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Facebook Ads: saiba tudo a respeito do uso desta ferramenta!

Conseguir um alto alcance orgânico é uma tarefa extremamente difícil para as empresas que utilizam o Facebook como ferramenta de marketing. Sendo assim, o Facebook Ads é uma ferramenta que se utilizada adequadamente, pode causar um impacto amplamente positivo no alcance de sua marca nesta rede social, que é a mais utilizada no mundo inteiro.

Quer saber mais sobre o Facebook Ads e de que forma extrair o máximo possível desta ferramenta? Então este artigo foi feito para você. Acompanhe!

O Facebook

Antes de falarmos especificamente sobre o Facebook Ads, vamos entrar no contexto do Facebook propriamente. Criada no ano de 2004 por Marck Zuckerberg, a rede social possui atualmente mais de 2 bilhões de usuários espalhados por todos os cantos do mundo, número este que cresce dia após dia e fazem do Facebook certamente a principal rede social do planeta.

Somente no Brasil, há atualmente mais de 115 milhões de usuários, o que significa que mais da metade da população brasileira possui um perfil no Facebook. Outro dado relevante no que diz respeito a esta rede social no Brasil, é que 67% dos usuários acessam a ferramenta diariamente por meio dos mais variados dispositivos móveis.

Em meio a este contexto, nem precisamos falar do enorme potencial de negócios proporcionado por esta rede social. Isso todos sabem, mas o que muitos empresários iniciantes não possuem conhecimento, é que o processo de marketing e divulgação via Facebook vai muito além de publicações referentes a amostragem e descrição de seus produtos ou serviços, para que as pessoas curtam e compartilhem. Estas certamente são as ações básicas da rede social e o alto número de curtidas e compartilhamentos, são com certeza as métricas desejadas por qualquer administrador de uma fanpage na rede social.

Entretanto, o Facebook limita o tráfego orgânico destas publicações somente para um determinado número de usuários, de acordo com as preferências específicas dessas pessoas. Ocorre portanto uma espécie de filtragem em relação ao tipo de página que será exibida na linha do tempo de cada usuário. Para potencializar este tráfego e fazer com que as publicações de sua fan page empresarial alcancem um número mais expressivo de usuários, é necessário possuir conhecimento e saber explorar o Facebook Ads, ferramenta a qual vamos falar a partir de agora.

Afinal, o que é o Facebook Ads?

O Facebook ads nada mais é do que uma plataforma de anúncios pagos do Facebook. Por meio desta ferramenta, é possível ampliar o alance de seu conteúdo para um público que possa vir a se interessar pela sua marca. Com a integração entre as diferentes redes sociais, seus anúncios pagos também poderão ser vistos por usuários do Instagram. Entre os anos de 2010 e 2015, verificou-se um aumento estratosférico de 680% dos valores investidos em campanhas pagas nesta ferramenta. A vantagem do Facebook Ads, é que você pode criar anúncios em diferentes formatos:

1- Anúncio para reconhecimento de marca

Este é um anúncio de branding, cujo a finalidade é fazer com que as pessoas não só vejam a sua marca, mas que prestem atenção em seu anúncio. Sendo assim, ao utilizar esta opção, o Facebook vai aumentar o tráfego de seus anúncios para um público mais segmentado, que possa vir a ter interesse em seus produtos ou serviços.

2- Alcance

Este formato de anúncio possui um caráter mais quantitativo. Essa opção deve ser utilizada para alcançar um número maior de usuários da rede social, sem tanta filtragem por interesse. A ideia aqui é simplesmente gerar mais visibilidade para a sua marca e torná-la mais conhecida.

3- Tráfego

O anúncio de tráfego é ideal para direcionar os usuários do Facebook a uma página externa a qual você pretende divulgar, como o website ou blog de sua empresa, dentre outras opções.

4- Envolvimento 

Os anúncios de envolvimento, de uma forma geral, oferecem três opções:

  • Fazer mais pessoas verem a sua publicação ou a fanpage propriamente;
  • Aumentar o número de comentários, compartilhamentos e curtidas, isto é, aumentar o envolvimento em uma determinada publicação, o que pode ser importante para a credibilidade de sua página. Com esse tipo de anúncio, o Facebook disponibilizará a opção “curtir página” no anúncio em questão e também incluirá no post mensagens que incentivem a participação de todos os usuários que forem alcançados.
  • A terceira opção é a possibilidade de promover um evento criado no Facebook. A partir da criação de um evento, todas as pessoas que demonstrarem interesse neste evento receberão notificações referentes a informações do evento. Com o anúncio de envolvimento, é possível expandir o evento para um número muito maior de usuários.

5- Instalações do aplicativo

No caso de sua fanpage possuir algum aplicativo em especial, basta veícular a página a esse formato de anúncio no Facebook Ads, que o público em questão será direcionado para a página de instalação deste aplicativo.

6- Visualizações do vídeo

Muitas empresas apostam no conteúdo audiovisual no Facebook como uma estratégia de captar um maior interesse do público e gerar mais engajamento. Os vídeos também costumam apresentar um maior tráfego orgânico do que publicações que possuem somente o formato de textos ou imagens separadamente. Sendo assim, esse tipo de anúncio possibilita uma divulgação ampliada dos vídeos produzidos na sua fan page.

7- Anúncio para geração de cadastros

Os anúncios com formatos de cadastro proporcionados pelo Facebook ads, são mais adequados se o seu objetivo é gerar leads, que nada mais são do que pessoas que disponibilizam meios para contato, para que recebam informações referentes ao seu negócio.

8- Anúncio de conversões

Os anúncios de conversões tem como objetivo analisar o índice de conversão resultante dos seus anúncios no Facebook Ads. Se você possui objetivo de vender ou mesmo de gerar leads, o Facebook disponibilizará nestes anúncios dois pixels: “obrigado” e “confirmação de compra”. Com estas opções, torna-se possível quantificar o número de produtos vendidos a partir do anúncio em questão, ou mesmo o número de usuários que efetuaram um cadastro e alteraram o seu status para leads.

9- Catálogo de produtos

Este é um formato de anúncio que foi disponibilizado recentemente no Facebook Ads. O principal objetivo é criar anúncios voltados para a amostragem de seus produtos, com um caráter muito mais visual. 

10- Visitas ao estabelecimento

Já esta opção, permite com que você cadastre o endereço de sua loja física, para que o Facebook integre o anúncio com o google maps e assim estipule um raio de alcance, para pessoas que estejam localizadas nas proximidades recebam o anúncio. É uma espécie de convite para que as pessoas conheçam a sua loja. Neste tipo de anúncio, você também poderá configurar três opções:

  • Saiba mais: o usuário será direcionado para o site de sua empresa;
  • Ligue agora: o usuário poderá solicitar uma ligação;
  • Enviar mensagem: o usuário terá a possibilidade de entrar em contato diretamente com uma mensagem para a sua fanpage;

A vantagem desse tipo de anúncio, portanto, é a possibilidade de fazer com que os usuários venham a conhecer o seu negócio por meio dos mais variados canais. Ele saberá o endereço de seu estabelecimento, poderá entrar em contato por telefone, acessar o site ou mesmo enviar uma mensagem a sua fanpage, tudo a partir de um único anúncio.

Por que investir em anúncios pagos?

Sem a visibilidade proporcionada por anúncios pagos, o tráfego orgânico torna-se a única forma de divulgar a sua marca por meio do Facebook, e conforme falamos anteriormente, depender exclusivamente do tráfego orgânico é bastante complicado. Isso porque esse tráfego só ocorre quando as pessoas encontram a sua marca através de uma pesquisa de palavra-chave, e ai entra a forte concorrência pelas primeiras colocações dos mecanismos de busca, em especial o google, ou então no caso de elas já estarem em contato com a sua marca nas redes sociais.

Por meio de anúncios pagos com o Facebook Ads, por exemplo, você não dependerá unicamente de as pessoas encontrarem a sua marca, já que ela será vista por uma quantidade maior de usuários, potencializando um maior alcance para o seu negócio.

Portanto, além de atingir o público que já conhece a sua marca, os anúncios pagos aumentam a sua presença no ambiente digital, fazendo com que sua empresa se torne mais conhecida perante a um público mais amplo.

Como criar anúncios eficientes no Facebook Ads?

Como toda e qualquer campanha de marketing digital, uma campanha patrocinada no Facebook deve levar em conta importantes aspectos, que devem atender ao público alvo e estar de acordo com o objetivo proposto no anúncio. Como falamos anteriormente a respeito dos mais variados formatos de anúncio no Facebook Ads, é preciso ter em mente qual será o objetivo proposto.

Um anúncio voltado para a amostragem de produtos, possui o objetivo de vender. Sendo assim, aumentar o envolvimento através de curtidas, comentários e compartilhamentos, de nada vai adiantar.

Da mesma forma, um anúncio cujo o objetivo é gerar novos leads, de nada vai adiantar impulsionar a publicação para um público aleatório, simplesmente com o intuito de alcançar novos usuários. Neste caso seria preciso filtrar os usuários que realmente podem ser potenciais clientes de sua marca e podem vir a demonstrar interesse.

Para cada objetivo de anúncio, deve ser elaborada uma estratégia diferente. Vamos agora mostrar o passo a passo para você criar a sua campanha no Facebook Ads:

1- Defina a estrutura do anúncio

O primeiro passo é estabelecer a estrutura e definir o objetivo do anúncio dentre os que citamos anteriormente: catálogo de produtos, geração de cadastros, aumento do tráfego e assim por diante… 

Definido o objetivo, ainda nesta etapa você vai gerenciar o conjunto de anúncios que serão veiculados, em que será feita a definição de público-alvo em relação a localização, idade, gênero e demais características, como interesses e comportamentos que estão relacionados a determinados assuntos e motivos que levam os usuários a buscarem por um determinado produto ou marca.

Posteriormente, você precisará informar o orçamento que será destinado aos anúncios, que poderá variar de acordo com o período em que você deseja veicular os anúncios. O orçamento poderá ser definido de duas formas: o orçamento diário e o orçamento vitalício. Ao se optar pelo orçamento diário, você deve preencher o valor pago referente a cada dia em que os anúncios forem veiculados.

Já no orçamento vitalício, será definido um valor dentro de um período pré-estabelecido para a veiculação dos anúncios, é uma espécie de contrato por um certo período. Em ambos os tipos de orçamentos, você poderá cancelar os anúncios no momento em que julgar necessário.

Os custos também poderão variar de acordo com os objetivos. Poderão ser custos por cliques, visualizações ou conversões, dentre outras métricas. Nesta etapa, você também deve estabelecer os locais em que esses anúncios serão exibidos, os quais podem ser os seguintes:

  • Feed de notícias do mobile;
  • Desktop;
  • Instagram;
  • Coluna da direita;

Preenchidas todas essas informações, será o momento de você efetivamente criar o anúncio, a partir da escolha da imagem de ilustração e produção de conteúdo que irá compor o anúncio em questão.

A imagem é um fator absolutamente essencial para prender a atenção dos usuários, já que o Facebook é uma plataforma muito mais visual do que textual propriamente e os anúncios do Facebook Adds são restritos somente a 20% de texto.

2- Faça o acompanhamento dos anúncios

Após veiculados os anúncios, o Facebook Ads possui uma central de gerenciamento, que permite o acompanhamento contínuo dos resultados de seus anúncios.

Sem este monitoramento, os investimentos nas campanhas pagas podem ser completamente em vão, já que você não terá uma ideia da eficácia de seus anúncios. Em caso de se verificar que os resultados não estão sendo os esperados, é possível alterar a estrutura e objetivo dos anúncios por meio da própria central de gerenciamento.

3- Avalie os resultados

Quando expirado o tempo de veiculação dos anúncios nas plataformas escolhidas, o Facebook Ads gera um relatório completo dos resultados de todos os seus anúncios pagos, de acordo com os objetivos que foram pré-definidos.

Com os resultados em mãos, você poderá avaliar o número de cadastros gerados, visualizações de um vídeo e alcance de uma determinada publicação, dentre outras métricas que podem ser avaliadas. Além de demonstrar os resultados gerados, o Facebook Ads também proporciona algumas dicas de forma a otimizar as suas estratégias por meio dos anúncios!

E ai, gostou do texto? Esperamos que você possa tirar proveito do Facebook Ads e assim alavancar o seu negócio!

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Início 9 Marketing 9 Facebook Ads: saiba tudo a respeito do uso desta ferramenta!
Escrito em: 20/06/18
<a href="https://blog.egestor.com.br/author/pedro-henrique-escobar/" target="_self">Pedro Henrique Escobar</a>

Pedro Henrique Escobar

Pedro Henrique Escobar é formado em Administração e gerente de marketing no eGestor. O eGestor é uma ferramenta online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: eGestor.

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