5 passos para começar um novo negócio

Se você sonha acordado com o dia que vai poder se tornar seu próprio chefe, está na hora de tirar os planos do papel, porque nós separamos uma lista com os 5 passos primordiais para inaugurar sua empresa com sucesso! Quer saber por onde começar e onde deve pisar para alcançar seus objetivos empresariais? Então confira:

A preparação para o novo negócio

O primeiro passo para se abrir um novo negócio, seja ele qual for, é observar o mercado e pensar em que tipo de produtos e serviços você estaria qualificado a fornecer, além de medir direitinho qual seria o nível de interesse público nessa oferta. O importante é estar sempre atento para as oportunidades que possam cruzar seu caminho.

Depois, você precisa juntar o máximo de capital possível para viabilizar o empreendimento. Recomenda-se fazer a reserva de um montante suficiente para manter a firma por pelo menos um ano sem qualquer tipo de lucro. Lembre-se de que a fase de adaptação de um novo negócio ao mercado dura pelo menos seis meses. Sendo assim, a entrada de dinheiro no caixa é bastante pequena durante esse tempo.

Nessa fase, é benéfico buscar por cursos de capacitação na área em que deseja atuar ou relacionados a assuntos ligados a empreendimentos no geral. Essa busca por crescimento profissional é ótima para que se consiga uma melhor compreensão sobre o mercado, desenvolvendo uma capacidade de identificar problemas e resolvê-los com mais eficiência. Assim você estará mais preparado para o momento da verdade!

A importância do planejamento

Pesquise muito bem sobre o mercado no qual pretende se inserir, avaliando seu público e até a concorrência. Converse com outros empreendedores, troque ideias e peça dicas. Quanto mais bem informado você for, menos espaço dará para surpresas inconvenientes.

Essa é a hora de definir orçamentos e metas, delimitar os gastos e tentar prever a rentabilidade dos primeiros anos. Um planejamento bem feito pode ser a diferença entre uma empreitada bem-sucedida e uma fracassada.

Guia de Gestão Estratégia

A solução do investimento externo

Você sabia que, mesmo sem muito dinheiro, é possível, sim, montar um negócio? Porém, nesse caso, você precisará, antes de mais nada, saber vender seu peixe. E lembre-se de que o plano elaborado no passo anterior é imperativo para atrair investidores, pois mostra que você é organizado e está preparado para encarar esse desafio.

Nesse cenário, você pode buscar subvenção econômica do governo ou procurar por investidores ou sócios em seu próprio meio social, a princípio. Mas não se limite somente à sua zona de conforto, ok? Caso tenha mesmo confiança em sua ideia, procure investidores em outros lugares e não se desanime se por acaso receber algumas respostas negativas, porque uma das maiores virtudes do empreendedor está exatamente na perseverança.

Caso encontre alguém disposto a investir em seu projeto, confira se vocês são compatíveis e se têm as mesmas expectativas sobre o futuro empreendimento. Nesse momento, antes mesmo de assinar qualquer tipo de contrato, deixe as regras da sociedade — especialmente aquelas sobre os lucros! — bem claras, a fim de evitar possíveis mal-entendidos no futuro.

O movimento das engrenagens com as parcerias

Você já testou seu pitch com investidores, certo? Então por que não tentar a mesma coisa com fornecedores e clientes? Barganhe prazos mais longos para pagamentos com fornecedores ou até mesmo a troca de serviços por participação nos negócios. Fale sobre os riscos, mas foque no potencial de sucesso e de ganhos do seu plano!

Já para os clientes, é importante demonstrar os benefícios de ser um dos primeiros a ter um produto ou serviço exclusivo da sua marca. Para tanto, ofereça preços mais atrativos ou outros tipos de vantagens para fidelizar o máximo de pessoas possível.

A relevância do networking

Networking é a conexão entre as pessoas com a intenção de compartilhar experiências e conhecimentos. Manter esse tipo de interação é importantíssimo para os negócios, pois os contatos feitos podem ajudá-lo a encontrar sócios, parceiros e clientes. O networking também pode ajudar com a divulgação boca a boca, que ainda é um dos métodos mais eficientes de propaganda, já que seu custo é virtualmente nulo e pode fazer maravilhas para a reputação da sua empresa.

Além disso, estar em contato com diferentes profissionais é ótimo para que se pense em novos projetos, revitalizando as práticas de sua empresa com insights valiosos e fazendo com que se mantenha sempre relevante no mercado.

Gerenciar todos os processos de uma empresa pode ser uma tarefa muito desgastante, ainda mais para um empresário de primeira viagem. Por isso, faça uso de bom programa de gestão, que possa ser acessado de qualquer lugar e que seja confiável, perfeito para ajudá-lo a administrar seu negócio com eficiência e segurança!

Agora que você já sabe o que deve fazer para começar seu negócio e se manter no mercado, comente aqui e nos conte como andam seus planos! Em que fase do processo já está? Compartilhe suas experiências conosco!

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Escrito por eGestor
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