O que é KPI para e-commerce?
KPI é sigla para Key Performance Indicators, ou seja, indicadores chave de performance. Eles são métricas e indicadores usados para acompanhar o desempenho de um negócio.
Um KPI para e-commerce é um indicador que mede os principais dados de um e-commerce. Eles são importantes para, além de entender o negócio, criar novas estratégias. Ao acompanhar esses indicadores para e-commerce as decisões são tomadas com uma base mais sólida, garantindo resultados.
Para um e-commerce alcançar o que busca, é importante ter o controle de todos os KPIs de progresso.
Agora que você entende o que é um KPI, nesse artigo você irá conferir os principais KPIs de um e-commerce.
Os KPIs mais importantes para o seu e-commerce
Medir resultados e metas com indicadores, acompanhando o que eles mostram, é essencial.
Abaixo, separamos os 9 KPIs de e-commerce mais importantes, confira todos a seguir.
1. Taxa de conversão (CVR)
A taxa de conversão mede uma conquista através de uma campanha. Ela pode medir a quantidade de novos clientes ou de visitantes, por exemplo. Tudo depende do objetivo da campanha.
O principal intuito dessa meta é visualizar o retorno dos investimentos da sua empresa, seja ele de tempo ou dinheiro. Além disso, é uma ótima forma de mensurar os resultados das suas estratégias de marketing digital.
A conversão pode variar de várias maneiras, como:
- Inscrição em uma newsletter;
- Preenchimento de uma formulário de cadastro;
- Clicar em botões como, “comprar agora” em uma landing page;
- Solicitação de um orçamento;
Portanto, para calcular a taxa de conversão, basta dividir o número de usuários pelo número de negócios fechados e multiplicar por 100. Desse modo:
Número de usuários / Número de negócios fechados * 100 = Taxa de Conversão
2. Taxa de rejeição
A taxa de rejeição é a porcentagem de quantos visitantes acessaram sua página e saíram sem fazer uma ação. Ou seja, sem comprar algo, preencher um formulário ou acessar um link.
A definição de como conseguir essa métrica não é específica, podendo variar de ferramenta para ferramenta. Uma das ferramentas mais utilizadas para acompanhar essa taxa é o Google Analytics.
3. Ticket médio
O ticket médio é um indicador de e-commerce para medir o valor médio de compras. Ele pode ser um indicador de valor médio de compras ou de valor médio de produtos. Assim, esse KPI mostra a média do quanto as pessoas estão gastando no e-commerce.
Para calcular o ticket médio é necessário dividir o número total da receita de vendas pelo número de clientes de um determinado período.
Segue a fórmula abaixo:
Número total da receita de vendas/ número de cliente de um determinado período = Ticket médio
4. Carrinhos abandonados
O indicador de carrinhos abandonados mostra a quantidade de compras que não são completadas. Com esse KPI de e-commerce se verifica o motivo que leva os usuários a desistir da compra.
Dentre os motivos mais comuns conhecidos estão:
- Opções limitadas de pagamento;
- Frete alto;
- Falta de segurança;
- Baixa facilidade de usabilidade;
Esse indicador também gera impactos em outros KPIs, como o KPI de conversão, por exemplo.
Para acompanhar essa métrica é necessário realizar o seguinte cálculo:
Número de compras finalizadas/ número de carrinhos iniciados.
Uma outra alternativa é utilizar a ferramenta Google Analytics, que ajuda a entender com clareza os motivos para os abandonos de carrinhos.
5. Custo de aquisição de cliente (CAC)
O Custo de Aquisição de Cliente (CAC) é a métrica utilizada para medir quanto custa adquirir cada cliente. Através desse acompanhamento é possível entender se suas estratégias de vendas estão trazendo resultados.
Dessa forma, para calcular, basta somar todos os investimentos com estratégias e dividir pelo número de total de clientes.
CAC = Todos os investimentos com estratégias/ número total de clientes
Por exemplo, se o investimento para adquirir 300 clientes for de 15.000,00, o CAC é R$ 50.
6. Taxa de rejeição (Churn rate)
A Taxa de rejeição (Churn rate) mede a porcentagem de clientes que deixam de utilizar seus produtos ou serviços por um determinado período. Basicamente, apontam a taxa de cancelamento e o abono dos clientes.
É importante que você acompanhe essa taxa para entender o real motivo para o cliente não manter o vínculo. Assim, analisando se a causa para esse cancelamento é um problema do produto ou outro motivo.
A fórmula do cálculo é a divisão do número de clientes perdidos no período pelo número de clientes no início, multiplicado por 100.
Número de clientes perdidos no mês/ número de clientes do início do mês *100
Outra alternativa é conferir essa taxa através do Google Analytics.
7. Retorno sobre investimento (ROI)
O Retorno sobre Investimento (ROI) é uma métrica usada para medir o quanto a empresa ganhou com um investimento. Assim, é possível identificar o que tem melhor desempenho e o que precisa ser melhorado.
Dessa forma, para calcular o ROI, é preciso dois dados: o custo total do investimento e a receita desse investimento. Então, basta deduzir o retorno do Investimento e o custo do investimento e dividir o dado pelo custo do Investimento.
Para transformar esses dados em porcentagem multiplique o número obtido por 100.
Segue a fórmula da ROI abaixo:
ROI = (Retorno do Investimento – Custo do Investimento) / Custo do Investimento * 100
8. Valor do ciclo de vida (LTV)
O valor do ciclo de vida mede o faturamento trazido pelo usuário. A sigla LTV vem do nome em inglês: Lifetime Value. Assim, se mede quanto o usuário deixa em dinheiro no período em que é cliente.
Entender e acompanhar essa taxa é essencial para entender a capacidade de crescimento. Esse KPI de e-commerce também avalia a experiência dos clientes com o produto. Além disso, ajuda a elaborar novas estratégias e ações para a empresa atingir as metas desejadas.
Dessa forma, para medir o Valor do ciclo de vida (LTV), basta calcular:
Ticket médio x média de compras por cliente a cada ano x média de tempo como cliente
9. Tráfego no site (número de acessos)
Uma loja virtual precisa de visitantes. Por isso, um dos principais indicadores de e-commerce é o número de acessos. Ele também é chamado de tráfego no site, sendo o número de visitantes que acessam a página naquele período.
Esse KPI de e-commerce serve para se ter garantia que o e-commerce está atraindo visitantes e potenciais clientes.
Essa métrica permite que você acompanhe o que os seus usuários buscam, a origem dos acessos e o caminho que eles seguem. O tráfego pode ter mais de uma origem, sendo elas:
- Tráfego Orgânico;
- Tráfego Pago;
- Tráfego Direto;
- Tráfego de Referência;
- Tráfego Social.
Dessa forma, é uma métrica importante para entender a relevância do seu site. Mas também, para otimizar as suas ações e definir estratégias que façam sentido com o seu público.
Essa métrica pode ser acompanhada através dos Google Analytics ou Google Search Console.
Importância dos KPIs para o seu e-commerce
Os KPIs representam todos os dados de uma empresa, mostrando através de métricas se a empresa está atingindo os objetivos desejados.
Assim, auxiliando a ter uma visão detalhada e eficiente na hora de tomar decisões relacionadas a melhorias para o seu e-commerce.
Dentre as principais motivos para controlar os KPIs, estão:
- Controle de objetivos e metas;
- Controle de estratégias;
- Auxílio na tomada de decisões;
- Correção de erros.
As pessoas também perguntam
Quais os principais KPIs em vendas?
Dentre os principais KPIs de vendas, estão:
- Número de vendas
- Número de oportunidades de vendas
- Tempo de venda
- Ticket médio
- Taxa de conversão
- Custo de aquisição por cliente (CAC)
- Lifetime Value (LTV)
- Taxa de cancelamento
Quais são as principais métricas que afetam a receita de um e-commerce?
As principais métricas que afetam a receita de um e-commerce são:
- Taxa de conversão (CVR)
- Taxa de churn
- Custo de aquisição do cliente (CAC)
- Taxa de rejeição
- Taxa de retenção de clientes (CRR)
- Valor do ciclo de vida (LTV)
- Taxa de conversão do carrinhos de compras (CCR)
Quais os tipos de e-commerce?
Os tipos de e-commerce são:
- Business-to-business (B2B)
- Business-to-customer (B2C)
- Customer-to-customer (C2C)
- Customer-to-business (C2B)
- Business-to-government (B2G)
- Direct-to-Consume (D2C)
O que é mais importante no e-commerce?
O mais importante no e-commerce é definir o objetivo principal. Isso é, ter um caminho claro a seguir, investir em um boa experiência para o cliente e estratégias de marketing.
Além disso, é preciso garantir segurança nas operações e transações, que são fatores importantes para o e-commerce.
Quais são os tipos de KPIs?
Os principais tipos de KPIs são:
- KPIs primários: Os KPIs primários são essenciais para a empresa identificar se está tendo resultados positivos nas suas ações e estratégias.
- KPIs secundários: Os KPIs secundários abordam os resultados obtidos nos KPIs primários.
- KPIs práticos: Os KPIs práticos explicam de forma prática os resultados apontados nos KPIs primários e secundários.
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