fbpx

Contabilidade 4.0: A tecnologia aliada ao contador na Revolução 4.0

As inovações tecnológicas conquistaram todas as áreas até as mais tradicionais, inclusive a área contábil e então, a Contabilidade 4.0 ou também conhecida como Contabilidade Digital surge para aliar tecnologia às rotinas contábeis. Ademais, as automações passaram a ser usadas como ferramentas. Que proporcionam a facilidade do desempenho das atividades. A seguir, confira mais sobre o que é a Contabilidade 4.0. Bem como de que modo ela vem mudando o mercado e trazendo avanços para o setor. 

Mas afinal, o que é Contabilidade 4.0?

Contabilidade 4.0, também conhecida como Contabilidade Digital, é a adesão de tecnologias automatizadas, modificando a forma de atuação de profissionais e escritórios de Contabilidade. A Quarta Revolução Industrial, caracterizada pelo grande uso de Inteligências Artificiais (IAs), em tarefas antes executadas manualmente por seres humanos. Então, influencia diretamente as tendências e inovações adotadas no mercado. Ela tem como objetivo facilitar a rotina dos profissionais, diminuindo as probabilidades de erro

Além disso, contabilidade 4.0, já era realizada em países tecnologicamente mais avançados e a partir de 2015 começou a ser adotada no Brasil. 

Contabilidade 4.0

Qual o objetivo da Contabilidade 4.0?

Como resultado da Contabilidade digital, agora os serviços realizados por contadores podem ser feitos através de softwares de processamento. Que tratam dos dados e encaminham para os órgãos responsáveis. Essa modernização consegue deixar o papel e a caneta de lado. As ferramentas tecnológicas vieram para melhorar a relação entre contadores e os processos burocráticos, característicos do seu ramo de trabalho. Em suma, os objetivos da Contabilidade 4.0 são:

  • Otimizar a execução e entregas dos serviços;
  • Agregar valor aos serviços: através do uso de ferramentas e sistemas de integração, o contador eleva o valor do seu serviço. As tecnologias são um diferencial e é um atraso não modernizar seu trabalho, afinal, nos dias de hoje diversas áreas estão migrando para o digital;
  • Atender todos os regimes tributários de maneira mais facilitada: Geralmente em escritórios de contabilidade. Os contadores são especializados em determinado regime tributário (Simples Nacional, Lucro Presumido e Lucro Real). A Contabilidade Digital facilita e possibilita que o contador trabalhe com todos os regimes;
  • Ultrapassar distâncias físicas;
  • Melhorar a comunicação;
  • Focar a eficiência da prestação de serviços.

Então, agora que você conhece os principais objetivos da contabilidade digital, é interessante ler mais sobre o assunto, para ser um contador ainda mais atualizado.

Confira alguns processos realizados pela Contabilidade 4.0

Primordialmente, a Contabilidade 4.0 automatizou vários processos, solucionando problemas muito antigos de profissionais de contabilidade. Não era incomum que, alguns anos atrás, os dados de clientes fossem extraviados ou destruídos. Desde a Instrução Normativa do Departamento Nacional de Registro e Comércio (DNRC) 107/2008 Art 26. Fica instituído que caso houvesse danos ao Livro Diário, o responsável deveria obter a cópia do documento.

Esses danos aos documentos de instrumento contábil representavam desgastes tanto financeiros quanto humanos, afinal era difícil substituí-los. O armazenamento em nuvem é uma alternativa mais segura. Além disso, diminui custos relacionados ao papel, reduz espaço físico de armazenamento, proporciona agilidade e minimiza obrigações acessórias. Além da automação citada, mais algumas melhorias proporcionadas pelo uso da Contabilidade 4.0: 

  • Armazenamento em nuvem para consulta;
  • Download de Notas Fiscais;
  • Apuração de tributos;
  • Apuração de incumbências; 
  • Agilidade na recuperação de dados;
  • Insights para decisões pertinentes;
  • Registros de pagamentos;
  • Controle de vendas;
  • Controle de compras;
  • Emissão de relatórios;
  • Integração com e-commerce;
  • Integração com os sistemas internos das empresas;
  • Escrituração.

Existe diferença entre Contabilidade Digital e Contabilidade Online?

Sim, existe diferença entre ambas. A Contabilidade Online é a utilização de conexões web para ofertar serviço. Ao passo que a Contabilidade Digital é a integração do sistema de gerenciamento da empresa com o sistema contábil do contador.

Sobretudo, no modo Online, os clientes não fazem operações, apenas cumprem com suas obrigações fiscais legais por meio de um portal virtual. A função da Contabilidade Online é apurar tributos e entrega de obrigações acessórias (CAGED, RAIS, DEFIS, DIPJ, GFIP, DASN, SPED Fiscal e Contábil, etc.). 

A Contabilidade Online não conta com controle de estoque, fluxos de caixa, contatos de clientes e fornecedores, por exemplo.

Desse modo, a Contabilidade 4.0 faz a aproximação entre clientes e contadores. Os clientes fazem o uso de ferramentas de controle de fluxo de caixa. Bem como, pagamentos, estoque e oportunidades de negócios, contatos de fornecedores, clientes, controle da produção, controle de finanças. Ou seja, não se limitando apenas a cumprir as obrigações fiscais.

Assim, o contador se aproxima do cliente em função do contato ainda mais próximo com a situação atual do seu cliente. E dessa forma, fornece um serviço mais atencioso, como uma assessoria contábil

Como funciona a Contabilidade 4.0?

Então, a Contabilidade 4.0 acontece a partir da integração do sistema gestor da empresa com o sistema utilizado pelo contador. Desse modo, tudo acontece em ambiente digital. O contador não precisa se reunir presencialmente com o gestor. Os clientes têm dimensões reais e atualizadas de seus estoques, fluxos de caixa, emissão de Notas Fiscais, vendas e gerenciamento de contatos.

Por fim, com base nesse acompanhamento, proporcionado pela tecnologia contábil. De maneira mais aproximada, constante e real, tanto por parte dos clientes como por parte dos contadores. Torna-se mais eficaz traçar caminhos para direcionar melhor o futuro da empresa. 

Qual a importância da Contabilidade Digital?

Desse modo, a Contabilidade Digital além de aumentar a produtividade e reduzir índices de erros também economiza recursos.

Através do serviço de armazenamento em nuvem, a segurança de dados se torna mais eficaz. Esses serviços contam com backups, além de senhas de segurança, e assim se torna difícil perder informações. Como consequência da otimização do tempo, ocorre a melhora do cumprimento de prazos.

Nesse sentido, é possível dizer que a Contabilidade 4.0 traz melhorias, de modo geral para os profissionais contábeis.

Vantagens da Contabilidade 4.0

Agora que você conhece a importância, como funciona e alguns dos processos executados pela automação contábil, saiba das vantagens da implementação da Contabilidade 4.0:

20 mil reais por mês revendendo eGestor - Contabilidade 4.0

Inovação

Conforme dados do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), de abril de 2022, há 521.464 profissionais atuantes na área contábil. É uma quantidade bem expressiva de profissionais do ramo. O que diferencia o seu serviço dos concorrentes é o quanto você inova. A inovação tem como consequência a excelência do trabalho prestado porque os profissionais se dedicam em serem os melhores e mais qualificados. Num mercado de trabalho tão concorrido, há pouco espaço para profissionais que fazem mais do mesmo.

  • Decisões tomadas de forma mais efetiva: As Inteligências Artificiais fazem muito mais do que apenas evitar erros e otimizar tarefas. Esses instrumentos fazem relatórios, análises atualizados a respeito do desempenho interno, medem o comportamento dos indicadores de resultado utilizados. Levando em consideração esses fatores analisados, são identificados os pontos que devem ser melhorados para atingir resultados mais satisfatórios;
  • Entregas potencializadas e produtividade: Com o uso da Contabilidade 4.0 para tarefas, os profissionais deixam de realizar tarefas consideradas mais simples. Sendo assim, passam a gerenciar tarefas de uma complexidade maior. Dessa forma, focam em estratégias que demandam perspectivas diferenciadas. Os sistemas contábeis mais modernos agilizam processos e tornam os dados mais precisos e como consequência, os profissionais se tornam mais dinâmicos e produtivos;
  • Cumprimento de prazos: A Contabilidade Digital também auxilia a contornar obstáculos enfrentados por profissionais como, por exemplo, o atraso de prazos. A perda de uma data pode ter como consequência a punição fiscal do órgão responsável. As IAs funcionam a partir do estabelecimento de datas e emite lembretes quando o prazo está se aproximando;

Aproximação do cliente

Todas essas melhorias mencionadas resultam numa relação de proximidade com o cliente. Além disso a comunicação em vários canais de comunicação oferece um atendimento mais atencioso e rápido. Esses aperfeiçoamentos transmitem credibilidade, segurança e confiança para os contratantes do seu serviço. Colaborando para que um futuro relacionamento de fidelidade exista porque os clientes desfrutando de um atendimento. Que prioriza a excelência, passam a contribuir para a qualidade da experiência com o contador. 

Quais os possíveis desafios encontrados na Contabilidade 4.0?

Todavia, embora a Contabilidade Digital traga inúmeros avanços e melhorias, pode ser difícil se habituar com as mudanças. Confira alguns desafios encontrados na migração para a Contabilidade Digital:

  • Adequação a comunicação Omnichannel: Uma sociedade dinâmica exige uma comunicação rápida. O perfil dos clientes se modificou juntamente com o mercado. Atualmente os clientes desejam uma rápida e fluida comunicação com seus contadores. Para isso, é necessário utilizar da comunicação Omnichannel (integração em todos os meios de comunicação com o objetivo de transmitir uma mensagem);
  • Conscientização da equipe sobre a adesão das tecnologias: É de extrema importância que toda a equipe tenha conhecimento do uso das ferramentas digitais. O ideal é que a Contabilidade 4.0 seja apresentada para os colaboradores, enaltecendo as vantagens; isso garante a excelência da execução do serviço;
  • Estar por dentro das tendências de Marketing: Apesar do Marketing estar bem longe da área de domínio de um contado. É importante acompanhar as tendências pela possibilidade de atração de novos públicos-alvo desejados e desfrutar de demais benefícios da tecnologia contábil;
  • Uma formação mais específica: Apesar das Contabilidade Digital possibilitar o trabalho com diferentes regimes tributários. O contador deve ter conhecimentos que não podem ser substituídos por máquinas. As especialidades também colaboram na formação de uma rede de trabalho. Fazendo com que os profissionais se mantenham constantemente atualizados e em contato com outros profissionais que tenham características em comum. Trazendo principalmente uma visão profissional semelhante;
  • Acompanhar as novidades do mercado: Pode ser difícil acompanhar as atualizações profissionais. Isso implica, além de tudo, ficar constantemente conectado aos meios de informação para conhecer as tendências da profissão.

Tendências profissionais para o mercado

Embora já tenha sido mencionado, o mercado de Contabilidade requer contadores capacitados para serem gestores habilidosos, que entregam bons resultados. Ou seja: profissionais que impulsionam o avanço de seus clientes.

O mercado necessita de contadores que entreguem soluções eficazes. Além disso, devem ser completas para seus contratantes, a lista abaixo conta com as tendências mais atuais para o ramo da Contabilidade:

  • Plano tributário automatizado: Hoje é possível realizar o plano tributário da sua empresa. Adotando um sistema integrado que conecta a área financeira ao sistema digital da empresa. Isso causa a atualização das obrigações fiscais do seu escritório e de seus contratantes;
  • Automação de processos: O Sistema Público de Escrituração Digital (SPED Fiscal), plataforma de informatização de Pessoas Jurídicas à Receita Federal.Faz a substituição de documentos físicos; a adoção de processos automatizados reduz as incidências de erros humanos e proporciona soluções efetivas aos seus contratantes;
  • Gerência inteligente: A Contabilidade Consultiva é um ramo crescente. Os clientes cada vez mais desejam um atendimento atencioso. Deve ser responsável e faz com que enxerguem seu serviço de Contabilidade como um pilar essencial para o progresso de seus empreendimentos;
  • Certificados digitais: São ferramentas essenciais para a execução profissional do contador; é fundamental na emissão de Notas Fiscais, assinaturas contratuais, acessibilidade aos portais digitais governamentais.

Ampla utilização do PIX

Contudo, a Pandemia do Covid-19, mostrou-se extremamente necessário buscar alternativas de pagamento. Que evitassem contato: o dinheiro, por ter uma alta circulação, carrega muitos micro-organismos e máquinas de cartão entram em contato com muitas pessoas. Sendo difícil manter higienizado. O PIX é uma maneira fácil de realizar operações de recebimento e pagamento e além disso, evitar contaminações.

Armazenamento em nuvem e Contabilidade 4.0

Conforme o decorrer desse texto, já foi mencionada várias vezes a importância de aderir ao armazenamento em nuvem. E como é muitíssimo importante. Vale reforçar mais uma vez: armazenamento em nuvem é imprescindível para a segurança do armazenamento de informações dos seus contratantes.

O armazenamento em nuvem consiste no depósito de arquivos em um disco rígido fora do seu computador. Utilizando conexões web. Os dados são enviados do seu dispositivo para o servidor remoto. Que faz o armazenamento. A partir desse envio o espaço interno de armazenamento do seu dispositivo é liberado. 

Você pode acessar seus dados a partir de qualquer aparelho com conexão a internet. É uma garantia de segurança a possíveis danos nos aparelhos de uso profissional, os arquivos não são comprometidos por estarem em uma rede interna virtual.

Além da garantia de integridade das informações armazenadas, guardar em nuvem é seguro porque apenas os proprietários dos dados têm acesso aos arquivos

Contabilidade 4.0 e trabalho remoto

Contabilidade 4.0

Após praticamente dois anos de muitos profissionais de Contabilidade terem a necessidade de se adaptar ao home office devido a Pandemia de Covid-19. Passou a ser uma possibilidade trabalhar remotamente. A praticidade de trabalhar em qualquer lugar sem se desligar das atividades rotineiras do trabalho.

Não ter o desgaste diário relacionado com o deslocamento, estresse com trânsito faz com que muitos profissionais preferem trabalhar de modo remoto à presencialmente.

Com tantas inovações tecnológicas, robôs contadores podem substituir o trabalho dos contadores na Contabilidade 4.0?

Levando em consideração as possíveis futuras mudanças no mercado de Contabilidade, o ser humano é extremamente importante para o desempenho da profissão. Os robôs contadores já são uma realidade — com um alto investimento, algumas empresas utilizam esse recurso de Inteligência Artificial para se destacar de seus concorrentes —. Mas ainda assim, o fator humano tem vantagem sobre as IAs.

Os contadores têm responsabilidade de contextualização de dados a partir de robôs ou softwares.

Em tradução livre para o Português, a Associação de Contadores Certificados CCA Global, faz estimativas para as perspectivas futuras para os profissionais do ramo contábil. Conforme a CCA Global, contadores farão análises de desempenho e estratégias monetárias. Além disso, também farão a gerência e a preservação de investimentos.

Confira o papel do contador na Revolução 4.0

Primordialmente, contadores são figuras de autoridade, eles têm a confiança de seus clientes devido a sua credibilidade. Os clientes sabem que seus contadores os guiarão para o sucesso de suas empresas, orientando para boas decisões de negócios. Além das funções já conhecidas, os profissionais ganharam novas atribuições na Revolução 4.0 como a de consultor. Em outras palavras, o profissional deve unir seus conhecimentos acadêmicos com as características específicas dos empreendimentos de seus clientes para melhor auxiliá-los.

O que você precisa para integrar a Contabilidade 4.0?

O mercado de Contabilidade 4.0 requer profissionais habilidosos, que tenham mais do que conhecimento teórico. Os profissionais de sucesso para a Contabilidade Digital são capazes de unir teoria, prática, habilidades de comunicação e habilidades interpessoais. Bem como noções atualizadas do mercado, conhecimentos tecnológicos. Confira abaixo mais características que você precisa para fazer parte da Contabilidade 4.0: 

  • Além disso, você deve desenvolver habilidades de análise crítica para ofertar aos seus clientes as melhores perspectivas possíveis para alavancarem seus negócios;
  • Ter uma comunicação assertiva: Comunicação assertiva é uma habilidade da comunicação em que as mensagens e desejos são expressados pontualmente. Sem gerar conflitos, ruídos, mal entendidos na comunicação. Esse modo de transmissão é feito de maneira firme e respeitosa, valorizando as necessidades dos envolvidos na conversação;
  • Estar por dentro das atualizações da Contabilidade 4.0;
  • Conhecimentos das melhores e mais recentes atualizações estratégicas que qualificam o serviço prestado.

Enfim, é claro, trabalhar com um bom sistema de gerenciamento de empresas. Um excelente sistema gestor empresarial é capaz de proporcionar uma experiência especializada aos seus clientes. Elevando o valor dos seus serviços. Além disso, aumentar a satisfação do contratante. 

Veja mais sobre contabilidade no Dicionário de Contabilidade do eGestor!

Como migrar seu escritório para a Contabilidade 4.0?

Ademais, há algumas maneiras de fazer a migração do seu escritório para a Contabilidade 4.0. A mais eficaz é investir em melhorias na utilização das ferramentas digitais pelo seu escritório. Transferindo o dia a dia para o Online — fora do ambiente digital. Não é possível que um contador faça o controle e monitoramento da produtividade de seus clientes. Dessa forma, logo, a Contabilidade Digital torna possível realizar essa atividade —. 

Então, o primeiro passo é aplicar investimentos em armazenamento de documentos em nuvem. Portanto, essa prática além de impulsionar sua entrada no digital. Gradativamente modifica a mentalidade de seus contratantes porque muitos ainda não conhecem as possibilidades promovidas pelas automações. 

Quais são as expectativas para o futuro da Contabilidade 4.0?

Conforme demais segmentos profissionais. Espera-se que para a Contabilidade Digital o uso e domínio de tecnologias seja cada vez maior. É esperado também que os profissionais sejam altamente responsáveis. Além disso, devem ter conhecimentos gerais não só em sua área de atuação, para atender diversos tipos de clientes. 

  • Contratos que apresentem informações como: prazo de duração, período de fornecimento de informações. Bem como, intervalo de tempo mínimo para retorno às necessidades do cliente, clareza sobre os encargos relacionados ao serviço;
  • Capacitação contínua;
  • Conhecimento sobre questões sociais, econômicas e políticas;
  • Noções de Marketing;
  • Habilidades de escuta.

Desse modo, você se destaca no mercado de Contabilidade 4.0, atingindo mais pessoas e se consolidando no mercado.

Em suma, é um conceito novo no mercado, sua popularidade é crescente. Sua característica principal de facilidade e disponibilidade no acesso de dados. Logo, esses fatos têm atraído cada vez mais profissionais. Afinal, todos querem uma ferramenta que sane as defasagens de seus serviços. Portanto, em virtude de todos os fatos analisados, fica nítida a importância de um contador aderir a Contabilidade Digital. E você, vai ficar de fora?

Contabilidade 4.0

Início 9 Contabilidade 9 Contabilidade 4.0: A tecnologia aliada ao contador na Revolução 4.0
Escrito em: 24/05/22
<a href="https://blog.egestor.com.br/author/pedro-henrique-escobar/" target="_self">Pedro Henrique Escobar</a>

Pedro Henrique Escobar

Pedro Henrique Escobar é formado em Administração e gerente de marketing no eGestor. O eGestor é uma ferramenta online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: eGestor.

Comentários:

Compartilhe seu comentário, dúvida ou sugestão!

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar…

Nota fiscal eletrônica: tudo o que você deve saber [ATUALIZADO]

A Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) é um documento cuja função é atestar a venda de um produto ou a prestação de um serviço. Ela foi desenvolvida com o objetivo de substituir alguns sistemas de impressão de documentos fiscais em papel. Assim...

Controle de Estoque: Como fazer um controle profissional

Porque o controle de estoque é tão importante para a empresa? O estoque é o principal ativo de uma empresa, sendo a forma mais importante de fazer dinheiro. Por isso, ter total atenção a gestão do estoque é de extrema importância. Se a...

Controle financeiro empresarial: Como fazer passo a passo

Passo a passo para fazer o controle financeiro da sua empresa Faça o controle do fluxo de caixa Separe custos e receitas Planejamento de recebimentos e pagamentos Registre todas as operações financeiras Tenha um orçamento bem estruturado...

Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFS-e): o que é e quem emite

A NFS-e, ou Nota Fiscal de Serviço Eletrônica, é um dos tipos de notas fiscais que existe juntamente com a nota fiscal, a nota fiscal do consumidor e o conhecimento de transporte. Elas são úteis para empresas que tem como uma das funções...

Fluxo de Caixa: Guia de como fazer o da sua empresa

O que é o fluxo de caixa?O fluxo de caixa é o controle de todos os valores que entram e saem do financeiro da empresa. Qual o objetivo do fluxo de caixa?O objetivo do fluxo de caixa é garantir a saúde financeira do negócio, assegurando...

Gestão empresarial: guia definitivo para o sucesso do seu negócio

Toda empresa precisa ter um objetivo, uma missão maior que guie todas as suas atividades. Independente de qual for esse objetivo, ele tem tudo a ver com a gestão empresarial. Isso porque é através de uma gestão empresarial competente e...

Guia do MEI: Tudo sobre o MEI – Blog do eGestor

O MEI (Microempreendedor Individual) é um tipo de empresa voltado para formalização de profissionais autônomos. O custo para abrir um MEI é zero. Os impostos pagos pelo MEI são o ICMS, pela venda de mercadorias, o ISS, por prestação de...

NFC-e (Nota fiscal de consumidor eletrônica) [Atualizado]

Emitir NFC-e Todo produto ou serviço vendido, deve ter sua comprovação fiscal e um dos meios de atestar essa transação é a nota fiscal. Afinal, ela dá segurança tanto à empresa que vende o produto, quanto ao consumidor que o compra....

ERP: O que é e vantagens [GUIA COMPLETO]

Teste Grátis A administração de uma empresa acontece diariamente, com processos e controle que devem ser feitos a todo momento. Esses processos são o que mantém a empresa funcionando, e esse controle é o que mantém as contas em dia e os...

Faturamento: O que é, como calcular e aumentar o seu

Porque o faturamento é tão importante para a empresa? O faturamento é importante para a empresa porque ele é o valor, em dinheiro, que a empresa recebeu em um período. Assim, ele demonstra se o resultado foi satisfatório ou não. Com o...