Elaboração de balancetes, auxílio na prestação de contas empresariais e muitos outros, além de atender a empresas de diferentes perfis são algumas das responsabilidades que envolvem gestão de um escritório de contabilidade. Além de uma variedade de serviços que podem ser oferecidos, um escritório de contabilidade pode atender a empresas dos mais variados segmentos e com os mais diferentes perfis.

Sendo assim, um bom gerenciamento da carteira de clientes é essencial para a organização e crescimento de seu escritório de contabilidade. Organizar a sua carteira de clientes possibilita uma melhor elaboração das estratégias de retenção da sua clientela. Afinal, manter os clientes atuais  certamente é mais barato e menos trabalhoso do que conquistar novos clientes, pois a clientela atual já conhece o seu serviço e pode inclusive ser importante ferramenta de marketing e propagação da imagem de sua marca.

Confira as dicas que preparamos para você otimizar a gestão deste processo:

1- Separe os clientes fixos dos eventuais

Dentro da sua carteira de clientes, sempre haverão aquelas empresas que possuem uma espécie de contrato e que solicitam seus serviços de uma forma padronizada, assim como empresas que necessitam de demandas eventuais. Separar os clientes ativos dos eventuais, é essencial para prestar um atendimento mais personalizado de acordo com a necessidade de cada cliente.

2- Separe os prospects e ex clientes

Também é importante segmentar os clientes que já mostraram interesse em seus serviços, mas que ainda se encontram em fase de prospecção, bem como clientes inativos e ex clientes, isto é, aqueles que já solicitaram os serviços de seu escritório em um determinado momento, mas que vieram a procurar os serviços de um escritório concorrente.

Manter esses clientes em sua carteira é essencial para criar estratégias que os façam avançar do estágio de prospecção e também para tentar recupera-los.

3- Organize os clientes de acordo com os diferentes serviços

Separar os clientes de acordo com os diferentes serviços prestados, também é essencial para uma boa organização de sua carteira de clientes. Apesar de a especialização em pelo menos um tipo de serviço ser importante, oferecer uma maior variedade de serviços possibilita com que seu escritório atenda a uma carteira mais diversificada de clientes e empresas com diferentes perfis.

4- Utilize um sistema informatizado

Utilizando um sistema de gestão online para cadastro de clientes, você pode não só gerenciar os serviços prestados para seus diferentes clientes, como também controlar todas as contas a pagar e a receber por parte de seu escritório de contabilidade e ter acesso a importantes indicadores financeiros referentes ao seu negócio, tudo por meio de uma única plataforma.

Armazenar uma série de planilhas para realizar o controle financeiro e gerenciar sua carteira de clientes, dentre outras tarefas, é uma metodologia que exige muito tempo e não apresenta a mesma segurança de dados do que um software na nuvem, que pode ser acessado de uma forma totalmente online a partir de qualquer computador, tablet ou smartphone e não necessita ser instalado em um servidor específico dentro do ambiente de seu escritório de contabilidade.

A outra vantagem de utilizar esse tipo de ferramenta na gestão de sua carteira de clientes, é permitir acesso aos mais variados contadores de seu escritório, de forma que cada um possa controlar seus respectivos serviços e clientes de uma forma independente, mas pelo mesmo sistema.

5- Faça a curva ABC de clientes

Muito utilizada no controle de estoque, a curva ABC é uma ferramenta que também pode ser aplicada no gerenciamento de sua carteira de clientes. A curva ABC possibilita uma fácil identificação a respeito dos clientes que mais geram faturamento e que mais solicitam os serviços de seu escritório de contabilidade.

Estes certamente devem receber uma atenção ainda mais especial em relação as suas estratégias de fidelização, já que são responsáveis pela maior parte do lucro de seu escritório contábil. Utilizando um software de gestão empresarial e cadastrando seus clientes e respectivos serviços prestados a cada um deles, você tem acesso a este relatório de uma forma totalmente automatizada.

A curva ABC de clientes se baseia na teoria de pareto, a qual afirma que 80% dos lucros de uma empresa vem de somente 20% da base de clientes. A curva ABC portanto, é responsável por identificar quem de fato são os clientes que representam esta porcentagem e são os mais relevantes para o seu escritório contábil. É importante ressaltar que a curva ABC ordena os clientes em ordem decrescente em relação ao faturamento gerado, sendo no caso o cliente C o que gera uma maior receita e assim por diante!

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Como conquistar clientes para meu escritorio de contabilidade

Por Gabriel Pfeifer, em 30/07/2018

 

Escrito por eGestor
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