Você consegue imaginar quantos negócios fecham todos os anos por não monitorar os indicadores financeiros? De acordo com o IBGE, a cada 10 empresas abertas no Brasil, 6 estão destinadas a encerrar as atividades antes dos 5 anos em atividade. Assustador, não é verdade?
Mais importante do que conhecer os dados é você saber os motivos de tantas empresas fecharem as portas. Muitos especialistas apontam que um dos maiores problemas dos donos de negócios brasileiros é a dificuldade para lidar com as finanças. Isso mesmo, nossos gestores pecam não só na hora de planejar, mas também de administrar o seu caixa.
Portanto, um bom começo para evitar entrar nessas tristes estatísticas é realizar um monitoramento do negócio. Afinal, é só acompanhando o seu desempenho que se torna possível evitar uma série de ciladas, que certamente comprometem a saúde financeira do seu negócio. E, para realizar um bom controle, você vai precisar estar atento aos indicadores de desempenho específicos!
Então, confira os principais indicadores financeiros de um negócio!
O que são indicadores financeiros
Os indicadores financeiros são as métricas utilizadas por uma empresa para entender melhor as informações do financeiro. Assim, eles indicam o que está acontecendo de forma correta e o que deve ter uma atenção maior dos administradores. As empresas também utilizam eles para acompanhar o resultado. Ou seja, são eles que demonstram se a empresa está dando lucro ou prejuízo.
Uma empresa que não tem indicadores financeiros definidos e metrificados não sabe para onde está indo, uma vez que eles que indicam o que é viável e o que é melhor esperar.
Dessa forma, esses indicadores podem ser de rentabilidade, de endividamento ou de liquidez.
Quais são os indicadores financeiros
Os principais indicadores financeiros são:
- Rentabilidade
- ROI
- Margem de lucro
- Margem de lucro líquida
- Margem de lucro bruta
- Margem EBITDA
- Indicadores financeiros de endividamento
- Indicadores financeiros de liquidez
- Liquidez corrente
- Liquidez seca
- Liquidez imediata
- Liquidez geral
- Ticket médio
- Custo de Aquisição do Cliente (CAC)
- Lucratividade
- Faturamento
- Faturamento bruto
- Faturamento por produto ou serviço
- Custo de Mercadoria Vendida (CMV)
- Fluxo de caixa
- Ponto de equilíbrio
- Lifetime Value (LTV)
- Valor Presente Líquido (VPL)
Confira mais sobre eles:
Rentabilidade
A rentabilidade mede o quanto uma empresa é capaz de gerar retorno financeiro. Mas, para obter esse resultado, você pode medir alguns indicadores de rentabilidade.
ROI
O ROI (Return On Investiment) é um indicador financeiro de rentabilidade que demonstra quanto um investimento trouxe de retorno financeiro. Ele tem o objetivo de descobrir quais foram os frutos das suas aplicações financeiras. Assim, para encontrar esse indicador, basta realizar a seguinte fórmula:
ROI = (Ganho obtido – Investimento inicial) / Investimento inicial
Com isso, você vai analisar se realmente está investindo bem os recursos do negócio ou se precisa mudar de direção. O ROI é muito importante para as finanças, pois pode ajudar o gestor a descobrir a melhor forma de direcionar o dinheiro.
Margem de lucro
A margem de lucro calcula, em porcentagem, quanto uma empresa ganha de lucro sobre o produto vendido ou serviço prestado. No entanto, você pode dividi-la em margem de lucro líquida e margem de lucro bruta. Ainda, dentro da margem de lucro podemos extrair o indicador financeiro EBITDA.
Margem de lucro líquida
A margem líquida é um indicador financeiro da porcentagem do lucro líquido que a empresa obteve em relação à receita total, que é a venda de bens e serviços.
Margem líquida = lucro / receita líquida x 100
Também chamado de lucro líquido, esse indicador pode trazer informações importantes que estão diretamente relacionadas à saúde financeira da empresa, como custo de produção e valor do produto.
Margem de lucro bruta
A margem bruta é um indicador financeiro da porcentagem que a empresa ganha sobre cada produto ou serviço vendido.
Margem Bruta = Lucro bruto / Receita total x 100
Margem EBITDA
EBITDA significa Lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização. Assim, a Margem EBITDA é um indicador financeiro que consegue medir a capacidade de uma empresa de gerar recursos com suas próprias atividades operacionais.
EBITDA / Receita total x 100 = Margem EBITDA
Investidores utilizam muito o EBITDA, porque ele consegue medir as finanças de um negócio.
Indicadores financeiros de endividamento
O nível de endividamento é um indicador financeiro que indica o quanto a empresa pode ter de dívidas. Esse cálculo é extremamente básico, uma vez que utiliza as informações de ativos e passivos. Mas, ele é útil para que se possa ter uma ideia do possível nível de endividamento da empresa.
Nível de endividamento = Passivos / Ativos
Ele é fundamental para que não se cometa nenhum erro para descobrir qual é a real situação do seu negócio. Subestimar juros e taxas, por exemplo, certamente é um caminho para complicações financeiras.
É claro que, na maioria dos negócios, a dependência do capital de terceiros é uma realidade. No entanto, isso não quer dizer que não seja motivo de preocupação. Por isso, sempre que você realizar operações financeiras com bancos, deve ficar em cima para contar cada centavo gasto ou o retorno obtido. Isso não é diferente no caso dos empréstimos.
Indicadores financeiros de liquidez
Os indicadores financeiros de liquidez indicam o quanto a empresa tem condições de cumprir suas obrigações, considerando assim a forma de pagamento e a capacidade.
Liquidez corrente
A liquidez corrente é um indicador financeiro que indica se a empresa tem capacidade de pagamento em curto prazo.
Ativo Circulante / Passivo Circulante = Liquidez Corrente
Liquidez seca
A liquidez seca é um indicador financeiro muito semelhante à liquidez corrente, com exceção que a seca não considera o estoque no seu cálculo.
(Ativo circulante – Estoque) / Passivo Circulante = Liquidez Seca
Liquidez imediata
A liquidez imediata é um indicador financeiro que mede a capacidade de pagamento imediatamente, diferente assim, da corrente e da seca, que é a curto prazo.
Disponibilidades / Passivo Circulante = Liquidez Imediata
Liquidez geral
A liquidez geral é um indicador financeiro que mede a capacidade de pagamento da empresa a longo prazo.
(Ativo Circulante + Ativo Não circulante) / (Passivo Circulante + Não Circulante) = Liquidez Geral
Ticket médio
O ticket médio é um indicador financeiro que traz o valor médio dos produtos da empresa. Ele tem como objetivo calcular a média de retorno financeiro de cada um dos negócios fechados.
Se realizar 100 vendas em um determinado período e gerar uma receita de R$ 1.000, por exemplo, você vai obter o ticket médio de R$ 100 por venda. O cálculo dessa métrica, portanto, é muito simples:
Ticket médio = Receita Total / Número de Vendas
Custo de Aquisição do Cliente (CAC)
O Custo de Aquisição do Cliente (CAC) calcula quanto um cliente custa para a empresa. Nesse caso, você deve levar em consideração alguns custos básicos, como salários e softwares utilizados, por exemplo.
CAC = Investimento Realizado / Clientes Conquistados
Ele tem como objetivo descobrir a eficiência das suas ações de marketing em termos financeiros. O CAC responde, por exemplo, quantos clientes a empresa atraiu depois de todo o investimento realizado.
O CAC é fundamental pois podemos não só avaliar o desempenho do marketing, como também descobrir quais são as ações que geram os resultados esperados com menos custo para a organização.
Lucratividade
A lucratividade é o quanto a empresa obtém de lucro em relação ao produto vendido ou serviço prestado. A lucratividade é um conceito que engloba diversos indicadores financeiros.
Mas lucratividade não é lucro. Enquanto o cálculo do lucro apenas subtrai os custos do faturamento, a lucratividade divide o lucro líquido pelo faturamento bruto mensal.
Lucratividade = Lucro Líquido / Faturamento Bruto Mensal
Assim, a lucratividade ajuda a entender se o negócio é rentável ou não em termos percentuais. Mas, é importante não confundir a lucratividade e a rentabilidade. Enquanto a lucratividade está diretamente relacionada ao lucro, a rentabilidade é a capacidade do negócio de gerar renda.
Faturamento
O faturamento é a soma de todos os produtos ou serviços vendidos pela empresa. Ou seja, o valor é tudo que a empresa consegue arrecadar de dinheiro com a comercialização dos seus produtos ou serviços, sem retirar valores de impostos ou de custos. Para calcular o valor do faturamento, você pode utilizar a fórmula:
Faturamento = quantidade de produtos x preço de venda
Esse indicador também pode ser mais preciso, com as informações de faturamento bruto e faturamento líquido.
Faturamento bruto
O faturamento indica o total da receita que a sua atividade gerou em determinado período de tempo. Normalmente o prazo padrão é de um mês.
Faturamento por produto ou serviço
Determina qual o total de vendas realizado por produto ou serviço de sua empresa.
Custo de Mercadoria Vendida (CMV)
O Custo de Mercadoria Vendida (CMV) traz a informação da margem de contribuição de cada mercadoria vendida.
Lembre-se de que só comprar bem não basta! É necessário que se faça a entrada correta das notas fiscais no sistema de gestão da empresa. Assim, cada preço de custo deve ir ao sistema para, em seguida, o gestor calcular a porcentagem a ser colocada sobre esse preço. Então, formando o preço de venda.
Cada segmento segue determinadas leis de mercado, regras tarifárias ou de procura e demanda. Portanto, ter o total controle dessas informações e suas variações é fundamental para estar a par da realidade.
Fluxo de caixa
O fluxo de caixa de uma empresa é o registro de todos os valores do negócio, os que entram e os que saem. Assim, ele é um dos indicadores financeiros que não é possível calcular com apenas uma fórmula. Isso porque eles envolvem diversos números e porque devem ter um controle e registro constante.
Você pode fazer esse registro por cadernos, planilhas ou por sistemas de fluxo de caixa. O mais indicado é o uso de sistemas, uma vez que o controle manual pode gerar erros.
Um exemplo de fluxo de caixa é:
Data | Descrição | Conta | Valor | Forma de pagamento | Status | Saldo |
03/04/2021 | Venda de produto | Receita | R$ 200 | Cartão | Em aberto | R$ 100 |
04/04/2021 | Água | Despesa | R$ 120 | Dinheiro | Em aberto | R$ 100 |
10/04/2021 | Internet | Despesa | R$ 70 | Cartão | Pago | R$ 100 |
Ponto de equilíbrio
O ponto de equilíbrio é o indicador que demonstra o momento em que a venda de produtos ou serviços paga todos os custos e despesas da empresa. Assim, todo valor que entra depois desse ponto é lucro e qualquer valor abaixo é prejuízo.
Ponto de equilíbrio = Custos e despesas fixas / Margem de contribuição
Lifetime Value (LTV)
Lifetime Value, ou LTV, é um indicador financeiro que mostra o valor do tempo de um cliente na empresa. Esse indicador é importante principalmente para empresas que prestam serviços e mantêm o cliente por algum tempo. Assim, esse valor é o quanto, em dinheiro, o cliente deixou, em relação ao tempo que ele utilizou seus serviços.
LTV = ticket médio x média de compras por cliente ao ano x média da longevidade do relacionamento com o cliente.
Valor Presente Líquido (VPL)
O Valor Presente Líquido, ou VPL, é um indicador que traz, para valores presentes, um valor antigo. Ou seja, o VPL traz para o presente, ou para o futuro um valor investido em outro momento.
VLP = FC0 + FC1 / (1 + i) j + 1 + FC2 / (1 + i) j + 1
Com esse valor é possível entender se o investimento será válido ou se ele foi válido.
Como a tecnologia dá apoio a gestão de indicadores financeiros
Gerenciamento de um negócio
Independentemente do porte ou do segmento onde está inserido o seu negócio, não é possível gerenciá-lo se não houver como medir o desempenho de suas atividades operacionais. Assim, o resultado da execução de suas tarefas é mensurado por meio de indicadores financeiros.
Portanto, é necessário que se defina quais serão os indicadores que serão utilizados para o acompanhamento e como os dados serão obtidos. A partir da captura dos dados, cálculos podem ser feitos, gerando as informações no formato que foram estabelecidas.
Mapeamento do seu negócio
O primeiro passo é o mapeamento de seu negócio. Afinal, é importante entendê-lo para determinar quais indicadores traduzem fielmente o desempenho de sua empresa e também dos colaboradores que o auxiliam.
Assim, liste os objetivos de seu empreendimento e estabeleça as métricas que serão empregadas. A maioria das métricas utilizadas é comum para todos os ramos de atividade, algumas, específicas, devem ser desenhadas de acordo com a característica de seu negócio.
O papel da tecnologia
Nos últimos anos, o avanço da tecnologia possibilitou às empresas uma modernização e uma automatização muito grande em todos os seus processos. Mas isso foi possível face aos seguintes acontecimentos:
- evolução dos equipamentos;
- redução de custos de equipamentos eletrônicos, produtos e serviços;
- desenvolvimento de novas ferramentas informatizadas;
- melhoria na comunicação de dados;
- incremento da mobilidade;
- inserção de uma nova geração produtiva no ambiente de trabalho;
- simplificação na operação dos sistemas de gestão.
Assim, todos esses pontos impulsionaram um aumento na utilização da tecnologia da informação para o gerenciamento das empresas.
Soma-se a tudo isso uma crescente exigência dos órgãos fiscalizadores para o recebimento de informações magnéticas dos dados das empresas. Dessa forma, cada vez mais essas exigências são aumentadas e os prazos reduzidos, impondo aos gestores uma necessidade de informatizar cada vez mais suas atividades.
Portanto, a dependência da tecnologia cresce de maneira espantosa, propiciando facilidades e acelerando ações que antigamente demandavam tempo e pessoal demasiado.
Hoje em dia existem soluções de sistemas de gestão voltadas para as empresas de todos os portes e atividades. A forma de comercialização desses sistemas varia, podendo inclusive ser feita como prestação de serviço. Então, nesse caso, o pagamento é feito apenas após a utilização de determinada função no sistema. Isto evita a necessidade de aquisição do produto e o custo de sua operação pode ser registrado como despesa.
Sistemas de gestão
Os sistemas de gestão fornecem aos usuários as seguintes funcionalidades:
- controle financeiro;
- fluxo de caixa;
- administração de estoque;
- emissão de nota fiscal eletrônica;
- transferência de arquivos para os órgãos fiscalizadores;
- emissão de relatórios diversos, dentre outras.
Além dos sistemas de gestão, há softwares voltados para o acompanhamento da força de vendas e para o acompanhamento e controle da produção. No primeiro, o sistema gerencia e administra o time de vendas. No caso do segundo, mais direcionado para a manufatura, o sistema faz a gestão da produção.
Gestão de indicadores financeiros
Assim sendo, a tecnologia trouxe aos gestores um grande volume de dados e informações que podem ser obtidos online e apresentados de vários formatos.
Smartphones e tablets, além de computadores pessoais e notebooks, facilitam a tomada de decisão uma vez que podem ser utilizados para a apresentação e a consulta dos indicadores.
Desde a entrada de seu colaborador na empresa, com o seu registro no relógio biométrico de ponto, até a informação do crédito de um pagamento ter sido feito na sua conta corrente, todos os eventos podem ser registrados em sistemas informatizados.
Assim, com os dados armazenados nas bases de dados, a confecção de telas de apresentação dos indicadores — dashboards — pode ser feita utilizando tabelas, gráficos, fotos e até vídeos.
Alguns indicadores financeiros que auxiliam na gestão de seu negócio podem ser obtidos facilmente a partir de sistemas de informação, de forma simples.
Considerações finais
A tecnologia da informação veio para auxiliar e acelerar a administração das empresas, tornando os processos monitorados e gerenciados de uma melhor forma. Assim, retrabalhos são eliminados, os desperdícios são reduzidos e os dados ficam muito mais confiáveis.
A coleta dos dados pode ser feita automaticamente e o relacionamento entre as empresas, entre as empresas e as instituições financeiras e entre as empresas e os órgãos fiscalizadores se torna mais fácil e seguro.
Controles podem ser estabelecidos com o objetivo de avaliar as rotinas operacionais e, eventualmente, possibilitar a implantação de melhorias no processo.
O fundamental é fornecer ao gestor ou ao tomador de decisão informações rápidas e confiáveis, auxiliando assim em sua análise e na sua gestão.
Bom dia
Gostaria de verificar as planilhas ….
Vcs passam as mesmas?
Pq são muitos indicadores para nós que somos leigos , estou abrindo uma loja , produtos de temperos, grãos, laticínios…..
Como vcs podem ajudar ?
Obrigada
Olá,
Gostei de todo o conteúdo!
Essas Planilhas de Fluxo de caixa parecem agilizar bastante e manter a organização.
Como funciona
Essas planilhas
E qual os custos valores
Olá, Helenina!
Todas as planilhas disponibilizadas pelo eGestor são gratuitas. Você pode baixar elas clicando no link Baixar Planilha no início de cada página.