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Montar uma auto peças: Confira como começar a sua

Segundo dados do Sindipeças, o faturamento do mercado de reposição de auto peças teve um crescimento de 18,3% em comparação com o mesmo mês do ano anterior, e uma alta de 11,6% no acumulado do ano. Esses dados fazem com que o setor de auto peças continue sendo uma oportunidade para quem quer investir. Mas, em um cenário favorável, dinheiro e vontade não são tudo, por incrível que pareça. Algumas recomendações importantes devem ser observadas. Confira aqui como montar uma auto peças!

Qual o custo para montar uma loja de auto peças?

O custo médio para montar uma loja de auto peças varia de acordo com o tamanho. Assim, uma loja de tamanho pequeno, tem um investimento de cerca de R$ 50 mil. Entretanto, uma loja de auto peças média ou grande pode ter um investimento inicial de R$ 70 até R$ 100 mil.

Qual a margem de lucro de uma loja de auto peças?

A margem de lucro de uma auto peças gira em torno de 20% a 28%. Entretanto, ela tende a variar, considerando os valores pagos pelo preço de custo aos fornecedores e as despesas da loja.

Qual o lucro de uma loja de auto peças

O lucro de uma auto peças depende da margem de lucro definida previamente. Dessa forma, não é possível dizer os valores de lucro de um negócio.

Mas, podemos dizer que o faturamento de uma auto peças de tamanho médio tem um faturamento entre R$ 15 e R$ 45 mil.

Como se tornar um distribuidor de auto peças?

O primeiro passo para ser um distribuidor de auto peças é abrir um CNPJ. Ele garante que você consegue negociar melhor com os seus fornecedores e emitir suas notas, além de estar regularizado com a receita. Dessa forma, é possível montar uma auto peças da melhor forma possível, estando totalmente regularizado e garantindo a segurança para o seu cliente.

Mas montar uma auto peças vai além disso. Confira aqui como começar o seu negócio:

Pesquisa de mercado

É imprescindível a realização de uma boa investigação de mercado. Lembre-se que o público para sua loja de auto peças não se restringe aos proprietários particulares de veículos. Há também um grande número de clientes institucionais, que devem ser considerados na hora de definir quem será o público-alvo da empresa e quais são as estratégias para capturá-lo.

Boas fontes de pesquisa são publicações e guias sobre o mercado-alvo. Ainda, visitar os concorrentes e tentar entender quais são as forças, as fraquezas e os diferenciais competitivos é uma recomendação que deve ser seguida. Com essas informações é possível fazer uma análise SWOT, afinal, ela indica suas forças, oportunidades, fraquezas e ameaças.

As informações obtidas ajudarão o empreendedor a calcular o tamanho e as características do investimento na loja de auto peças, assim como o potencial, levando em conta os fatores volume e tempo de retorno sobre o mesmo, assim como a definição de fatores táticos fundamentais, como as características de promoção e a escolha da melhor localização.

Localização da loja de auto peças

Falando em localização, se tratando de um negócio voltado para um público robusto e com alta exposição a fatores diversos, os especialistas recomendam cuidado especial com esse aspecto do negócio.

Assim, devem ser levadas em consideração as necessidades operacionais e de expansão dos negócios. É fundamental averiguar aspectos como a acessibilidade da loja de auto peças, as condições dos serviços públicos, como água, luz, gás, telefonia e internet, a vulnerabilidade a fenômenos naturais, a situação legal do imóvel e as leis que regulamentam e limitam a atividade comercial em geral e as específicas do setor.

Legalização

Para que a empresa seja legalizada, é preciso atender a diversas exigências. As etapas para a legalização são:

  • Registro na Junta Comercial;
  • Registro da Receita Federal (CNPJ);
  • Obtenção do alvará de funcionamento junto ao município;
  • Alvará do Corpo de Bombeiros Militar;
  • Alvará da licença sanitária;

Uma recomendação fundamental é de que a loja de auto peças monte uma estrutura para zelar pelo cumprimento do Código de Defesa do Consumidor. Além de evitar problemas, contribui positivamente para a construção da marca, o que irá render dividendos mais à frente. O índice de satisfação do cliente é fundamental em um negócio em que as interações tendem a se repetir, com a possibilidade da criação de um relacionamento, que só pode ser satisfatório para a empresa.

Auto peças pode ser MEI?

Para uma auto peças ser MEI ela precisa ser enquadrada em um dos seguintes CNAEs:

  • 4530-7/03 – Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores pode ser MEI
  • 4530-7/04 – Comércio a varejo de peças e acessórios usados para veículos automotores pode ser MEI
  • 4530-7/05 – Comércio a varejo de pneumáticos e câmaras de ar pode ser MEI

Já os CNAEs que não podem ser MEI são:

  • 4530-7/01 – Comércio por atacado de peças e acessórios novos para veículos automotores não pode ser MEI
  • 4530-7/02 – Comércio por atacado de pneumáticos e câmaras de ar não pode ser MEI
  • 4530-7/06 – Representantes comerciais e agentes do comércio de peças e acessórios novos e usados para veículos automotores não pode ser MEI

A auto peças que se enquadra nos CNAEs 4530-7/01, 4530-7/02, 4530-7/03, 4530-7/04 e 4530-7/05, que optam pelo Simples Nacional, estão enquadradas no Anexo I, sendo suas alíquotas de imposto entre 4% e 19%. Já o CNAE 4530-7/06, quando opta pelo Simples Nacional, está enquadrado no Anexo III e Anexo V.

Estrutura da loja de auto peças

A área ocupada por uma loja de auto peças deve ter de 80m², em geral, até 100m², no caso da necessidade de estoque de peças grandes, como para-choques. Mas sempre levando em conta a possibilidade de ampliação do espaço físico caso o crescimento do negócio assim exija.

A loja deve ter dispositivos de segurança, como alarmes e câmeras de segurança, sobretudo em grandes cidades, mas nada que torne o ambiente menos aconchegante e acolhedor aos clientes.

A primeira impressão é importante. Portanto, o cliente deve, ao entrar na loja, se deparar com um ambiente pintado em tons claros, com tinta acrílica, que dão sensação de amplitude, deve ter um mostruário de produtos e um balcão de venda. É preciso sempre lembrar que o cliente é um ser humano, que quer atenção e um atendimento tão simpático quanto eficaz. Iluminação, decoração e letreiros também são importantes. O carro não liga para isso, mas o cliente sim.

Operação de vendas de uma auto peças

Tomados os devidos cuidados estratégicos e legais, é a hora de começar a operar. Assim, algumas recomendações específicas do setor devem ser seguidas à risca.

A segunda impressão da sua loja de auto peças também é importante. Para que ela aconteça, é fundamental que o contato com o cliente seja qualificado em dois sentidos: o técnico e o pessoal. O relacionamento é de longo prazo, o cliente pode ser fidelizado, mas, para isso, precisa ser atendido por pessoas que estejam muito bem treinadas e atualizadas, já que o mercado automobilístico é movido pela tecnologia e as mudanças não param. O nível de relacionamento também é fundamental. Um bom atendimento pode definir a continuidade da relação tanto quanto um atendimento ruim.

Controle de dados de uma auto peças

Quanto à automação, é importante lembrar que, como nas mais diversas áreas de negócios, há produtos e empresas com especialização na implantação e gestão de soluções específicas para o setor automotivo. Convém procurá-las.

Outro cuidado primordial, que vai ajudar a definir o sucesso do negócio, bastante ligado ao item anterior, é a gestão do estoque. É preciso lembrar que não é a loja, mas o cliente que determina o prazo de entrega de serviços. Se a loja não está apta a entregar no prazo desejado, o cliente procura outro lugar. Perder cliente por má gestão do estoque significa, ao mesmo tempo, perder uma venda e a oportunidade de iniciar uma relação duradoura e lucrativa com o cliente.

Em função disso, é importante que seja feito um controle preciso de dados. E as melhores maneiras de fazer isso são através de planilhas para lojas de auto peças ou com uma ferramenta de gestão.

Produtos vendidos em uma auto peças

Ao montar uma auto peças é necessário saber qual será seu foco. É possível que ela tenha peças para moto, carros, veículos grandes, apenas usadas, peças autorizadas, ou todas essas. Mas esteja atento, que se for vender mais de um tipo, é muito importante que eles não estejam dispostos no mesmo lugar.

Assim, os produtos que tem mais saída dentro de uma auto peças são:

  • Faróis
  • Molas
  • Central multimídia
  • Sensor de estacionamento
  • Óleo de motor
  • Pneus e rodas
  • Alarme
  • Palhetas
  • Suporte para celular

Como calcular o preço de venda de peças automotivas?

Para calcular o preço de venda de uma peça automotiva basta utilizar a fórmula:

custo + despesa + margem de lucro

O resultado será o valor que você deve vender o produto na sua loja.

Os custos, da fórmula, são os valores que a empresa despende para adquirir e comercializar o produto.

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Escrito em: 12/01/21
<a href="https://blog.egestor.com.br/author/pedro-henrique-escobar/" target="_self">Pedro Henrique Escobar</a>

Pedro Henrique Escobar

Pedro Henrique Escobar é formado em Administração e gerente de marketing no eGestor. O eGestor é uma ferramenta online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: eGestor.

Comentários:

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5 Comentários

  1. Deybson Amorim da Silva

    Boa tarde !
    tenho uma loja junto com assistência técnica, trabalho com armas de carabina de pressao e,vendas estoques e assistências técnicas, gostaria de um sistema que usa-se tudo isso,
    vendas, estoque,clientes,O.S…

    Responder
  2. eGestor

    Olá Deybson. O eGestor faz tudo isso. Vamos entrar em contato por e-mail com você.

    Responder
  3. alailton dos santos melo

    olá boa tarde! gostaria de saber qual o valor de capital de jiro para montar um loja de peças elétricas para automóveis

    Responder
  4. Igor Marcos Souza carvalho

    Gostaria de saber qual custo para montar uma loja de autos peças

    Responder
    • eGestor

      Olá, Igor!
      O custo médio para montar uma loja de auto peças varia de acordo com o tamanho. Assim, uma loja de tamanho pequeno, tem um investimento de cerca de R$ 50 mil. Entretanto, uma loja de auto peças média ou grande pode ter um investimento inicial de R$ 70 até R$ 100 mil.

      Responder

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