Empreendedorismo: 3 erros comuns que você pode estar cometendo

Quem opta por se aventurar pelo mundo dos negócios precisa estar sempre muito bem informado e preparado, já que a taxa de mortalidade de empresas em seus primeiros anos de vida, é consideravelmente alta no Brasil. Isso significa que basta cometer pequenos erros ao empreender, decorrentes da falta de experiência ou de conhecimento, para decidir o futuro do negócio, podendo resultar no insucesso da empresa.

Muitas dessas falhas, porém, são cometidas pelos próprios empreendedores, que não se atentam a pontos importantes em sua gestão e acabam por tropeçar em obstáculos bastante básicos. Para que você não faça parte dessa estatística e realmente prospere nos negócios, selecionamos possíveis equívocos que devem, a todo custo, ser evitados. Ficou curioso? Então confira:

Negligenciar o plano de negócios da empresa

Quando a empresa não possui um plano de negócios bem definido, a probabilidade de as informações e os objetivos estratégicos se perderem é consideravelmente alta. Com isso, você lidará não apenas com divergências de processos e procedimentos — que podem gerar problemas mais graves para a reputação e a imagem de sua marca quando envolver um cliente —, mas também com a desmotivação de sua equipe, que não saberá o caminho a seguir para gerar resultados no negócio e crescer junto com a empresa.

Além disso, o plano de negócios serve como uma documentação de suas expectativas e de seus objetivos futuros. Tendo-o em mãos e o disponibilizando a todos, certamente será mais fácil seguir uma estratégia que gere resultados — assim como será bem mais simples e confiável mensurá-los.

Guia de Gestão Estratégia

Não dar atenção às falas dos colaboradores

Você pode ser o dono da empresa que, mesmo assim, não deterá todo o conhecimento sobre ela, afinal, é justamente pelo volume de tarefas, processos e procedimentos executados para garantir a qualidade do seu negócio que você conta com uma equipe, certo? Pois trate de usá-la a favor da empresa!

Seus colaboradores detêm um valioso conhecimento sobre a rotina do negócio que você, que desempenha funções gerenciais, não vivencia. Com isso, eles passam a ter em mãos informações importantíssimas, que podem ser o diferencial que faltava para o seu negócio deslanchar de vez. Portanto, escute o que eles têm a dizer e, mais do que isso, peça que eles compartilhem dúvidas frequentes, sugestões, reclamações e dicas diretamente a você. Sua empresa só tem a ganhar!

Visar a lucratividade apenas por meio da receita

Para prosperar, uma empresa certamente precisa de novos clientes e negociações, não é verdade? Contudo, não é apenas com receitas que se conquista a lucratividade! Um ponto essencial para aumentar a margem de lucro de seus produtos ou serviços e, assim, ampliar o lucro de sua empresa, é reduzir ou até eliminar custos desnecessários.

Cortar gastos supérfluos, buscar opções mais baratas, planejar e estabelecer regras: tudo isso é necessário para que você consiga manter preços competitivos por longos períodos. Por isso, tão importante quanto investir em sua equipe e em seus departamentos de vendas e de marketing, é acompanhar de perto onde, como e por que as despesas de sua empresa estão altas. Com base nisso, desenvolva planos de ação que supram cada uma das necessidades e confira os resultados na lucratividade do seu negócio!

E você, já se pegou cometendo algum desses erros comuns do empreendedorismo? Quais são as suas grandes dificuldades hoje? Comente aqui e compartilhe suas experiências conosco!

Conheça o eGestor, um software online para gestão de micro e pequenas empresas.

EGestor - Software online de gestão empresarial para pequenas empresas

Escrito por eGestor
O eGestor é um software online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: https://www.egestor.com.br