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Centro de distribuição: o que é, como funciona e vantagens

O centro de distribuição é indispensável para empresas varejistas e atacadistas, já que armazena diversas mercadorias e proporciona o escoamento delas até o cliente. 

Popularmente conhecido pela sigla CD, ele faz parte de uma logística estratégica e bem-sucedida, já que é nele que acontecem vários processos da área, como recebimento, manipulação, estoque e despacho dos produtos aos seus destinos.

Muito mais do que um galpão ou armazém, como também é conhecido, o CD pode oferecer aos negócios vantagens competitivas importantes. Só para se ter uma ideia, a solução otimiza os processos logísticos, agiliza as entregas e aumenta a satisfação dos clientes com as empresas. 

Portanto, saber o que de fato é um centro de distribuição, como funciona e quais vantagens oferece é o primeiro passo para ter uma logística de sucesso e crescer.

O que é um centro de distribuição

O que é um centro de distribuição?

Por definição, centro de distribuição é uma unidade física de armazenamento e despacho de mercadorias. Na verdade, trata-se de um grande espaço comumente localizado perto das principais estradas e rodovias do país, já que o seu principal objetivo é receber e despachar produtos no menor tempo possível, agilizando entregas e melhorando a experiência do cliente.

Embora o CD também seja conhecido como armazém ou galpão, vale a pena explicar que são conceitos diferentes. Enquanto os armazéns ou galpões apenas armazenam as mercadorias, o centro de distribuição engloba diversas operações logísticas. 

Nesse contexto, há que se mencionar que as diferenças entre um armazém e um CD vão muito além do conceito e finalidade. Afinal de contas, elas também dizem respeito à estrutura do local. 

O armazém, por exemplo, é projetado para armazenar mercadorias por um prazo maior, enquanto um CD é projetado para oferecer mais agilidade e eficiência às entregas.

Como funciona um centro de distribuição?

O funcionamento de um centro de distribuição é baseado nas diversas operações logísticas que o permeiam tais como:

Recebimento de mercadorias

O recebimento dos produtos das fábricas marca o início das atividades do centro de distribuição. 

Ele engloba a descarga das mercadorias dos caminhões, passa pela conferência e posteriormente pelo cadastramento das mercadorias em sistemas apropriados, para a contabilização e atualização do estoque.

Movimentação

Como o próprio nome sugere, essa é a etapa logística que consiste na movimentação dos produtos recebidos dentro do centro de distribuição. 

Para ser bem-sucedida, evitar avarias e prejuízos, ela deve ser realizada por profissionais capacitados e com o auxílio de equipamentos específicos, como paleteiras manuais e elétricas, empilhadeiras, elevadores entre outros.

Armazenamento

Já a armazenagem é a etapa logística que sucede a movimentação de mercadorias. Ela consiste basicamente no estoque temporário dos produtos até que eles sejam despachados aos lojistas ou consumidor final. 

O armazenamento é feito em estruturas específicas, que segundo a Sanca Galpões, podem ser do tipo porta-paletes, push-back, cantilever, drive-in , drive-thru entre outros.

Ainda na etapa de armazenamento, as mercadorias são categorizadas para facilitar o estoque e posteriormente a expedição. 

Essa categorização facilita que elas sejam encontradas pelos profissionais do centro de distribuição e garante o equilíbrio entre a oferta e a demanda.

Separação

A separação, por sua vez, é a etapa que antecede a expedição e abrange a separação das mercadorias conforme os pedidos de compras dos clientes. 

A atividade reduz custos operacionais, evita erros e agiliza os prazos de entrega. Além disso, facilita o trabalho do setor de expedição.

Expedição

Por fim, mas não menos importante, temos uma das etapas mais importantes do centro de distribuição, a expedição. Ela consiste no despacho das mercadorias aos seus destinos, conforme os itens já separados anteriormente. 

Ela envolve atividades como conferência, pesagem da carga, emissão de conhecimentos de transporte entre outros documentos para que a mercadoria possa ser transportada legalmente. 

Para oferecer mais agilidade ao processo, o ideal é que ele seja feito com tecnologias adequadas, como software de gestão de armazenagem e leitor de códigos de barras, por exemplo.

vantagens do centro de distribuição

Centro de Distribuição e Cross Docking

Se o principal objetivo do centro de distribuição é armazenar temporariamente as mercadorias, o conceito de cross docking surgiu para tornar isso ainda mais possível. 

Isso porque a estratégia de distribuição dispensa a etapa de armazenamento, oferecendo ainda mais celeridade aos processos logísticos.

Apesar do nome complicado, entender como funciona o cross docking é muito simples. Traduzindo para o português, o termo cross docking significa “cruzando as docas” e embora seja um conceito ainda pouco conhecido, já é praticado há décadas no mundo todo. 

A prática, que surgiu inicialmente nos Estados Unidos e rapidamente se expandiu para outros países, consistia em descarregar as mercadorias de trens e navios com o auxílio de esteiras automatizadas diretamente para caminhões separados por região. 

Atualmente, as mercadorias são recepcionadas em áreas específicas de portos, aeroportos e até mesmo em centros de distribuição, onde são reembaladas e rapidamente redistribuídas aos seus destinos. 

Ou seja, no cross docking, os produtos não são armazenados, o que reduz custos com estoque, diminui os prazos de entrega e garante o suprimento da demanda.

Centro de distribuição: conheça os principais tipos

Para garantir a celeridade dos processos logísticos, o arranjo físico do centro de distribuição também é de fundamental importância. Também conhecido como layout, ele otimiza o funcionamento do CD, na medida em que leva em consideração elementos que facilitam as atividades no local. 

Como exemplo desses elementos, podemos citar a organização das prateleiras, o tipo de piso, os equipamentos utilizados e tecnologias empregadas.

Com base nisso, o centro de distribuição pode ser de dois tipos:

Baseado no fluxo de produtos

Nesse layout, o centro de distribuição é organizado em linha reta para facilitar o fluxo de produtos, ou seja, a entrada e a saída deles do local. Na prática, as mercadorias são recebidas em uma ponta do CD, armazenadas na área central da instalação e descarregadas no lado oposto ao do recebimento. 

Isso evita obstrução do espaço interno, otimiza a separação, a conferência e o despacho dos produtos.

Baseado no giro dos produtos

Já nesse layout, o centro de distribuição é organizado conforme os itens que possuem maior saída. 

Nesse sentido, esses produtos ficam armazenados o mais próximo possível da área de separação, para conferir mais produtividade às equipes envolvidas na atividade. Mas não apenas isso. 

A organização com base no giro dos produtos também aproveita melhor o espaço do CD, já que muitos produtos são encaminhados diretamente para áreas próximas ao setor de separação. Dessa forma, outras áreas ficam liberadas para outros processos.

Outros tipos de layouts que também reduzem os prazos de entregas dos produtos

Além dos layouts baseados no fluxo e no giro das mercadorias, um centro de distribuição pode ainda ter outros arranjos físicos capazes de otimizar os processos logísticos de diferentes empresas. 

Eles devem atender com eficiência as atividades executadas no local, as metas de desempenho das empresas e os tipos de produtos armazenados. 

Dessa forma, um CD também ser estruturado conforme os seguintes layouts de fluxos:

  • por processo: baseado no tipo de operação;
  • em U: produtos entram no CD pela área de recebimento, vão para a área de armazenagem localizada nos fundos do galpão e posteriormente vão para a área de expedição, que fica situada perto do setor de recebimento;
  • em I: ideal para operações logísticas em que o recebimento e o despacho das mercadorias são feitos praticamente ao mesmo tempo, como no caso da modalidade de cross docking;
  • modular: nesse caso, o CD possui áreas projetadas exclusivamente para atender demandas e necessidades específicas.
tipos de centro de distribuição

Principais vantagens de investir em um centro de distribuição

No decorrer deste artigo já apresentamos a você algumas das muitas vantagens de contar com um centro de distribuição. A solução de armazenagem promove mais agilidade nas entregas, reduz custos com estoque e melhora a satisfação dos clientes com a empresa. 

Todavia, além dessas vantagens, existem outras que de igual forma merecem a nossa consideração.

Economia com combustíveis e fretes

Contar com um centro de distribuição para armazenar temporariamente suas mercadorias pode ser algo bem vantajoso para o seu negócio sob o aspecto financeiro. Em primeiro lugar, há a economia com combustível e fretes, já que ele fica localizado estrategicamente perto das principais rodovias e estradas do país e, consequentemente, mais perto dos clientes.

Em segundo lugar, não é necessário investir em uma estrutura própria para se beneficiar da atividade, pois ela pode ser terceirizada. Ou seja, você não precisa dispor de um espaço gigantesco e tampouco gastar com obras, licenciamento entre outras burocracias. 

Basta contratar uma empresa especializada para elevar a logística da sua empresa a outro nível.

Gestão de processos

No centro de distribuição todo o estoque da empresa fica localizado em um só lugar, o que facilita tanto o recebimento quanto o despacho das mercadorias. 

E como todos os processos logísticos ocorrem também em um só local, possibilita um melhor controle por parte dos gestores.

Roteirização de entregas

Outra grande vantagem de investir em um CD é contar com o conhecimento de profissionais especializados. A roteirização de entregas, por exemplo, é um grande desafio de empresas que não profissionalizam a própria logística. 

A roteirização consiste em avaliar quais são os melhores percursos para agilizar o tempo de entrega dos produtos aos clientes, levando em consideração conservação das estradas, fluxo de trânsito, pedágios entre outros detalhes importantes. 

A atividade torna as empresas mais produtivas e mais competitivas nos mercados em que atuam.

Produto certo, no lugar certo e na hora certa

Essa é uma vantagem impulsionada principalmente pela localização estratégica de um centro de distribuição. Por estar situado mais perto dos clientes, o CD permite o escoamento mais ágil de diferentes mercadorias. 

Além disso, o CD também conta com layouts estratégicos, como vimos anteriormente. Isso, por sua vez, facilita o recebimento, movimentação, classificação, armazenagem, separação e despacho dos produtos. Estima-se, inclusive, que um centro de distribuição reduza pela metade o tempo gasto nas operações logísticas. 

Gestão de sazonalidade

Ainda em dúvida de como um centro de distribuição pode otimizar os processos logísticos do seu negócio? Por meio de uma gestão unificada, também é possível acompanhar em tempo real a entrada e a saída de produtos conforme períodos de vendas. 

Aliás, essa é uma ótima maneira de saber como seus produtos se comportam no mercado e em quais épocas do ano eles vendem em maior ou menor quantidade.

Geração de empregos

E para quem acha que os benefícios citados anteriormente são os únicos, precisa considerar também o fator geração de empregos. 

Tomemos como exemplo a abertura do centro de distribuição do Mercado Livre em Lauro Freitas, em Salvador, Bahia. Com uma estrutura de 56 mil m² e investimento de cerca de R$ 90 milhões, o novo CD do ML gerou 500 empregos e impactou positivamente a economia da região metropolitana da capital baiana.

Segurança

Para finalizar o rol de vantagens de investir em um CD para otimizar os processos logísticos da sua empresa, temos ainda a segurança. Ela é feita por tecnologias de monitoramento como câmeras de tv, alarmes entre outros dispositivos, mas também por profissionais capacitados para essa finalidade.

como organizar o centro de distribuição

Como organizar um centro de distribuição eficiente?

Se você chegou até aqui, é porque certamente já compreendeu o quanto investir em um CD pode contribuir para que a sua empresa se torne mais competitiva. E a boa notícia é que o empreendimento é bem versátil e pode inclusive ser estruturado para atender demandas e necessidades específicas da sua empresa. 

Nesse caso, é preciso se atentar para alguns fatores antes de partir para a obra em si, como os que listamos adiante.

Planejamento

Assim como acontece com todo e qualquer tipo de negócio, abrir um centro de distribuição também exige planejamento. Seja para suprir as próprias demandas da empresa ou para oferecer serviços logísticos, é preciso analisar o mercado, conhecer a concorrência entre outros detalhes cruciais para a sustentabilidade da empresa a longo prazo.

Qual é a rotatividade do seu estoque? Será que ele precisa mesmo de um centro de distribuição? Na terceirização de serviços, quais empresas já estão no mercado e quais delas já atendem a área em que você pretende atuar? O que elas estão fazendo que você pode fazer diferente para estar um passo à frente? Qual é o seu ramo de atuação, indústria ou comércio? Atacadista, varejista ou e-commerce?

Após analisar esses e vários outros fatores, transfira suas ideias para o papel e verifique se o negócio é realmente viável. 

Somente após essa observação você vai conseguir estruturar um centro de distribuição mais adequado às necessidades do seu negócio, o que aumenta consideravelmente as chances de sucesso do empreendimento.

Investimento

Por mais que não tenha instalações luxuosas e seja pautado na funcionalidade, um centro de distribuição exige capital para a sua montagem, legalização, abertura e funcionamento. Diante do exemplo do CD do ML, o empreendimento contou com R$ 90 milhões de investimento para uma área de 56 mil metros quadrados. 

Mas é claro que é possível montar uma estrutura bem menor e ainda assim ter sucesso no ramo. A partir de 1000 m² um CD já pode ser considerado de bom tamanho, mas tudo isso depende do porte, da demanda e das necessidades da sua empresa. 

O fato é que independentemente do tamanho do depósito, serão necessários alguns custos iniciais, como por exemplo:

  • Obra;
  • Licenciamentos para funcionar;
  • Mão de obra especializada (contratação de funcionários);
  • Máquinas e equipamentos;
  • Estruturas de armazenagem;
  • Custos com água, energia elétrica, segurança, telefone etc.

Localização

Lembre-se também que um centro de distribuição deve facilitar o escoamento de mercadorias, otimizando operações logísticas, prazos de entrega e melhorando o nível de satisfação dos clientes. Nesse sentido, é importante que ele tenha localização privilegiada, como nas proximidades de estradas e rodovias.

Todavia, isso por si só não é o suficiente. É preciso também verificar o trânsito na região, se há infraestrutura local para o carregamento e descarregamento de vários tipos e tamanhos de caminhões e se o terreno onde o CD será construído fica perto dos seus principais fornecedores.

Layout estratégico

Conforme explicamos anteriormente, um centro de distribuição pode ter vários layouts (arranjos físicos). 

Eles impactam na forma como as mercadorias são organizadas dentro do espaço e levam em consideração o fluxo de produtos, a complexidade das operações logísticas executadas no local e os equipamentos de movimentação e armazenagem.

Nesse sentido, escolher o layout mais adequado para o seu CD também é uma forma de melhorar o seu funcionamento e a sua produtividade.

Controle da qualidade das operações logísticas

Um centro de distribuição também deve prezar pela qualidade e conservação das mercadorias sob a sua guarda. E quando falamos de eletrônicos, eletrodomésticos e produtos perecíveis, esse fator se torna ainda mais relevante. 

É sabido que uma mercadoria violada, amassada ou fora do prazo de validade pode causar sérios prejuízos ao negócio. Por isso, investir em soluções que minimizem esses riscos também é uma forma de melhorar o desempenho e a lucratividade do negócio.

Mas como medir o desempenho do centro de distribuição? Nesse caso, o melhor caminho é adotar indicadores de qualidade. Eles ajudam a mensurar a eficiência e eficácia dos processos logísticos, a qualidade das atividades realizadas no local, o nível de satisfação do cliente e facilitam a tomada de decisões estratégicas.

Faça da tecnologia sua grande aliada

Por mais que um centro de distribuição opere com o auxílio de profissionais capacitados, a tecnologia também deve se fazer presente para simplificar tarefas, otimizar o tempo e transformar dados em informações confiáveis. 

Um bom sistema de gestão de entregas, por exemplo, automatiza processos repetitivos, facilita o trabalho e a comunicação das equipes, diminui falhas humanas e os riscos operacionais.

Sendo assim, fica claro perceber que um sistema de gestão empresarial pode ser considerado o diferencial que todo CD precisa para crescer. Ele centraliza em um único lugar todas as informações sobre os produtos, facilitando atividades de separação, expedição e entrega. 

Além disso, vale a pena destacar que a ferramenta tecnológica é atualizada em tempo real, conforme as operações logísticas vão acontecendo no CD. Isso significa maior controle sobre o estoque, sobre os fornecedores, sobre trocas, devoluções e perdas. 

Ou seja, ao melhorar a eficiência dos processos, o software de gestão logística também melhora o desempenho da empresa de maneira sistêmica.

Muito além de agilizar entregas e melhorar a competitividade das empresas no mercado, a automatização dos processos logísticos reduz desperdícios, ajuda a identificar fraudes entre outros riscos que comprometem a segurança das operações e a saúde financeira do empreendimento. 

Portanto, podemos afirmar que a tecnologia pode representar a diferença entre o fracasso e o sucesso do centro de distribuição.

Conclusão

Neste artigo apresentamos a você o conceito de centro de distribuição, como ele funciona e vantagens que oferece para empresas varejistas e atacadistas. Além disso, mostramos também como montar um CD eficiente, produtivo e capaz de oferecer um diferencial competitivo a sua empresa.

Todavia, neste artigo você viu também que a abertura de um CD, seja para atender as demandas da sua empresa ou para oferecer serviços logísticos a terceiros, precisa de planejamento, localização privilegiada, capital, layout adequado e principalmente o uso de tecnologias modernas. Somente o conjunto desses fatores será capaz de fazer o seu CD ser mais produtivo, oferecer custo-benefício e sair na frente da concorrência.

E por falar em tecnologia apropriada, gostaríamos de apresentar a você o sistema de gestão empresarial eGestor. Criado para simplificar a gestão da sua empresa, ele possui vários recursos integrados em um só lugar, para que você tenha total controle do seu negócio. 

Ele possibilita que você faça uma gestão eficiente do estoque da sua empresa, na medida em que informa a quantidade exata de produtos no estoque, permite consultas de movimentação por data, por fornecedor, por produtos e muito mais. 

E como se já não bastassem essas vantagens, o eGestor também é um software emissor de Nota Fiscal Eletrônica, que te deixa em conformidade com a legislação brasileira e transmite mais confiabilidade do negócio aos clientes. 

Por meio de relatórios de controle, você ainda acompanha o desempenho do seu centro de distribuição, propondo melhorias sempre que necessárias.

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Escrito em: 29/04/22
<a href="https://blog.egestor.com.br/author/pedro-henrique-escobar/" target="_self">Pedro Henrique Escobar</a>

Pedro Henrique Escobar

Pedro Henrique Escobar é formado em Administração e gerente de marketing no eGestor. O eGestor é uma ferramenta online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: eGestor.

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