimento de um profissional experiente.

Incubadora

Incubadoras são organizações que existem para estimular a geração e o crescimento de novos negócios e a expansão de ideias de Startups. Essas organizações frequentemente estão vinculadas à instituições de ensino como universidades, ou iniciativas empresariais.

Uma Incubadora oferece, mesmo que por um tempo limitado, um espaço onde pessoas que têm projetos de Startup vão ter a sua disposição uma estrutura física e tecnológica para o desenvolvimento disso para um negócio viável, além de uma equipe de pessoas com conhecimento técnico variado para dar suporte e consultoria para que essa Startup saia do papel.

Isso se diferencia um pouco de uma aceleradora, a qual se trata de um ambiente onde Startups que já estão estabelecidas e de certa forma, operando, podem receber incentivos de crescimento.

Modelos de negócio para uma Startup

É possível classificar a Startup também pelo modelo de negócio no qual ela atua e qual é o seu nicho de mercado. Esses diferentes modelos de negócios são usados ​​para descrever as relações e transações comerciais entre empresas, consumidores e governo, e cada um tem suas características e estratégias específicas.

B2B: Business to business

Business to Business refere-se a transações comerciais realizadas entre empresas. Assim, empresas B2B vendem produtos ou serviços diretamente para outra empresa, em vez de para consumidores finais. Exemplos comuns de empresas especializadas em negócios B2B incluem vendas de matérias-primas, equipamentos, software empresarial e serviços de consultoria.

B2C: Business to consumer

Business to Consumer são transações comerciais entre uma empresa e um consumidor final. Nesse modelo, a empresa vende produtos ou serviços diretamente para os indivíduos que os utilizam. Algumas empresas que trabalham com B2C incluem: compras em lojas físicas ou online, serviços de assinatura, hotéis e restaurantes.

B2B2C: Business to Business to Consumer

Business to Business to Consumer é uma abordagem de negócios onde uma empresa fornece produtos ou serviços para outras empresas, que, por sua vez, os oferecem aos consumidores finais. Dessa forma, a empresa intermediária, que recebe os produtos ou serviços da empresa B2B, atua como um canal de distribuição para alcançar os consumidores.

B2G: Business to Government

Business to Government são relações comerciais entre empresas e o governo. Nesse modelo, as empresas fornecem produtos ou serviços diretamente para órgãos governamentais. Assim, essas transações podem incluir licitações para projetos de infraestrutura, fornecimento de equipamentos para agências governamentais, serviços de consultoria e muito mais.

Como encontrar a equipe certa para a sua Startup?

O trabalho em uma Startup pode ser bem diferente do trabalho em uma companhia tradicional, onde tudo já estabelecido, como os processos e as atividades. Todavia, a maior característica de uma Startup é o ambiente de inovação constante, onde se incentiva a autonomia nas ações das pessoas que integram essa.

Portanto, para encontrar a equipe certa para a sua Startup, o principal fator é buscar por pessoas com habilidade multidisciplinares, que estejam dispostas a ultrapassar seus próprios limites. Isso porque é importante que os integrantes de uma Startup estejam dispostas a criar um ambiente de trabalho colaborativo, onde se estimula a criatividade e a geração de ideias que contribuam com o objetivo principal do projeto.

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Início 9 Empreendedorismo 9 Startup: um guia sobre inovação no empreendedorismo
Escrito em: 15/06/23
<a href="https://blog.egestor.com.br/author/pedro-henrique-escobar/" target="_self">Pedro Henrique Escobar</a>

Pedro Henrique Escobar

Pedro Henrique Escobar é formado em Administração e gerente de marketing no eGestor. O eGestor é uma ferramenta online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: eGestor.

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