Empresas de alimentação são grandes oportunidades para quem deseja empreender, principalmente pela sua diversidade de segmentos, mas também porque oferecem diversos tipos de alimentos diferentes para serem comercializados.
Desse modo, o primeiro passo para abrir uma empresa de alimentação é elaborar um plano de negócio, levando em consideração todas as características que serão utilizadas juntamente de todas as obrigações do seu negócio. E para isso é necessário que ocorra um prévio planejamento, onde serão alinhadas todas as características do seu negócio e os recursos necessários.
Portanto, se você quer investir no segmento de ramos alimentícios e não sabe como, esse texto irá te auxiliar a iniciar esse novo empreendimento.
Passo a passo para abrir uma empresa de alimentação
Primeiramente, para dar início ao seu empreendimento, você precisará formular um plano de negócio. Ele terá todo o seu planejamento e a análise de todos os fatores que contribuirão para o desenvolvimento do seu negócio.
Além disso, é importante se atentar ao desenvolvimento da missão, visão e valores da sua empresa, tendo em vista a importância para a imagem que será transmitida para os consumidores.
Dessa forma, existem alguns passos que podem facilitar esse processo, dentre eles estão:
- Escolher o seu segmento
- Investimento inicial
- Público alvo
- Análise de mercado
- Ponto comercial
- Legislação
- Divulgação
Escolha o segmento da empresa de alimentação
O ramo alimentício é vasto, o que permite que muitas empresas de diferentes categorias e nichos. Entretanto, vale avisar que apesar desse ramo ser muito concorrido, você pode trazer uma ideia que já existe de forma inovadora.
Desse modo, essa é a etapa perfeita para avaliar oportunidades e estabelecer uma forma única de gerir a sua empresa de alimentação.
Assim, para facilitar o seu processo, trouxemos alguns exemplos de empresa de alimentação que você pode abrir:
Esse tipo de empresa possui tantas oportunidades porque, além de termos muitas variedades de comida, também é possível abrir uma empresa de alimentação voltada para diferentes públicos, com visões, intenções e espaços diferentes.
Investimento inicial para abrir uma empresa de alimentação
Após definir o que será feito e vendido na sua empresa de alimentação, deve ser estabelecido a quantidade inicial de capital que será investida nesse primeiro momento.
Assim, deve ser levado em consideração tudo que você irá utilizar e a quantidade necessária para um determinado tempo.
Outro ponto importante é realizar reservas caso haja alguma emergência e você precisar realizar a reposição de alguns elementos.
⚠️ Atenção: lembre-se de nunca comprometer contas pessoais básicas com o seu investimento, até porque, esses dois fatores nunca devem ser misturados.
Análise de mercado
A análise de mercado deve ser feita com a escolha de segmento, uma vez que com ela você tem todas as informações que precisa sobre como a sua empresa de alimentação pode se destacar no mercado. Além disso, esse também é o estudo dos seus concorrentes, do que eles estão fazendo certo, errado e como você pode se diferenciar.
Assim, a análise de mercado antecede o planejamento estratégico, tendo em vista que as estratégias de alcance de clientes serão conhecidas e tomadas a partir disso.
Portanto, a análise é um dos fatores que irá potencializar seu negócio na área que está inserido, tendo em vista que o mercado alimentício é amplo e pode apresentar grandes concorrências.
Dessa forma, podem ser avaliados alguns fatores, como:
- Oportunidades
- Concorrência
- Vantagens
- Retorno econômico
Uma das ferramentas que pode ser utilizada, por exemplo, é a análise SWOT. Ela serve para identificar as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças que a sua empresa tem ou pode ter, dentro do mercado que está inserida.
Público alvo da empresa de alimentação
A definição do público alvo é essencial para entender para quem será direcionada seus produtos ou serviços. Desse modo, você terá uma noção a respeito das estratégias que serão tomadas para atingir seus clientes de forma positiva. Assim, fazendo com que seu produto seja irresistível.
Dessa forma, a primeira etapa para definir seu público alvo é realizar uma pesquisa do mercado de uma empresa de alimentação atual e após isso, deve ser realizado os seguintes passos:
- Conheça o seu negócio e produto
- Conheça os segmentos do mercado
- Identifique os pontos positivos de cada segmento
- Selecione o segmento alvo
- Análise estratégias utilizadas para o segmento alvo
Conhecer esses aspectos trará um direcionamento de marca, que fará com que seus clientes se identifiquem com seus produtos e queira consumi-los.
Ponto comercial
Para efetivamente abrir uma empresa de alimentação é necessário escolher a localização. Isso também pode ser estudado na pesquisa do mercado, uma vez que ela estuda os concorrentes e onde eles estão.
Assim, tendo em vista que alguns clientes gostam de ir até o estabelecimento para consumir o produto, vale a pena investir em uma melhor experiência de consumo. No caso de um restaurante, por exemplo, deve ser levado em consideração a localização e o público alvo para entender que tipo de negócio montar.
No caso de haver consumo no local, é preciso uma estrutura, como pratos, talheres e outros utensílios básicos. Também, é preciso ter um processo de limpeza desses itens, além do estabelecido para o resto.
Legislação
Para manter um negócio consolidado é essencial que ele seja regularizado da forma correta, levando em consideração que qualquer empresa de alimentação precisa seguir regras estritas.
Assim, estar regularizado também trará uma maior segurança para o seu negócio, sem o receio de ocorrer um impedimento de exercer as suas atividades.
Desse modo, a abertura de um negócio exige alguns fatores para que seu funcionamento seja permitido a longo prazo e sem complicações.
Dentre eles estão;
- Registro na junta comercial;
- Registro na Secretaria da Receita Federal;
- Registro na Secretaria da Fazenda;
- Registro na prefeitura do município.
- Realizar a inscrição estadual;
- Registro do CNPJ;
- Alvará de funcionamento;
- Vigilância sanitária;
MEI pode abrir empresa de alimentação?
Algumas empresas de alimentação podem optar pelo MEI. Entretanto, é necessário confirmar que o CNAE da empresa pode se enquadrar como MEI.
Por exemplo, um açougue com CNAE 4722-9/01 ou uma fruteira com CNAE 4724-5/00, podem ser MEIs.
Divulgação
Chegamos a parte que conclui todo esse processo, que consiste no questionamento – como será divulgado o seu negócio?
A resposta para essa pergunta deve levar em conta a análise feita anteriormente que define qual é o seu público alvo. Assim, será mais fácil criar estratégias para atingir esses consumidores de forma mais fácil.
Dessa forma, você pode investir nas seguintes estratégias de divulgação:
- Comerciais de TV
- Jornal
- Panfletos
- Rádio
- Redes sociais (posts, vídeos, anúncios e reels.)
Anúncios
Os anúncios são ferramentas importantes para que seu negócio atinja um maior número de clientes, tendo em vista que quanto mais impactante e único o seu anúncio for, mais atenção e consumidores irá atrair.
Desse modo, é essencial investir em posts, vídeos e fotos com títulos impactantes, que atraiam a atenção do público para sua empresa de alimentação.
Redes sociais
As redes sociais são ferramentas essenciais e que precisam estar incluídas na rotina do seu negócio, visto que quanto mais interação você tiver com seus clientes, mais eles terão interesse em conhecer seu negócio e confiar nele.
Desse modo, através das redes você pode melhorar o relacionamento com seus clientes, tornando-se mais próximo deles.
Para isso, você pode utilizar algumas ferramentas que as próprias redes oferecem, como:
- Posts
- Stories (Caixinhas de perguntas, enquetes, bastidores, dia a dia)
- Reels
- Vídeos
Produto
Primeiramente, uma empresa de alimentação exige que sejam oferecidos produtos de qualidade. Para isso, os produtos devem ser escolhidos com bastante atenção e de lugares confiáveis.
Portanto, você deve analisar com cuidado alguns fatores, como:
- Culinária
- Fornecedores
- Preço
Fornecedores
Os fornecedores são parte importante da empresa de alimentação, uma vez que envolve um grande cuidado com a qualidade dos produtos que serão fornecidos.
Assim, você deve estar totalmente atento na hora de escolher quem irá fornecer as suas mercadorias. Dessa forma, é necessário que sejam avaliados diversos fatores que antecedem o momento de fechar o contrato. Assim, você terá uma visão ampla para confiar nesse serviço.
Portanto, você deve conferir alguns pontos, como:
- Procedência dos alimentos e qualidade
- Boa estrutura
- Disponibilidade de produtos
- Valor dos produtos
- Tempo de entrega
- Compromisso
- Se o fornecedor está em dias com os órgãos reguladores
Preço
O preço que você irá vender seus produtos é um fator que exige uma pesquisa de mercado juntamente da análise dos seus gastos para desenvolver o produto.
Desse modo, é importante ressaltar que seu preço de venda deve cobrir todos os seus gastos, caso contrário não haverá lucro.
Assim, você deve definir alguns fatores, como:
- Definir os gastos fixos e variáveis
- Definir a margem de contribuição
- Margem de contribuição = Valor das vendas – (custos variáveis + despesas variáveis)
- Definir preço de venda
- Preço de venda = Gastos variáveis unitários (R$)x 100 [100% – margem desejada (%)]
- Defina o ponto de equilíbrio
- Divida os custos fixos pela margem de contribuição e multiplique por 100 para achar a porcentagem.
Existem algumas ferramentas que podem auxiliar nesse processo, como uma planilha de ponto de equilíbrio ou uma calculadora de preço de venda.
Estoque
Um bom controle de estoque é a chave essencial para ter seus produtos sempre disponíveis. Assim, você não terá problemas com a falta de produtos essenciais ou desperdícios.
Outro ponto é que quando se trata de alimentos, produtos em excesso podem estragar rapidamente, portanto é essencial que seja realizada a compra só dos produtos necessários por um determinado tempo.
Assim, para manter o estoque da empresa de alimentação organizado, é preciso fazer muito mais do que organizar mercadorias, e sim, realizar o acompanhamento de diversos aspectos.
Dessa forma, é essencial se atentar a alguns pontos essenciais que mantém seu estoque em dia e organizado.
Dentre eles estão:
- Cadastro de produtos diariamente
- Utilizar sistema de gestão
- Margem de venda
- Controle de produtos que saem
As pessoas também perguntam
O que empreender com comida?
- Café expresso
- Casa de bolos e tortas
- Casa de carnes
- Sorveteria
- Churrasquinho
- Churros
- Food truck
Qual ramo alimentício dá mais dinheiro?
Todos os ramos alimentícios podem trazer uma taxa satisfatória de lucro, entretanto alguns segmentos possuem um maior alcance comparado a outros.
Dentre eles estão:
- Fast Food
- Sorveterias
- Pizzarias
- Hamburguerias
- Restaurantes self-service
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