Orçamento empresarial: A ferramenta essencial para o sucesso financeiro

Em casa, no governo de um país, ou em uma grande empresa, planejamento é uma parte essencial do sucesso financeiro. A partir dele, você consegue acompanhar seus gastos, prever seus lucros e garantir estabilidade ao seu dinheiro. Caso você possua um negócio próprio, é importante também se atentar a esse aspecto. Atualmente, uma das ferramentas mais eficazes para esse controle é o orçamento empresarial, uma vez que ele permite ao empreendedor ficar por dentro dos resultados e das estimativas de sua empresa.

Mas o que é o Orçamento Empresarial?

Em poucas palavras, o orçamento empresarial pode ser definido como a ação de planejar ou estimar os lucros, despesas e investimentos de sua empresa por um determinado período no futuro. Normalmente, esse orçamento é feito mensalmente ou anualmente.

É importante ressaltar que a previsão orçamentária não deve ser baseada em um histórico passado do seu negócio. A ideia central do orçamento empresarial é antever as possibilidades futuras de investimentos e desenvolvimento da sua empresa.

Com isso, o orçamento empresarial se torna um tipo de “mapa”. Ou seja, ele permite ao empreendedor controlar seus gastos, aplicar seu dinheiro nas áreas em que realmente é necessário e aumentar o faturamento da sua empresa.

Então, o principal objetivo do orçamento empresarial é o estabelecimento de metas para o seu negócio. Assim, você conseguirá acompanhar seus resultados, compará-los e pensar em ações para mantê-los ou melhorá-los.

Também é importante ressaltar que além do orçamento empresarial, outra ferramenta que deve ter a atenção do empresário é o fluxo de caixa. Com o intuito de entender e controlar melhor o financeiro da sua empresa, o fluxo de caixa controla todas as entradas e saídas da empresa. Dessa forma, você tem dados mais precisos para inserir no seu orçamento empresarial.

Principais tipos de orçamentos empresarial

Agora que você já conhece o conceito de orçamento empresarial, é importante também decidir qual forma orçamentária mais se encaixa na sua empresa e nos seus objetivos. Para isso, conhecer os tipos é uma tarefa fundamental:

Orçamento Estático

Esse tipo de orçamento é bastante utilizado no setor administrativo das empresas. Isso porque, depois de implementado, dificilmente sofrerá alterações. Assim, ele poderá auxiliar no processo de organização da sua empresa.

Orçamento Flexível

Diferente do primeiro, esse tipo de orçamento é utilizado, principalmente, para prever os custos recorrentes em uma empresa, de acordo com suas diversas atividades. 

Assim, o orçamento flexível se baseia no controle e no cálculo dos gastos fixos e variáveis de um empreendimento.

Orçamento Contínuo

Esse tipo de orçamento tem como princípio abarcar um longo período. No entanto, sua principal característica é também sua maior vantagem: permite ao seu elaborador acompanhar o progresso de uma empresa e realizar revisões orçamentárias de acordo com seus resultados.

Orçamento de Desempenho

O orçamento de desempenho envolve a equipe de uma empresa e seus resultados, ou seja, se eles forem positivos, esse orçamento aumenta, caso contrário, a tendência é a diminuição orçamentária.

Esse tipo de orçamento é vantajoso para uma empresa à medida que mantém o foco e a produtividade de seus funcionários.

Vantagens

As vantagens de realizar o orçamento empresarial no seu negócio têm relação direta com o controle da sua empresa, principalmente o controle financeiro, e de seus resultados. Isso significa que, a partir desse documento, você será capaz de acompanhar o desenvolvimento do seu empreendimento de forma completa.

Além disso, o orçamento empresarial possibilita ao empreendedor antecipar gastos e investimentos. Dessa maneira, você conhecerá suas possibilidades reais de negócio, evitando riscos e prevendo cenários positivos ou negativos para sua empresa.

A realização do orçamento também requer a abertura de uma discussão que envolve toda a hierarquia da sua empresa. Isso significa que o orçamento empresarial também garante um maior engajamento de sua equipe, bem como a integração dos seus colaboradores.

Por fim, cabe destacar que uma das principais vantagens do orçamento empresarial é possibilitar a identificação de possíveis problemas na estratégia do seu negócio com antecedência. Assim, você estará apto a encontrar e aplicar as soluções necessárias para a resolução dessas divergências.

Requisitos para o orçamento empresarial

Para que um orçamento empresarial funcione de maneira eficaz, são necessários alguns cuidados por parte da equipe de qualquer negócio. Com isso, o sucesso orçamentário é garantido e as metas são alcançadas com mais facilidade e rapidez.

Em primeiro lugar, vale lembrar que a realização de um orçamento empresarial acarretará custos para todas as suas etapas. Isso significa que é indispensável a uma empresa possuir objetivos definidos claramente, em todas as áreas. Assim, o retorno que o orçamento trará será maior que seus gastos.

Além disso, cabe destacar que a eficiência de um orçamento empresarial está ligada ao seu acompanhamento. Ou seja, será necessário atualizar e revisar os dados orçamentários constantemente. Isso inclui mão de obra específica e maior empenho por parte dos colaboradores.

Por fim, é importante esclarecer que empresas de diferentes tamanhos e setores não poderão fazer uso de um mesmo modelo de orçamento. Isso porque seus objetivos e atuação serão, provavelmente, distintos.

Assim sendo, é necessário que cada empreendimento construa seu próprio orçamento empresarial, baseado nas necessidades, resultados e dados específicos do negócio. Isso garante não apenas a eficácia do orçamento, mas também o crescimento da empresa.

Como construir um orçamento empresarial

A elaboração de um orçamento empresarial precisa se adaptar aos processos, às necessidades e aos objetivos de cada empresa. Assim, pode-se dividir a construção orçamentária em quatro partes distintas:

  1. Análise dos recursos disponíveis, tanto financeiros quanto operacionais;
  2. Determinação com precisão os objetivos do orçamento e da empresa como um todo;
  3. Elaboração do documento com os números da empresa, tanto lucros quanto despesas;
  4. Acompanhamento e revisão esporádica do orçamento.

Seguindo essas etapas, você terá um orçamento completo e personalizado de acordo com o seu modelo de negócio. Isso permitirá um conhecimento mais amplo das possibilidades de crescimento da sua empresa, bem como das áreas que exigem maiores investimentos.

Esse orçamento, portanto, se transforma em um instrumento essencial para o desenvolvimento saudável e satisfatório do seu negócio.

E o melhor é que você não precisa construir ele sozinho. O eGestor tem uma planilha de orçamento empresarial disponível para que você possa fazer o seu. E o melhor: é totalmente grátis!

Baixe a Planilha de Orçamento Empresarial do eGestor

eGestor - Software online de gestão empresarial para pequenas empresas

Escrito por eGestor
O eGestor é um software online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: https://www.egestor.com.br