7 vantagens que utilizar um sistema pode trazer para a sua gestão de estoque

O estoque é considerado um elemento importante para qualquer operação comercial ou industrial. Ele é sempre cotado como o ativo circulante do balanço da empresa. Com a ajuda de um sistema de gestão é possível gerenciar o estoque com eficiência. Assim, permitindo maior controle sobre o inventário em todas as operações de varejo ou produção.

Sem o suporte de um software de gestão, o gerenciamento de estoque fica sujeito à desordem. Um supermercado, por exemplo, precisa organizar produtos de múltiplas variantes em poucos passos e de forma preferencialmente intuitiva. Isso pode ser uma tarefa complicada para a maioria dos sistemas de gestão, uma vez que exige manter o equilíbrio entre o local da loja e a estação de depósito, para que o estoque não se esgote.

Além disso, o sistema deve criar relatórios, enviar alertas úteis e automatizados e estar integrado ao sistema que gerencia as vendas. O que nem sempre é o caso.

Como um sistema de gestão pode ajudar

Um sistema de gestão completo e eficiente pode ser uma mão na roda para qualquer negócio. Principalmente através da compreensão adequada das necessidades operacionais de controle de estoque. Transformando assim o gerenciamento de inventário em um processo organizado, estruturado e simplificado.

Por isso, ao utilizar um sistema, é possível organizar facilmente os itens de estoque. E assim controlar suas quantidades por meio de números de identificação específicos, como números de série ou códigos de barras; verificar os níveis de estoque de uma determinada categoria de item; criar sistemas de análise inteligente para o estoque, entre outras funções relevantes.

Inteligência no controle do estoque

Uma das principais vantagens da utilização de um sistema de gestão para o gerenciamento de estoque é a possibilidade de usar um mecanismo de geração de relatórios de inventário dentro dos locais de armazenamento e depósito. Isso, por sua vez, ajuda o departamento de produção a planejar seus futuros cronogramas de trabalho. Assim, evitando produção ociosa e se antecipando a períodos de muita demanda.

Um sistema de gestão também permite relatar rapidamente o estoque e seu status. Assim, mantendo intactas todas as informações necessárias para o departamento de produção para uma ação oportuna. Especialmente na indústria alimentícia, esse tipo de inteligência desempenha um papel crucial no movimento em tempo real de estoques de um local para outro. O que inicia uma vida útil mais longa para o produto alimentício e eliminando a perdas e desperdício.

O gerenciamento de estoques também ajuda a evitar erros relacionados ao inventário. E também a tomar decisões rápidas para melhorar as operações internas.

Então, é um fato bem compreendido que, se o estoque é gerenciado adequadamente, é possível se organizar para maximizar a eficiência, crescer e expandir as operações sem mudanças dramáticas e economizar dinheiro evitando perdas.

A partir dessas considerações, separamos 7 benefícios que o gerenciamento do seu estoque pode obter com a utilização de um sistema de gestão.

1. Versatilidade

Os melhores sistemas de gestão são modulares e versáteis. Eles podem ser utilizados por qualquer organização empresarial, independentemente de seu tamanho e complexidade. Por serem sistemas completos, não se resumem ao controle do estoque. E sim, podem controlar os processos fiscais, financeiros, de recursos humanos e muito mais, tudo integrado à gestão do estoque.

2. Amplitude de possibilidades

Da preparação das ordens de entrega em etapas simples ao controle e gerenciamento das remessas recebidas, os sistemas de gestão competentes conseguem cuidar de todas as atividades relacionadas ao estoque.

Além disso, a preparação das contagens de estoque e o gerenciamento de armazéns são facilmente controladas a partir da tela do computador. Assim como o controle de produtos a partir de códigos de barras, o gerenciamento eficiente de descartes e opções de transferência de estoque.

3. Consolidação de informações

Com um sistema de gestão, os dados relacionados ao estoque, como venda, compra, estoque parado e demanda de fabricação ou pedido, são colocados em um único sistema inteligente. Assim, os gestores podem ter acesso a todas as informações relevantes do estoque. Para que assim se possa utilizar esses dados como ajuda a empresa no rastreamento do desempenho dos processos de controle.

4. Otimização de estoque

A produção excessiva ou menor que a necessária pode ser prejudicial para uma empresa. Para manter os custos sob controle, é essencial ter a combinação certa e a quantidade certa de estoque em mãos. Especialmente quando o produto é perecível por natureza, o gerenciamento de estoque deve funcionar dentro do prazo.

As soluções de gestão permitem que você planeje adequadamente suas necessidades de produção e reabastecimento, garantindo que, a qualquer momento, a quantidade de estoque registrado é precisa, para que as decisões de compra possam ser livres de erros.

5. Gestão da cadeia de suprimentos

Muitas empresas, como varejistas físicos e online, estão usando parceiros da cadeia de suprimentos de terceiros para reabastecer seus níveis de estoque e coordenar as remessas dos clientes.

Para fazer isso de maneira eficaz, o sistema de gerenciamento de estoque deve ser integrado a uma solução. E, essa não deve apenas rastrear os ciclos de produção e estoque da empresa, mas também coordenar com fornecedores e sistemas de logística de terceiros.

6. Relatórios financeiros precisos

Todas as etapas da gestão de estoque são extremamente relevantes para seus relatórios financeiros. Seja produtos acabados, trabalhos em andamento ou matérias-primas, todos os tipos de estoque têm um valor financeiro que deve ser contabilizado.

Os sistemas de gestão com recursos integrados garantem que seus relatórios anuais e declarações de impostos sejam precisos. Com uma solução de gestão, você pode ter certeza de que o valor registrado em seus livros corresponderá ao valor físico em seu armazém.

7. Escalabilidade

À medida que sua empresa cresce, também cresce o processo de gerenciamento de estoque. Você precisa de um software de gestão que cresça junto com a escala de suas operações. As soluções de gestão garantem o crescimento sem adicionar uma quantidade substancial de despesas de hardware, dando à sua empresa a liberdade de entrar em novos mercados, introduzir novos produtos ou expandir sua base de clientes.

Considerações finais

A gestão de estoque é um controle essencial para qualquer empresa. Ela define valores e, inclusive, pode levar um negócio a falência. Existem alguns outros métodos e ferramentas de otimizar o controle do estoque, juntamente com o sistema de gestão. Alguns que podem ser utilizados são o PEPS, UEPS e Custo médio, por exemplo.

Um sistema como o eGestor realiza a integração do seu estoque com todos os outros setores, além de emitir notas fiscais, como a NF-e, a NFC-e e a NFS-e. Assim como emite boletos registrados e relatórios de vários ambientes. 

Teste o eGestor gratuitamente durante 15 dias!

Escrito por eGestor
O eGestor é um software online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: https://www.egestor.com.br