fbpx

Como vender sem estoque: 4 formas de começar

Uma das principais dificuldades de quem busca empreender no ramo de vendas é a necessidade de investir em um estoque inicial de produtos. Para resolver isso, uma das soluções que facilitam o acesso ao empreendedorismo para pessoas qualificadas, mas que não dispõem de grande capital para investimento, é vender sem estoque.

Essa é uma boa opção para quem tem idéias inovadoras de empreendimentos e deseja aumentar sua renda. No entanto, essa modalidade de vendas requer planejamento especial devido ao fato de possuir especificidades de logística e relacionamento com clientes.

O que é vender sem estoque?

Vender sem estoque é um método de venda onde o empresário não faz investimentos em compra de mercadorias, em vez disso, utiliza o estoque de uma outra empresa para manter as operações. Esse é um modelo diferente do tradicional, no qual existe a necessidade de investimento constante em estoque para ter mercadorias disponíveis para os clientes. Isso porque na venda sem estoque o empreendedor passa a responsabilidade de estocagem para um terceiro. Assim, sobra mais tempo para os esforços de gestão estarem focados em outros aspectos do negócio, como a divulgação e o atendimento.

Apesar de haverem outras possibilidades, a opção mais indicada para vender sem estoque é montar uma loja virtual. Também chamado de e-commerce, esse modelo de negócio se tornou muito popular, principalmente na pandemia, devido a facilidade de poder trabalhar de casa mesmo, e também pela baixa necessidade de investimento. Para fazer isso, basta ter um computador com acesso a internet, e utilizar uma plataforma para criar um site onde vender os produtos.

Adicionalmente, dentro das possibilidades de e-commerce, existem maneiras diferentes de estruturar e planejar sua loja e o jeito de vender. Neste artigo, abordaremos algumas delas.

É possível ter lucro ao vender sem estoque?

Sim, é possível ter lucro ao vender sem estoque. E isso porque a margem de lucro por produto para quem realiza venda sem estoque é bastante positiva, geralmente ficando entre 20% a 40%, podendo até ser maior, dependendo do fornecedor e do tipo de produto vendido. No entanto, para ter lucro é necessário ter sucesso nas vendas e saber administrar o empreendimento. Existem alguns passos para atingir esse sucesso, e eles serão explicados a seguir.

Como vender sem estoque?

Existem diversas maneiras de vender sem estoque, a seguir algumas delas serão explicadas:

1 – Dropshipping

No dropshipping o vendedor recebe o pedido do cliente de um determinado produto. Então, o pagamento é feito e o vendedor recebe o valor da venda. Então, o vendedor compra o produto com o fornecedor, repassando esse pedido com todas as informações necessárias para a entrega diretamente para o consumidor final. Por fim, o fornecedor fica responsável por toda a logística de entrega do produto. Sendo uma das modalidades que mais cresce atualmente, dropshipping é um método de vendas onde o vendedor faz a ponte entre o comprador e o fornecedor.

Quando se fala em vender sem estoque, o dropshipping é inevitavelmente o que vem à mente. Isso não acontece sem motivo, uma vez que essa é a maneira mais popular de venda sem estoque, onde existe uma terceirização do estoque e da logística.

O lucro existe na margem de preço que o vendedor anuncia o produto para o cliente final, e o custo do produto pago ao fornecedor. Esse valor geralmente é previamente acordado entre as partes.

Dropshipping é crime?

Não, dropshipping não é crime. Ele é um método de vender sem estoque que é permitido pela legislação brasileira, desde que sejam seguidas as leis devidas. Assim, para operar nessa modalidade o empresário precisa registrar um CNPJ, e ficar sempre em dia com as declarações de imposto de renda e o devido pagamento de tributos.

Além disso, mais um ponto de atenção é para quem pretende trabalhar com produtos importados. Isso porque produtos vindos de fora do Brasil possuem taxas de alfândega que precisam ser pagas, portanto quem trabalha com importação precisa estar atento a esses tributos.

O que é preciso para fazer dropshipping?

Para fazer dropshipping o primeiro passo, depois de definir qual vai ser seu nicho de atuação, é definir uma plataforma para montar o site da loja. Isso é bem importante porque esse será o lugar onde você irá anunciar os produtos comercializados e onde seu cliente vai poder se relacionar com você. Para isso, existem sites especializados nesse serviço de hospedagem de e-commerce, como o Shopify e o Nuvemshop. Contudo, esteja atento ao preço que você vai pagar para utilizar essas plataformas. Inclua isso no seu planejamento inicial do negócio.

Uma das principais coisas a se fazer e deve ser uma preocupação constante quando se trabalha com dropshipping é encontrar fornecedores de qualidade. Assim, fazer parcerias com fornecedores bons e confiáveis é o que vai ditar seu sucesso ou fracasso no negócio. Por isso, tome tempo para fazer pesquisas de fornecedores, de preferência nacionais, com boa reputação e os que já tenham experiência com essa modalidade. Também, esteja pronto para ser flexível e troque de fornecedor caso sinta que o atual não atende às suas necessidades e requisitos.

Além disso, invista na divulgação da sua loja. Para isso, você pode criar páginas nas redes sociais anunciando sua loja e o que você está vendendo. Isso é bem importante porque seu público alvo precisa conhecer sua loja. Logo, considere investir em campanhas de marketing pagas, como as do Facebook Ads, e Google Ads.

2 – Infoprodutos

Infoprodutos são produtos que ficam armazenados digitalmente, ou seja, não é necessário se preocupar com estoque quando se trabalha com esse tipo de venda. Geralmente são vídeos, áudios ou textos de conteúdo educativo, como tutoriais, passo a passo e vídeo aulas.

Esse tipo de produto tem uma grande facilidade na venda e entrega. Isso porque, como é armazenado e distribuído digitalmente, o consumidor pode ter acesso imediato ao produto após a compra. Esse é um fator muito interessante para quem quer vender sem estoque, já que torna o processo de suporte pós-venda muito mais simples.

Existe uma demanda bem alta desses produtos atualmente, portanto, pode ser um bom mercado a ser explorado por quem quer vender sem estoque.

Algumas opções de infoprodutos que são muito consumidos atualmente são:

  • Cursos
  • Podcasts
  • Ebooks
  • Audiobooks
  • Vídeo aulas
  • Mentorias online
  • Ferramentas digitais

Além do mais, caso você possua uma habilidade e deseje ensinar isso a outras pessoas, você pode comercializar isso como um infoproduto na internet. Para isso, no entanto, é necessário ter um conhecimento profundo e especializado no assunto sobre o qual será criado conteúdo. Além disso, vai ser preciso investimento em um material de qualidade e que realmente solucione um problema que seu público em potencial tem.

3 – Vendas como afiliado

A venda por marketing de afiliados é mais uma maneira de vender sem estoque, eliminando toda preocupação com logística. Resumidamente, funciona da seguinte maneira: a pessoa cria um site, blog, ou até mesmo um canal no Youtube, e anuncia produtos de uma empresa desse nicho. Então, disponibiliza links para a compra desses produtos, e recebe uma comissão por cada venda que for feita por meio desses links.

Esse tipo de venda é ainda mais simples que as mencionadas anteriormente, visto que na venda como afiliado, além de não existir preocupação com estoque, o anunciante também não precisa se envolver no processo de pós-venda e atendimento. Isso porque todo o suporte relacionado à venda do produto é feito diretamente pela empresa ao qual o anunciante é afiliado.

No entanto, é importante ressaltar aqui que o foco é a promoção de conteúdo. Ou seja, a venda é uma consequência de uma relação de confiança que se estabelece entre quem está promovendo e os consumidores. Por isso, os produtos que são anunciados precisam estar relacionados com o conteúdo que é promovido.

Invista em criação de conteúdo de valor

Ao fazer vendas como afiliado, o vendedor depende diretamente do tráfego e do engajamento que ele possui com o seu público. Por isso é muito importante que o foco esteja em criar um conteúdo que seja de valor para as pessoas que estão seguindo. Não adianta apenas fazer anúncios, os seguidores sabem quando alguém está realmente criando valor para uma comunidade ou se está só querendo vender.

Ou seja, investir em criar um canal que traga conteúdo relevante para um determinado público é o melhor caminho quando se trata de venda como afiliado. É preciso ter autoridade no assunto sobre o qual se está falando. Dessa maneira, as pessoas que seguem e acompanham vão se sentir seguras adquirindo os produtos que estão sendo anunciados.

Conheça seu público

Para poder criar conteúdo de valor para um determinado público, você precisa conhecer quem são as pessoas que fazem parte desse público que você quer alcançar. Não tente abraçar tudo e pensar em criar conteúdo para todo mundo. Isso leva a criar coisas genéricas e que se tornam irrelevantes. Para criar conteúdo focado em fazer vendas como afiliado dá muito mais certo focar em um determinado público e investir em conhecê-lo. Isso envolve saber vários fatores como:

  • Idade
  • classe social
  • comportamentos
  • necessidades

É importante sempre estar sempre descobrindo novas maneiras de conhecer as pessoas que lhe seguem e qual é seu perfil. É possível fazer isso através de pesquisas, incentivando comentários, criando maneiras das pessoas interagirem com você e com o que você posta.

Tráfego pago

O conteúdo de qualidade e que possua valor para as pessoas vai naturalmente atrair pessoas para sua mídia social. Isso é o tráfego orgânico.

No entanto, é muito efetivo e super recomendado que se invista em anúncios para aquilo que você está criando e promovendo. O tráfego pago permite que seu conteúdo chegue a muito mais pessoas além dos seus seguidores atuais, o que consequentemente vai aumentar suas vendas.

É possível fazer isso até mesmo com valores não muito altos nas ferramentas: Google Ads, Facebook Ads e Youtube Ads, por exemplo.

4 – Representação comercial

Agora se afastando um pouco dos modelos exclusivos de e-commerce, uma maneira de fazer venda sem estoque é trabalhar como representante comercial. Para isso, é necessário ir até os estabelecimentos comerciais da região e fazer uma parceria para revender os produtos desse estabelecimento. A partir disso, a pessoa realiza o trabalho de divulgar esses produtos para consumidores finais, ou até mesmo para outras empresas de comércio. O representante comercial, então, recebe comissão por cada venda que realizar.

Esse é um método de venda muito tradicional e a maioria das empresas de grande porte trabalham com representantes comerciais. Isso facilita para pessoas que querem trabalhar com vendas mas não tem capital para investir, e também para quem já tem um comércio e quer expandir seus negócios.

Quais são os principais tipos de estoque?

Os principais tipos de estoque que são utilizados quando se trabalha com e-commerce, são: estoque próprio, estoque terceirizado e estoque compartilhado.

Estoque próprio

Modelo de estoque tradicional, onde o vendedor compra os produtos e realiza a armazenagem deles para posterior revenda. Isso pode ser feito na própria casa, ou em um local específico para estocagem, dependendo da escala do negócio.

Estoque terceirizado

Aqui, a empresa não precisa se preocupar com estocagem, visto que todo o processo de armazenamento fica a cargo de um terceiro.

Estoque compartilhado

Estoques compartilhados geralmente são administrados por empresas especializadas nisso. São armazéns contendo estoque de diferentes empresas que por não possuírem espaço disponível para armazenagem contratam esses locais para estocarem seus produtos e mercadorias.

Produtos de sucesso para vender sem estoque

Realizar venda sem estoque envolve um constante esforço em pesquisar quais produtos estão em alta no momento, isso é o que vai garantir que você venda e tenha lucro. Para isso, use as redes sociais, pesquise os concorrentes e esteja sempre estudando as tendências de mercado.

Além disso, produtos que tem um baixo custo de aquisição com um bom valor agregado são geralmente as melhores opções, e que vão proporcionar uma margem maior de lucro.

Algumas possibilidades de produtos que são ótimas opções para quem vai começar a vender sem estoque são:

  • Xícaras e canecas
  • Relógios inteligentes (smartwatch)
  • Acessórios de escritório
  • Artigos para bebês
  • Artigos para PET
  • Produtos de linha fitness
  • Artigos de beleza
  • Produtos eco-friendly (ecobags, mochilas e bolsas de material reciclável)
  • Quadros e placas decorativos
  • Moda íntima
  • Roupas de ciclismo

Essas são apenas algumas das opções que tem muita demanda de consumidores digitais. Por isso, é recomendado realizar uma pesquisa de nicho para então decidir qual produto vender.

Vantagens de vender sem estoque

Existem várias vantagens em vender sem estoque. Algumas delas são:

  • Elimina a preocupação com estoque – Como o empresário não compra estoque, o gerenciamento do mesmo fica sob os cuidados de outra empresa.
  • Diminui o investimento necessário – Um dos maiores impeditivos para empreender é o alto custo de investimento em estoque inicial. Na venda sem estoque, elimina-se a necessidade desse investimento.
  • Maior diversidade de produtos – É possível trabalhar com mais de um fornecedor, tornando também possível oferecer mais produtos.
  • Facilidade em mudar de segmento – Sem necessidade de manter um estoque fixo, é bem mais fácil de trocar de nicho de produtos vendidos.

Riscos de vender sem estoque

Como sabemos, nem tudo é perfeito. Com a venda sem estoque não é diferente, e existem alguns pontos negativos e desvantagens que também precisam ser levados em conta no momento de optar por esse tipo de venda.

Por exemplo, o risco de um cliente ficar frustrado por não receber exatamente aquilo que pediu, e como pediu, é maior na venda sem estoque. Afinal, não é o vendedor que está cuidando da logística do produto e garantindo o envio correto dos pedidos, e sim um terceiro. Assim, é necessário estar ciente de riscos como esses e fazer um planejamento de como os problemas relacionados a isso serão solucionados quando aparecerem. Alguns dos riscos são:

  • Baixo controle sobre a qualidade dos produtos
  • Dificuldade em realizar trocas e devoluções
  • Os prazos de entrega geralmente são maiores
  • Dependência do fornecedor

Dicas para vender sem estoque

Alguns pontos precisam de atenção especial quando se trabalha com venda sem estoque. Confira algumas dicas a respeito desses pontos que podem lhe ajudar muito a ter sucesso nas vendas.

Invista em um bom pós-vendas

Para modalidades onde o vendedor é responsável pela relação com o cliente o segredo é investir em um bom suporte. Isso porque ao vender sem estoque, o controle sobre o prazo de entrega dos produtos geralmente é baixo, devido ao fato do vendedor não realizar a logística. Assim, eventuais problemas com os produtos vendidos vão ocorrer, como receber um produto defeituoso ou o tempo de entrega exceder o que foi informado. Nesses casos, a pessoa que comprou precisa ter a certeza que o vendedor vai lhe proporcionar um atendimento rápido e eficaz, e uma solução ágil para seu problema.

Caso contrário, sem um um atendimento pós-venda, o site vai rapidamente ser preenchido por avaliações ruins e consumidores insatisfeitos. Isso inevitavelmente acaba levando o empreendimento ao fracasso e pode até mesmo causar possíveis complicações legais com reclamações não atendidas.

Seja transparente

Esse é mais um ponto importantíssimo para vender sem estoque. Os produtos anunciados precisam ter o prazo de entrega bastante explícito, junto com a descrição correta, e imagens que estejam de acordo com a realidade de como realmente aquele produto é.

Seja muito explícito e transparente a respeito de todos os detalhes dos produtos vendidos. Quem compra, quer sempre saber exatamente o que está comprando e quando irá receber. Caso contrário, isso gera frustração nos consumidores, o que leva a reclamações e avaliações ruins.

Banner-conversao-eGestor-blog
Início 9 Empreendedorismo 9 Como vender sem estoque: 4 formas de começar
Escrito em: 13/12/22
<a href="https://blog.egestor.com.br/author/pedro-henrique-escobar/" target="_self">Pedro Henrique Escobar</a>

Pedro Henrique Escobar

Pedro Henrique Escobar é formado em Administração e gerente de marketing no eGestor. O eGestor é uma ferramenta online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: eGestor.

Comentários:

Compartilhe seu comentário, dúvida ou sugestão!

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar…

Nota fiscal eletrônica: tudo o que você deve saber [ATUALIZADO]

A Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) é um documento cuja função é atestar a venda de um produto ou a prestação de um serviço. Ela foi desenvolvida com o objetivo de substituir alguns sistemas de impressão de documentos fiscais em papel. Assim...

Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFS-e): o que é e quem emite

A NFS-e, ou Nota Fiscal de Serviço Eletrônica, é um dos tipos de notas fiscais que existe juntamente com a nota fiscal, a nota fiscal do consumidor e o conhecimento de transporte. Elas são úteis para empresas que tem como uma das funções...

Controle de Estoque: Como fazer um controle profissional

Porque o controle de estoque é tão importante para a empresa? O estoque é o principal ativo de uma empresa, sendo a forma mais importante de fazer dinheiro. Por isso, ter total atenção a gestão do estoque é de extrema importância. Se a...

Gestão empresarial: guia definitivo para o sucesso do seu negócio

Toda empresa precisa ter um objetivo, uma missão maior que guie todas as suas atividades. Independente de qual for esse objetivo, ele tem tudo a ver com a gestão empresarial. Isso porque é através de uma gestão empresarial competente e...

Fluxo de Caixa: Guia de como fazer o da sua empresa

O que é o fluxo de caixa?O fluxo de caixa é o controle de todos os valores que entram e saem do financeiro da empresa. Qual o objetivo do fluxo de caixa?O objetivo do fluxo de caixa é garantir a saúde financeira do negócio, assegurando...

Controle financeiro empresarial: Como fazer passo a passo

Passo a passo para fazer o controle financeiro empresarial Faça o controle do fluxo de caixa Separe custos e receitas Planejamento de recebimentos e pagamentos Registre todas as operações financeiras Tenha um orçamento bem estruturado...

ERP: O que é e vantagens [GUIA COMPLETO]

Teste Grátis A administração de uma empresa acontece diariamente, com processos e controle que devem ser feitos a todo momento. Esses processos são o que mantém a empresa funcionando, e esse controle é o que mantém as contas em dia e os...

Guia do MEI: Tudo sobre o Microempreendedor Individual

O MEI (Microempreendedor Individual) é um tipo de empresa voltado para formalização de profissionais autônomos. O custo para abrir um MEI é zero. Os impostos pagos pelo MEI são o ICMS, pela venda de mercadorias, o ISS, por prestação de...

NFC-e (Nota fiscal do consumidor eletrônica) [Atualizado]

A NFC-e é uma nota fiscal utilizada para registrar vendas de produtos. Ela é emitida diretamente para o consumidor final. Para emitir a NFC-e deve ser utilizado um sistema emissor de notas fiscais. Emitir NFC-e Todo produto ou serviço...

Faturamento: O que é, como calcular e aumentar o seu

Porque o faturamento é tão importante para a empresa? Porque ele é o dinheiro que a empresa recebeu em um período, que mostra se ele foi bom ou não. Acompanhar o faturamento se sabe quanto a empresa pode gerar de capital. Ele também é...