
A aquisição de franquias no Brasil tem ganhado muito espaço nos últimos anos. Muitas pessoas, cansadas de seus empregos tradicionais e das perspectivas profissionais nada promissoras, têm resolvido empreender. Vê-se, assim, um verdadeiro boom na criação de novas empresas e oportunidades.
Ter uma marca forte e sedimentada no mercado costuma ser bem vantajoso, principalmente para quem não tem muita experiência no ramo, e as franquias, de uma maneira geral, oferecem ao franqueado algumas vantagens que tratam de destacá-lo no mercado. Porém, é bom ressaltar que também há certos riscos. Então, antes de assinar seu contrato definitivo e embarcar nessa aventura, é recomendável tomar alguns cuidados básicos, considerando todas as possíveis nuances do investimento.
Quer descobrir as vantagens e desvantagens de se optar por um modelo de franquia? Então leia já nosso post:
Tópicos
Vantagens
Reconhecimento no mercado
Você terá muito mais perspectivas de sucesso por estar levando consigo uma marca já testada e consagrada no mercado. Não será preciso, assim, começar do zero, conquistando seu nicho e sua clientela. Simplesmente ao verem o letreiro carregando a marca, os consumidores virão até você, por já conhecerem ou por quererem conhecer sobre o que tanto já ouviram falar. O conhecimento prévio dos produtos, da maneira de se trabalhar e do padrão de qualidade já são um enorme avanço, o que torna seu investimento muito mais garantido.
Facilidade de acesso a créditos
Para os bancos, trabalhar com seu negócio é muito mais garantido, já que você representa uma marca amplamente reconhecida no mercado. Qualquer gerente da instituição terá muito mais facilidade em conseguir a liberação de créditos para o dono de uma empresa devidamente estabelecida do que para quem ainda está tentando conquistar seu espaço.
Economia em compras e em publicidade
O franqueado geralmente consegue certas vantagens quando quer comprar em grande quantidade. E como a marca geralmente já apresenta uma produção grande, segura e constante, o cenário se torna perfeito para uma eventual expansão. Além disso, geralmente as corporações investem em propagandas e marketing, anunciando promoções que atingem um público grande sem que você precise gastar nada a mais por isso. E aí é ainda mais público que vem até você!
Desvantagens
Excesso de controle externo
Geralmente o franqueador monitora e avalia constantemente o franqueado. Com a justificativa de manter o padrão e o controle de qualidade dos produtos e serviços, ele pode fazer auditorias frequentes, inclusive pedindo mudanças e adequações quando achar necessário ou conveniente, limitando sua autonomia e sua criatividade.
Alto custo de aquisição
Geralmente o investimento inicial para se adquirir uma franquia é alto. Afinal, para se ter todas as vantagens que ela oferece não poderia ser barato mesmo. Algumas ainda cobram certas taxas quando as cláusulas do contrato não são devidamente cumpridas, o que pode desequilibrar suas finanças, colocando-o em risco.
Grande duração do contrato
Outra questão relevante para quem quer assinar esse tipo de compromisso é estar atento à duração do contrato. Geralmente são termos de longo prazo, que, em caso de desistência, impõem altíssimas multas rescisórias. Portanto, para entrar nesse mercado e adquirir a franquia, você precisa estar muito certo do que quer, caso contrário o arrependimento pode aparecer tarde demais.
Esse mercado está em crescimento e você, empreendedor, deve ficar de olho nas oportunidades. Analise com cuidado e veja se vale a pena ser um franqueado.
Veja um vídeo do canal Futura sobre Franquias
E então, já conhecia os prós e contras dessa modalidade de investimento? Qual das vantagens chamou mais sua atenção? E qual desvantagem lhe pareceu mais grave? Comente aqui e compartilhe suas opiniões conosco!
Conheça o eGestor, um software online para gestão de micro e pequenas empresas.
Deixar um comentário