Principais tributos: Saiba os que você deve prestar atenção

Escrito em: 23/10/15
Início 9 Sistema de Gestão 9 Principais tributos: Saiba os que você deve prestar atenção

O Brasil é internacionalmente conhecido por ser um dos países que mais tributa os seus empresários. O governo não costuma facilitar a vida de quem quer empreender, e temos uma das políticas tributárias mais complexas do planeta. Contamos com uma série de encargos que incidem impiedosamente sobre os negócios e complicam o seu gerenciamento, especialmente quando tratamos de pequenas empresas.

Por essa razão, os gestores precisam de foco total para deixar sua situação legal em ordem e não acabar com grandes prejuízos por causa de multas e de juros. Em tempos de alta competitividade, todo cuidado é pouco, e o empreendedor precisa ter consciência de quais são os impostos devidos, deixando-os sempre em dia e evitando gastos desnecessários.

Pensando nisso, criamos este artigo que mostra exatamente quais são os principais tributos que qualquer empresa deve ficar de olho. Confira:

Imposto de Renda de Pessoa Jurídica (IRPJ)

Esse tributo incide sobre o capital produzido pelas pessoas jurídicas e pelas empresas individuais. Não dá para escapar desse imposto: a base de cálculo é cobrada sobre todos os regimes de tributação disponíveis — lucro real, lucro presumido ou lucro arbitrado. O que muda são as alíquotas, que no lucro presumido varia de 1,6 até 32% de acordo com a área de atuação. No lucro real e no arbitrado, é de 15%.

Os períodos de apuração são trimestrais e se encerram nos dias 31 de março, 30 de junho, 30 de setembro e em 31 de dezembro de cada ano-calendário. Nas pequenas empresas, que se enquadram no registro de Simples Nacional, o IRPJ se encontra unificado com outros impostos.

Guia de Impostos e Tributos

Contribuição Social sobre Lucro Líquido (CSLL)

Essa tributação se destina ao financiamento da Seguridade Social, que tem como intuito proteger o cidadão em seus direitos de saúde, aposentadoria e seguro-desemprego. As empresas que optaram pela base de cálculo através de lucro real ou de lucro presumido precisam arcar com essa taxação, e ela deriva do lucro líquido no período de apuração anterior à Provisão do Imposto de Renda.

Seu pagamento é trimestral ou anual, de acordo com a opção que o empresário faz junto à Receita Federal. Nas pequenas empresas, o CSLL também se encontra unificado a outros impostos.

Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI)

Um dos impostos mais conhecidos da população por ser alvo de políticas públicas de incentivo ao consumo, o IPI está de volta incidindo tanto sobre produtos nacionais como dos importados. Seu cálculo base varia de acordo com a transação e sua alíquota também flutua de acordo com o tipo de produto.

Em linhas gerais, seu recolhimento precisa ser feito até o 25º dia útil do mês seguinte ao fato gerador, e sua função é exatamente aumentar ou diminuir o consumo de diversos itens de acordo com os interesses do governo federal.

Programa de Integração Social (PIS)

O PIS é um tributo que tem como objetivo o financiamento do seguro-desemprego e os abonos de trabalhadores que recebem menos de 2 salários-mínimos. A alíquota desse imposto que incide sobre as pessoas jurídicas é de 0,65% do faturamento mensal bruto.

Ele deve ser recolhido até o 15º dia útil do mês seguinte. O PIS também se encontra unificado a outros dos principais tributos para empresas que se enquadram no registro de Simples Nacional.

Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (COFINS)

O COFINS é um dos principais tributos e incide sobre as receitas brutas das pessoas jurídicas. Ela visa financiar e garantir a seguridade social. Sua alíquota, em linhas gerais, é de 3% do valor bruto faturado mensalmente para quem optou pelo lucro presumido.

Deve ser recolhido até o 15º dia útil do mês e, para empresas enquadradas no registro de Simples, ela se encontra junto a outros impostos.

Esses são os principais tributos que toda pequena empresa precisa conhecer. São taxações comuns do cotidiano do empresário e precisam estar em dia para que não ocorram multas ou pagamento de juros desnecessários.

Ficou com alguma dúvida? Tem alguma sugestão a fazer? Compartilhe suas questões e opiniões com a gente nos comentários!

<a href="https://blog.egestor.com.br/author/pedro-henrique-escobar/" target="_self">Pedro Henrique Escobar</a>

Pedro Henrique Escobar

Pedro Henrique Escobar é formado em Administração e gerente de marketing no eGestor. O eGestor é uma ferramenta online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: eGestor.

Você também pode gostar…

Planilha de Frente de Caixa: Baixe o modelo grátis agora!

Download Grátis Você sabe o que é frente de caixa e por que ela é importante para o seu negócio? Apesar de muitos gestores não darem atenção a esse setor da empresa, a verdade é que a frente de caixa é um dos pontos principais da...

Planilha de Produtos: Baixe agora [Download Grátis]

Download Grátis Sempre se fala na importância de se ter um controle de estoque e de ele ser organizado. E realmente, esse controle é imprescindível. Acontece que há algo que pode facilitar um pouco mais esse controle e trazer ainda mais...

Planilha de Curva ABC: Download Grátis

Download Grátis A Curva ABC é uma técnica para entender o grau de importância de um produto dentro da empresa. Esse processo define quais produtos trazem mais retorno, os que trazem um retorno médio e os que trazem retorno baixo. Mas para...

Planilha de Controle de Vendas: Download Gratuito 2022

Download Grátis O faturamento gerado pelas vendas certamente é a principal fonte de receita das empresas. Tanto em relação às empresas que trabalham com produtos, quanto em relação aquelas que são prestadoras de serviços. Sendo assim, uma...

Planilha de controle de estoque Excel: Download grátis [Atualizada 2022]

Receba por e-mail Receba por Whatsapp 📞 O controle de estoque é fundamental para a sobrevivência de uma micro ou pequena empresa, afinal, é com ele que você conhece sobre a reserva de produtos do negócio. Assim, uma boa gestão de estoque...

Planilha de Orçamento Empresarial [DOWNLOAD GRÁTIS]

Download Grátis Orçamento, segundo o dicionário é o ato de orçar, ou seja, fazer um cálculo para chegar a estimativa de gasto de um projeto. Esse projeto pode ser de vários tipos. Ele pode ser orçamento para uma viagem, para um casamento,...

Planilha de Custo Médio: Download Grátis

Download Grátis Quando falamos em gestão eficiente de empresas, não podemos deixar de falar em controle de estoque. Quem entende que um bom gerenciamento de produtos armazenados é fundamental para o sucesso, está no caminho certo. Afinal,...

Planilha de preço de venda [Download Grátis]

Download Grátis Se você é empreendedor e está começando um novo negócio, já sabe que inúmeros desafios te esperam. Assim, uma das dúvidas mais frequentes de novos empresários é em relação aos lucros.  Vários fatores influenciam no...

Planilha de gastos: entenda e faça o download gratuitamente!

Download Grátis Utilizar uma planilha de gastos é essencial para manter um controle eficiente de todas as despesas da sua empresa. A partir dela, você vai poder visualizar com mais clareza a origem de seus gastos e também poderá...

Planilha de DRE: Modelo para download [Grátis]

Download Grátis A Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) faz parte da gestão financeira de empresas e empreendedores. A sigla é bastante conhecida em escritórios de contabilidade por ajudar a manter um controle periódico de todas as...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

error: Conteúdo protegido.