contratar freelancer

Muitas empresas na busca de reduzir custos e ainda assim usufruir de serviços de qualidade, apostam em contratar freelancer, que nada mais é do que um profissional independente e que pode trabalhar para uma ou mais empresas, sem vínculo empregatício com essas organizações.

Você está pensando na possibilidade de contratar freelancer para a sua empresa, mas ainda está em dúvida em relação aos reais benefícios de contratar este profissional em detrimento de um colaborador fixo ou então de uma agência terceirizada?

Neste artigo vamos nos aprofundar a respeito do trabalho destes profissionais, suas vantagens e os riscos de contratar freelancer,  para que você possa analisar todos os aspectos e então tomar a melhor decisão para a sua empresa. Acompanhe!

Afinal, o que é um profissional freelancer?

Também conhecido como “freela” no Brasil, um freelancer é um profissional autônomo que pode prestar os seus serviços para uma ou mais empresas sem necessidade de vínculo empregatício com nenhuma delas.

Geralmente, os serviços de freelancers mais solicitados pelas empresas, são relacionados as áreas de informática, redação, design, projetos e fotografia.

Em meio a grande ascensão tecnológica, as empresas podem encontrar estes profissionais diretamente pela internet, nas mais variadas plataformas voltadas para o cadastro e contratação de freelancers. 

De uma forma geral, dependendo do tipo de serviço realizado, estes profissionais exercem o trabalho home-office ou então, em espaços compartilhados de coworking. Em muitas situações, estes profissionais não precisam nem se dirigir ao espaço físico da empresa em questão para ficar por dentro do trabalho que será realizado.

Este processo pode ser feito diretamente por e-mail ou telefone, o que representa uma grande praticidade tanto para as empresas contratantes, quanto para os freelancers envolvidos. Feito o contato, o freelancer estipula o prazo de realização de determinado projeto e passa o orçamento para a empresa contratante do serviço.

Quais as vantagens de se contratar freelancer?

Além da praticidade para encontrar o serviço destes profissionais via internet e da flexibilidade para as empresas, que podem solicitar os serviços sem nenhum tipo de vínculo empregatício, o fato de contratar freelancer apresenta ainda outras vantagens, as quais veremos a seguir:

Redução de custos

Ao optar por contratar freelancer em detrimento de um colaborador fixo para a sua empresa em determinada atividade, você não terá que arcar com encargos salariais como vale transporte, vale alimentação e demais benefícios referentes a legislação trabalhista.

Sua empresa terá que pagar única e exclusivamente pelo serviço do profissional, tendo o freelancer somente a responsabilidade de entregar um trabalho de qualidade e dentro do prazo estabelecido, o que certamente representa uma economia significativa para o seu orçamento empresarial.

Ao contratar freelancer, sua empresa saberá exatamente quanto irá gastar ao solicitar determinado serviço. No caso de delegar determinada tarefa a um colaborador fixo, este profissional talvez precise de horas extras de trabalho para executar o serviço, dependendo de sua exigência e complexidade, e sendo assim deverá ser compensado adequadamente com o pagamento de horas extras. Neste caso, você poderá controlar e projetar o seu fluxo de caixa com muito mais certeza e segurança.

Planilha de controle Financeiro gratuita

Menor burocracia se comparado a empresas terceirizadas

Lembre-se, freelancers não são a mesma coisa do que empresas terceirizadas para um determinado setor em sua empresa. As empresas terceirizadas em muitas situações exigem um contrato e certamente exigem um processo de contratação mais trabalhoso e menos flexível do que um profissional independente, além de geralmente exigirem valores mais elevados.

Outra vantagem de contratar freelancer em relação a empresas terceirizadas, é que você manterá contato somente com o profissional que executará o serviço, tendo assim mais facilidade para saber o andamento do trabalho. No caso de empresas terceirizadas, geralmente elas possuem uma ampla quantidade de profissionais responsáveis por executar estes serviços, e você não terá a possibilidade  de falar diretamente com o profissional que realizará o trabalho para a sua empresa. Será a empresa terceirizada que responderá por ele.

A comunicação com um freelancer certamente é facilitada, permitindo um melhor acompanhamento e possíveis sugestões de alterações no projeto proposto inicialmente.

Dependendo do tipo de serviço, o fato de não ter que executar os projetos no espaço físico de sua empresa, permite que você possa contratar profissionais de outras cidades e até países diferentes, sem nenhuma dificuldade para tal.

Flexibilidade de prazos e horários

Ao se contratar freelancer, o prazo de entrega de um determinado projeto solicitado pode ser otimizado, já que este profissional pode trabalhar em dias e horários alternativos, como finais de semana ou durante a madrugada por exemplo, horários estes que você não contaria com o trabalho de seu colaborador fixo.

Esses profissionais geralmente costumam apresentar agilidade no processo de entrega dos projetos, principalmente se ainda não se encontram renomados no mercado de freelancers. Profissionais ágeis e cumpridores de prazos ficam com uma boa imagem perante as empresas e consequentemente são solicitados a outros projetos, tanto por empresas que já contrataram os seus serviços, quanto empresas diferentes. 

Boa variedade de profissionais e possibilidade de feedback

Além da praticidade para encontrar estes profissionais via internet, plataformas como Prolancer, Upwork e Workona, por exemplo, oferecem uma grande variedade destes profissionais das mais variadas áreas e atividades, possibilitando que as empresas possam fazer uma escolha criteriosa de acordo com as suas necessidades.

As plataformas voltadas para buscas por freelancers, permitem que você possa identificar as empresas que já receberam o serviço do profissional em questão, o que pode ser muito útil na busca por feedbacks e recomendações sobre este profissional.

Serviço especializado

Quem opta por trabalhar como freelancer, geralmente é especializado em uma ou até mais áreas de atividade, o que é garantia de um trabalho bem executado. Freelancers especializados geralmente possuem uma grande experiência na execução dos mais variados projetos para diferentes empresas, possuindo assim muito mais facilidade para se adaptar aos projetos solicitados por sua empresa.

Maior flexibilidade nas opções de pagamento

Profissionais autônomos geralmente estão mais dispostos a negociar melhores formas de pagamento de acordo com as preferências das empresas contratantes, ao contrário de empresas terceirizadas, que costumam ditar regras padronizadas e não são tão flexíveis. O Freelancer poderá optar por receber parte do valor em uma determinada fase do projeto e parte após a finalização.

E os riscos de contratar freelancer?

Apesar das vantagens citadas acima, há alguns cuidados e desvantagens que devem ser levados em conta pela sua empresa no momento de contratar freelancer. Saiba quais são:

Falta de integração

Quando se trabalha com um colaborador fixo em detrimento de um freelancer para uma determinada área da empresa, este colaborador certamente possui uma integração muito maior com o restante da equipe, um maior envolvimento com a cultura organizacional e também possui uma identificação com a sua empresa, o que não ocorre com um profissional independente.

Menor controle sobre sua atividade

Um colaborador fixo pode ser monitorado e avaliado diariamente pelas suas atividades realizadas, ao contrário do que ocorre com um profissional freelancer. Apesar de existir facilidade na comunicação com estes profissionais via internet, conforme falamos anteriormente, não é possível avaliar o real envolvimento e dedicação do mesmo para com a atividade que lhe foi solicitada.

Impostos e tributos

Apesar de não possuírem um vínculo empregatício com a sua empresa, alguns freelancer são profissionais PJ (Pessoa Jurídica) e nestes casos, sua empresa terá que arcar com o ISS (Imposto Sobre Serviço) o que acarreta em um aumento de custos.

Cuidado com as atividades solicitadas

A legislação trabalhista brasileira só permite a contratar freelancer, desde que não seja destinado para a atividade-fim de uma empresa. Se você possui um restaurante, por exemplo, poderá contratar freelancer para desenvolver o seu cardápio, mas se contratar um profissional independente para trabalhar como garçon, você poderá enfrentar problemas judiciais.

Da mesma forma, o dono de um site poderá contratar um programador freelancer para desenvolve-lo, mas terá que produzir o seu conteúdo por conta própria ou então contratar uma equipe para tal.

Como contratar bons freelancers?

Portanto, contratar freelancer pode ser vantajoso para a sua empresa para reduzir custos, solicitar projetos sem burocracia e ao mesmo tempo contar com um serviço especializado.

Entretanto, é preciso ter cuidado com possíveis impostos e tributos, buscar meios de fiscalização da atividade solicitada e em hipótese alguma contratar um freelancer para a atividade principal de sua empresa, o que pode gerar dores de cabeça e problemas judiciais.

Analise o histórico de cada freelancer no momento de escolher esse profissional e identifique o que melhor pode atender as necessidades da sua empresa. Procure o feedback de outras empresas que já solicitaram os projetos de um determinado profissional, para verificar a qualidade do serviço e cumprimento de prazos!

Gostou do texto? Deixe um comentário sobre o assunto!

EGestor - Software online de gestão empresarial para pequenas empresas

Por Gabriel Pfeifer, em 24/05/2018

 

Escrito por eGestor
O eGestor é um software online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: https://www.egestor.com.br