fbpx

Recommerce: O que é? E como investir nessa tendência?

A tecnologia está diariamente em nosso cotidiano, e conforme os anos passam ela faz cada vez mais parte do nosso dia a dia. E isso não seria diferente no âmbito empresarial. E em meio a tudo isso, surge o recommerce como uma solução sustentável para os recursos utilizados no comércio eletrônico.

Você provavelmente já ouviu falar sobre e-commerce, não é? Refere-se às vendas online, também chamado de comércio eletrônico. O recommerce tem o mesmo objetivo, porém muda a forma do produto.

Então, continue lendo esse material para aprender o que é o recommerce e porque é tão importante investir nessa grande tendência do mercado.

O que é recommerce?

O recommerce é a venda online de produtos usados. Ou seja, produtos de segunda mão, mas essa estratégia também chamada de e-commerce de revenda ou comércio reverso.

Uma das grandes vantagens que esse tipo de venda é que como o produto já foi usado anteriormente, ele acaba tendo um valor menor e muito acessível, mesmo sendo um produto de alta qualidade.

Esse tipo de comércio não é uma novidade, porém tem tido um grande crescimento nas vendas onlines, principalmente entre produtos relacionados à moda e eletrônicos. Porém, mesmo se tornando uma tendência, ainda tem muitos nichos que podem passar a utilizar o recommerce em suas vendas digitais.

Como se deu o surgimento do recommerce?

Bem, é bem provável que você conheça alguém que ama comprar em brechó, ou até mesmo você já comprou alguma peça de roupa em um ótimo estado por um preço melhor ainda, não é mesmo?

Foi a partir dessa ideia que este modelo de venda se popularizou.

Contudo, o que transforma o recommerce em uma tendência de consumo é o fato dessa estratégia ser executada por meio da tecnologia. Além disso, as questões referentes ao meio ambiente e aos bons preços, acabam engajando os consumidores e fazendo o comércio eletrônico reverso avançar.

Dessa forma, os pequenos empreendedores podem aproveitar esse momento promissor para ofertar produtos de segunda mão e fazer com que o seu negócio aumente os lucros.

Como citamos anteriormente, os eletrônicos são um dos produtos que mais são revendidos e as redes sociais contribuem muito para esse processo. Pois é comum vermos o comércio eletrônico reverso desses produtos em grupos do Facebook ou no próprio marketplace do mesmo.

Como executar o recommerce?

Bem, a execução do recommerce vai iniciar no momento em que os processos empresariais forem digitalizados. Pois a internet entra como uma facilitadora neste processo, desde redes sociais, até sites próprios para vendas podem ser utilizados para executar o recommerce.

Há alguns negócios mais ousados que desenvolvem seus próprios aplicativos para vender, ou criam sites específicos para a revenda de produtos de segunda mão.Além disso existem algumas normas que precisam ser seguidas para que sua empresa faça uma implementação correta.

São elas:

Invista em uma boa estrutura recommerce

Já que se trata de vendas onlines, é necessário que a empresa possua uma plataforma completa para esse tipo de vendas, e assim poderá executar com maestria o seu comércio reverso.

Além de ofertar os produtos, um dos objetivos de ter uma boa estrutura é poder proporcionar para o cliente um atendimento diferenciado. Transformando o ato de comprar em uma experiência incrível que poderá fidelizar este cliente com a sua marca e seu produto/serviço.

Veja alguns pontos importantes para ajudar vocẽ na construção de um bom recommerce:

  • Aceite diversas formas de pagamento;
  • Construa uma estratégia de marketing;
  • Crie uma persona;
  • Ofereça um atendimento personalizado;
  • Construa uma logística ágil e eficaz.

Enfim, todos os processos devem ser feitos com o objetivo de vender da melhor maneira possível. Além de todos esses pontos, você precisa se atentar na segurança dos dados de seus clientes. A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) multa empresas que não estão de acordo com suas regras.

Venda de forma transparente

Não tente bancar o espertalhão e oferecer um produto de segunda mão como se fosse novo, além de prejudicar a marca de seu negócio você pode acabar tendo problemas judiciais por propagar um produto enganoso.

Ao informar sobre o verdadeiro estado do produto, o público sabe que está pagando barato por um produto de segunda mão.

Dessa forma, você estará sendo bastante claro, evitando assim complicações futuras e contribuindo para que o seu negócio venda produtos diferentes e alcance diversos clientes.

Cuide da qualidade do produto

Após uma venda transparente os cliente sabem que estão comprando um produto utilizado, mas isso não significa que eles não esperem um produto de boa qualidade, até porque estão pagando para adquiri-lo.

Logo, você precisa estar atento no momento da aquisição do produto, saber sua origem e prezar por fornecedores de confiança e que façam um bom trabalho. Quando o produto é algum eletrônico, se torna necessário que um especialista faça uma análise desses produtos antes de sua divulgação.

Os produtos divulgados através de marketplaces possuem formas de garantia pela própria plataforma, caso o consumidor compre um produto que não condiz com o esperado.

Elabore uma estratégia para divulgação

Esse é um ponto muito relevante para a sou recommerce, a divulgação de seu produto. Além disso, todos esses processos devem ser planejados conforme o seu público, sua persona.

Pode ousar na abordagem ao cliente e também na linguagem que vai utilizar com o mesmo. O planejamento estratégico também necessita de uma direção para estes produtos. Os sites, aplicativos e grupos online também são uma excelente oportunidade para atrair potenciais clientes.

Vantagens de investir no recommerce

Os benefícios são diversos, pois como citamos anteriormente o recommerce alcança uma grande parte da população e com isso acaba trazendo novas oportunidades de venda para os empreendedores.

Outro ponto é os ideais dos consumidores que estão mudando e dessa forma a empresa passa a compartilhar da mesma ideologia. Confira algumas vantagens que você terá ao investir em recommerce.

Maior possibilidade de vendas

O recommerce permite que o empreendedor utilize até mesmo os produtos que estavam parados em estoque, ou produtos que não seriam comercializados . Além disso, pode reformar estes produtos e torná-los atrativos para os clientes, e transformar até mesmo produtos que são de marcas renomadas e ofertá-los com um preço bem mais acessível.

A sua estratégia de vendas precisa ser planejada e pensada em como aproveitar da melhor forma essas oportunidades, outro ponto importante é fazer do recommerce um complemento para o seu negócio.

Investir em recommerce é uma forma de conseguir mais vendas sem precisar fazer grandes investimentos.

Público abrangente

A estratégia do recommerce faz com que seu negócio alcance um novo público. Normalmente os novos consumidores estão em busca de produtos sustentáveis e abraçam a ideologia do reaproveitamento que o recommerce proporciona.

Este processo é ótimo para otimizar o seu funil de vendas, uma vez que os novos consumidores trazem diversidade em seus consumos.

Mais lucros e menos investimentos

Através do recommerce essas duas vantagens acontecem naturalmente.

Uma vez que a maioria das transações acontecem de forma online não é necessário um espaço físico, até mesmo o estoque de mercadorias pode ser terceirizado. Dessa forma, não é preciso fazer grandes investimentos e mesmo assim obter resultados significativos.

Por outro lado, com as plataformas digitais fica mais fácil o alcance de clientes de diferentes lugares e isso faz com os lucros aumentem, pois com novas ofertas e novos públicos esse se torna natural, enquanto os investimentos diminuem, os lucros aumentam.

Público mais envolvido

Bom, já citamos a importância dessa estratégia para o meio ambiente e o quanto se torna atrativa para o público que se identifica com a preservação do meio ambiente.

Os consumidores mais jovens são a maioria desse público, e eles já estão mais familiarizados com as vendas onlines, isso faz com que eles se sintam mais engajados e envolvidos com o recommerce.

Quais produtos vender?

Não há produtos específicos para vender no recommerce, o importante é que os produtos estejam em bom estado e possam ser reaproveitados por outras pessoas.

Mas existem alguns tipos de produtos que se destacam e podemos vê-los sendo ofertados com mais frequência. São eles:

  • Eletrônicos
  • Roupas
  • Livros
  • Games
  • Acessórios
  • Móveis

Considerações finais

Em conclusão, o recommerce pode trazer ótimas oportunidades de vendas, mas é preciso que se estabeleça planos de curto, médio e longo prazo. Dessa forma, as empresas conseguirão explorar de uma maneira mais detalhada este nicho de mercado.

Mesmo não se tratando de uma estratégia nova, as inovações tecnológicas conseguem fazer com que esse processo se torne uma tendência para o mundo do comércio digital.

É importante também utilizar métricas e KPIs para sempre acompanhar o desenvolvimento dessa estratégia. E sempre que for necessário retorne aqui neste material e anote essas dicas que irão ser um grande diferencial para você e sua empresa.

Banner-conversao-eGestor-blog
Início 9 Empreendedorismo 9 Recommerce: O que é? E como investir nessa tendência?
Escrito em: 09/09/22
<a href="https://blog.egestor.com.br/author/pedro-henrique-escobar/" target="_self">Pedro Henrique Escobar</a>

Pedro Henrique Escobar

Pedro Henrique Escobar é formado em Administração e gerente de marketing no eGestor. O eGestor é uma ferramenta online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: eGestor.

Comentários:

Compartilhe seu comentário, dúvida ou sugestão!

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar…

Controle financeiro empresarial: Como fazer passo a passo

Passo a passo para fazer o controle financeiro da sua empresa Faça o controle do fluxo de caixa Separe custos e receitas Planejamento de recebimentos e pagamentos Registre todas as operações financeiras Tenha um orçamento bem estruturado...

Guia do MEI: Tudo sobre o MEI – Blog do eGestor

O MEI (Microempreendedor Individual) é um tipo de empresa voltado para formalização de profissionais autônomos. O custo para abrir um MEI é zero. Os impostos pagos pelo MEI são o ICMS, pela venda de mercadorias, o ISS, por prestação de...

Fluxo de Caixa: Guia de como fazer o da sua empresa

O que é o fluxo de caixa?O fluxo de caixa é o controle de todos os valores que entram e saem do financeiro da empresa. Qual o objetivo do fluxo de caixa?O objetivo do fluxo de caixa é garantir a saúde financeira do negócio, assegurando...

Controle de Estoque: Como fazer um controle profissional

Porque o controle de estoque é tão importante para a empresa? O estoque é o principal ativo de uma empresa, sendo a forma mais importante de fazer dinheiro. Por isso, ter total atenção a gestão do estoque é de extrema importância. Se a...

Nota fiscal eletrônica: tudo o que você deve saber [ATUALIZADO]

A Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) é um documento cuja função é atestar a venda de um produto ou a prestação de um serviço. Ela foi desenvolvida com o objetivo de substituir alguns sistemas de impressão de documentos fiscais em papel. Assim...

Faturamento: O que é, como calcular e aumentar o seu

Porque o faturamento é tão importante para a empresa? Porque ele é o valor, em dinheiro, que a empresa recebeu em um período. Assim, ele demonstra se o resultado foi satisfatório ou não. Com o acompanhamento se tem uma melhor ideia da...

Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFS-e): o que é e quem emite

A NFS-e, ou Nota Fiscal de Serviço Eletrônica, é um dos tipos de notas fiscais que existe juntamente com a nota fiscal, a nota fiscal do consumidor e o conhecimento de transporte. Elas são úteis para empresas que tem como uma das funções...

Gestão empresarial: guia definitivo para o sucesso do seu negócio

Toda empresa precisa ter um objetivo, uma missão maior que guie todas as suas atividades. Independente de qual for esse objetivo, ele tem tudo a ver com a gestão empresarial. Isso porque é através de uma gestão empresarial competente e...

NFC-e (Nota fiscal de consumidor eletrônica) [Atualizado]

Emitir NFC-e Todo produto ou serviço vendido, deve ter sua comprovação fiscal e um dos meios de atestar essa transação é a nota fiscal. Afinal, ela dá segurança tanto à empresa que vende o produto, quanto ao consumidor que o compra....

ERP: O que é e vantagens [GUIA COMPLETO]

Teste Grátis A administração de uma empresa acontece diariamente, com processos e controle que devem ser feitos a todo momento. Esses processos são o que mantém a empresa funcionando, e esse controle é o que mantém as contas em dia e os...